CBTU João Pessoa - PB


Autor do tópico
Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

CBTU João Pessoa - PB

Mensagem não lida por Will . » 09 Jun 2008, 22:56

will avisa : retirei do antigo TGVBR apenas comentários que possuíam informações mais relevantes... tava meio confuso , pois havia muitos quotes um dentro do outro nas respostas do thread, portanto, garimpei e ajeitei um pouco


HGPFILHO escreveu:CBTU entrega em João Pessoa mais uma estação de trem e cinco carros de passageiros

A CBTU entrega à população da Grande João Pessoa, na próxima segunda-feira, 24, a nova estação de trem do Poço, em Cabedelo. A bilheteria estará aberta às 4h40 da manha e cerca de 15 minutos depois passa o primeiro trem em direção à cidade portuária. No mesmo dia, a Companhia também coloca em circulação mais cinco carros de passageiros (vagões) recuperados e modernizados. As melhorias fazem parte do programa reestruturação do sistema de trens urbanos, que está sendo colocado em prática desde 2004.

O prédio da estação foi projetado por engenheiros da CBTU e fica localizado no fim da rua principal do bairro. A expectativa é que cerca de mil pessoas circulem pelo local todos os dias. Para construir a estação, a Companhia utilizou pedaços de trilhos inutilizados na via férrea, mas que serviram para fazer o alicerce da estação. As dezenas de toneladas de ferro são a sustentação de pilastras e fazem parte da estrutura da plataforma que recebeu, ainda, laje pré-moldada, com fechamento em blocos de concreto. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Pedro Gomes, foram investidos cerca de R$ 220 mil reais.

“Uma nova estação é sempre sinônimo de mais mobilidade para as pessoas. Mais qualidade de vida”, comemora Lucélio Cartaxo, superintendente da CBTU.

Com o início do funcionamento da nova estação, a grade horária dos trens será alterada, mas a diferença entre os novos horários e os atuais é de cerca de dois minutos. Para deixar os passageiros informados , a CBTU João Pessoa está preparando novos folders “Ande com trem no bolso” e cartazes para serem afixados nas estações.
100% da frota recuperada

Com a entrega dos novos carros de passageiros, a CBTU João Pessoa terá 100% da frota em circulação recuperada. Também chamados de “vagões”, os veículos possuem piso anti-derrapante, telas de proteção nas janelas, sistema automático de abertura de portas, corrimões de aço inoxidável e revestimento em fórmica. A recuperação foi feita por empresas sediadas em Natal e Belo Horizonte. “Foi uma luta difícil. Mas conseguimos viabilizar os recursos e reiniciar os trabalhos. Agora, o que importa é que conseguimos trazer mais qualidade para quem utiliza nosso serviço”, comemora Lucélio Cartaxo, superintendente da CBTU.

Cartaxo acrescenta que os carros novos irão proporcionar uma viagem mais confortável e segura para aos usuários. Ele destacou o trabalho dos funcionários da Companhia que conseguiram manter, na medida do possível, a regularidade e a pontualidade dos trens. “Isso garantiu que o número de passageiros só crescesse nos últimos anos e aumentou a crença de que esse transporte é eficiente e pode ser a solução para a falta de mobilidade urbana”, ressaltou Cartaxo.

A CBTU também está construindo a 11ª estação do sistema no bairro do Alto Mateus, que deve ficar pronta ainda este semestre. Atualmente, mais de 10 mil pessoas circulam em nossos trens da CBTU todos os dias, que atende a população da cidade de Cabedelo, Santa Rita, João Pessoa e Bayeux, das 4h30 às 19h30.
LANDRAIL escreveu:eu acho que foi reformado pela GK ferroviária que funciona na antiga oficina do metrô-bh
Tiago Costa escreveu:Temos trens urbanos (diesel) em Natal, João Pessoa e Maceió. Todos operados pela CBTU. Entre depois no site da CBTU ou do Ministério dos Transportes pra ver, temos atualmente no Brasil 12 cidades (ou RMs) com sistemas metroferroviários de algum tipo, indo de trens a diesel (caso de 5 cidades), sistemas eletrificados e de superfície (caso de 6 cidades) e sistemas com partes significativas em subterrâneo (caso de 3 cidades).

Voltar para “TRANSPORTE - PASSAGEIROS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes