Notícia da MRS!!!!

Moderador: cataclism2

Avatar do usuário

Autor do tópico
DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Notícia da MRS!!!!

Mensagem não lida por DNER » 08 Mar 2010, 18:01

Notícia da MRS!!!! - Disponível em: http://www.mrs.com.br/interna.php?nomPa ... 0IdSecao=8

MRS inicia investimentos para modernização do sistema da Cremalheira
26/02/2010


Para suportar o crescimento da produção, Empresa substituirá as atuais locomotivas por sete novos equipamentos que atuarão no único sistema Cremalheira de cargas do mundo

A MRS Logística, concessionária da malha ferroviária Sudeste, está desenvolvendo um projeto que vai substituir as locomotivas que operam no Sistema Cremalheira, localizado na Serra do Mar, entre São Paulo e Santos. A iniciativa faz parte de um conjunto de investimentos realizados pela Empresa para suportar o crescimento do volume, além de aumentar a confiabilidade do transporte e a acessibilidade ao Porto de Santos nos próximos anos. O investimento da fase 1 do projeto está estimado em R$ 130 milhões.

As máquinas estão sendo fabricadas na Suíça, pela empresa Stadler Rail, em parceria com a MRS. Atualmente, as locomotivas estão em fase de detalhamento de projeto, após a qual serão desenvolvidos o protótipo e os testes. A previsão é que as novas máquinas comecem a chegar ao Brasil a partir do final de 2012 para início do processo de substituição dos equipamentos existentes.

"Pelo fato da MRS ter o único sistema Cremalheira de cargas no mundo e pelas peculiaridades do projeto, como a questão da tração mista de aderência, a tecnologia incorporada está sendo desenvolvida especialmente para a nossa Empresa. A transição será lenta, porque temos que garantir a eficiência de atuação destas novas máquinas sem afetar o a produção", explica o Diretor de Planejamento e Finanças da MRS, Henrique Aché Pillar. Segundo ele, inicialmente, as locomotivas antigas da Cremalheira, fabricadas nos anos 70, vão continuar a operar, no período de transição, simultaneamente com as novas máquinas.

A perspectiva é que a compra das novas locomotivas suporte o crescimento da produção estimado para este trecho, passando de 500 toneladas para 750 toneladas por viagem. A capacidade das operações na Serra do Mar, que dá acesso ao Porto de Santos, chega atualmente a 8 milhões de toneladas por ano por sentido. Com a 1ª fase da modernização do sistema, a capacidade passará, nos próximos sete anos, a 24 milhões de toneladas anuais (considerando a capacidade de subida e descida). "Além disso, esperamos aumentar nossa eficiência e confiabilidade, no que diz respeito à manutenção e troca de peças das locomotivas, de 70%, índice atual, para 90%, com a chegada destas novas máquinas", acrescenta Henrique Aché.

Está ainda em estudo a possibilidade de realização de uma 2ª fase de investimentos que compreenderia a implantação de pátios de cruzamento intermediários na Cremalheira, além da aquisição de mais locomotivas. Esta fase elevaria a capacidade para até 56 milhões de toneladas (somadas as capacidades de subida e descida). A realização desta 2ª fase dependerá da avaliação dos possíveis cenários de demanda futura.


Sistema Cremalheira


O Sistema de Cremalheira é um sistema onde um terceiro trilho dentado é implantado, entre os dois trilhos normais de uma ferrovia. Um mecanismo existente sob a locomotiva fica engatado neste trilho, permitindo que as locomotivas auxiliem os trens a vencerem rampas muito fortes. Situação semelhante, com a diferença de ser para transporte de passageiros, existe no trem de acesso ao Corcovado, no Rio de Janeiro.

A Cremalheira fica localizada na transposição da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Cubatão (SP) e é o principal acesso ferroviário ao Porto de Santos. O atual sistema vem operando, desde a década de 70, com locomotivas fabricadas pela Hitachi, que percorrem diariamente este trecho com rampa média de 10%. Entre os principais produtos transportados estão minério de ferro, soja e contêineres.
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 7 visitantes