Novos Trens Turísticos


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Novos Trens Turísticos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 07 Fev 2012, 19:13

Brasil sobre Trilhos
02/02/2012

O Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário, que foi criado no ano passado, se reuniu no último dia 17 em Brasília, no Ministério do Turismo, para discutir o planejamento estratégico deste ano. De acordo com o site do ministério, o grupo analisa cerca de 50 projetos, apresentados por prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos.

O número é considerável para um país que conta, segundo o Mtur, com apenas 37 trens turísticos em operação. O grupo decidiu criar três comissões para tratar de questões sobre o destino do patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal S.A e operação de trechos ferroviários.

Imagem

(Danilo Verpa -17.jun.2009/Folha Imagem) Trem antigo no Museu Funicular em Paranapiacaba

O grupo de trabalho, criado em 2010, é coordenado pelo Mtur e engloba representantes de Ministério dos Transportes, SPU (Secretaria do Patrimônio da União), Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), BNDES, Iphan, inventariança da Rede Ferroviária Federal e entidades de classe.

O incentivo para o desenvolvimento ferroviário no Brasil pode criar alternativas interessantes de passeios _não faltam aficionados pelo turismo sobre trilhos no mundo, como mostra a popularidade de ferrovias famosas por seus trajetos cênicos, como é o caso na Suíça, que conta com o Bernina Express e o Glacier Express, entre outras rotas pelas montanhas, e as linhas conhecidas por sua história e pelo espírito de aventura imbuídos na viagem, como a Transiberiana e o Trem da Morte.

A próxima reunião do grupo de trabalho, ainda sem data, deve ocorrer no Rio de Janeiro, onde fica o trem turístico mais antigo do país, o trem do Corcovado, inaugurado em 1884 por d. Pedro 2º, que atualmente leva mais de 600 mil pessoas por ano.

Segundo o site do governo, o trem, que carrega 300 passageiros por hora, terá sua capacidade ampliada para 615 pessoas por hora, com investimento de R$ 64 milhões.

E você, já fez um passeio turístico em trem? Qual linha gostaria de ver em funcionamento?

Escrito por Marina Della Valle às 20h07

Folha do turismo
http://blogdoturismo.folha.blog.uol.com.br/
____________________________________________________________________________

Acho que será ainda este ano.
Será que aceitam sugestões, tenho trocentas delas, quer dizer eu e o povo daqui, kkkk.
Só gostaria de saber quais são estes, alguém tem notícia?

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Novos Trens Turísticos

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 07 Fev 2012, 23:10

Só no Rio tem sugestão pra não acabar tão cedo de falar... ;)
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - PASSAGEIROS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes