Veículo sobre trilho vai anteceder o metrô

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.
Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Veículo sobre trilho vai anteceder o metrô

Mensagem não lida por Inconfidente » 20 Out 2008, 19:10

Governos federal e estadual e Prefeitura de Belo Horizonte se unem em estudo sobre viabilidade do transporte

Imagem

Enquanto o metrô não vem, uma outra modalidade de transporte coletivo poderá ser criada em Belo Horizonte. É o chamado Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que está para ser implantado pelo Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Recife. O subsecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) Luiz Antônio Athayde, informou que em Belo Horizonte o sistema está sendo estudado para ligar a Estação Vilarinho ao Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais, no Bairro Serra Verde, ambos em Venda Nova. A nova sede estadual deve ficar pronta em dezembro de 2009, data em que a extensão do metrô ainda não deverá ter sido concluída.

O poder público vai precisar incrementar o transporte coletivo para transportar as cerca de 35 mil pessoas - 20 mil servidores e 15 mil visitantes - que irão diariamente para o local. "Em um primeiro momento, em vez o metrô, a ligação poderá ter outro equipamento. O VLT é mais fácil de se operar até que se tenha condições de operar o trem", disse. O veículo é uma composição menor que o metrô, com vagões menores, trafega na superfície e funciona, normalmente, por meio de energia elétrica ou a diesel. Assemelha-se a um bonde.

Conforme a assessoria de imprensa da CBTU, o VLT pode operar tanto em via segregada - exclusiva para trens - quanto em meio ao sistema rodoviário. O órgão informou que ele opera com dois ou três carros com capacidade para transportar de 200 a 600 passageiros. Segundo o subsecretário Luiz Athayde, a viabilidade do veículo será apontada em estudo que será feito sobre a ligação até o Centro Administrativo.

O trabalho deverá ser concluído em seis meses e vai, também, conter relatório sobre o melhor modelo de Parceria Público-Privada (PPP) que poderá ser empregado para execução da obra. De acordo com Luiz Athayde, Governo Federal, Governo Estadual - por meio da Sede e Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) - e Prefeitura vão participar do estudo.

Na Setop, também está em elaboração o projeto de criação de um túnel com extensão total de 640 metros, ligando a MG-10 ao Centro Administrativo, evitando que os veículos tenham de fazer retorno por meio de uma alça lateral. O orçamento inicial é de R$ 41 milhões, valor que poderá ser alterado depois que o projeto executivo ficar pronto. Depois de iniciada, a previsão é que a obra fique pronta em até 12 meses.

Fonte: BHTrans

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes