Trens Turísticos


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Pablo ITT
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Trens Turísticos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 11 Mai 2009, 12:11

Em razão da grande quantidade de trens turísticos que vem sendo implantado em todo o Brasil, estou postando os mais famosos tirados do site da ABOTTC.
Para atualização dos horários desta página melhor consultar o site próprio das operadoras, pois com o passar do tempo novos horários e tarifas poderão ser acrescentados além de mais roteiros e novidades.
Vale ressaltar que com a ajuda de grandes preservadores ferroviários, como a ABPF e outras não menos importantes, os trens turísticos não tem deixado com que fosse esquecido o imaginário da população em relação ao transporte ferroviário em geral, e é claro que não podemos esquecer também que nem só de turismo vive este sistema.

http://www.abottc.com.br/

Bondes de Santa Teresa

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Bairro de Santa Teresa, Museu Chácara do Céu, Parque das Ruínas, Museu do Bonde, centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Adega da Pimenta, Bar do Arnaldo. Bar do Mineiro, Sobrenatural etc.
Cidade > Rio de Janeiro
Origem > Estação Carioca
Destino > Paula Mattos ou Dois Irmãos ou Silvestre
Dias e Horários > Diariamente de 6h às 22 h.
Bonde Ecológico aos sábados às 10 h.
Bonde Fretado sob consulta
Distância Percorrida > Depende do percurso
Tarifa > R$ 0,60
Bonde Ecológico: R$ 4,00
Bonde fretado: R$ 300,00
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Bairro de Santa Teresa, Museu Chácara do Céu, Parque das Ruínas, Museu do Bonde, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Adega da Pimenta, Bar do Arnaldo, Bar do Mineiro, Sobrenatural etc.
Serviço Fretado > Bonde Ecológico e Bonde Fretado sob consulta.

Bonde dos Imigrantes

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O passeio não é muito longo, mas já dá um gosto de passeio pela nossa história. O Bonde passa no Memorial do Imigrante, na Hospedaria e, pelo próprio bairro da Mooca e o Brás, conhecidos por serem habitados por imigrantes.
Cidade > São Paulo
Origem > Estação Memorial dos Imigrantes
Destino > Estação Bresser do Metrô
Dias e Horários > 5º e 6º passeios agendados para grupos. Domingos e feriados saídas entre 10h e 17h (em média 12 saídas).
Distância Percorrida > 0,8 Km
Tarifa > R$ 4,00
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Memorial do Imigrante, Hospedaria do Imigrante, o próprio bairro da Mooca e o Bairro do Brás em São Paulo.
Serviço Fretado > Sob Consulta

Bondes Monte Serrat

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O sistema dos bondinhos foi planejado em 1910, mas a construção não foi possível pelas dificuldades encontradas durante a Primeira Guerra Mundial, que prejudicou o transporte do material que vinha da Alemanha. A construção então se deu em 1923 pela sociedade Anônima Elevador Monte Serrat, cuja inauguração foi em 1° de junho de 1927.
O cassino até sua interdição em 1946 recebeu políticos influentes como o governador Júlio Prestes, Dino Bueno e até Presidentes da República, assim com artistas nacionais e internacionais e as grandes orquestras, também nos visitavam.
Ainda hoje os nossos salões conservam as características originais da decoração da época, inclusive o mobiliário.
Cidade > Santos
Origem > Monte Serrat
Destino > Monte Serrat
Dias e Horários > Diariamente 8 h as 20 h
Baixa temporada de meia em meia hora. Alta temporada de 15 em 15 minutos.
Distância Percorrida > 300 m
Tarifa > R$11 (ida e volta)
Criança até 8 anos não paga.
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > O próprio Complexo Monte Serrat é um grande atrativo turístico. O mirante proporciona uma vista de 360º de toda ilha Sendo considerado um dos atrativos mais importantes da cidade de Santos.

Estrada de Ferro Campos do Jordão

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O passeio de Trem até Campos do Jordão atravessa a região serrana (Serra da Mantiqueira), com parada no Reino das Águas Claras e em Sto. Antonio do Pinhal.
Cidades > Pindamonhangaba e Campos do Jordão
Origem > Pindamonhangaba - SP
Destino > Campos do Jordão - SP
Dias e Horários > Diariamente , variado de acordo com o tipo de passeio.
Distância Percorrida > Variado de Acordo com o Passeio.
Tarifa > Pinda / Campos do Jordão, R$30,00/pessoa - 47km
- Campos / Santo Antonio do Pinhal, R$ 25,00 - 19km
- Maria Fumaça R$10,00 - 20km (em Pinda)
- Bondes Turísticos R$10,00, em Pinda 20km em Campos 8km
- Trem de Turismo Urbano, R$ 5,00 - 4km
- Transportes Urbanos R$ 1,30 (Pinda e Campos)
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Parque do Reino das Águas Claras, teleférico.

Estrada de Ferro Oeste de Minas

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Um passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque ou desembarque na pequena estação construída em 1881, para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas. Possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX. Em frente à estação, está a rotunda, “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a São João Del Rei. Embora os maquinistas efetuem essa manobra de rotina logo após a chegada, muitos turistas deixam de apreciá-la por falta de informação” (Américo Pellegrini Filho). A “Maria Fumaça”, que corre em bitola de 760 mm, é uma máquina que foi fabricada na Filadélfia pela empresa Baldwin.
Cidade > São João Del Rei
Origem > São João Del Rei - MG (e vice versa)
Destino > Tiradentes - MG (e vice versa)
Dias e Horários > Baixa temporada: Sexta, Sábado e Domingo e Feriado Nacional
Alta Temporada: Terças a Domingo.
Saídas 10 às 15h.
Retorno: 13 h e 17h
Nos meses de Janeiro e Julho tem horários especiais.
Distância Percorrida > 13 Km
Tarifa > Criança até 05 anos viajando no colo não paga.
Criança de 06 a 10 anos meia passagem. R $8,00 (ida) R $14,00 (ida e volta)
A partir de 11 anos R$ 15,00 (ida) ou R$ 25,00 (ida e volta).
Obs: Acima de 60 anos pagam meia passagem R$ 8,00 (ida) R$ 14,00 (ida e volta).
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Cidades Históricas com vários atrativos. Em São João Del Rei o atrativo ferroviário mais interessante é a Rotunda e o Museu Ferroviário.
Serviço Fretado > Sob Consulta

