CAF pretende trazer TAV para o Brasil

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

CAF pretende trazer TAV para o Brasil

Mensagem não lida por AGV » 10 Jun 2010, 16:48


26/05/2010

Imagem
As primeiras unidades da série Oaris estão em fase final de produção na matriz da empresa em Beasain, na Espanha.Foto:Divulgação

A multinacional ferroviária espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) anunciou que já desenvolveu e produzirá até o final deste ano Trens de Alta Velocidade (TAV) com a mais avançada tecnologia, capazes de atingir até 350 km/h de velocidade e transportar 500 passageiros.

Com esta nova série de modelos de trens, chamada Oaris, a CAF espanhola se qualificou para fornecer os TAVs da linha Madri-Paris. A Oaris também dará à CAF brasileira, instalada em Hortolândia (SP), a capacitação tecnológica para disputar o fornecimento de composições para o projeto do trem-bala brasileiro, que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

Um dos pré-requisitos divulgados pelo governo brasileiro para a concorrência do TAV é que 60% dos componentes utilizados na fabricação sejam de origem nacional, com transferência de tecnologia para montagem local.

Segundo o presidente da CAF Brasil, Paulo Fontenele, participar da licitação do TAV entre o Rio e São Paulo é, para CAF Brasil, uma decorrência natural, prevista no planejamento mundial da empresa.

“Nossa fábrica de Hortolândia já é uma das mais modernas plantas industriais do setor no mundo. Temos, portanto, a inteligência e a infraestrutura para trazer e fabricar a série Oaris no Brasil com toda a tecnologia que ela envolve e que é a mais avançada para os trens de alta velocidade, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento da economia do país e do setor ferroviário brasileiro”, detalha Fontenele.

A fábrica da empresa em Hortolândia foi construída em 12 meses, com recursos próprios de R$ 200 milhões, e já começou a entregar os mais de 100 trens e 750 carros de passageiros encomendados pela CPTM e o Metrô de São Paulo.

As primeiras unidades da série Oaris estão em fase final de produção na matriz da empresa em Beasain, na Espanha. É o primeiro trem de alta velocidade com tecnologia 100% espanhola, desde a parte mecânica até componentes elétricos e eletrônicos. O projeto foi concebido para popularizar os TAVs, uma vez que a capacidade de embarcar 500 passageiros com velocidade máxima de 350 km/hora torna possível reduzir os preços das passagens.

Os trens são formados por até oito carros, têm acesso para deficientes, equipamentos de monitoramento, ar condicionado, circuito interno de televisão, cafeteria e sinalização para embarque e desembarque de passageiros nas estações.

http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... eria=10538


Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: CAF pretende trazer TAV para o Brasil

Mensagem não lida por Isaias » 10 Jun 2010, 19:38

AGV, se você notar ele tem uma vaga semelhança com o modelo Tav alemão.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “PROPOSTA (BRASIL) - TAV SP-RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 4 visitantes