[MRS] locomotiva GM EMD SD40-2 "MACOSA"

Moderador: cataclism2


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[MRS] locomotiva GM EMD SD40-2 "MACOSA"

Mensagem não lida por Landrail » 05 Out 2008, 20:00

locomotiva GM EMD SD40-2 "MACOSA"


Das 36 SD40-2 compradas pela RFFSA em 1979/80, 31 ainda estão em operação na condição original, numeradas de 5211 a 5246. Somente uma delas sofreu baixa, a 5220.
As ''MACOSAS'' como são conhecidas até hoje, sofreram a mesma alteração das SD40M-2, SD40M-3, SD40-3 e SD40-3MP com a adoção das ''orelhas de elefante'' devido ao problema de superaquecimento
nos tuneis e até falta de oxigênio para o motor-diesel, porém já existem algumas delas sem o acessório.
Logo que entraram em operação as 36 SD40-2 foram destacadas para todos os tipos de trens, algumas delas fizeram até os noturnos RJ-SP, após algum tempo de operação foram destacadas para os trens de minério para exportação.
Entretanto sua principal função era ajudar os trens nas pesadas rampas, trabalhavam no vai e vem dos ''HELPERS'', sempre em trio geralmente no trecho de Barra do Piraí a Humberto Antunes. Para esta função elas tinham um dispositivo conhecido como ''desengatador automático'' que por um botão da cabine o maquinista desengatava ela do trem, sem a necessidade de para-lo.
São as mais famosas locomotivas de toda a SR-3, são tão famosas quanto as ''BIRIBAS'' (FA-1) para os ferroviários do ramal de SP, é muito raro ouvir algum maquinista reclamar delas mesmo após 26 anos de regime extremo nos pesados trens.
Atualmente as SD40-2 fazem todos os tipos de trens da MRS, tanto na Ferrovia do Aço, Serra do Rio de Janeiro ou qualquer outro trecho da MRS. Podem ser vistas deste o ramal do Paraopeba até na SR-4 como em IPA (Paranapiacaba).
Muitos maquinistas contam do show que elas davam arrancando com os trens de minério nos pontos de abastecimento da Ferrovia do Aço, geralmente pesando 12.000 toneladas e enfrentando rampas de aproximadamente 1%. Dependendendo do local elas precisavam do 5° ponto para começar a sair com o trem, segundo eles, se olhava pela janela e via todas as pedras da linha em volta dos truques ''pulando'' com a vibração da locomotiva.
O reinado das mais famosas e potentes locomotivas da SR-3 acabou na década de 90 com a chegada das primeiras locomotivas de corrente alternada, as U23CA, que não eram mais potentes mas possuíam maior esforço de tração e davam um show a parte quando precisavam mostrar seu regime.
Várias MACOSAs passaram por modernizações, 3 delas chegaram até receber microprocessadores e foram alteradas para o modelo SD40-3 são elas as locomotivas: 5216, 5224 e 5226.
A 5238 atualmente foi transferida para a ALL em troca da C36-7 9381 (atual 3749). Resta saber agora o destino da 5225 acidentada em Jeceaba e da 5229 acidentada no P2-04 (Ferrovia do Aço).

FONTE: MÁFIA DO CTC

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 11 Out 2008, 16:57

Hoje estava com meu tio atravessando a passarela que dá acesso a estação de Magno(Mercadão de Madureira)e vi duas locos da MRS engatadas,a 5236 e a 5240,levando vários vagões abertos,muito legal...Estava querendo saber qual era o modelo e graças a esse tópico descobri! :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 11 Out 2008, 20:06

Essas GM fazem um show a parte, o som da turbina dessa locomotiva é o melhor som de loco diesel que já ouvi! :lol:
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 12 Out 2008, 09:55

MRS é o que há!
É nós, o G3, o triângulo do desenvolvimento, o podium brazuca! <O>


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 12 Out 2008, 18:23

isso é que é locomotiva, não incendeia, não abre o bico por qualquer coisa,
enfim "GM é GM"como diz o Michel :lol:

É parecido com as GT's R E N F E??? se for agrada também aos meus ouvidos
R E N F E escreveu:Essas GM fazem um show a parte, o som da turbina dessa locomotiva é o melhor som de loco diesel que já ouvi! :lol:

O motor das GT's faz o mesmo brulho das DDM's :beer:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD40-2 "MACOSA"

Mensagem não lida por R E N F E » 14 Mai 2010, 21:46

Positivo, o motor diesel delas é o famoso 645, com 16 cilindros, se nao me engano. As DDM ja possuem o 645 de 20 cilindros, o motor delas nao faz barulho, e sim uma bela musica de uma orquestra sinfonica.
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD40-2 "MACOSA"

Mensagem não lida por Landrail » 11 Nov 2011, 21:53

Locomotivas 5212, 5237 e 5241 estão partindo hoje para o Ceara, onde serão incorporadas à frota da Nova Transnordestina.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes