Japão testa novo trem-bala que chega a 405 km/h

Trens e sistemas asiáticos de alta velocidade.
Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Japão testa novo trem-bala que chega a 405 km/h

Mensagem não lida por AGV » 05 Jun 2008, 16:12

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... infn.shtml


Japão está iniciando os testes da nova e mais moderna versão do trem-bala Shinkansen, que tem freios a ar em formato de "orelhas" para paradas de emergência.

O último modelo vai viajar a até 360 quilômetros por hora, mas poderá alcançar velocidades ainda maiores.

Os freios em formato de orelha, barbatanas que lembram uma meia-lua colocadas na parte de cima do trem, foram planejados para uso no caso de terremoto, prevendo uma parada rápida.

O trem, que deve começar a funcionar em 2011, é uma versão altamente desenvolvida do trem-bala original, lançado em 1964.

Segurança

Desde o lançamento do primeiro modelo de trem-bala Shinkansen, a empresa conseguiu registros invejáveis em pontualidade e segurança.

Este novo modelo, chamado Fastech 360S, consegue alcançar a velocidade de 405 quilômetros por hora.

Mas a Companhia Ferroviária do Leste, a maior do operadora do setor ferroviário no Japão, afirmou que criar o trem mais rápido do mundo não é o único objetivo.

"Os testes realizados devem concluir como a tecnologia criada pode garantir a segurança, reduzir o ruído e a oscilação. Viajar mais rápido não é o único objetivo", disse um porta-voz da companhia.

Viagens testes devem ocorrer neste sábado entre as cidades de Sendai e Kamitika, no norte do Japão.

Os trens mais rápidos do mundo atualmente e em operação comercial incluiem o Sanyo Shinkansen, operado pela Companhia Ferroviária do Leste, no Japão, o TGV na França e o Eurostar, que liga Londres, Bruxelas e Paris.

Voltar para “SHINKANSEN / KTX & ÁSIA”