[EFVM] parte II, de Sabará a Dois Irmãos...


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

[EFVM] parte II, de Sabará a Dois Irmãos...

Mensagem não lida por Tiago Costa » 13 Fev 2009, 23:50

Todo o trabalho da montagem desse tópico foi feito pelo forista metropolitano, e eu fui responsável pelas fotos e por hospedá-las na internet, ehehe.

Esta é a segunda parte da viagem veja também a parte I

Prosseguindo com a viagem, a próxima etapa é de Sabará e depois pela variante Capitão Eduardo> Costa lacerda inaugurada em 1998 para substituir um antigo ramal da EFCB até Nova Era.

50 - Na divisa entre Sabará e Belo Horizonte este "monumento" de falta de planejamento ferroviário do regime militar (Ferrovia do Aço)
Imagem


51 - Idem
Imagem


52 - Os Budd´s, reparem o sistema de freios :D
Imagem


53 - Um prédio com fortes características EFCB anexo a estação de General Carneiro (Sabará)
Imagem


54 - Idem, parece que o prédio deu lugar a uma delegacia da PMMG (polícia Militar de Minas Gerais)
Imagem


55 - Bairro General Carneiro (periferia de Sabará, Região Metropolitana de BH). Reparem nessa foto a platafoma com cerca amarela, ela era usada desde os tempos da EFCB para trens de suburbio de BH até Rio Acima(outra cidade da Região metropolitana), é um ramal de bitola métrica que seguia até Itabirito onde encontrava novamente os trilhos de bitola larga da EFCB (linha do centro), a FCA desativou esse trecho, e o suburbio em 1996 .
Imagem


56 - O segurança, ele não chamou nossa atenção pois somos muito comportados. :D
Imagem


57 - Um viaduto sobre O rio das Velhas ( O Rio das Velhas recebe quase 80% do esgoto de Belo Horizonte) e nasce em Ouro Preto.
Imagem


58 - O Rio das Velhas também é um dos maiores afluentes do Rio São Francisco
Imagem


59 - típica paisagem mineira (bem montanhosa) :D
Imagem


60 - Neste ponto já estamos na nova variante e a velocidade aumentou bastante.
Imagem


61 - E o primeiro de muitos viadutos em que passamos...
Imagem


62 - O segundo viaduto da variante, este é reto
Imagem


63 - Idem
Imagem


64 - Para vocês terem uma idéia da altura desse viaduto reparem os ciclistas na estrada lá em baixo. o0 o0 :O
Imagem


65 - Uma fazenda, parece que o trem está flutuando <O>
Imagem


66 - Segundo cruzamento, um duplex de Dash -9 (BB-40-9WM) em um trem com Holper´s (HFE).
Imagem


67 - O amanhecer....
Imagem


68 - Um belo trecho de mata atlântica..
Imagem


69 - Combinação de mata e neblina.. :D
Imagem


70 - Um dos viadutos em que passamos..
Imagem


71 - O mesmo Viaduto, porém com zoom
Imagem


72 - Idem
Imagem


73 - Teleféricos de minérios
Imagem


74 - Fim de mais um viaduto
Imagem


75 -
Imagem


76 -
Imagem


77 - Outro viaduto
Imagem


78 - Idem
Imagem


79 -
Imagem


80 - A lateral do Budd
Imagem


81 - Dormentes de aço
Imagem


82 - Idem
Imagem


83 - Ficamos um bom tempo sem ver a locomotiva
Imagem


84 - Muitos carros
Imagem


85 - Caeté, a última cidade da Região metropolitana de Belo Horizonte
Imagem


86 - O viaduto da foto 89
Imagem


87 - Serra da piedade (o ponto mais alto da RMBH) com 1783 metros de altitude
Imagem


88 - Via totalmente moderna
Imagem


89 - O viaduto da foto 86
Imagem


90 -
Imagem


91 - Outro viaduto em curva
Imagem


92 - E bem alto também
Imagem


93 - Tem túneis também... :D
Imagem


94 -
Imagem


95 - Uma bela cachoeira
Imagem


96 - O ultimo viaduto da variante e lógico muito alto.
Imagem


97 - Idem
Imagem


98 - Idem
Imagem


99 - 1 hora e meia após sairmos de Belo Horizonte nossa primeira parada, Estação de Dois Imãos, ela atende a duas cidades com grande potencial mineral e histórico: Santa Bárbara e Barão de Cocais.
Imagem


100 - O interior dos budd´s
Imagem


101 - Idem
Imagem

Continua....
Editado pela última vez por Tiago Costa em 04 Mar 2009, 00:52, em um total de 1 vez.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 13 Fev 2009, 23:57

Não se esqueça da opinião para "aglutinar" os tópicos, para que os mesmos não fiquem perdidos!


Belas fotos...

Olha, se o interior dos Budd's já é bem bonito (Dá até vontade de viajar)
como são os de 1° classe? Vocês tiraram fotos das outras classes?

Qual é a velocidade +/- do trem e nessa nova variante +/- quanto o trem atingiu?

BELAS FOTOS!
Rodrigo Lopes


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 14 Fev 2009, 08:50

Lopes escreveu:Não se esqueça da opinião para "aglutinar" os tópicos, para que os mesmos não fiquem perdidos!


Belas fotos...

Olha, se o interior dos Budd's já é bem bonito (Dá até vontade de viajar)
como são os de 1° classe? Vocês tiraram fotos das outras classes?!
Os budd´s são lindos mesmo, não tiramos porque é "proibido", ou melhor é imposível passar de uma classe para outra no trem, os carros restaurante e lanchonete dividem as classes.
Os carros da primeira classe tem poltronas mais confortáveis, ar condicionado com temperatura de 20 graus e umidade do ar de 60% e serviço de bordo diferenciado.
Lopes escreveu: Qual é a velocidade +/- do trem e nessa nova variante +/- quanto o trem atingiu?

BELAS FOTOS!
A maior parte do tempo superior a 60 km/h e alguns trechos na velocidadade máxima quase 70 km/h. :X:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 16 Fev 2009, 09:27

caramba muito foda.

Eu teria ficado com frio na barriga passando por esses viadutos.

A EFVM é maravilhosa. Espero um dia fazer este percurso !

Na foto 88 parece que a via é singela e o mesmo no viaduto da foto 92, mas o mesmo não acontece em outras fotos. É assim mesmo, parte em via singela e parte com duas vias ou foi golpe de vista das fotos ?

Alguns dos carros possuem ar-condicionado ?

Na foto 100 a porta do carro estava fechada mas é possível abrir e passar de um carro pra outro, já que a composição tem vagão-restaurante, correto ?

Caras... Muito foda. Muito foda mesmo. Parabéns aos dois pelas fotos, informações, enfim... Por essa valiosa contribuição !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 16 Fev 2009, 10:11

metropolitano escreveu:Os budd´s são lindos mesmo, não tiramos porque é "proibido", ou melhor é imposível passar de uma classe para outra no trem, os carros restaurante e lanchonete dividem as classes.
Os carros da primeira classe tem poltronas mais confortáveis, ar condicionado com temperatura de 20 graus e umidade do ar de 60% e serviço de bordo diferenciado.
Estranho isso, metropolitano... Em julho do ano passado, eu fiz essa viagem entre Belo Horizonte e Pedro Nolasco (viagem que durou 14 horas)...
Entretanto, não é impossível passar de uma classe apra a outra. Eu mesmo fiz isso duias vezes durante o percurso. Sei que é complicado, pois havia muitas pessoas na classe econômica. No entanto, fui do primeiro carro (próximo ao carro com gerador, onde eu viajei) até o último carro.
Pena que no dia que viajei não tinha nenhum carro Budd no trem. :(

<O>
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 16 Fev 2009, 11:41

Nossa, relato muito bacana!

Bem que poderiam ter trens noturnos, e assim, poderiam utilizar/recuperar os budd´s dormitórios, pois tem vários por aí, e depois o termpo de viagem permitiria isto.

Quanto a separação de classes, imaginei que o restaurante ficasse no "meio" para poder receber os passageiros em ambos os acessos, e não ficar muito longe, se ficasse na ponta e os vagões vindos todos depois.

Aliás, a 1a classe fica por último, na composição, imagino......