Maria Fumaça Ouro Preto Mariana

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O trem turístico faz o percurso entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.
Origem > Ouro Preto / Mariana
Destino > Mariana / Ouro Preto
Dias e Horários > Sextas, Sábados, Domingos e Feriados, com saídas 9h e 14h de Mariana e 11h e 16h de Ouro Preto.
Distância Percorrida > 18 km
Tarifa > Inteira R$ 18 ida R $30 ida e volta
Meia: R$ 9 ida R$ 15 ida e volta
*preço sujeito a alteração pela operadora sem aviso prévio
Atrativos > Ouro Preto: Circo da Estação, vagão café, vagão sonoro ambiental e espaço UFOP.
Mariana: Praça lúdico musical, sala multiuso, biblioteca, vagão dos sentidos e vagão café.
Serviço Fretado > sob consulta

Maria Fumaça SESC Mineiro Grussaí.

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O passeio é muito animado, com show musical em algumas estações e, além disso, é possível se aproveitar toda a estrutura de entretenimento oferecida pelo SESC Mineiro de Grussaí.
Cidade > São João da Barra
Origem > Estação Bom Despacho SESC Mineiro Grussaí - RJ
Destino > Estação Bom Despacho SESC Mineiro Grussaí - RJ
Dias e Horários > Todos os sábados
Estação “Andando nos Trilhos” A partir das 14:30 h.
Estação Luau A partir das 20:30 h com saídas de meia em meia hora.
Distância Percorrida > 10 km
Tarifa > De R$ 4,00 a R$ 10, 00, de acordo com idade e tipo de passeio.
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Show musical em alguma estação; a própria unidade do SESC Grussaí que conta com 1.8 milhões de metros quadrados e infra-estrutura de esporte, lazer e convenções.
Serviço Fretado > Sob consulta

Serra Verde Express

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A cada ponte, a cada túnel, a cada paisagem que se destaca ao longo desta inesquecível viagem, o melhor que podemos fazer é nos extasiarmos com este maravilhoso passeio. Uma ferrovia imperial que, com seus 110 encantadores quilômetros, liga Curitiba a Paranaguá desde 1880 e perpetua no tempo este magnífico e arrojado projeto.
Cidade > Curitiba
Origem > Estação Rodoferroviária Curitiba-PR
Destino > Marumbi/Morretes/Paranaguá-PR
Dias e Horários > Baixa temporada:
- Litorina só para grupos, ou aos finais de semana e feriados. Trem diariamente.
Alta temporada:
- Todos os dias
Trem 8 horas
Litorina 9 horas
Distância Percorrida > 110 Km
Tarifa > EXECUTIVO OU CAMAROTE:
- Ida: Criança R$ 44,00 / Adulto R$ 84,00
- Volta: Criança R$ 34,00 / Adulto R$ 54,00
TURÍSTICO:
- Ida: Criança R$ 37,00 / Adulto R$ 53,00
- Volta: Criança R$ 28,00 / Adulto R$ 36,00
LITORINA
- Ida: Criança R$ 55,00 / Adulto R$ 126,00
- Volta: Criança R$ 45,00 / Adulto R$ 95,00
Observações:
- Crianças: de 3 a 12 anos
- Menores de 18 anos devem estar portando documentação, mesmo estando acompanhados dos pais.
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Guias informando a história local. Lindas paisagens. Túneis e pontes – obras de grande beleza.

Trem da Serra da Mantiqueira – ABPF

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Inaugurado em 1881 por Dom Pedro I , foi palco das revoluções de 30 e 32. A travessia do túnel é um passeio interessante. O acesso é pelo alto da serra entre SP e MG.
Cidade > Passa Quatro
Origem > Passa Quatro- MG
Destino > Coronel Fulgêncio - MG
Dias e Horários > Todos os sábados 10h e 14h / Domingos e feriados 10h.
Distância Percorrida > 10 Km
Tarifa > R$ 10,00
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Estação de Passa Quatro, Túnel Coronel Fulgência, Atrativos Musicais, Artesanato, Gastronomia mineira.
Serviço Fretado > Sob Consulta

Trem da Serra do Mar – ABPF

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Um nostálgico passeio de Maria Fumaça pela serra do norte catarinense revive cenários antigos de montanhas, túneis e cachoeiras. Estação Ferroviária de Rio Negrinho, sede do Museu Dinâmico da Maria Fumaça. Acervo diversificado com oito locomotivas a vapor, vagões antigos e peças em geral relacionadas à história ferroviária no Brasil. Os passeios normais da Maria Fumaça são realizados sempre no segundo sábado de cada mês, com saída prevista para as 10:00h na Estação Ferroviária de Rio Negrinho. Duas máquinas e seis vagões estão preparados para levar cerca de 270 pessoas. Normalmente os passeios atraem uma média de 150 passageiros. De Rio Negrinho, a Maria Fumaça vai para Rio Natal, uma colônia polonesa, no interior de São Bento do Sul. A paisagem vista das janelinhas dos vagões é a mata atlântica. Em Rio Natal, um almoço com pratos típicos poloneses espera pelos passageiros. No cardápio, não faltam o pirogue, que é um pastel cozido recheado com requeijão, e o alusque, folhas de repolho cozido recheadas com arroz e carne, além do nhoque de batata doce. Geralmente um grupo folclórico também recebe os visitantes.
Cidade > Rio Negrinho
Origem > Estação Ferroviária de Rio Negrinho - SC
Destino > Estação Ferroviária de Rio Natal - SC
Dias e Horários > Todo 2º sábado de cada mês e (a confirmar) e 2º domingo de cada mês.
Sempre as 10h.
Distância Percorrida > 42 Km
Tarifa > R$ 55,00 por pessoa (ida e volta)
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Paisagens deslumbrantes da Serra do Mar.


Trem das Águas - ABPF

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Viajar no Trem das Águas é conhecer uma antiga ferrovia projetada e construída pelos ingleses há 115 anos e poder trilhar pelo legendário caminho de ferro percorrido por D. Pedro II e toda sua comitiva imperial, quando estes buscavam o ameno clima mineiro e a salubridade das águas da região. Você viajará no túnel do tempo, ouvindo os melodiosos apitos e o poético badalar do sino de uma original 'Maria Fumaça' (locomotiva de fabricação americana de 1925), com seu ruído cadenciado da expulsão do vapor e o inimitável som do ranger de suas brassagens.
Cidade > São Lourenço
Origem > São Lourenço - MG
Destino > Soledade de Minas - MG
Dias e Horários > Todos os sábados 10h e 14:30h, Domingos e feriados 10h.
Distância Percorrida > 10 Km
Tarifa > R$ 15,00
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Feira de artesanato, shows musicais, culinária mineira.
Serviço Fretado > Sob Consulta

Trem das Termas – ABPF

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" O início do passeio Turístico Histórico Cultural de Trem a Vapor, se dá na Estação Ferroviária de Piratuba, a antiga Estação Rio do Peixe a 430 metros de altitude no quilômetro 837 da Histórica Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande. O passeio segue sentido Marcelino Ramos as margens do Rio do Peixe na Centenária Ferrovia, passando pelo local onde antes se localizava a Estação de Maratá, Uruguai e Volta Grande. O auge do passeio é a passagem sobre a Ponte Ferroviária sobre o Rio Uruguai (Represa Itá), com 495,50 metros de extensão, em seguida a Estação de Marcelino Ramos à 400 metros de altitude. Tudo isso animado com músicas regionais e degustações."
Cidade > Piratuba
Origem > Estação Férrea Piratuba - SC
Destino > Marcelino Ramos - SC
Dias e Horários > Todos os sábados confirmados (embarque de Outubro a Fevereiro às 13:30 hrs. e de Março a Setembro às 13:00hrs.), outros dias da semana à confirmar.
Distância Percorrida > 25 Km
Tarifa > R$ 45,00 por pessoa (ida e volta) com degustações
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Guias informando a história local e da ferrovia do contestado. Ponte férrea , animação musical e degustações.

Trem do Contestado - ABPF

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"A Guerra do Contestado, em linhas gerais, foi um conflito armado, entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira pretendida pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e até mesmo pela Argentina. A Guerra do Contestado terá tido origem em conflitos sociais latentes na região, fruto dos desmandos locais, em especial no tocante à regularização da posse de terras por parte dos caboclos. Representando, ao mesmo tempo, a insatisfação da população com sua situação material, o conflito era permeado pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. É por essa tão interessante história, que são promovidos passeios pelas cidades do Contestado, às margens do Rio Do Peixe, tentando resgatar a cultura histórica de um povo desbravador”.
Cidades > Piratuba e Porto União
Origem > Piratuba - SC
Destino > Capinzal - Porto União - SC
Dias e Horários > De acordo com o fretamento.
Distância Percorrida > 373 Km
Tarifa > De acordo com a quilometragem fretada.

Trem do Corcovado

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Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país. Além de se deslumbrar ao ver pelas janelas do trem as paisagens mais bonitas da Cidade Maravilhosa, o passageiro faz um passeio através da história do Brasil.
Cidade > Rio de Janeiro
Origem > Bairro Cosme Velho - RJ
Destino > Alto do Morro Corcovado -RJ
Dias e Horários > Diariamente das 8 às 18:30h
Saídas de meia em meia hora
Distância Percorrida > 4Km
Tarifa > R$ 36,00
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Floresta da Tijuca, Monumento Cristo Redentor, Vista do Mirante, Hotel Paineiras, Estação Cosme Velho que é tombada.
Serviço Fretado > Trem Vip (sob consulta)

Trem do Forró

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O Trem parte sempre em dias variados do mês de junho. A festa e a animação são contagiantes e os participantes vão dançando e comemorando o São João em todos os vagões, cada um deles animados por um trio diferente de forró.
Cidade > Recife
Origem > Marco Zero - Recife - PE
Destino > Cabo de Santo Agostinho - PE
Dias e Horários > Sazonal - Acontece todos os finais de semana de Junho.
Distância Percorrida > 84 Km ida e volta
Tarifa > R$ 60,00
Atrativos > Trio de Forró diferentes em cada vagão. Forró pé-de-serra e festejos juninos.
Serviço Fretado > Sob Consulta

Trem do Vinho

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O passeio turístico de trem à vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 2h de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, teatro e pelos gaúchos.
Os turistas são recepcionados, na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho. Em Garibaldi a recepção acontece ao som de música gaúcha e italiana, com degustação de suco de uva e filtrado doce. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.
Cidade > Bento Gonçalves
Origem > Bento Gonçalves - RS
Destino > Garibaldi / Carlos Barbosa - RS
Dias e Horários > Consulte as datas e horários de saída do passeio
Distância Percorrida > 23 Km
Tarifa > Particulares (até Janeiro de 2010) - R$ 47,00 por pessoa
Alta temporada (Julho, Novembro, Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010) - R$ 52,00 por pessoa.
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Atrações artísticas (show gaúcho, teatro, show de tarantella, coral italiano, show nas estações).Degustações de vinho, suco de uva e filtrado doce.
Serviço Fretado > Sob Consulta

Trem dos Imigrantes – ABPF

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Os visitantes que reservam um tempo para esse passeio inesquecível conseguem viajar na história da cidade e de sua imigração. O trem passa no Memorial do Imigrante, na Hospedaria e, pelo próprio bairro da Mooca e o Brás, conhecidos por serem habitados por imigrantes.
Cidade > São Paulo
Origem > Estação Memorial dos Imigrantes - SP
Destino > Estação Memorial dos Imigrantes - SP
Dias e Horários > 5º e 6º passeios agendados para grupos. Domingos e feriados saídas entre 10h e 17h (em média 12 saídas).
Distância Percorrida > 3 Km
Tarifa > R$ 4,00 segunda classe / R$ 5,00 primeira classe / R$ 7,00 classe especial.
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Memorial do Imigrante, Hospedaria do Imigrante, o próprio bairro da Mooca e o Bairro do Brás em São Paulo.
Serviço Fretado > Sob Consulta

Trem dos Ingleses

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Os passeios funcionam com monitoria aos sábados, domingos e feriados entre 10 e 17 horas. A entrada do Museu Funicular custa R$ 3,00 e o passeio de Maria Fumaça R$ 5,00. De terça a sexta o trem funciona para grupos escolares, agências de turismo, Associação de classe, etc, com preços especiais. O Museu funicular funciona de terça a domingo.
Na Vila de Paranapiacaba há a Museu do Castelinho, caminhadas na Serra do Mar com monitoria e guias especializados e restaurantes para todos os gostos. Também há serviços de cama e café (bed e breakfast).
Origem > Pátio do Museu Funicular de Paranapiacaba em Santo André - Sâo Paulo
Destino > Pátio do Museu Funicular de Paranapiacaba em Santo André - Sâo Paulo
Dias e Horários > sábados, domingos e feriados entre 10 e 17 horas.
terça a sexta o trem funciona para grupos escolares.
Distância Percorrida > 800 m
Tarifa > R$5
Atrativos > São vários os atrativos, o destaque fica para: Museu Funicular;Museu do Castelinho; Caminhadas na Serra do Mar
Serviço Fretado > sob consulta.

Trem Estrada Real

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Partindo da Estação Ferroviária no Centro Municipal de Cultura Prof. Maria de Lourdes Tavares Soares o trem percorrerá 14 quilômetros em direção a Cavaru. Passando pela ponte giratória tomará o rumo até a ponte Dr. Leopoldo Teixeira Leite de construção inglesa datada de 1895, popularmente conhecida como "Ponte Preta". Atingindo os bairros Jatobá, Bela Vista, Vila Salutaris e Inema, chegando então a sua primeira parada na Estação Ferroviária de Werneck onde o turista encontrará produtos artesanais, cerâmica, doces típicos da região e orquidário. Seguindo o seu percurso passando pela área rural do município em direção a última parada Estação de Cavaru localizada junto ao vilarejo com antigo armazém, igreja, a cafeteria "Artes e Delícias da Estrada Real" e venda de produtos artesanais. Depois de fazer o giro na rotunda a máquina retornará em direção ao centro da cidade.
Cidade > Paraíba do Sul
Origem > Estação Ferroviária do Centro - RJ
Destino > Estação Cavaru, passando pela Estação Werneck - RJ
Dias e Horários > Sábados, Domingos e Feriados, saídas: 10h e 14h.
Distância Percorrida > 14 km
Tarifa > R$ 10,00 (adulto) R$ 8,00(infantil)
*Os valores podem sofrer alteração sem aviso prévio. Favor consultar a operadora.
Atrativos > Além dos atrativos da cidade de Paraíba do Sul. Há a Ponte Giratória, a Ponte Dr Leopoldo Leite, construção inglesa datada de 1895. Na Estação Werneck tem artesanato, doces etc. Na Estação Cavaru tem a Rotunda.

Trem Rubi

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O trem passa por uma paisagem de grande beleza ao longo das linhas. Um diferencial é que o trem espera pelos passageiros que optam por ir a belissima praia em Imbituba. Nas festas da Etnia, da Uva e do Vinho em urussanga, o trem também é o transporte pois espera pelos passageiros que decidem por experimentar a festa , sua gastronomia típica ou mesmo conhecer a cidade histórica.
Origem > Tubarão/Imbituba/Urussanga/Criciuma e Siderópolis
Destino > Tubarão/Imbituba/Urussanga/Criciuma e Siderópolis
Dias e Horários > 9h.
Distância Percorrida > 120 Km
Tarifa > de acordo com o trecho
Atrativos > paisagens, praias e cidades históricas.
Serviço Fretado > Sim

Viação Férrea Campinas Jaguariúna – ABPF

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O trajeto de Campinas a Jaguariúna, em São Paulo, é feito em um trem a vapor do século XIX. O passeio turístico de maria-fumaça percorre 24,5 km de extensão e parte da Estação Anhumas, em Campinas, onde encontra-se o Museu Dinâmico Viação Férrea Campinas - Jaguariúna, uma excelente opção de lazer cultural. O trem passa pelas estações de Pedro Américo, Tanquinho, Desem-bargador Furtado, Carlos Gomes, todas construídas em meados de 1920, até chegar em Jaguariúna. O tempo de viagem é de 3h30min, entre ida e volta, oferecendo um cenário inesquecível para aqueles que apreciam a natureza. Além da paisagem, os passageiros também podem se deliciar ouvindo o guia turístico contar a história desta antiga ferrovia, por onde escoava a produção de café do fim do século XIX e que foi recentemente restaurada.
Cidade > Campinas
Origem > Campinas - SP
Destino > Jaguariúna - SP
Dias e Horários > PARTIDAS DE JAGUARIÚNA:
SÁBADOS:
10:00hs - Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)
15:00hs - Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)

DOMINGOS E FERIADOS
10:00hs - Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)
12:00hs - Jaguariúna / Anhumas / Jaguariúna ( percurso completo)
14:00hs - Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)
16:00hs - Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)

PARTIDA DE CAMPINAS: SÁBADOS:
10: 10hs - Anhumas / Jaguariúna / Anhumas (percurso completo)
15:00hs - Anhumas /Tanquinho / Anhumas (meio percurso)

DOMINGOS:
10:10hs - Anhumas / Jaguariúna / Anhumas (percurso completo)
14:10hs - Anhumas / Jaguariúna / Anhumas (percurso completo)
16:10hs - Anhumas /Tanquinho / Anhumas (meio percurso)
Distância Percorrida > 24 Km
Tarifa > CAMPINAS-JAGUARIÚNA / JAGUARIÍNA-CAMPINAS
R$ 40,00 – Adulto.
R$ 20,00 - Estudante. Criança de 5 a 12 anos ou Idoso maior de 60 anos.

CAMPINAS-TANQUINHO / JAGUARIÚNA -TANQUINHO
R$ 25,00 – Adulto.
R$ 12,50 - Estudante, Criança de 5 a 12 anos ou Idoso maior de 60 anos.

Para grupos acima de 20 pessoas consultar preço pelo Tel. (19) 3207-3637 ou reservatrem@terra.com.br

* preços sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Atrativos > Estação de Anhumas, Pedro Américo com parada estratégica para apresentação do funcionamento da locomotiva, Estação Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes e Jaguary.È considerado um Museu em Movimento.
Serviço Fretado > 46 lugares. Valores sob consulta.

Trem do Pantanal

O Globo

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Revista Ferroviária
Trem do Pantanal custou R$ 18 mi à ALL
08/05/2009 - Agora MS
A ALL - América Latina Logística, maior empresa de logística com base ferroviária da América Latina, concluiu em abril as obras de infra-estrutura ferroviária que permitiram a retomada do Trem do Pantanal, com inauguração prevista para esta sexta-feira (08), em Indubrasil (MS). O investimento de R$18 milhões contemplou a troca 30 mil metros de trilhos, 120 mil dormentes e o retensionamento da linha em toda a extensão do trecho, além da reforma de locomotivas e de quatro dos vagões especiais de passageiros que serão utilizados no percurso.
Também foram aplicados aproximadamente 400 vagões de pedra britada para a fixação dos trilhos. Todas as pontes foram revisadas, com a substituição de dormentes comuns por peças maiores, com 2,80 metros de comprimento. Nos doze meses de duração da obra, trabalharam no trecho 400 pessoas, entre engenheiros, técnicos de via e equipes de apoio.
Para garantir ainda mais segurança na circulação, foram instalados detectores de descarrilamento a cada seis quilômetros de via e feita a revitalização das 35 Passagens de Nível existentes no trecho, com obras de drenagem e reforço na sinalização. Duas horas antes da partida de cada trem, está prevista a circulação de um auto de linha com equipe de manutenção para a inspeção imediata do trecho a ser percorrido.
“Temos orgulho em possibilitar a retomada do Trem do Pantanal, um compromisso da ALL com o Governo do Estado e que serve de estímulo a diversos setores da economia e ao turismo regional”, revela o presidente da ALL Bernardo Hees.

Sobre o Trem do Pantanal

O trem do Pantanal é resultado da parceria entre o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, que promoveu a revitalização das estações, da Serra Verde Express, que administrará a operação do trem, e da ALL, responsável pela readequação e manutenção dos mais de 220 quilômetros de trilhos por onde passará a composição. O trajeto contempla inicialmente três municípios: Campo Grande, Aquidauana e Miranda, podendo chegar a Corumbá em sua segunda etapa. A revitalização dos vagões do Trem do Pantanal foi feita na oficina de vagões da ALL, em Sorocaba (SP) e Curitiba (PR).

Trem de Luxo - Serra Verde Express.
Melhor ver no site pois é grande e cheio de fotos e mapas.
http://www.greatbrasilexpress.com.br/ho ... 3caefa4ee2

Mais tarde postarei os seguintes trens, se achar.
Trem do Samba - no carnaval do Rio
E um trem aqui do Rio, particular, que fica lá em Guaratiba.
Ainda existem os desativados, Trem Azul e o Trem da Mata Atlântica mas que estão em estudos sua reativação, e outros em projeto.
Aceito contribuições, é claro, sei que no nordeste tem outros menos divulgados.


Landrail
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 11 Mai 2009, 12:56

De todos eu conheço só os de minas:

SJDR - Tiradentes

Ouro Preto - Mariana

Trem das Águas (São Lourenço)

Trem ABPF Sul de minas (Passa Quatro)

Parabéns pelo tópico muitoos eu não conhecia! okk
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Inconfidente
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Inconfidente » 11 Mai 2009, 14:21

Landrail escreveu:De todos eu conheço só os de minas:

SJDR - Tiradentes

Ouro Preto - Mariana

Trem das Águas (São Lourenço)

Trem ABPF Sul de minas (Passa Quatro)

Parabéns pelo tópico muitoos eu não conhecia! okk
Você andou em todos esses? Só andei nos dois primeiros.

Alguns dos outros passeios eu acho uma forçação de barra escancarada como o trem do Pantanal que de histórico não tem nada ou o da Estrada Real, rota que nem conviveu com a "era" das maria-fumaças.

Ah, como muita atração turística pelo mundo que o pessoal inventa só para atrair grana mesmo muitas vezes sem ter nada a ver com a história e/ou patrimônio cultural do local.


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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 11 Mai 2009, 14:41

Andei em todos que citei.

Bom, todos os trens turísticos de minas são coerentes com a história das ferrovias do estado, que conheço muito bem.

O trem do pantanal já existia mas como trem convencional regular de passageiros, por isso o fato de o trem ser tracionado por uma locomotiva G-12 não tem nada de incoerente.
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 11 Mai 2009, 14:44

E outra Fred, são "trens turísticos" e não "trens históricos", então a proposta é turística, e não apenas histórica.
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Pablo ITT » 11 Mai 2009, 16:22

Só para completar a lista anterior , lá vai (sem fotos pois alguns dos sites estão fora do ar temporariamente). Melhores informações no sites:
Principais fontes.
http://www.anpf.com.br/
http://www.cbtu.gov.br/
http://www.abpf.org.br/
http://www.trem.org.br/

Parque Municipal do Vale do Itaim - Taubaté - SP
Possui um pequeno trajeto ferroviário percorrido por duas locomotivas a vapor normalmente nos finais de semana, porém em mais dias e horários nos meses de férias.
Telefone (12) 3633-5008. Endereço: Avenida São Pedro, 2000 - Itaim.

Projeto VERDETREM – BA – Salvador
Calçada a Paripe. Organizado pela Sociedade Nacional Movimento Trem de Ferro, em parceria com a CBTU.
http://www.verdetrem.com.br (fora do ar temporariamente). verdetrem@bol.com.br

Maria Fumaça de Atibaia - SP
http://www.guiadasemana.com.br/detail.a ... lace=21904
Próximo à entrada da cidade, na Av. Jerônimo de Camargo, 6308 – Bairro do Caetetuba - Atibaia – SP. Horário: sábados, domingos e feriados das 10:00 às 18:00h.
Telefone: (11) 4411-4499

Maria Fumaça de Bauru – SP.
Pequeno passeio junto ao Museu Ferroviário Regional da cidade.
http://www.centrinho.usp.br/emfoco/file ... ru_az.htmlhttp://www.bauru.sp.gov.br/prefeitura/noticias.php

Tubarão a Imbituba /Urussanga /Siderópolis – SC
Mantido pelo Museu Ferroviário de Tubarão, com apoio da FTC, o trem parte da estação anexa, que é uma réplica da estação antiga da cidade. Os passeios não tem data marcada, são realizados mediante fretamento, com número mínimo de 150 pessoas.
Informações com o Museu: fone (48) 3632-3450
Endereço: Avenida Pedro Zapelini, 2200 - Oficinas
De Tubarão a Imbituba (durante o verão).
De Tubarão a Urussanga e Siderópolis (durante o inverno).
Os passeios de Maria Fumaça tem saída sempre de Tubarão.
http://www.transportes.gov.br/bit/ferro ... barao1.htm

Maceió – AL
Dentro em pouco deve circular entre a Estação Central até a estação de Fernão Velho, promovido pela CBTU Maceió, dentro do Projeto Trem Turístico Cultural, conforme tem sido veiculado nos meios ferroviários. Já tem pronta uma locomotiva a vapor de 1929, para tração. Todos os domingos e feriados.
[url]http://www.cbtu.gov.br%20%20%20%20http://maceio.cbtu.gov.br[/url]

ABPF

São Paulo - Moóca - SP
Operado pela Regional de São Paulo (SP), tendo como base a estação ferroviária junto ao Memorial do Imigrante, também é conhecido como Trem do Imigrante.
http://www.abpfsp.com.br/passeio_trem.htm

Paranapiacaba – SP
Também operado pela Regional de São Paulo (SP), tendo como base a estação de mesmo nome. Material rodante composto de locomotiva e um carro está pronto e em ordem, para entrada em operação depende apenas de autorização final por parte da ANTT.

Bondes

Bonde de Santos - Santos - SP
http://www.santos.sp.gov.br/comunicacao ... onde1.html
Telefone Disk Tour: 0800-173887

Bonde do Parque Portugal (Antigo Taquaral) - Campinas - SP
Linha de bondes turística com 4 kms de extensão, situada no interior do Parque Taquaral. Foi inaugurada em 05.11.1972 e é a única desse tipo em operação no país, composta por quatro veículos. Todos os veículos são bidirecionais, abertos, possuindo 9 bancos, truque simples (2 eixos) com bitola de 1,00 m e coletor de corrente elétrica tipo “lira”. Os de prefixo 1, 3 e 4 são originais do sistema de Campinas, e possuíam originalmente os prefixos 129, 132 e 125 respectivamente. O de prefixo 2 operou em Piracicaba até 1969. Foram fabricados nos EUA pela J.G. Brill e trafegaram em Campinas entre 1912 e 1968, sendo encomendados originalmente pela Cia. Campineira de Tração, Luz e Força.
http://www.campinas.sp.gov.br/admin/ler_noticia.php
Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, Portão 3.
Sábados, domingos e feriados das 9:00às 17:00 h. Telefone (019) 3256-9959 / 251-9959

Usina de Itatinga - Bertioga - SP
http://www.feriasbrasil.com.br/sp/berti ... atinga.cfm
http://www.novomilenio.inf.br/bertioga/bh009.htm fone: (013) 3316-6070

Bonde de Rio Grande da Serra - SP
http://www.riograndedaserra.sp.gov.br/bonde.htm

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Inconfidente
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Inconfidente » 11 Mai 2009, 18:45

Landrail escreveu:Andei em todos que citei.

Bom, todos os trens turísticos de minas são coerentes com a história das ferrovias do estado, que conheço muito bem.

O trem do pantanal já existia mas como trem convencional regular de passageiros, por isso o fato de o trem ser tracionado por uma locomotiva G-12 não tem nada de incoerente.
O trem do pantanal não tem muita "desculpa" para existir, acho que os governantes locais queriam um trem com uma velocidade "decente" para movimentar o turismo na região. Aí como não teve jeito falaram que uma locomotiva quase parando de tão devagar é "turístico".
Landrail escreveu:E outra Fred, são "trens turísticos" e não "trens históricos", então a proposta é turística, e não apenas histórica.
Sim, mas o turismo tem que ter alguma coisa que dê razão pra você ir naquele lugar. Não necessariamente vai ser a história, mas se a proposta não é voltar ao passado e sim algo como vinícolas no Rio Grande do Sul que seja feita uma ferrovia comercial, com boa velocidade e não reformar qualquer locomotiva, readequar uma via mais ou menos e colocar o rótulo de "turístico".

Enfim, já é alguma coisa. Mas a gente sabe que se a proposta não voltar ao passado, a nostalgia do trem, então coloca uma locomotiva decente saindo de capitais (onde têm mais infra estrutura para receber pessoas de outros estados) que isso sim vai icentivar o turismo.


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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Pablo ITT » 12 Mai 2009, 10:47

Vídeo da inauguração feito pela rede Record, tem até o presidente Lula.
http://www.youtube.com/watch?v=od9XSK87 ... r_embedded

......enquanto isso nos trens suburbanos de SP e RJ há sérias denuncias de uso e tráfico de drogas e não é de hoje que a população reclama da insegurança causada por mais este fato...


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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 12 Mai 2009, 11:39

Inconfidente escreveu: O trem do pantanal não tem muita "desculpa" para existir, acho que os governantes locais queriam um trem com uma velocidade "decente" para movimentar o turismo na região. Aí como não teve jeito falaram que uma locomotiva quase parando de tão devagar é "turístico".
Tem "desculpa" sim, a finalidade é manter uma velocidade reduzida para os "turístas" apreciarem riquíssima fauna e a flora local, os "locais" estão acostumados com isso.
Ou ocê já viu um Tuiuiu dando razante aí no Belvedere?:lol:
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 12 Mai 2009, 11:52

Inconfidente escreveu:

Sim, mas o turismo tem que ter alguma coisa que dê razão pra você ir naquele lugar. Não necessariamente vai ser a história, mas se a proposta não é voltar ao passado e sim algo como vinícolas no Rio Grande do Sul que seja feita uma ferrovia comercial, com boa velocidade e não reformar qualquer locomotiva, readequar uma via mais ou menos e colocar o rótulo de "turístico".

Enfim, já é alguma coisa. Mas a gente sabe que se a proposta não voltar ao passado, a nostalgia do trem, então coloca uma locomotiva decente saindo de capitais (onde têm mais infra estrutura para receber pessoas de outros estados) que isso sim vai icentivar o turismo.
Se for assim, o trem da Mantiqueira em Passa Quatro no sul de minas não tem muita razão de existir, a cidade é comum, como qualquer outra cidade de minas, a não ser pelo frio de doer os ossos, quando eu fui, chegou fácil a "0 grau" e na noite anterior chegou a "menos um grau" e tem também um tótem da "Estrada Real".
O passeio de Passa Quatro/MG é pela linha da antiga RMV (Rede Mineira de Viação) passa longe do caminho da estrada Real.
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Lopes » 13 Mai 2009, 06:27

Já funciona o bonde de Rio Grande da Serra?

Tava querendo andar nele!


Sobre os trens...

Já se tem muito, faltou o Expresso Turístico SP -Jundiaí, andei em quase todos! :P

Mas... Espero que seja um impulso, pelo mínimo que seja para a volta do Trem de Passageiros.
Rodrigo Lopes

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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Inconfidente » 13 Mai 2009, 14:04

Landrail escreveu:
Inconfidente escreveu:
Sim, mas o turismo tem que ter alguma coisa que dê razão pra você ir naquele lugar. Não necessariamente vai ser a história, mas se a proposta não é voltar ao passado e sim algo como vinícolas no Rio Grande do Sul que seja feita uma ferrovia comercial, com boa velocidade e não reformar qualquer locomotiva, readequar uma via mais ou menos e colocar o rótulo de "turístico".

Enfim, já é alguma coisa. Mas a gente sabe que se a proposta não voltar ao passado, a nostalgia do trem, então coloca uma locomotiva decente saindo de capitais (onde têm mais infra estrutura para receber pessoas de outros estados) que isso sim vai icentivar o turismo.
Se for assim, o trem da Mantiqueira em Passa Quatro no sul de minas não tem muita razão de existir, a cidade é comum, como qualquer outra cidade de minas, a não ser pelo frio de doer os ossos, quando eu fui, chegou fácil a "0 grau" e na noite anterior chegou a "menos um grau" e tem também um tótem da "Estrada Real".
O passeio de Passa Quatro/MG é pela linha da antiga RMV (Rede Mineira de Viação) passa longe do caminho da estrada Real.
Sim, realmente não tem.
Landrail escreveu:
Inconfidente escreveu: O trem do pantanal não tem muita "desculpa" para existir, acho que os governantes locais queriam um trem com uma velocidade "decente" para movimentar o turismo na região. Aí como não teve jeito falaram que uma locomotiva quase parando de tão devagar é "turístico".
Tem "desculpa" sim, a finalidade é manter uma velocidade reduzida para os "turístas" apreciarem riquíssima fauna e a flora local, os "locais" estão acostumados com isso.
Ou ocê já viu um Tuiuiu dando razante aí no Belvedere?:lol:
Você está sendo otimista demais. Obviamente não quer ver as falhas desse tipo de iniciativa, sim é bom que tenha coisas do tipo, mas que poderia ser bem melhor, isso poderia.


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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 16 Mai 2009, 10:52

O trem de Passa Quatro/MG tem história sim, da própria RMV (Rede Mineira de Viação) e Inaugurado em 1881 por Dom Pedro I , foi palco das revoluções de 30 e 32. A travessia do túnel é um passeio interessante. O acesso é pelo alto da serra entre SP e MG..
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 16 Mai 2009, 11:02

Inconfidente escreveu:
Você está sendo otimista demais. Obviamente não quer ver as falhas desse tipo de iniciativa, sim é bom que tenha coisas do tipo, mas que poderia ser bem melhor, isso poderia.
Se o governo investisse mais com certeza não teríamos falhas, e geralmente esses tipos de trens são feitos em locais onde a infraestrutura é do início do século passado, tirando o de curitiba acho que nenhum outro trem compartilha a via com trens de carga, o do pantanal eu não tenho certeza.
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Inconfidente » 17 Mai 2009, 16:00

Landrail escreveu:O trem de Passa Quatro/MG tem história sim, da própria RMV (Rede Mineira de Viação) e Inaugurado em 1881 por Dom Pedro I , foi palco das revoluções de 30 e 32. A travessia do túnel é um passeio interessante. O acesso é pelo alto da serra entre SP e MG..
Bom, eu não disse que o trem de Passa Quatro não tem história. Quem disse que ele não tem nada demais é você:
Landrail escreveu:Se for assim, o trem da Mantiqueira em Passa Quatro no sul de minas não tem muita razão de existir, a cidade é comum, como qualquer outra cidade de minas,
Como você mesmo disse (da primeira vez, porque agora já se contradizeu :lol: ), o trem de Passa Quatro tem história, é por isso que não é a ele que eu estava me referindo.
Landrail escreveu:Se o governo investisse mais com certeza não teríamos falhas,
Pois é exatamente isso que eu quero dizer! :brrb: :lol:


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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por Landrail » 17 Mai 2009, 19:35

A "cidade" em si, não tem atrativos como Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey...
A parte histórica, tem a ver com a ferrovia e o desenrolar das revoluções de 30 e 32, com um lugar conhecido como "tombo". ffif :D
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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por jplopes » 24 Dez 2010, 12:15

Caros,
Para quem não estava acreditando, vejam que beleza (link abaixo) a nova (recuperada) litorina do Expresso Turístico da CPTM. Duvido que tenha uma melhor que esta no mundo inteiro.
Operação total em fevereiro, com seus dois motores GM Diesel novinhos.
(E Diesel Car com motor Detroit é outra coisa...)
Mais um golaço da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da nova CPTM.

http://www.railbuss.com.br/noticias/122691052015a.html

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Re: Trens Turísticos.

Mensagem não lida por André Aquino » 02 Fev 2011, 01:00

jplopes escreveu:Caros,
Para quem não estava acreditando, vejam que beleza (link abaixo) a nova (recuperada) litorina do Expresso Turístico da CPTM. Duvido que tenha uma melhor que esta no mundo inteiro.
Operação total em fevereiro, com seus dois motores GM Diesel novinhos.
(E Diesel Car com motor Detroit é outra coisa...)
Mais um golaço da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da nova CPTM.

http://www.railbuss.com.br/noticias/122691052015a.html
Gostaria que o Expresso Turístico da CPTM ultrapassasse a região metropolitana. No caso da automotriz BUDD, nas linhas de bitola larga.

Mudando de assunto:

Por que não revitalizar o Trem do Sertão - Belo Horizonte a Montes Claros?

hmy tnk <O>
Imagem


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Re: Trens Turísticos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 06 Nov 2011, 14:10

Parece que este projeto vai sair do papel e vai para os trilhos.



Só acho que vai dar briga com este nome por causa do trem lá do Paraná.


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Re: Trens Turísticos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 10 Fev 2012, 20:35

Perdoem me a falta de atualização mas, se não fosse a RF publicar a comemoração de dois anos deste trem turístico, não teria postado. Aí vai:

Imagem

Do Litoral às Montanhas em apenas 46 quilômetros. Descubra o Espírito Santo de um jeito diferente. Esta viagem une a história e cultura de pequenas cidades às belíssimas paisagens das montanhas capixabas.


CIDADES POR ONDE O TREM PASSA

VIANA

Imagem

Viana, que faz parte da Região Metropolitana de Vitória, começa a ser descoberta pelos turistas como uma ótima opção para aqueles que buscam tranqüilidade em seus momentos de lazer. O município faz parte da Rota do Mar e das Montanhas, junto com Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Tornou-se o portal de entrada da região de montanhas e oferece aos visitantes opções de divertimento, como trilhas, vôo livre, parapente, caminhando ecocultural, feira de artesanato, além de outros atrativos.

DOMINGOS MARTINS

Imagem

Distante apenas 42 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, Domingos Martins conquista pelas belezas naturais, exuberantes paisagens, comidas típicas e pelo seu povo acolhedor, que fazem da cidade um lugar de bem estar para todos que a visitam. O município hoje é conhecido nacional e internacionalmente e recebe um grande número de turistas durante o ano, especialmente na temporada de inverno, que deixa a cidade ainda mais charmosa e que fez com que Domingos Martins fosse considerada a cidade mais romântica do Brasil. Além disso, para os que curtem emoção e adrenalina, opções de esportes radicais e ecoturismo não faltam em Domingos Martins. A natureza privilegiada do município proporciona ao visitante a prática de diferentes tipos de esporte.

MARECHAL FLORIANO

Imagem

Conhecida como “Cidade das Orquídeas”, o município de Marechal Floriano também está situado na região das Montanhas Capixabas, localidade que se destaca por possuir um clima agradável, além de belas cachoeiras, paisagens naturais e a saborosa gastronomia, com comidas típicas da culinária italiana e alemã. Os visitantes têm a opção de conhecer o charme dos casarios e das antigas estações ferroviárias e todos os atrativos trazer um ar de bucolismo e de interior, onde o Rio Jucu Braço Sul serpenteia, junto à rodovia, uma bela corredeira. Cercado por vegetação característica da Mata Atlântica, no município é possível também admirar espécies de árvores de grande beleza, além da fauna da região, rica em biodiversidade.

ARAGUAYA
Imagem

O Distrito de Araguaia pertence a Marechal Floriano. Tem em torno de 2.500 habitantes, porém, na vila, esse número é de aproximadamente 700 pessoas. Possui uma história riquíssima, por lá passaram inúmeros imigrantes italianos, inclusive aqueles que colonizaram o município de Venda Nova do Imigrante. Os imigrantes que vinham de navio aportavam na Vila de Reritiba, hoje município de Anchieta. De lá subiam em barcos pelo Rio Benevente até a Vila de Matilde, Distrito de Alfredo Chaves, que até Araguaia são cerca de 25 km. Daí o motivo da colonização daquela região. Tem entre seus atrativos uma Igreja com mais de cem anos, a Estação Ferroviária, o Centro Cultural Ezequiel Ronchi, com um acervo de mais de 500 peças contando a história da colonização do município, artesanato, agroturismo, entre outros.

http://serraverdeexpress.com.br/montanhas/destinos


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