[Notícia] Barra Mansa se prepara para receber TAV


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Barra Mansa se prepara para receber TAV

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Nov 2009, 11:57

09/11/2009 - 14h04

Na cidade de Barra Mansa não se fala de outra coisa a não ser da possível implantação de uma estação do Trem de Alta Velocidade na região. Nesta sexta-feira (06/11), o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o superintendente da ANTT, Hélio França, conduziram uma audiência pública sobre o assunto, na sede da Universidade de Barra Mansa, com a presença do prefeito José Renato e de representantes das câmaras municipal, estadual e federal. O TAV, com 510,8 km de extensão, além da integração entre Rio e São Paulo, permitirá o aumentar do convívio e da comunicação entre os próprios municípios fluminenses.
Atualmente, sete milhões de pessoas viajam entre Rio de Janeiro e São Paulo, e 25 milhões circulam entre as cidades do eixo, somando 33 milhões de passageiros, que utilizam automóvel, ônibus ou avião para se locomoverem. Segundo as pesquisas de impacto desenvolvidas pela ANTT, com a implantação do TAV, 17 milhões deste público adotariam o trem como meio de transporte.

O secretário Julio Lopes, responsável juntamente com a deputada federal Cida Diogo, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, pela realização da reunião, disse que Barra Mansa está iniciando uma nova fase, no que diz respeito aos transportes sobre trilhos. A afirmação não foi feita apenas pela discussão em torno do TAV. Na última semana, o prefeito José Renato, conseguiu autorização federal para remanejar o pátio de manobras, utilizado por trens de carga, hoje instalado no centro da cidade. O pátio será transferindo para o bairro afastado de Anísio Brás, favorecendo a melhor utilização da área central de Barra Mansa.

- A transferência do pátio de manobras se deve, especialmente, à persistência da população barramansense. O município está em vistas de receber aquele que deverá ser o mais importante equipamento de transporte de passageiros do país. A construção da estrutura do TAV é algo impossível de se evitar ou de se adir. Nosso dever é acelerar sua viabilização, que só tem a beneficiar o país, sobretudo a região sudeste – afirmou o secretário Julio Lopes.

Segundo o prefeito José Renato, a cidade tem a estrutura técnica adequada para receber o TAV e está elaborando novas estratégias para criar ainda mais chances que favoreçam a cidade.

- Desde que recebemos a notícia de que Barra Mansa poderia ser uma das paradas do TAV, iniciamos um intenso trabalho de infraestrutura e adaptação. Estamos nos aprimorando e estudando tudo que seja relacionado ao TAV, já visitamos até a China, que detém uma das maiores malhas adequadas para Trem de Alta Velocidade – contou o prefeito.

O encontro, que segundo a ANTT, vai se repetir algumas vezes ainda, contou também com as presenças da vice-prefeita de Barra Mansa, Ruth Coutinho, da vereadora de Vassouras, Rosilane Farias,da deputada federal Cida Diogo, da deputada estadual Inês Pandeló, do reitor da UBM, Guilherme Cruz, e do presidente da ACIAP-BM, José Francisco Medeiros.

---

Fonte: SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Voltar para “PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 6 visitantes