Trem de passageiros Estrada de Ferro Vitória a Minas


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Trem de passageiros Estrada de Ferro Vitória a Minas

Mensagem não lida por Landrail » 29 Jun 2008, 00:37

MAPA DA LINHA:
Imagem
Obs: algumas estações levam o nome de engenheiros famosos ao invés do nome da cidade, por Exemplo: estação Intendente Câmara = estação da cidade de Ipatinga


A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma ferrovia brasileira que liga a cidade de Vitória no estado do Espírito Santo à cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. Sua construção se iniciou ainda no final do Século XIX e ajudou na conquista nos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam os Krenak.

Com 905 quilômetros de extensão, é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil. Transporta 40% de toda a carga ferroviária nacional.

Além de ser utilizada para escoar o minério de ferro e outros minerais de Minas para o exterior, é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte de passageiros, o que lhe confere uma grande importância turística.

Quando você quiser viajar, lembre-se do trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas). Você pode visitar as cidades de Minas Gerais ou ir para as praias do Espírito Santo utilizando um meio de transporte seguro, agradável, econômico e com o menor impacto ambiental.

Diariamente, circulam dois trens de passageiros, um que parte da Grande Vitória às 7:00h, com previsão de chegada às 19:40 em Belo Horizonte e outro partindo de Belo Horizonte às 7:30 h e previsão de chegada às 20:10h na Grande Vitória, ambos com conexão com os trens que atendem a cidade de Itabira, transportando aproximadamente 1,1 milhão de pessoas por ano através das modernas instalações da EFVM.

Para que você possa aproveitar toda a tranquilidade e conforto desses passeios, o trem dispõe de cerca de 32 carros da classe econômica e cerca de 10 da executiva. Os executivos oferecem serviço de bordo e ar condicionado. Além do mais, você pode aproveitar e fazer as refeições no vagão restaurante, que são 3 carros. Principais cidades atravessadas pela rodovia: Belo Horizonte, Itabira, João Monlevade, Ipatinga, Governador Valadares, Colatina e Vitória.

Fotos:
1
Imagem
2
Imagem
3
Imagem
4
Imagem
5
Imagem
6
Imagem
7
Imagem
8
Imagem
9
Imagem
10
Imagem
11
Imagem
12
Imagem
13
Atrás do trem está a grande siderurgica Usiminas, na cidade de Ipatinga:
14
Imagem
15
Imagem
16
Imagem
17
Imagem

18
Imagem
19
Imagem

20
Imagem

21
Imagem
22
Imagem
23
Imagem
25
Imagem

26
Imagem


27
Imagem
28
Imagem
29
Imagem
30
Imagem
31
Imagem
32
Imagem
33
Imagem
34
Imagem
35
Imagem
36
Imagem

37
Imagem
38
Imagem
39
Imagem
40
Imagem
41
Imagem
42
Imagem
43

Imagem
44
Imagem
45
Imagem
46 - interior do carro restaurante
Imagem
47 - banheiro;
Imagem
48 - Carro para deficientes
Imagem

49 - Parado na estação central de Belo Horizonte:
Imagem
50 - Mina de gongo soco em Barão de Cocais
Imagem
51 - Em Belo Horizonte ao lado esquerdo está a linha do metrô-BH
Imagem
52 - Interior do carro da classe executiva
Imagem
53 - Paisagem
Imagem
54 - O trem é grande, aos finais de semana chega a ter 32 carros
Imagem
55 - Lá vem a DDM-45 tracionando o o passageiro P-02
Imagem
56 - olhando por cima (carros equipados com ar condicionado)
Imagem
57
Imagem




58 - Os trens foram reformados e ganharam telas para exibição de filmes
e propaganda CVRD
Imagem


59 - Em Belo Horizonte
Imagem

60
Imagem

61
Imagem
62
Imagem
63
Imagem
64
Imagem
65
Imagem
66
Imagem
67
Imagem
68
Imagem
69
Imagem
70
Imagem
71
Imagem
72
Imagem
73
Imagem
74
Imagem
75
Imagem

76_O CCO da EFVM
Imagem
77
Imagem
78
Imagem
79_ estação de Acesita
Imagem
80
Imagem

Informações sobre vendas de passagens e locais de compra neste link abaixo

http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe ... 474&sid=63

O CTC (Controle de Tráfego Centralizado), localizado em Vitória, controla todas as operações da ferrovia. Seu painel contém a representação esquemática da linha férrea, por meio da qual os operadores localizam os trens e decidem quais rotas devem seguir. O maquinista está em comunicação direta e permanente com o CTC. E, por meio de rádio, fala com estações, terminais e oficinas, quando necessário.

O rigor na manutenção, fundamental à segurança, é observado na conservação da via férrea e nas oficinas de locomotivas e vagões localizadas no porto de Tubarão em Vitória. Equipamentos de última geração utilizados na manutenção da via permanente reduzem as interrupções de tráfego, ajudando a manter os índices de produtividade de linha da Vitória a Minas.
Uma moderna oficina é responsável pela manutenção de cerca de 200 locomotivas, algumas de última geração, equipadas com injeção eletrônica e computadores de bordo que registram seu desempenho e o do operador. Nela se fazem os testes de carga em locomotivas. Estes equipamentos permitem a regulagem fina dos motores, melhorando seu desempenho e diminuindo a emissão de gases.




.Diariamente circula um trem de passageiros em cada sentido entre Vitória e Belo Horizonte/Itabira, transportando anualmente cerca de 1 milhão de pessoas.
Editado pela última vez por Landrail em 30 Jun 2008, 00:20, em um total de 2 vezes.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 29 Jun 2008, 08:58

Excelente compilação, Land! :P

Minha mãe estava pensando em fazer essa viagem agora em julho, mas já está desanimando ( :cry: ). Cheguei até a convidar um amigo, mandei uma PM pra ele, mas ele ainda não respondeu! :x :mrgreen:

Agora, onde seria essa estação subterrânea que aparece nas fotos?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 29 Jun 2008, 09:06

Não é subterrânea, é a Pedro Nolasco. Está de noite.
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 29 Jun 2008, 10:57

Uau, o tópico ficou maravilhoso! Teria como colocar informações sobre os preços das passagens e horários de partida dos trens? Parabéns pela compilação, Landrail :D!


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 29 Jun 2008, 12:46

Inconfidente escreveu:Excelente compilação, Land! :P

Minha mãe estava pensando em fazer essa viagem agora em julho, mas já está desanimando ( :cry: ). Cheguei até a convidar um amigo, mandei uma PM pra ele, mas ele ainda não respondeu! :x :mrgreen:

Agora, onde seria essa estação subterrânea que aparece nas fotos?
Muito obrigado pelo elogio inconfidente!!!!
Sobre a viagem depois eu mando uma PM para você e para o Tiago.
O lipe está certo é a estação Pedro Nolasco a noite (eu gostei da sequência dessas fotos, da movimento ao trem :lol: )
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 29 Jun 2008, 12:55

Tiago Costa escreveu:Uau, o tópico ficou maravilhoso! Teria como colocar informações sobre os preços das passagens e horários de partida dos trens? Parabéns pela compilação, Landrail :D!
Valeu pelo comentário e elogio Tiago :D !!!
Eu vou colocar mais fotos e informações (tem muitas informações e fotos só não coloquei no primeiro post para não prejudicar que tem internet discada) vou esperar a página virar para colocar mais fotos e informações! :mrgreen:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Jun 2008, 13:14

LANDRAIL, parabéns pelo thread, ficou excelente. Eu sempre quis saber um pouco mais sobre essa estrada de ferro e esse thread me respondeu várias dúvidas. Eu só não gostei de uma coisa: a nova pintura dos carros de passageiros. Para a locomotiva ela caiu muito bem, mas para os carros não. Eu preferia a antiga, mais sóbria e que conbinava bem mais com o seviço prestado.


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 29 Jun 2008, 14:36

Vinicius escreveu:LANDRAIL, parabéns pelo thread, ficou excelente. Eu sempre quis saber um pouco mais sobre essa estrada de ferro e esse thread me respondeu várias dúvidas. Eu só não gostei de uma coisa: a nova pintura dos carros de passageiros. Para a locomotiva ela caiu muito bem, mas para os carros não. Eu preferia a antiga, mais sóbria e que conbinava bem mais com o seviço prestado.
Obrigado Vinicius :D !!! Eu gostava também do marrom e laranja, com essa nova cor fica mais chamativo, também preferiria que o marrom e laranja continuasse.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 30 Jun 2008, 00:14

Novas fotos adicionadas ao primeiro post :mrgreen:
informações no link abaixo das fotos :wink:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 30 Jun 2008, 09:49

Demais, cara, muito bom mesmo!
Valeu pelo tópico e infos :shock: .

Deu ainda mais vontade de fazer esse passeio! :mrgreen:

Nota dez!

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 30 Jun 2008, 14:29

Aquela locomotiva com a pintura nova (parece uma Dash) Parece um "mamute" em comparação aos demais carros.

Muito bom mesmo.

E pensar que, quando estive em BH em 2000 por mais de 10 dias, não fiz esta viagem.......


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Jun 2008, 14:46

Simplesmente maravilhoso.

E ai mineiros... Quem se anima em ir e fotografar cada uma dessas estações ai ? ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 30 Jun 2008, 15:11

AGV escreveu:Aquela locomotiva com a pintura nova (parece uma Dash) Parece um "mamute" em comparação aos demais carros.
Pode cere, também fiquei abobado comparando, aqui :shock:

É uma SD. SD45, eu acho :? Essas aí , do modelo 18, têm uma p* "varanda" na frente, se não me engano hehehehe


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 01 Jul 2008, 17:23

cataclism2 escreveu:
AGV escreveu:Aquela locomotiva com a pintura nova (parece uma Dash) Parece um "mamute" em comparação aos demais carros.
Pode cere, também fiquei abobado comparando, aqui :shock:

É uma SD. SD45, eu acho :? Essas aí , do modelo 18, têm uma p* "varanda" na frente, se não me engano hehehehe
Bateu na trave, na verdade é uma SD40-t2 que com a adaptação dos truques GE BB, virou BB40-t2, tem muitas na FCA (na verdade a maioria foi prraFCA) rodam entre BH e Uberlândia e na EFVM rodam apenas no passageiro BH-Vitória, entre Itabira e Desembargador Drumond ainda é uma G-12 ou G-16(minha preferida) :mrgreen:.
A ALL deve ter algumas, elas pertenciam a CPrail(canadian pacific)
Editado pela última vez por Landrail em 24 Jul 2008, 13:24, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 24 Jul 2008, 13:18

Land, o post está ótimo mesmo!

Parabéns! :wink:

[]´s!!!


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 24 Jul 2008, 13:26

Uau! Que belo tópico e que viagem!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 24 Jul 2008, 13:48

1100000 pessoas/ano
2 viagens por dia
730 viagens por ano
= 1506 pessoas/viagem

Simplesmente impressioante.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Stormkamared
Membro Pleno
Mensagens: 77
Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
Localização: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Stormkamared » 05 Ago 2008, 19:07

Eu ainda vou fazer essa viagem, só não sei quando, o bom era ir em uma turma, deve ser o maior barato hahahaha :mrgreen:


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Ago 2008, 20:51

stormkamared escreveu:o bom era ir em uma turma, deve ser o maior barato hahahaha :mrgreen:
E ficar 12 horas olhando pra cara das mesmas pessoas ???
Não.... :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 05 Set 2008, 23:33

Mais informações e fotos:

Maxwell Zaidan e José Emílio Buzelin — Centro-Oeste n° 94 — 1°--mar-1995

O trem de passageiros Belo Horizonte–Vitória está oferecendo a opção de acomodações mais sofisticadas — em conforto e apresentação — sem grande aumento de preços: a "Classe Executiva".

Antes da primeira viagem (93/Nov), foi prometido que o trem receberia acomodações de Primeira Classe com ar condicionado — mais do que um luxo, uma necessidade, dado o calor na região do rio Doce, aliado ao pó de minério em cada cruzamento com os cargueiros.

A exemplo do trem de passageiros da EF Carajás, a idéia era incorporar à Primeira Classe do "BH-Vitória" um sistema de climatização.

Como são 8 carros de Primeira em cada sentido — o que exigiria um investimento muito alto — a EFVM adotou uma solução interessante:

Alguns dos carros de Primeira receberam acomodações mais elaboradas: (1) Novas poltronas, mais anatômicas; (2) Novo revestimento interno e iluminação; e (3) Janelas vedadas e vidros com uma película de Insufilm ("fumê") que reduz a incidência dos raios solares.

O salão de passageiros ganhou mais uma porta de isolamento, entre o vestíbulo dos banheiros e o acesso interno, para conter a climatização.

O equipamento, de fabricação Thermo King, mantém a temperatura constante de 21ºC, com 60% de umidade no ar.

Há 2 aparelhos por carro, garantindo o funcionamento caso uma das unidades apresente defeito.

Sob o assoalho (bastidores) foram instalados 2 motores diesel de pequeno porte para alimentação e suporte do equipamento. Por fora, no teto, estão os dissipadores, próximos às portas de acesso.

A nova classe tem capacidade para 78 passageiros.

As poltronas de fabricação Marcopolo (as mesmas dos ônibus Paradiso) são reclináveis e apresentam mesas de apoio (embutidas) para o serviço de bordo, com uma comissária e um garçom atendendo prontamente o usuário.

Desde a aquisição da passagem, o usuário começa a desfrutar do conforto a que se propõe a nova Classe Executiva:

É possível adquiri-la até 30 dias antes, evitando atropelos de última hora.

Com os lugares rigorosamente marcados, o passageiro já embarca notando a diferença da climatização, acionada desde antes da saída do trem.

Em seguida, apresenta-se a comissária que gentilmente dá as boas-vindas, oferecendo o cardápio e o jornal de bordo, o "Jornal do Trem".

Circulam 3 carros por composição, mais 1 carro-lanchonete exclusivo para o atendimento da Classe Executiva.

O passageiro recebe o lanche em bandejas de espuma-pac envoltas em filme PVC — a higiene é absoluta.

Durante a viagem o garçom vem conferindo os pedidos, e logo em seguida acerta-se a conta, uma vez que o lanche não está incluído na passsagem.

Mas durante todo o trajeto pode-se pedir à vontade.

Os serviços não são mais caros — os preços do cardápio são os mesmos das demais classes.

Salvo uma ou outra iguaria, o que há no carro-lanchonete da Classe Executiva é o mesmo servido na Primeira ou Segunda Classe, sem distinção de qualidade.

O acesso à Classe Executiva não é exclusivo dos que viajam entre as capitais.

Pode-se fazer o trajeto entre quaisquer cidades intermediárias, nas mesmas condições das demais classes — paga-se pelo trecho, e não pela acomodação "à la percurso total".

Portanto, você pode fazer um rápido passeio, apenas para conferir a novidade, entre 2 cidades próximas — e o padrão de atendimento é o mesmo.

É curioso observar que o "BH-Vitória" é o primeiro trem de passageiros no Brasil atual a oferecer 3 classes.

Mesmo no Santa Cruz e no Vera Cruz, as cabines eram consideradas como Primeira Classe.

Na Ferrovias Paulistas S/A (Fepasa), foi adotada uma nova conceituação, mais discreta e digna para o usuário de 2ª Classe — que passou a viajar sob a imagem da chamada Classe Econômica.

Na Classe Executiva da EFVM, o passageiro sente a diferença do conforto "by run" — a estabilidade e o silêncio interno garantem a qualidade da viagem, salvo o discreto sopro do ar condicionado.

* O isolamento acústico é excelente.
* O balanço, é reduzido pelo carro um pouco mais lastreado que os demais, aliado à excelência da via férrea — trilhos TR-68 soldados, fixação elástica e dormentes de aço.

Por composição, são 3 carros + 1 lanchonete exclusivo — aumentando o trem para 18 carros.

Somados mais 3 que aguardam em Desembargador Drummond (vindos de Itabira), a composição atinge agora 21 carros — tudo isso, tracionado por 2 valentes G-12, que dão conta do recado com desempenho e velocidade.

A nova classe é isolada das demais. A porta de comunicação com a Primeira Classe permanece trancada para "passeios" ou "visitas", contendo a climatização. Mas o passageiro pode migrar para a Classe Executiva durante a viagem, desde que haja lugar e pague a diferença.

Contudo, a Classe Executiva não veio causar constrangimento.

A qualidade e a atenção ao passageiro, na EFVM, é nivelada por cima — a diferença entre as classes está apenas nas acomodações. O atendimento é o melhor possível, a todos.

A Classe Executiva foi inaugurada oficialmente em 94/Outubro, em viagem entre Belo Horizonte e Barão de Cocais, com a presença de autoridades da CVRD / EFVM, convidados e usuários.

A Associação Mineira de Ferreomodelismo participou com alguns de seus associados, como convidados da empresa.

Cada carro custou US$ 130 mil. Ao todo são 6 carros (3 por composição) mais 2 de reserva, classificados como EC (executivo carbono), e foram reformados pela Cia. Comércio e Construção (CCC), a mesma do Trem de Prata: — EC-204, 227, 221, 210, 224, 229, 217 e 213.

Tanto estes, quanto os da Primeira Classe, são carros de fabricação romena.

Uma viagem confortável e muito econômica, é o que a EFVM nos oferece com o "BH-Vitória", ou "Rio Doce".

Com saídas diárias e sem atropelos, esta é mais uma prova daquilo que o bom gerenciamento ferroviário pode realizar.

Fortemente amparado pelo marketing da Cia. Vale do Rio Doce (CVRD), o "Rio Doce" (nome original do trem) ou "BH-Vitória" (como é chamado agora) tem garantido lotação completa em suas viagens diárias e simultâneas entre as capitais mineira e capixaba, desde 93/Nov, dado o sucesso junto aos usuários — tratados com atenção e dignidade.
A Vale afirma que o serviço não é lucrativo. Seja como for, é um excelente cartão de apresentação ao grande público. E há muito para ser visto.

A EFVM é quase totalmente duplicada, com travessões ligando uma linha à outra a cada 7 km, formando blocos de linha operados por cabines duplamente ligadas à sala de controle em Vitória (por microondas e por cabo coaxial). Também as locos são ligadas ao controle de tráfego, de onde recebem as instruções de marcha.

Se o maquinista desobedece às ordens, o computador corta automaticamente o motor da locomotiva.

Tudo isso permite que já há 10 anos a ferrovia operasse 40 trens diários de minério, 4 de passageiros e 12 de carga geral nas duas direções (ver Informativo Frateschi n° 24, de 83/Jan-Fev).

Está em andamento o plantio de 13 milhões de mudas de árvores numa faixa média de 30 metros de cada lado da estrada de ferro, para atenuar problemas de erosão, fogo, ruído e poeira.

Seria um crime, dedicar tanta qualidade só aos trens de minério.

01-
Imagem

02-
Imagem

03-
Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - PASSAGEIROS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes