[ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Moderador: cataclism2


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Mensagem não lida por Landrail » 03 Ago 2008, 19:01

Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
Editado pela última vez por Landrail em 17 Jan 2009, 11:26, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 03 Ago 2008, 19:51

Essa composição com locomotivas de procedências diferentes ficou bem engraçada. :lol:

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 03 Ago 2008, 20:57

Essa locomotiva tem uma pintura interessante... :roll:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela&

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Fev 2009, 09:17

metropolitano escreveu:Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
Corrigindo algumas informações... <_<

1°) Elas foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (no total de 07 unidades), numeradas dentro da série 72 (7201 a 7207). Porém oficialmente apenas a 7201 recebeu a nomenclatura da Cutrale-Quintella. Pouco antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade foi desfeita. Entretanto, a Quintella resolveu manter a sigla CQ nas locomotivas, onde o CQ significava "Comercial Quintella".

2°) O modelo oficial dessas locomotivas são C30-7A. Isso é devido ao fato das mesmas utilizarem o motor GE 7FDL12 (de 12 cilindros), no lugar do motor GE 7FDL16 (de 16 cilindros). Para o cliente, é uma bela vantagem, pois a locomotiva possui a mesma potência (3000 HP), apresentando um menor consumo.

3°) Desde 2005, a 7205 encontra-se estacionada no pátio de Campinas da Ferroban (posteriormente BF e atualmente ALL). A mesma sofreu um acidente na Serra do Mar (na Mairinque - Santos), e desde então a mesma aguarda uma solução para suas avarias. :(

4°) As máquinas são operadas pela ALL, entretanto as mesmas ainda pertencem à Quintella.

Bem, esses foram os pontos onde detectei alguns pequenos errinhos, já devidamente corrigidos... ;)

<O>
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Fev 2009, 09:27

André Vasconcellos escreveu:Essa locomotiva tem uma pintura interessante... :roll:
Essas locomotivas possuem essa pintura por causa de um estudo de marketing realizado na época da aquisição pela Cutrale-Quintella.
Segundo esse estudo, a cor branca sugere higiene, condição indispensável para o transporte / manuseio de produtos alimentícios. ;)

Na época de sua aquisição (1989), elas foram compradas devido a um projeto em parceria com a #FEPASA. A CQ compraria as locomotivas, e a FEPASA montaria um terminal em Pederneiras para o transporte de soja entre o Mato Grosso e Santos (o trecho Pedeerneiras - Santos era o braço ferroviário do projeto). b )

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela&

Mensagem não lida por Landrail » 18 Fev 2009, 12:23

erick_UT440R escreveu:
metropolitano escreveu:Locomotivas diesel-elétricas Cutrale-Quintela . Modelo C-30-7 da General Electric, foram construídas no Brasil, no ano de 1989. Pertencem à Cutrale-Quintela, empresa produtora de soja e suco de laranja, que é cliente da FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes SA.
Corrigindo algumas informações... <_<

1°) Elas foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (no total de 07 unidades), numeradas dentro da série 72 (7201 a 7207). Porém oficialmente apenas a 7201 recebeu a nomenclatura da Cutrale-Quintella. Pouco antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade foi desfeita. Entretanto, a Quintella resolveu manter a sigla CQ nas locomotivas, onde o CQ significava "Comercial Quintella".

2°) O modelo oficial dessas locomotivas são C30-7A. Isso é devido ao fato das mesmas utilizarem o motor GE 7FDL12 (de 12 cilindros), no lugar do motor GE 7FDL16 (de 16 cilindros). Para o cliente, é uma bela vantagem, pois a locomotiva possui a mesma potência (3000 HP), apresentando um menor consumo.

3°) Desde 2005, a 7205 encontra-se estacionada no pátio de Campinas da Ferroban (posteriormente BF e atualmente ALL). A mesma sofreu um acidente na Serra do Mar (na Mairinque - Santos), e desde então a mesma aguarda uma solução para suas avarias. :(

4°) As máquinas são operadas pela ALL, entretanto as mesmas ainda pertencem à Quintella.

Bem, esses foram os pontos onde detectei alguns pequenos errinhos, já devidamente corrigidos... ;)

<O>
Informações fornecidas por alguns amigos, máfia do CTC.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Fev 2009, 15:16

^^ Não estou te desmentindo, metropolitano, não me leve a mal... ;)

Apenas estou agregando informações a este tópico. E posso escrevê-lo com bases sólidas, baseado em dois fatores importantes:

1°) O fato de gostar destas locomotivas da CQ me fez pesquisar bastante sobre elas;

2°) Após ler o livro "O livro das U-Boats no Brasil", escrito por ninguém mais ninguém menos que José Emílio de Castro Horta Buzelin, um dos railfans mais respeitados no Brasil ( o qual tenho o prazer de conhecer).

:X:
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 19 Fev 2009, 07:44, em um total de 1 vez.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 19 Fev 2009, 07:33

Mais algumas informações:

1°) As locomotivas General Eletric C30-7A foram adquiridas pela Cutrale-Quintella (posteriormente Comercial Quintella e atualmente pertencente ao grupo Coimbra) foram adquiridas em 1990, num total de 07 unidades (numeradas de 7201 a 7207);

2°) Antes da entrega oficial da primeira locomotiva, a sociedade entre a Cutrale e a Comercial Quintella foi desfeita. Porém, a 7201 já estava pintada com o nome da sociedade, e assim ela retornou à GE para ser retirada a inscrição CUTRALE-QUINTELLA, restando apenas o logotipo CQ;

3°) A aquisição destas locomotivas aprtiu de uma parceria entre a Cutrale-Quintella e a FEPASA. À CQ coube a aquisição de material rodante (07 locomotivas e 500 vagões), enquanto que à FEPASA coube "atacar" a via permanente e melhorar sua logística de transportes. A aquisição destas máquinas foi revertida em fretes futuros a serem pagos pela CQ;

3°) No início dos anos 2000 (não sei precisar a data certa), a C30-7A #7205 sofreu um acidente na Mairinque - Santos (provavelmente o acidente que baixou a 9039 (?)). Desde então, a #7205 encontra-se nas oficinas de Campinas, aguardando restauro;

4°) Nenhuma destas locomotivas foi baixada. Todas ainda pertencem à Coimbra / Comercial Quintella (inclusive a #7205 acidentada).

FONTES:
José Emílio de Castro H. Buzelin; "O livro das U-Boats no Brasil"
IGL - Inventário Geral de Locomotivas; Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem

:X:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 19 Fev 2009, 10:14

Xiii.... Acho que aqui no TGVBR o pessoal não curte muito as ferrovias de carga...

:TW:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 19 Fev 2009, 10:20

Não, senhor!!!
Eu, pelo menos, gosto! E acredito numa convivência pacífica entre eles na mesma faixa de domínio. (olha a foto do meu avatar!!)
O problema é a nossa realidade, o dia-a -dia extremamente urbano... Por isso, o que tem muito mais comentários aqui são os sistemas urbanos! ;)
Sou favorável a termos trens de carga cortando áreas industriais nas cidades, rodando em vias exclusivas, para atender as indústrias lindeiras (gastei o português!!! <O> ) às ferrovias.
É importante termos estações para atender os bairros populosos, mas também é importante termos uma distribuição de algumas atividades industriais e logísticas ao longo da via férrea, em àreas próximas às estações, para termos empregos distribuídos, gerando demandas mais equilibradas, não pendulares.
Editado pela última vez por Vicente em 19 Fev 2009, 10:28, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 19 Fev 2009, 10:24

erick_UT440R escreveu:Xiii.... Acho que aqui no TGVBR o pessoal não curte muito as ferrovias de carga...

:TW:

Concordo com o Vicente... com a maioria dos foristas são "urbanos" de "grandes centros", não faz tanta parte do seu dia. Mas esta seção está crescendo com a contribuição do cataclism, do metropolitano e outros... Tempo ao Tempo Erick, aos poucos novos ferrofans chegarão :rl:

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 19 Fev 2009, 11:13

Sei disso... Só acho estranho que ninguém tenha postado nada!!!

Eu adoro ferrovias (principalmente as urbanas, que é a grande maioria aqui)... :lol:

Mas pra mim já é um bom começo, pelo menos alguém postou algo aqui!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 19 Fev 2009, 11:38

Outro parêntese, Erick: pelo fato de eu morar no ABC, vejo de maneira mais comum trens da MRS. Quando vou trabalhar em SJC, sempre vejo a linha do Parateí e seus cargueiros quilométricos.
Das linhas da FEPASA, que hoje são ALL, conheço muito pouco, e por ouvir falar de um de nossos gerentes daqui que foi gerente dela.
No dia 10, estive na fábrica da Mangels, em Três Corações, e eles possuem um ramal ferroviário métrico da FCA para o recebimento de bobinas de aço para fabricação de tanques de ar e cilindros de gás. Se o trem estivesse lá na minha visita ( :( ), com certeza, teríamos fotos aqui já. Mas comentei que estou fazendo maquete, e pedi fotos... Se der certo, teremos fotos de uma operação de descarga real. okk

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 19 Fev 2009, 11:44

Vicente A.O.Junior escreveu:Outro parêntese, Erick: pelo fato de eu morar no ABC, vejo de maneira mais comum trens da MRS. Quando vou trabalhar em SJC, sempre vejo a linha do Parateí e seus cargueiros quilométricos.
Das linhas da FEPASA, que hoje são ALL, conheço muito pouco, e por ouvir falar de um de nossos gerentes daqui que foi gerente dela.
No dia 10, estive na fábrica da Mangels, em Três Corações, e eles possuem um ramal ferroviário métrico da FCA para o recebimento de bobinas de aço para fabricação de tanques de ar e cilindros de gás. Se o trem estivesse lá na minha visita ( :( ), com certeza, teríamos fotos aqui já. Mas comentei que estou fazendo maquete, e pedi fotos... Se der certo, teremos fotos de uma operação de descarga real. okk
Putz, que legal Vicente!!! :lol:
Explicação: Quando postei que parecia que ninguém gostava de cargueiros aqui no TGVBR escrevi porque o tópico estava sem nenhum tipo de resposta (coisas como "Valeu, obrigado" ou então "você tá errado, não é bem assim", etc). Entendo que muitas pessoas aqui estão mais ligadas com as ferrovias urbanas (CPTM, por exemplo), e que só esporadicamente vê um trem da MRS na malha da CPTM (puxado por uma das "certeiras" GE U20C)...
Eu mesmo, quando vejo um cargueiro, deve-se ao fato de que, ao lado da minha casa há um pátio da ALL, o pátio Bolívia.
Voltando ao tema: Legal isso, muito bacana mesmo!!! Será uma visão interessante nào só pra mim, mas acredito que para a maioria do pessoal daqui do TGVBR!!!! <O>
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 19 Fev 2009, 16:34

erick_UT440R escreveu:^^ Não estou te desmentindo, metropolitano, não me leve a mal... ;)

Apenas estou agregando informações a este tópico. E posso escrevê-lo com bases sólidas, baseado em dois fatores importantes:

1°) O fato de gostar destas locomotivas da CQ me fez pesquisar bastante sobre elas;

2°) Após ler o livro "O livro das U-Boats no Brasil", escrito por ninguém mais ninguém menos que José Emílio de Castro Horta Buzelin, um dos railfans mais respeitados no Brasil ( o qual tenho o prazer de conhecer).

:X:
ok, continue postando ;) , quanto ao gosto por "generos " acho que deveriamos convidar mais pessoas. <O> :X:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Mensagem não lida por Correia431M » 29 Mar 2009, 20:51

Olha só quem apareceu sábado em Engenheiro Marsilac. Quase que a perco, se o Erick não tivesse me avisado, que ela estava engatada nesse trem.

Imagem

Imagem
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Mensagem não lida por Lopes » 30 Mar 2009, 13:37

Acho que cores claras não ficam boas, dão uma apareência de "velha" e judiada.

Exceto a pintura da Brasil Ferrovias :rl:
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Mensagem não lida por Landrail » 30 Mar 2009, 13:44

eu acho essa pintura linda e original, bem melhor que uma parecida com banco Real. :gr: :@: :@: :@: :@: :@: :@: :@:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 11 Abr 2009, 20:22

Lopes escreveu:Acho que cores claras não ficam boas, dão uma apareência de "velha" e judiada.

Exceto a pintura da Brasil Ferrovias :rl:
Realmente Lopes... Mas a pintura atual das "CQ's" está relamente gasta.
Quem as viu novas, sabe que era uma pintura extremamente bonita.

Ao meu ver, apenas a pintura adotada pela Brasil Ferrovias foi tão bonita quanto o esquema de pintura das CQ's.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: [ALL] locomotiva GE C-30-7 "sucos Cutrale-Quintela"

Mensagem não lida por R E N F E » 22 Jun 2009, 19:15

Eu como muitos aqui, adoro essa C30 CQ, vou postar aqui alguns dos registros que fiz dela no trecho. ;)

01- CQ em "High Speed"
Imagem

02- A 7207:
Imagem

03- Cabine:
Imagem

04- O logotipo da CQ na cabine:
Imagem

05- O logotipo da saudosa Fepasa sob a asa do radiador e as grades sob o radiador:
Imagem

06- O logotipo da CQ no meio da C30:
Imagem

07- A C30 de perfil, vista a partir do Nariz Longo:
Imagem

08- A 7201 em Cubatao:
Imagem

09- A 7201:
Imagem

10- Agora de angulo baixo:
Imagem

Tenho outros registros mas sao em video =P
Por enquanto é soh :D
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes