Metrô SP Linha(trecho) - Jabaquara - Ipiranga

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Moderador: ArqPaulo

Avatar do usuário

Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Metrô SP Linha(trecho) - Jabaquara - Ipiranga

Mensagem não lida por Lopes » 12 Set 2009, 21:08

Como eu postei há um tempo atrás, para essa linha se tornar mais "justificável" que é...

Eu tinha a idéia de prolongá - la até Sacomã com mais algumas estações

Vendo esses novos projetos, resolvi já colocar o meu, da "Extensão Oliva" :^:

A partir da minha idéia, a extensão deveria acompanhar a Linha 1 - Azul até Conceição, onde já iria rumo à Sacomã.

A partir de Conceição (Inferior à esquerda), passando pelo bairro da Saúde, pela topografia do local, a partir de um momento a Linha torna - se elevada, e acompanha o traçado da Avenida Prof.Abraão de Morais, com uma estação em frente ao Shopping Plaza Sul, com o nome de Miguel Estéfano.
Imagem


Já após a Estação Miguel Estéfano, o traçado da linha acompanharia a Avenida Prof.Abraão de Morais, 460 Metros após essa Estação, o traçado da linha apontaria à direita, sentido Sacomã (Inferior à Direita) percorrendo todo Bairro Jardim da Saúde, com uma Estação na Avenida do Cursino, onde serviria de ponto final para algumas linhas de onibus municipais e intermunicipais, desafogando Sacomã e por fim, interligando - se ao Expresso Tiradentes (ou será Vila Prudente?) e à Linha 2
Imagem

Após a Estação Sacomã e de transpor um córrego e um "rio", a linha chega à Estação Ipiranga, da Linha 10 em subterrâneo.
Os galpões de onde um dia foi a Ford, seria o Pátio da Linha.
Imagem

e por fim, o mapa metropolitano com a linha inserida:
Imagem
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 12 Set 2009, 22:06

A idéia é muito boa sim, Lopes.

Mas o o intuito, primeiramente é realmente sugerir ao Governo do Estado de São Paulo que possa ao menos estudaresta ligação entre Jurubatuba e Jabaquara,m “completando” a L1 e servindo a uma grande região.

Mas só se fosse implantada, só o trecho JAB-JUB daria uma mobilidade formidável ao trecho proposto, e desde que fosse escolhida a alternativa de linha nova poderia se estender até a L2, mas discordo totalmente de que ela só seria “justificável” se fosse até lá (Sacomâ)

A densidade demográfica entre JAB e JUB é enorme, dado até o perfil sócio ecoômico do cidadão que reside aonde esta linha serviria.

Também pensei nisto, mas, como tudo na vida, há de ser uma coisa de cada vez.

Se chegar com uma proposta de vários bilhões entre custo de implantação e desapropriação, a idéia não segue adiante, aliás nenhuma em nenhum segmento.

Já este primeiro trecho reúne diversos itens que podem, podem derrubar e muito os custos, como já citei anteriormente, aproveita páteo já existente e há a possibilidade da questão da desapropriação ser significativa (em economia) entre vários outros fatores.

Mas vamos ver se sai alguma coisa. Somos nós e a RMSP a ganhar.

Abss!

Avatar do usuário

Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Lopes » 12 Set 2009, 22:32

AGV escreveu:
discordo totalmente de que ela só seria “justificável” se fosse até lá (Sacomâ)



Então AGV... me desculpe mas fui mal interpretado.
Não quis dizer que ela seria justificável apenas nessa condição...

A linha é sim justificável...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Re: Metrô SP Linha(trecho) - Jabaquara - Ipiranga

Mensagem não lida por AGV » 13 Set 2009, 11:54

ok, agora fica mais simples, por etapas.

Embora este esja o "estudodo estudo" :ph34r: (é verdade) temos aqui um trecho cou outras características, a começar pelo panorama das desapripriações, que teria de se ver o que precisaria ser demolido para a construção da linha, e, se este techo fosse realmente um trecho da Linha Oliva (dependeria de o projeto ser concretizado e se, não seria levar a L! até Jurubatuba, lembremos bem.

Mas independente disso, seria então uma outra linha ou, esta seria a Oliva e o trecho JAB-JUB a L1 chegando em JUB.

Esta alternativa que apresentei é para se dinamizar ao máximo possível a possibilidade da real implantação da linha, ou seja o que for melhor, e é este (entre vários outros) o diferencial que ví na ligação JAB-JUB, inicialmente.

Mas, vamos seguir discutindo o trecho aqui proposto. okk

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Metrô SP Linha(trecho) - Jabaquara - Ipiranga

Mensagem não lida por HGP » 13 Set 2009, 11:56

O problema Lopes na sua proposta é que o Jd da Saúde é tombado, entao desapropriações seriam dificieis para um trecho em subterrâneo ou você pensa nele em elevado?

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3147
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contact:

Re: Metrô SP Linha(trecho) - Jabaquara - Ipiranga

Mensagem não lida por AGV » 13 Set 2009, 13:46

^^ Não sabia que era tombado. :HH:

Por quê? o0

Avatar do usuário

Autor do tópico
Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Metrô SP Linha(trecho) - Jabaquara - Ipiranga

Mensagem não lida por Lopes » 13 Set 2009, 15:43

Olha, em elevado seria apenas nos trechos:

Transposição da Avenida Afonso D'escrangolle Taunay (Continuação da Avenida dos Bandeirantes, a mesma que a L1 transpõe por baixo do viaduto) e ao acompanhar o leito da Avenida Dr.Abraão de Morais.
O resto seria tudo subterrâneo, inclusive a chegada na Estação Ipiranga, podendo ter uma variação no projeto da estação Ipiranga (Interligada à CPTM) ser em Superfície.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Metrô SP Linha(trecho) - Jabaquara - Ipiranga

Mensagem não lida por HGP » 17 Set 2009, 14:15

AGV escreveu:^^ Não sabia que era tombado. :HH:

Por quê? o0


Ele é tombado, não se pode construir predios ou fazer grandes intervençoes Athos....

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”