Cachoeira e São Félix

Moderador: cataclism2

Avatar do usuário

Autor do tópico
SSauloo
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Out 2008, 10:11
Localização: Sto Antonio de Jesus

Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por SSauloo » 21 Set 2009, 17:34

Uma visita a Cachoeira e São Félix - Bahia

Cachoeira e São Félix são cidades do Recôncavo Baiano, ao sudoeste de Salvador, divididas pelo Rio Paraguassu, uma em cada margem. Nesse ponto se encontra um dos mais problemáticos gargalos ferroviários do país.

Por estarem próximo ao nível do mar, a ferrovia que corta as duas cidades, administrada pela FCA, tem que descer e subir a serra para prosseguirem viagem. A declividade da subida e da descida são bastante significativas, obrigando as composições que descem a serra a ganharem um reforço para subir.

Na estação de São Félix sempre tem uma locomotiva (da família das U-20-C) estacionada a espera das composições. Essa locomotiva é engatada no fundo da composição que chega, ajudando-a a vencer a serra “empurrando-a”. No fim da serra, essa locomotiva é desengatada e volta para estação de São Félix para auxiliar o próximo trem que passar independente do sentido. Por isso que lá, além da linha principal, tem-se também uma “pêra” ferroviária e uma linha para estacionamento.

Como se não bastasse esse atraso, a linha principal ainda corta o centro das duas cidades, que são unidas por uma ponte ferroviária inaugurada no período do Brasil império. Antigamente, quem vinha do sul (Minas Gerais e região sul do estado) com destino a Salvador, pegava um trem até São Félix, desciam lá, pegavam uma balsa para atravessar o Rio Paraguassu e de lá pegavam outro trem em cachoeira para prosseguir viagem (e vice-versa).

Devido ao aumento da demanda, foi construída a Ponte Ferroviária Dom Pedro II, inaugurada pelo próprio imperador (1885). Hoje, a ponte não somente funciona como ponte ferroviária, como foi adaptada para trafego rodoviário. Com isso, os trens ainda têm que dividir espaço com os carros e pedestre ao passar pelas cidades, o que reduz muito sua velocidade e aumenta o tempo de viagem.

Para resolver esse problema é que já foi iniciada a construção de um contorno ferroviário por fora da cidade. Ele terá 17 km, dos quais cerca de 2 km de pontes e 610 metros de uma nova passagem sobre o rio Paraguassu. Essa obra visa acabar com os problemas de transito das cidades, aonde os trens chegam a atravessá-las até 6 vezes ao dia, diminuir o risco de acidentes graves, pois muitas vezes trens carregados com produtos inflamáveis chegam a cruzar as cidades, e aumentar significativamente a velocidade comercial.

Essa fotos foram tiradas por mim dia 20/09/2009. Quando cheguei a cidade de São Félix, percebi que era dia de festa. Essas cidades foram o berço da guerra de Independência da Bahia e são a mostra mais clara e significativa da influencia cultural afro no estado

Estação de São Félix e antigo gare
Imagem

Trem carregado de cal vindo de Minas Gerais sentido Candeias
Imagem

Imagem

Locomotiva auxiliar na "pêra"
Imagem

Pêra
Imagem

Imagem

U-20-C
Imagem

Preparativos para a partida
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Trem esperando para passar pela ponte
Imagem

Passando pela ponte
Imagem

Imagem

Imagem

Subindo a serra com a locomotiva empurrando a composição
Imagem

Bem, espero que tenham gostado.
Qualquer correção, podem falar, sou muito leigo no assunto.
Valeu

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Cachoeira - São Félix

Mensagem não lida por cataclism2 » 22 Set 2009, 08:32

SSaulo, belíssimas imagens! o0 o0

Cara, muito obrigado por essas imagens e por toda a explicação.
Por mais problemático que seja o gargalo, mas que é bonito isso é :D .

E as pequenas valentes U-20 dando conta do reforço.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Cachoeira - São Félix

Mensagem não lida por HGP » 22 Set 2009, 15:14

grande contribuição SSaulo!!!!

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por Vicente » 22 Set 2009, 20:41

Caramba!
Obrigado mesmo, SSaulo!
Agora, graças a você, temos um bom registro da FCA!
app


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por R E N F E » 23 Set 2009, 18:13

Muito show o seu relato e suas fotos :DD Muito bacana o sistema helper operado pela FCA.

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por cataclism2 » 24 Set 2009, 07:52

Aquelas fotos da composição em meio à galera, com prédios históricos, são dignas dos melhores sites (aqui, por exemplo vv ) como Railpictures e outras revistas do ramo.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por Vicente » 24 Set 2009, 09:00

É...
Quem disse que não temos trens nas ruas?
Cara, uma vez, vi um documentário na TV Cultura (não sei qual o equivalente fora de SP, acho que é a TVE) que mostrava os cargueiros no NE andando assim, no meio da cidade.
Mais uma vez, repito: essas imagens são O REGISTRO da operação da FCA!

Avatar do usuário

Autor do tópico
SSauloo
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Out 2008, 10:11
Localização: Sto Antonio de Jesus

Mensagem não lida por SSauloo » 24 Set 2009, 17:32

Valeu pelo pelos elogios pessoal

Eu só lamentei o fato de ter registrado somente um trem. Quando eu cheguei tinha acabado de passar um, e tirando o que registrei, o próximo só a noite. Como eu não moro perto de uma ferrovia, não faço tanto registros, mas se eu não me engano ainda tenho algumas fotos de algumas viagens, inclusive de uma U-20 da FEPASA III fase lá em São Félix. Posto assim que encontrá-la, e algumas mais.

Acho muito bonito vê os trens cruzando a cidade, mas infelizmente é algo que vai acabar. Pelo menos vão ficar os registros...


Abraço

Avatar do usuário

Autor do tópico
SSauloo
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Out 2008, 10:11
Localização: Sto Antonio de Jesus

Mensagem não lida por SSauloo » 29 Set 2009, 16:04

Achei!

Imagem

Me apaixonei (e estranhei também) quando vi.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por cataclism2 » 30 Set 2009, 08:54

Êeeee, FEPASA véia! Tão suja e maltratada que chegou a ficar camuflada nesta foto! <O>

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por Vicente » 30 Set 2009, 11:28

A U-20 visitando a Bahia! ;)


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por Renanfsouza » 03 Out 2009, 10:01

Que belas imagens Saulo, parabéns.

É interessante ver os trens de carga passando pelo perímetro urbano.

Essa é a Estação São Felix vista do lado oposto ao da primeira foto do seu tópico não é ?
Imagem

Quem é que cuida dela ? A FCA ou a prefeitura/governo do estado ? Ela é linda e está em excelentes condições.

Parabéns pela imensa contribuição app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2009, 18:21

Excelente contribuição SSaulo, parabéns pelas fotos, eu já conhecia (por fotos) o trabalho da FCA aí, Cachoeira e São Félix foram exemplos em um trabalho que apresentei no CEFET - MG sobre "gargalos ferroviários" incluindo também Além paraiba - MG onde ocorre a mesma coisa, porém lá em Além o trem passa duas a três vezes por semana e não justifica construir uma variante.
Você visitou as obras da variante? Sabe como andam as obras por lá?
Pelo que fiquei sabendo do custo na época, ficou orçado em 35 milhões de reais, hoje deve estar mais caro.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por DNER » 06 Out 2009, 18:47

Vicente A.O.Junior escreveu:É...
Quem disse que não temos trens nas ruas?
Cara, uma vez, vi um documentário na TV Cultura (não sei qual o equivalente fora de SP, acho que é a TVE) que mostrava os cargueiros no NE andando assim, no meio da cidade.
Mais uma vez, repito: essas imagens são O REGISTRO da operação da FCA!

Realmente a reportagem existe,da TV Minas.A mesma está no CD-=Rom do Ministério dos Transportes, na versão 2005( se eu não me engano, a reportagem é de 97):é só solicitar lá no muito que eles te enviam.Mais informações:www.transportes.gov.br - Mapas e Informações - CD-ROM;lá tem como solicitar(tenho todas as versãoes, de 96 à 2008!)!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!

Avatar do usuário

Autor do tópico
SSauloo
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Out 2008, 10:11
Localização: Sto Antonio de Jesus

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por SSauloo » 11 Out 2009, 00:20

É Renan, a primeira foto é a vista da parte de trás da estação, e essa foto a frente da mesma. Eu tenho quase certeza de que quem da preservação da estação só pode ser o governo municipal aliado a alguma fundação de preservação, porque, pelo menos aqui na Bahia, a FCA só restaura estação para utilizar como prédio de apoio das atividades ferroviarias. Em São Félix eles tem uma instalação muito boa ao lado da estação, do outro lado da rua (infelizmente não tenho nenhuma foto).

Quanto as obras do contorno ferroviario, elas já começaram desde 2007 e já deveriam estar prontas, mas por motivos de superfaturamento, já pararam, voltaram e agora eu não sei informar o status atual. Não cheguei a visitar o lugar das obras, mas é uma boa sugestão para uma nova visita. Vou vê se encontro e registro imagens também.

okk


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Cachoeira e São Félix

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Abr 2010, 12:59

Eu acho tão interessante os trens passarem por dentro das cidades. É algo tão peculiar observar um trem dividindo espaço com motos, carros, ônibus e pessoas. Uma pena que irá acabar. Gostaria de poder ver isso ao vivo.

Parabéns pelas fotos.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes