Página 1 de 1

Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 20 Abr 2010, 09:43
por AGV
Revista Ferroviária

http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... Editoria=1
19/04/2010

Na próxima segunda-feira (26), a secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) entrega ao governo de São Paulo o relatório preliminar sobre a viabilidade dos trens regionais da capital paulista para Santos e Sorocaba.

A via que será utilizada pelos trens ainda não está definida, mas a secretaria está conversando com a ALL para utilizar as mesmas linhas que a operadora. Segundo o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos e coordenador do estudo de vialibidade, João Paulo de Jesus Lopes, as linhas estão dentro da faixa da CPTM e não teria problema o uso, já que a ALL também utiliza trechos pertencentes à CPTM.

A ideia inicial é que os trens sejam operados pela CPTM, mas isso será definido em estudos posteriores. Assim como o tipo de trem e bitola. Uma das definições apresentadas por Lopes é que os trens devem circular com velocidade média entre 120 e 130 km/h.

“Os técnicos da secretaria e da CPTM estão fazendo diversas consultas no Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá sobre o material rodante e as novas tecnologias que permitam velocidades maiores”.

Em relação aos custos de implantação, João Paulo explica que devem variar de acordo com o trajeto definido. “Os valores podem ser correspondentes à implantação de uma linha de metrô ou até metade, vai depender do percurso adotado”.

Agora, trens a até 130 km/h, no que já existe, considero inviável. tnk

Re: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 20 Mai 2010, 13:00
por Vicente
Duas linhas de trem voltarão a funcionar
Ramais para a Baixada Santista e Sorocaba devem estar em
operação até 2014

EDUARDO REINA, eduardo.reina@grupoestado.com.br

Duas linhas extintas de trens de passageiros vão voltar a funcionar em São Paulo. Os estudos sobre os ramais para a Baixada Santista e Sorocaba, a serem operados pela Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM), foram concluídos no dia 28. Há duas alternativas: utilizar os trilhos das antigas linhas Sorocabana e Santos-Jundiaí ou criar faixas alternativas no mesmo traçado.

O objetivo das duas ligações ferroviárias é competir com as linhas rodoviárias, com mais rapidez, eficiência e conforto. “Esses estudos são análises que mostram a viabilidade da implementação”, afirma João Paulo de Jesus Lopes, secretário adjunto de Transportes Metropolitanos, que comanda o grupo de estudos dos dois projetos.

A estimativa do governo é que as duas linhas possam entrar em operação até 2014, antes do início da Copa do Mundo no Brasil. São esperados de 30 mil a 50 mil passageiros por dia nas novas linhas.

O projeto estima viagens com duração entre 35 e 50 minutos. “Mais que isso fica inviável, pois a viagem de ônibus entre Sorocaba e a capital dura entre 1h20 e 1h25”, diz Lopes. Os trens terão velocidade maior que as composições metropolitanas, entre 120 km/h e 150 km/h, com intervalos de partida entre 10 e 15 minutos. A passagem ainda não foi calculada. A de ônibus entre São Paulo e Sorocaba custa hoje R$ 21.

O custo de cada linha é de R$ 3,5 bilhões a R$ 4 bilhões. O trem para a Baixada Santista terá partida da Estação Tamanduateí da Linha 10-Turquesa. O ramal sorocabano pode iniciar na Lapa, Barra Funda ou Pinheiros.

Recorte e cobre
Estimativa é para Copa de 2014

A estimativa do governo do Estado é que as linhas para Sorocaba e Santos entrem em operação até 2014, antes do início da Copa do Mundo no Brasil

Fonte: http://jt.com.br/editorias/2010/05/20/g ... 0.15.1.xml_________________________________--

Outra notícia sobre isso no JT (tô emocionado de ver algo positivo nesse jornal :lol: )

Não consigo ver isso por Paranapiacaba. A serra é íngreme demais, a cremalheira lotadaça.E a Mairink- Santos vive cheia pela ALL, também.
Minha sugestão para este caminho: acompanhar a 10 até quase Mauá, virar para o oeste para acompanhar o Rodoanel e descer em túnel mais ou menos na altura da divisa de SBC e SA.
Para a Sorocabana Reloaded, vejo um aproveitamento da obra até ABU, e a partir daí, vias novas, com retificação de alguns trechos críticos.

E olha, quem sabe se os 2100 poderão fazer o serviço real deles.

Francis, você pode falar algo? Os estudos estão encaminhados?
Dotação orçamentária que é bom, não tem ainda...

Re: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 22 Mai 2010, 23:04
por HGP
O mapa dessa reportagem faz você ter orgasmos. A linha da Sorocabana "ativa" ainda levaria os trens para Adamantina...... :DD :DD

Re: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 23 Mai 2010, 12:59
por AGV
^^ Não encontrei o mapa amigão! okk

Re: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 23 Mai 2010, 18:17
por Jorge Luis
Li no SSC que os prefeitos de Sorocaba e região estão querendo boicotar este projeto, alguem que faz parte do SSC poderia transferir para ca essa reportagem para nos podermos discutir aqui.

Re: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 24 Mai 2010, 21:41
por Isaias
Jorge Luis escreveu:Li no SSC que os prefeitos de Sorocaba e região estão querendo boicotar este projeto, alguem que faz parte do SSC poderia transferir para ca essa reportagem para nos podermos discutir aqui.
Os prefeitos ou as empresa de ônibus com medo perder passageiros?

Re: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 26 Mai 2010, 21:54
por Jorge Luis
os prefeitos okk

Re: Pronto estudo dos trens de Sorocaba e Santos

Enviado: 01 Jun 2010, 20:23
por Isaias
Jorge Luis escreveu:os prefeitos okk
Jorge..prefeito é assim mesmo só serve pra pedir voto e na hora do ''vamo ver'' não faz nada pela população,nota zero para esses prefeitos. :gr: :gr: :gr: