[EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
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[EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
Está é a última parte da viagem no trem da EFVM, nosso destino final é a cidade de Ipatinga - MG, cidade polo da região metropolitana do Vale do Aço e importante cidade industrial com destaque para a siderurgia e sua principal empresa a USIMINAS.
Alguns dados retirados da Wikipedia:
Ipatinga é um município brasileiro localizado exatamente na região em que o rio Piracicaba deságua no rio Doce, na Região Metropolitana do Vale do Aço, leste de Minas Gerais. Possui 241.720 habitantes.
IDH 0,806 elevado PNUD/2000 [3]
Indicadores sociais
Índice de analfabetismo: 2,8
Mortalidade infantil: 15/1.000
Índice de abastecimento de água: 100 %
Índice de coleta de esgoto: 100 %
Área verde por habitante: 1.270 m²
Vias asfaltadas: 98%
Economia
É hoje o município mais próspero do Leste do estado de Minas Gerais (PNUD, FJP, IBGE).
Município industrial, sua economia baseia-se principalmente na siderurgia, apesar de estar passando por um processo de diversificação econômica, com a implantação de um distrito industrial que vem estimulando o empreendedorismo e a abertura de novas e diferentes plantas industriais.
20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce, uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipatinga
Confira também as partes: Parte I, parte II , Parte III , Parte IV e parte V
221 - Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens
222 - As fotos 222 à 228 mostram os truques e sistema de freios dos carros BUDD.
223 -
224 -
225 -
226 -
227 -
228 -
229 - Os carros budd, reparem que o trem estava grande e não coube na plataforma, reparem também que o desembarque/embarque foi feito no carro mais próximo da plataforma para evitar que passageiros desembarque fora da plataforma.
230 - Os carros de aço carbono fabricados na Romenia em 1990.
231 - Um dos carros Budd/MAFERSA, ex-RMV, Ex-MOGIANA/FEPASA
232 -
233 - O trem partiu as 12:16 com atraso de 4 minutos na estação e 14 minutos acumulados com destino a Governador Valadares, Vitória.
234 - Aa fotos 234 à 238 mostram o pátio Ipatinga/USIMINAS e alguns vagões tanque da FCA (Ferrovia Centro Atlântica- que também pertence Vale).
235 -
236 -
237 -
238 -
239 - Placa um pouco familiar.
240 - Placa mostrando a "formação" do trem(exceto em dias especiais)
241 - Placa provisória com a "previsão de chegada" do P-001 e P-002 (Ps: essa placa será substituida por um painel eletrônico).
242 -
243 - Outdoor com uma frase bem batida e sem criatividade sobre a nova estação de Ipatinga
Alguns dados retirados da Wikipedia:
Ipatinga é um município brasileiro localizado exatamente na região em que o rio Piracicaba deságua no rio Doce, na Região Metropolitana do Vale do Aço, leste de Minas Gerais. Possui 241.720 habitantes.
IDH 0,806 elevado PNUD/2000 [3]
Indicadores sociais
Índice de analfabetismo: 2,8
Mortalidade infantil: 15/1.000
Índice de abastecimento de água: 100 %
Índice de coleta de esgoto: 100 %
Área verde por habitante: 1.270 m²
Vias asfaltadas: 98%
Economia
É hoje o município mais próspero do Leste do estado de Minas Gerais (PNUD, FJP, IBGE).
Município industrial, sua economia baseia-se principalmente na siderurgia, apesar de estar passando por um processo de diversificação econômica, com a implantação de um distrito industrial que vem estimulando o empreendedorismo e a abertura de novas e diferentes plantas industriais.
20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce, uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipatinga
Confira também as partes: Parte I, parte II , Parte III , Parte IV e parte V
221 - Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens
222 - As fotos 222 à 228 mostram os truques e sistema de freios dos carros BUDD.
223 -
224 -
225 -
226 -
227 -
228 -
229 - Os carros budd, reparem que o trem estava grande e não coube na plataforma, reparem também que o desembarque/embarque foi feito no carro mais próximo da plataforma para evitar que passageiros desembarque fora da plataforma.
230 - Os carros de aço carbono fabricados na Romenia em 1990.
231 - Um dos carros Budd/MAFERSA, ex-RMV, Ex-MOGIANA/FEPASA
232 -
233 - O trem partiu as 12:16 com atraso de 4 minutos na estação e 14 minutos acumulados com destino a Governador Valadares, Vitória.
234 - Aa fotos 234 à 238 mostram o pátio Ipatinga/USIMINAS e alguns vagões tanque da FCA (Ferrovia Centro Atlântica- que também pertence Vale).
235 -
236 -
237 -
238 -
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241 - Placa provisória com a "previsão de chegada" do P-001 e P-002 (Ps: essa placa será substituida por um painel eletrônico).
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Editado pela última vez por Landrail em 22 Jul 2009, 21:00, em um total de 2 vezes.
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
Finalmente Editado, pessoal desculpem a demora em editar a última parte... apreciem sem moderação.
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
Viajar pela EFVM e pela EFC será o topo da minha lista de ''100 coisas para se fazer antes de morrer''!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
Belo trabalho Land.
Essa foi uma das séries mais legais que já apareceram por aqui. Parabéns
Essa foi uma das séries mais legais que já apareceram por aqui. Parabéns
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
Legal, land! Deve ser o máximo viajar nessa ferrovia. Gostei de ver que existe um projeto para melhorar a estação de Ipatinga.
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
Obrigado a todos pelos comentários.
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]
Bom, vamos colocar então. a passagem no vagão executivo custa R$75,00. É até barato.Pranda escreveu:
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.
Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]
Inconfidente escreveu:Bom, vamos colocar então. a passagem no vagão executivo custa R$75,00. É até barato.Pranda escreveu:
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.
Tá mesmo, pois a passagem no expresso turístico, da CPTM, é R$28,00 por pessoa.Um absurdo!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!
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Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]
É, mas tem que se levar em conta de que são serviços diferentes também. O da EFVM é comercial, o da CPTM é turístico. Tudo para turista acaba sendo mais caro.DNER escreveu:Inconfidente escreveu:Bom, vamos colocar então. a passagem no vagão executivo custa R$75,00. É até barato.Pranda escreveu:
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.
Tá mesmo, pois a passagem no expresso turístico, da CPTM, é R$28,00 por pessoa.Um absurdo!
Além disso, não dá para comparar porque a distância que a EFVM percorre é muita coisa. Daqui até Vitória são centenas de quilômetros. Apesar de ser mais um argumento para falar que a passagem é barata.
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