Uma pergunta: Quanto está a passagem?


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Fev 2009, 12:17

erick_UT440R escreveu:
metropolitano escreveu:Os budd´s são lindos mesmo, não tiramos porque é "proibido", ou melhor é imposível passar de uma classe para outra no trem, os carros restaurante e lanchonete dividem as classes.
Os carros da primeira classe tem poltronas mais confortáveis, ar condicionado com temperatura de 20 graus e umidade do ar de 60% e serviço de bordo diferenciado.
Estranho isso, metropolitano... Em julho do ano passado, eu fiz essa viagem entre Belo Horizonte e Pedro Nolasco (viagem que durou 14 horas)...
Entretanto, não é impossível passar de uma classe apra a outra. Eu mesmo fiz isso duias vezes durante o percurso. Sei que é complicado, pois havia muitas pessoas na classe econômica. No entanto, fui do primeiro carro (próximo ao carro com gerador, onde eu viajei) até o último carro.
Pena que no dia que viajei não tinha nenhum carro Budd no trem. :(

<O>
Da primeira para a segunda classe sim, mas ao contrário não.
Se quem tiver na segunda e quiser para a primeira tem que pagar a diferença. ;)
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Fev 2009, 12:22

renanfsouza escreveu:caramba muito foda.

Eu teria ficado com frio na barriga passando por esses viadutos.

A EFVM é maravilhosa. Espero um dia fazer este percurso !

Na foto 88 parece que a via é singela e o mesmo no viaduto da foto 92, mas o mesmo não acontece em outras fotos. É assim mesmo, parte em via singela e parte com duas vias ou foi golpe de vista das fotos ?

Alguns dos carros possuem ar-condicionado ?

Na foto 100 a porta do carro estava fechada mas é possível abrir e passar de um carro pra outro, já que a composição tem vagão-restaurante, correto ?

Caras... Muito foda. Muito foda mesmo. Parabéns aos dois pelas fotos, informações, enfim... Por essa valiosa contribuição !
Na variante (cerca de 100 km) o percurso é em linha singela com os chamados "pátios de cruzamento", onde um trem aguarda o outro, nesse caso o passageiro tem prioridade sobre o de carga.
Já apartir de Costa Lacerda o trecho é duplicado até Vitória (560 km)

Sim, na classe executiva tem AC.

É possível passar de um carro para o outro.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Fev 2009, 12:27

AGV escreveu:Nossa, relato muito bacana!

Bem que poderiam ter trens noturnos, e assim, poderiam utilizar/recuperar os budd´s dormitórios, pois tem vários por aí, e depois o termpo de viagem permitiria isto.

Quanto a separação de classes, imaginei que o restaurante ficasse no "meio" para poder receber os passageiros em ambos os acessos, e não ficar muito longe, se ficasse na ponta e os vagões vindos todos depois.

Aliás, a 1a classe fica por último, na composição, imagino......

Uma pergunta: Quanto está a passagem?
"Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro. :D
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Fev 2009, 12:44

Achei um video institucional dos 100 anos da EFVM:

http://www.youtube.com/watch?v=GTqoh55YxOQ

Surpresa, postado no youtube por Brunovix. <O>
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 16 Fev 2009, 12:48

metropolitano escreveu:"Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro. :D
De Belo Horizonte a Vitória, a passagem custa R$ 75,00 para a classe executiva e R$ 49,00 para a classe econômica. Já o contrário é um pouco mais barato, né, metropolitano :D?


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Fev 2009, 12:59

Essa é a partida de BH, e nem é a "velocidade máxima" do trem:


http://www.youtube.com/watch?v=u7wNFeny ... re=related

E aqui o "cruzamento" dos trens de passageiros entre Ipatitinga e Governador Valadares:
http://www.youtube.com/watch?v=Xb0nKVPE ... re=related
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 16 Fev 2009, 13:46

metropolitano escreveu:
renanfsouza escreveu:caramba muito foda.

Eu teria ficado com frio na barriga passando por esses viadutos.

A EFVM é maravilhosa. Espero um dia fazer este percurso !

Na foto 88 parece que a via é singela e o mesmo no viaduto da foto 92, mas o mesmo não acontece em outras fotos. É assim mesmo, parte em via singela e parte com duas vias ou foi golpe de vista das fotos ?

Alguns dos carros possuem ar-condicionado ?

Na foto 100 a porta do carro estava fechada mas é possível abrir e passar de um carro pra outro, já que a composição tem vagão-restaurante, correto ?

Caras... Muito foda. Muito foda mesmo. Parabéns aos dois pelas fotos, informações, enfim... Por essa valiosa contribuição !
Na variante (cerca de 100 km) o percurso é em linha singela com os chamados "pátios de cruzamento", onde um trem aguarda o outro, nesse caso o passageiro tem prioridade sobre o de carga.
Já apartir de Costa Lacerda o trecho é duplicado até Vitória (560 km)

Sim, na classe executiva tem AC.

É possível passar de um carro para o outro.

"O passageiro tem prioridade sobre o de carga"...

Olha, santa EFVM... Me dá mais raiva da ALL e MRS, que nem se quer interessa - se por transportar passageiros... <_<

Um dia realizo essa viagem...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 16 Fev 2009, 15:24

metropolitano escreveu: "Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro. :D
Imaginei que a 1a ficasse do final pro meio da composição por questões de ruidos das locomotivas.

Mas pode-se circular livremente pelos vagões em gera?

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 16 Fev 2009, 15:27

AGV escreveu:
metropolitano escreveu: "Os carros" restaurante ficam entre a primeira classe e a segunda, no "meio", a primeira classe está no início do trem.
De BH até Ipatinga está a 33 reais a executiva e 20 reais a econômica, o resto eu não me lembro. :D
Imaginei que a 1a ficasse do final pro meio da composição por questões de ruidos das locomotivas.

Mas pode-se circular livremente pelos vagões em gera?
AGV, como eu disse anteriormente... Eu viajei em julho do ano passado entre BH e Pedro Nolasco de primeira classe, e pude circular livremente na composição. Já o que se refere ao pessoal da classe econ6omica, já não posso afirmar nada. <_<

Em relação a posição dos carros, os carros da classe executiva são de fabricação romena, e pude atestar que seu isolamento acústico é muito bom. Apenas dois barulhos são ouvidos: o rodar do trem (quando ele passa por AMV's) e o sopro do ar condicionado. De resto, é só silêncio... :lol: :lol:

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 16 Fev 2009, 15:34

Atah, vdd, você estava na 1a <_<


E as composições são grandinhas não? Chegam a 20 carros.

E o rango do trem é bão/variado?

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 16 Fev 2009, 15:47

AGV escreveu:Atah, vdd, você estava na 1a <_<


E as composições são grandinhas não? Chegam a 20 carros.

E o rango do trem é bão/variado?
Quando eu fui, a composição era formada por 14 carros!!! :D

No que se refere ao rango, é bom sim... Com meia hora de antecedência, um funcionário vem e anota o seu pedido. Assim, por volta do meio dia, a sua refeição é entregue e você almoça no seu próprio assento. ;)
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Alexandre Gurgel Martins
USUÁRIO JR
Mensagens: 61
Registrado em: 22 Dez 2008, 11:49
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem não lida por Alexandre Gurgel Martins » 16 Fev 2009, 16:54

Pessoal, eu to meio boiando... =o
O que são exatamente Budd's???

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 16 Fev 2009, 17:33

Budds são os carros de passageiros fabricados em aço inox, de fabricação / projeto da "The Budd Company", uma empresa americana. okk

Os carros de passageiros da antiga linha Rio-BH (Vera Cruz?), SP-RJ (Trem de Prata), dentre muitos outros, eram dessa marca, assim como a automotriz do Serra Verde Express, do Paraná.

Estou lendo um livro sobre a história deles aqui no Brasil (Carros Budd no Brasil), vale a pena, é uma tremenda fonte de informação!

Dá uma olhada nesse site, onde tem os livros:
http://www.trem.org.br/

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 16 Fev 2009, 19:58

Vicente, você comprou o livro do Buzelin?
Esse é o 1 né? acho que o 2 nem lançou, é o que eu to esperando, carros Budd em operadores metropolitanas e regionais!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - PASSAGEIROS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes