Betim e Contagem na batalha pelo VLT

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Moderador: ArqPaulo

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Betim e Contagem na batalha pelo VLT

Mensagem não lida por Inconfidente » 07 Nov 2009, 09:28

Prefeitura de Betim apresenta protocolo para formar consórcio com a participação de Belo Horizonte e Contagem

Imagem

A Prefeitura de Betim apresentou dia 4 de novembro protocolo com objetivo de formar um consórcio metropolitano sobre trilhos, com a participação das Prefeituras de Contagem e Belo Horizonte. A meta é que o consórcio facilite a implantação do sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT) do Bairro Eldorado, em Contagem, até o Jardim das Alterosas, em Betim, um trecho de 17,8 quilômetros cuja operação pode beneficiar mais de 1 milhão de habitantes de 13 cidades.

O documento foi entregue às administrações durante o seminário sobre mobilidade urbana, promovido em 4 de novembro pela Agência de Desenvolvimento Metropolitana na cidade da Grande BH. Mas, enquanto Betim não apresenta estudo de viabilidade do projeto, que deveria ter sido entregue à Secretaria da Casa Civil da Presidência da República em outubro, a vizinha Contagem, que já tem pesquisa sobre o VLT no município, busca outros parceiros para o projeto.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, se reuniu em 3 de novembro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Robson Braga de Andrade, com o objetivo de criar alianças e firmar uma parceria público-privada para o VLT, a exemplo de Brasília e Recife, cujas administrações têm parcerias com bancos francês e japonês, respectivamente. "É um projeto que interessa também à atividade econômica, pois se trata de infraestrutura. A próxima iniciativa é uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que possamos tentar novas parcerias. Precisamos agir rápido para que o projeto esteja dentro do PAC da Mobilidade e que possa ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014", afirma Marília.

Em Contagem, a proposta do VLT consiste em um trecho entre os bairros Eldorado e Bernardo Monteiro e outro do Bernardo Monteiro ao Barreiro, na capital, num total de 16 quilômetros. Os trens circulariam em trecho sob concessão atual da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O estudo de viabilidade aponta a possibilidade de usar os mesmos trilhos ou outra linha, ao lado da existente. Neste caso, o custo seria de R$ 530 milhões, cerca de R$ 33 milhões por quilômetro, ou um terço dos recursos de uma expansão do metrô. O trecho de Contagem atenderia 150 mil passageiros/dia.

O presidente da Fiemg disse que a instituição apoia o VLT: "A região metropolitana precisa de melhorias no transporte de passageiros, pois um projeto viável para o transporte facilita a atração de investimentos para o Estado. Vamos tratar da questão junto à FCA e ao governo estadual. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) certamente tem recursos disponíveis para um projeto como esse".

Fonte: BHTrans

___________________

Só para contextualizar a importância desse projeto:

Contagem é o maior parque industrial de Minas Gerais (inclusive tem indústria ferroviária), uma cidade de mais de 600.000 habitantes e o município mais integrado a Belo Horizonte, praticamente mais uma região da capital mineira. É onde também fica o maior shopping do estado, o Itaú Power Shopping.

Betim é um dos maiores PIBs de Minas Gerais. O município de mais de 400.000 habitantes que também fica na região metropolitana de Belo Horizonte conta com refinaria da Petrobrás e a maior fábrica de automóveis do grupo FIAT do mundo inteiro. A fábrica que já é enorme já tem previsão confirmada pelo grupo, mesmo depois da crise, para expansão na ordem de R$5bi.

Juntos somente Belo Horizonte, Contagem e Betim contam com mais de 3.400.000 de habitantes. Mais de 60% da população de toda a região metropolitana.

Avatar do usuário

Elmo
USUÁRIO JR
Mensagens: 47
Registrado em: 05 Jun 2009, 04:01
Localização: Contagem - MG

Re: Betim e Contagem na batalha pelo VLT

Mensagem não lida por Elmo » 01 Dez 2009, 00:17

Esse projeto não está bem explicado!
Será utilizada a atual linha, mas como ficará o tráfego de ida e volta? Será só uma composição indo e tem de esperar ela voltar pra ir de novo? E os trens de carga que passam nela diariamnete?
Não entendi nada! :ttn:
Imagem
Visite: Construction Family

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2533
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Betim e Contagem na batalha pelo VLT

Mensagem não lida por Vicente » 01 Dez 2009, 15:57

Bom, conheço boa parte deste trajeto aí, visto que quando vou a BH a trabalho, na realidade vou a Betim / Ibirité. Desço em Confins, passo em frente ao novo complexo do governo de MG, e vou até ao lado da Petrobrás (REGAP), que é onde fica a base da Ultra (na estrada do Petrovale, nos fundos da Fiat).

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Betim e Contagem na batalha pelo VLT

Mensagem não lida por Inconfidente » 06 Dez 2009, 09:21

Elmo escreveu:Esse projeto não está bem explicado!
Será utilizada a atual linha, mas como ficará o tráfego de ida e volta? Será só uma composição indo e tem de esperar ela voltar pra ir de novo? E os trens de carga que passam nela diariamnete?
Não entendi nada! :ttn:


Eu acredito que não haja projeto ainda. Mas pelo menos os políticos e a comunidade estão se mobilizando para estudar a implantação do VLT na RMBH.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”