PROJETO - TREM LEVE, ESTAÇÃO AUTÓDROMO / ENZO FERRARI

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.
Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

PROJETO - TREM LEVE, ESTAÇÃO AUTÓDROMO / ENZO FERRARI

Mensagem não lida por AGV » 04 Nov 2008, 13:15

Estava conversando ontem com o Paulo sobre uma hipotética ligação por monotrilho em elevado ou coisa que o valha, para a estação Autódromo atender também não só a região do setor G, mas permitiria atender ao Autódromo como um todo e seu entorno, bem como, passageiros vindos de outros locais/regiões adjacências.

Algo que saísse da estação, e atravessasse o autódromo em elevado, (VLT, monotrilho, etc) numa praticamente linha reta e cerca de 1400m de via, mesmo sendo em via singela, numa única composição, indo até uma estação, subterrânea, na Praça Enzo Ferrari, para atender aos eventos no local, pois fica estratégicamente posicionada, atendendo a muito mais setores, como ao entorno e à população local em dias úteis, principalmente do outro lado, na Av Interlagos.

Seria uma obra relativamente simples, principalmente reduzindo custos, não só com material rodante, mas também com algum complexo sistema de controle, com blocos de via, CBTC, GPS, nada disso...

Mesmo que fosse um sistema "driverless", neste caso um simples projeto de automação industrial daria conta do recado, o sistema seria leve, simples, rápido, eficaz, seguro e de baixo custo (ou pelo menos o menor custo possível, mas com um grande custo-benefício)

O tempo de espera eu estimaria em cerca de 180/300s, em função da distância percorrida.

Desta forma a estação Autódromo teria uma demanda maior além de ampliar enormemente a área, digamos, coberta pela mesma, além de muito bem atender aos eventos no Autódromo e ajudar a garantir bons anos de contrato com a F1 ou qualquer categoria.

Seria uma Infra-estrutura invejável para oferecer ao turista e à população também.

O trajeto por mim imaginado poderia ser ou todo em elevado ou com partes/setores em subterrâneo. Mas o mais importante é o conceito,
a idéia de interligar pontos estratégicos aonde haverá uma demanda certa e o serviço, essencial e estratégico, com retorno certo, se concretizado, o projeto.

<O>





Trecho saindo de autódromo em direção à Pça Enzo Ferrari, sendo aqui o ponto de embarque seria em elevado, com uma passarela de pouco mais de 100m de comprimento, saindo do ponto de embarque em direção à plataforma da Estação Autódromo, existente.

Imagem

Aqui, o ponto de embarque/desembarque na Praça Enzo Ferrari:
Imagem

Este ponto de embarque seria subterrâneo, aproveitando-se a topografia, que é relativamente acidentada na região.

Assim, o veículo partiria deste ponto de embarque, cruzando por baixo a Av. Interlagos, a arquibancada de concreto e uma das pistas do autódromo, saindo para a superfície e em seguida, elevado, já dentro do autódromo, cruzando o mesmo em direção ao segundo ponto de embarque em Autódromo.


Bem, as imagens são só para ter uma idéia mesmo. Não vou fazer nenhum "render" :lol:


[]´s!


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 07 Jan 2009, 02:50

Eu já penso assim:

Imagem


Aqui o traçado do VLT, parte a partir de uma praça ao lado do acesso da estação Autódromo da CPTM, transpondo a via férrea a partir de passagem subterrânea já existente.
Entrando na Rua Plínio Schmit e em seguida na Justino Nigro, o traçado do VLT começa uma subida em direção aos demais portões do Autódromo.
Na Interseção das avenidas Jacinto Júlio e Rubens Montanaro de Borba, saindo da Rua Justino Nigro, o VLT entra na Av. do Jangadeiro, onde contorna o Autódromo, evitando túneis ou vias em elevados.
Continuando ao contorno, o traçado agora entra na Av.Sen. Teotônio Vilela, onde atingirá a Avenida Interlagos à altura da praça Enzo Ferrari, que para chegar, o VLT transpõe a Interlagos, a partir de semáforos, chegando então na Praça Enzo Ferrari.
---------------


O que acharam?
Um outro traçado, evitando "invadir" o autódromo ou constuir túneis, já aproveitando estruturas existentes.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Ramos
USUÁRIO JR
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Jan 2009, 19:47

Mensagem não lida por Ramos » 16 Jan 2009, 19:45

Poderia utilizar o aeromóvel (semelhante ao de Porto Alegre) que é um veículo simples.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 16 Jan 2009, 23:30

O Aeromóvel é conhecido como Aerotrem em SP! :D


Mas o que acharam das minhas adaptações à idéia?
Rodrigo Lopes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes