Projeto para metro/VLT no ABCD

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Moderador: ArqPaulo


Autor do tópico
Tio Deive
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Set 2008, 15:20
Localização: São Bernardo do Campo

Projeto para metro/VLT no ABCD

Mensagem não lida por Tio Deive » 13 Set 2008, 15:42

Olá! Pessoal quero pedir a ajuda de vocês para um projeto de metro/VLT aqui no ABCD. O trânsito é horrivel, a poluição nem se fale, tudo superlotado. A necessidade deste meio de transporte é urgentíssima, e já está uns 20 anos atrasado. O trólebus está no limitee e repete o conceito de transporte sobre pneus, São Bernardo do Campo, o terceiro PIB do estado não tem um metro (m) sequer de trilho!
Nem para enfeite! Precisamos de transporte sobre trilhos entre as cidades da região e dentro das mesmas. Peço a ajuda de todos para um projeto, e quem sabe depois leva-lo à nossos políticos, com um grande abaixo-assinado pedindo a implantação. Tenho alguns palpites, tendo como base minha larga experiência de quem deixa o carro em casa e vai de transporte coletivo, e muitas vezes a pé, mas não tenho conhecimento técnico.
Posso garantir que dinheiro existe! E muito. Só não está indo para onde precisa. Que tal?

Avatar do usuário

Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 13 Set 2008, 16:00

Eu tenho uma ideia, sem estudo nenhum, de uma ligação São Bernardo - São Caetano, via Rudge Ramos, pelo eixo Vergueiro/Kennedy.

uma versão de superficie, pela Vergueiro

Imagem




Versão subterrânea, entre Vergueiro e Kennedy (essa é mais "Metro")

Imagem

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 13 Set 2008, 19:20

Esse seu primeiro projeto Lipe é bem interessante por unir 2 vias importantes de cidades : Goias ( scs) e Eixo da Vergueiro (SBC). Se eu pudesse sugerir, acrescentaria um ramal da Uniban em direção ao Taboão.....


Aproveitando o assunto, e a ideía do VLT de S. Caetano do Sul?

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2063
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 13 Set 2008, 19:53

Não daria pra fazer uma ligação pros Terminais de Santo André e Diadema?é inviável???
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 13 Set 2008, 23:38

André Vasconcellos escreveu:Não daria pra fazer uma ligação pros Terminais de Santo André e Diadema?é inviável???

Os terminais que você citou não são terminais isolados, já são servidos por um sistema de corredor exclusivo e segregado, que é exatamente de onde parte a minha ideia (veja mais: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=497302)


Dentro do horizonte do meu projeto o corredor já seria uma rede de VLT implantada :D

Avatar do usuário

Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 13 Set 2008, 23:41

HGPFILHO escreveu:Esse seu primeiro projeto Lipe é bem interessante por unir 2 vias importantes de cidades : Goias ( scs) e Eixo da Vergueiro (SBC). Se eu pudesse sugerir, acrescentaria um ramal da Uniban em direção ao Taboão.


Então, não pensei em nada para a região do Taboão pois não conheço nada lá, prefiro não dar pitaco sobre um lugar que eu não conheço.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 13 Set 2008, 23:44

lipe_andreense escreveu:
HGPFILHO escreveu:Esse seu primeiro projeto Lipe é bem interessante por unir 2 vias importantes de cidades : Goias ( scs) e Eixo da Vergueiro (SBC). Se eu pudesse sugerir, acrescentaria um ramal da Uniban em direção ao Taboão.


Então, não pensei em nada para a região do Taboão pois não conheço nada lá, prefiro não dar pitaco sobre um lugar que eu não conheço.


Não é tão desenvolvida quanto o Rudge, mas dá acesso a parte de SP e Diadema, sendo o caminho dos Ônibus que saem do metrô Saúde e vão para S. Bernardo.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Mensagem não lida por AGV » 17 Set 2008, 12:21

No mapa metropolitano, no corredor da EMTU eu já imaginei uma linha de Metrô (ele não deve ser só de SP...), mesmo, ou coisa parecida, qua iria do Morumbí, passando por Diadema e Santo andré, e dali, "subir" para Itaquera, servindo toda a região local. Seria um tremendo impulso para a região e mais um alívio pra RMSP.

Além do que esta rede "Local" entre SB e SCS, que o Lipe postou poderia ser integrada a esta "linha", que aliás, pode ser de "qualquer coisa" sobre trilhos, desde que seja segregada, ou seja, não fique entupida junto com os carros e ônibus e caminhões, ao longo do caminho. <_<

Seria uma ligação incrível entre a ZL, ABCD E ZS de SP.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2533
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 17 Set 2008, 20:06

Trilhos em SBC seriam ótimos, mas nossos políticos não vêem nada...
O melhor mundo, mais rápido e mais barato seria a conversão do corredor atual para VLT, com a adição do ramal suerido pelo Lipe e adição de mais um ramal até a Praça Giovanni Breda (a "Área Verde"), que poderia vir pela Robert Kennedy (a partir da Arteb)para atender a região do Planalto e Assunção, com paradas próximo à Scania e à Santa Casa (se ela funcionar...) ou pela joão Firmino. Assim, haveria um terminal de transporte estruturado na cara da FEI, que é um pólo de tráfego, e próximo do Alvarenga, que é a tamém um grande gerador de demanda de passageiros .
A prefeitura de SBC só pesa em trasporte por pneus, dêem uma olhada no site da prefeitura o programa São Bernardo Moderna... Só fala de ônibus, e a cidade tem perto de 800 mil habitantes...

Avatar do usuário

Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 19 Set 2008, 21:25

ão querendo "cortar o barato de vocês!
Mas... Seria então, mais viável (e barato) apenas expandir algum corredor da EMTU próximo!
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 19 Set 2008, 22:54

Lopes escreveu:Não querendo "cortar o barato" de vocês!
Mas... Seria então, mais viável (e barato) apenas expandir algum corredor da EMTU próximo!


Você diz isso pq não usa o hiper saturado corredor....

Tem planos pra VLT em corredores de São Paulo com muito menos demanda que o da EMTU, mas só pq é São Paulo é mais importante, e mais necessário....
Imagem


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 20 Set 2008, 11:58

O projeto parece bom, seria mais interessante que fosse um VLT mais Metrô-leve do que bonde.
eu mesmo defendo o VLT com essas características para Betim ou qualquer outro local do país onde há grande demanda e não há transportes sobre trilhos.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2533
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 05 Dez 2008, 16:29

:TW:
Tava meio parado isso aqui, mas vai a pergunta:
"o que deu a conversa do Luiz Marinho com o Kassab em novembro"?
A idéia dele era trazer o metrô pesado pra o SBC (via aporte da prefeitura e do governo federal).
Depois da notícia na imprensa, nada mais...

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2063
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 05 Dez 2008, 19:12

Vicente A.O.Junior escreveu::TW:
Tava meio parado isso aqui, mas vai a pergunta:
"o que deu a conversa do Luiz Marinho com o Kassab em novembro"?
A idéia dele era trazer o metrô pesado pra o SBC (via aporte da prefeitura e do governo federal).
Depois da notícia na imprensa, nada mais...


Esse é o famoso Efeito Supositório:VLT de Campinas é um bom exemplo... ;) ;)
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 05 Dez 2008, 20:00

O lance de metrô em SBC depende muito de entendimentos nos 3 niveis de governo : prefeituras envolvidas, Estado, União. Não sei, mas acho que para muitos a situação de SBC seria confortável por já ter EMTU e nao precisaria (?) de transporte sobre trilhos.... wll

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2533
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 05 Dez 2008, 21:22

A situação aqui já é de saturação. Em Ferrazópolis e no Jabaquara (nós com Metrô e CPTM, pra quem não cohece a região), nos picos, todos os ônibus saem com toda a lotação sentada já no terminal inicial (Ferrazópolis na manhã, Jabaquara à tarde)!

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2533
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

E por falar em VLT no ABC...

Mensagem não lida por Vicente » 05 Jan 2009, 08:51

Pessoal, desculpem...
Mas isso é uma TREMENDA ABOBRINHA!! A jornalista publicou coisas duvidosas!
São Caetano é um município minúsculo (tem menos de 30km²). Pode parecer incrível, mas é possível atravessar a cidade de bicicleta...
Olhem bem a notícia, como dá dupla interpretação:
A ideia é que o VLT passe sobre o Ribeirão dos Meninos, seguindo pela Avenida Guido Aliberti até alcançar a rede ferroviária, no Centro. O trajeto, próximo às avenidas Lauro Gomes e Doutor Rudge Ramos, em São Bernardo, facilitaria também o acesso da população do município vizinho à nova estação do metrô que será a mais próxima ao Grande ABC..
É centro de São Caetano?? Do jeito que falam, dá a entender que seguiria a Guido e , logo depois da loja da Citroën, perto do viaduto da antiga Matarazzo , viraria à direita para ir à estação São Caetano.
A coisa que vejo de positiva nisso é que isso pode ser o embrião do "corredor urbanístico" que consta em algum dos planos da STM.
_____________________________________________________________
Auricchio planeja 'fura-fila' até o Metrô Tamanduateí
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC

São Caetano planeja investir em um tipo de veículo inédito no Grande ABC para facilitar o acesso dos moradores à futura estação Tamanduateí do Metrô a ser inaugurada em 2010, na Capital.

Trata-se de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma espécie de fura-fila de média capacidade que deverá percorrer quatro quilômetros. No projeto, o equipamento sairia da região do bairro Mauá.

A ideia é que o VLT passe sobre o Ribeirão dos Meninos, seguindo pela Avenida Guido Aliberti até alcançar a rede ferroviária, no Centro. O trajeto, próximo às avenidas Lauro Gomes e Doutor Rudge Ramos, em São Bernardo, facilitaria também o acesso da população do município vizinho à nova estação do metrô que será a mais próxima ao Grande ABC.

O VLT se interligaria com os sistemas operados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) na Zona Sul de Diadema e Zona Leste de São Bernardo, formando uma espécie de corredor.

Contudo, a implantação do VLT, bem como o caminho que ele deverá percorrer, são ainda ideias embrionárias. A própria prefeitura reconhece que é preciso avançar no projeto.

"Ainda não há estudos, mas essa é uma solução boa", disse o prefeito José Auricchio Júnior (PTB). De acordo com ele, a integração do município ao metrô foi uma sugestão do governador José Serra (PSDB), que pediu para que o líder do Executivo em São Caetano conversasse com o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, sobre a possibilidade de ligar o centro da cidade até o Tamanduateí. As conversações devem começar ainda este mês.

"Essa é uma obra de caráter metropolitano. O Plano Diretor do Metrô não prevê a saída desse transporte da Capital para outras cidades, como ocorre em outros países. Enquanto isso, vamos trabalhar com o conceito de integração", afirma o prefeito Auricchio.

Como o novo veículo deverá também percorrer a Capital, uma parceria tripartite entre ambas prefeituras e governo do Estado poderá ocorrer. Na pauta de discussões sobre o possível novo modal de transporte na região estão ainda o preço da tarifa, a quantidade de passageiros que o VLT deverá atender e os custos de implantação do pequeno trem.

"A integração por VLT é real, porque tem capacidade grande de transporte, a baixo custo, com eficiência muito grande", garantiu, de antemão, Auricchio.

Seria o segundo VLT do País. O primeiro opera em Brasília e o segundo está sendo implantado na Baixada Santista.

Governo estadual investe em metrô leve na Baixada Santista

A circulação de VLTs (Veículos Leves sobres Trilhos) é vista com bons olhos pelo governo estadual que deve concretizar a implementação desse metrô de média capacidade, na Baixada Santista, em 2010. Em novembro passado, oito empresas entregaram propostas de preços para o processo de licitação do projeto que servirá 14 quilômetros da região praiana.

A chegada do VLT em parte do Litoral faz parte do Plano de Expansão dos Transportes do Governo do Estado de São Paulo e deve entrar em testes no próximo ano. A fase inicial está orçada em R$ 640 milhões, porém, leva em conta gastos com um corredor de linhas de ônibus alimentadoras do sistema sobre trilhos.

Na Baixada Santista, cada VLT terá capacidade para 356 passageiros, podendo desenvolver 60km/h em via segregada e 30km/h nas travessias de ruas e avenidas. Esse tipo de veículo é elogiado por especialistas como um tipo de transporte moderno, eficaz, silencioso e não-poluente.

"No caso de São Caetano, o custo- benefício deve ser bem estudado, pois, o trajeto é curto. Nesse caso, linhas de ônibus integradas ao VLT devem ser criadas também", disse o engenheiro de tráfego Arnaldo Souza.
_____________________________________________________________
Fonte:
http://setecidades.dgabc.com.br/default ... id=4490518
Editado pela última vez por Vicente em 05 Jan 2009, 18:15, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 05 Jan 2009, 10:15

Qual é o objetivo de se falar um VLT ate a linha 2 se tem a linha 10 passando na cidade com programação de estação do Expresso Sudeste em S. Caetano???? Extremamente demagógica isso.... A velha mentalidade - só presta se for metrô..... nnoo


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 21 Jan 2009, 19:22

Vicente A.O.Junior escreveu:O melhor mundo, mais rápido e mais barato seria a conversão do corredor atual para VLT


Este projeto faz parte do PITU, Vicente, é algo já antigo. Porém, está apenas em projeto, não há nenhum sinal de que pretendem fazer esta conversão no momento. A única coisa que caminha nesta direção é a eletrificação do trecho Piraporinha-Jabaquara (só quase duas décadas de atraso), eletrificação do trecho Diadema-Brooklin (este é o motivo de as obras terem parado, mais uma vez) e repotencialização de todo o corredor. Sendo assim, fica mais eficiente o transporte (mesmo sobre pneus) e mais fácil de se fazer uma futura conversão.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2533
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 26 Fev 2009, 14:27

Andou saindo mais algo na imprensa... será que vamos ter algo de concreto?
O pessoal estava comentando no SSC, olhem isso:
http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... 102&page=5

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”