Implantação do Trem de Anchieta deve começar este ano (2007)

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Implantação do Trem de Anchieta deve começar este ano (2007)

Mensagem não lida por AGV » 30 Jul 2008, 17:41

http://www.clicklitoral.com.br/04993.html


A execução do projeto Trem de Anchieta deve ter início este ano, com a realização de serviços de manutenção no trecho de 58 quilômetros da via férrea que liga Praia Grande a Peruíbe. A informação foi divulgada pelo consultor de turismo ferroviário das associações Nacional e Brasileira de Preservação Ferroviária, Fábio Barbosa, durante encontro realizado na manhã desta sexta-feira (13), na Prefeitura de Praia Grande. Participaram representantes de municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, da Secretaria de Estado do Turismo e do Ministério dos Transportes. Eles discutiram o projeto de criação de linha turística de São Vicente a Cajati, englobando dez municípios.

O projeto, elaborado pela Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), envolve inicialmente as cidades de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati. Prevê três etapas até 2009: Praia Grande - Peruíbe; Peruíbe – Cajati; e na última, o itinerário seria estendido até a Capital. O investimento está estimado em R$ 4 milhões.

Como explicou Fábio Barbosa, será utilizada a linha férrea já existente. “A linha turística prevista terá cerca de 120 quilômetros. Se fôssemos implantar uma nova linha, o custo atual de R$ 1 milhão por quilômetro inviabilizaria o projeto. O que prevemos é a recuperação da atual linha, com o aproveitamento dos trilhos e a troca dos dormentes em más condições, além da melhoria das pontes ferroviárias”.

Para o diretor de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, o encontro permitiu a troca informações junto às autoridades da região. “Viemos conhecer o projeto e como podemos auxiliar na implantação do trem turístico. Agora buscaremos o entrosamento: Estado, União e municípios, para desenvolvermos emprego, renda e fomentar o turismo”.

Para o diretor técnico da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Carlos Zundt, que apresentou projeto com mesmo tema, elaborado pela entidade, mais do que o aspecto turístico, o Trem de Anchieta deve ser implantado para alavancar o desenvolvimento dos municípios envolvidos. “O trem deve ser instrumento gerador de emprego e renda em todos os locais, permitindo a inclusão social, cultural e econômica dos cidadãos”.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Turismo da Vertente Oceânica Sul e secretário de Turismo de Praia Grande, José Alonso Júnior, esta foi uma primeira ação. “Agora vamos juntos, Conselho Regional, Agem, prefeituras, ANPF, Santos e Região Conventions Bureau e quem mais vier, consolidar e realizar este grande projeto”.

- Programação:

A apresentação do projeto teve como palestrantes o diretor de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro, que falou sobre o programa Trens Turísticos; do representante da Secretaria de Coordenação das Administrações Regionais (Sucar) e Agência Nacional de Transportes Terrestre (Antt), Celso Yuiti Katahira, que abordou os Aspectos Legais do Transporte Ferroviário de Passageiros; e da presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Lucia Maria Teixeira Furlani, que discorreu sobre as atividades do órgão. Também participou do encontro o coordenador de Turismo do Estado, José Carlos Melaré.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 30 Jul 2008, 17:52

Não entendi "este ano(2007)???
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 31 Jul 2008, 07:58

landrail escreveu:Não entendi "este ano(2007)???
...é... aí tu clica no link e aparece:
Sábado, 14 de Julho de 2007 - 17:15
Praia Grande
Implantação do Trem de Anchieta deve começar este ano
Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Praia Grande

Pelo jeito, nem saiu do papel... :roll:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - PASSAGEIROS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes