Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Moderador: ArqPaulo


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 578
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Jorge Luis » 30 Jun 2010, 15:47

Vendo a preocupaçãode muitos foristas com relação ao destino dos trem 5000 (Fepasão), abri este topico para expormos ideias de aproveitamento dessas composiçoes, principalmente no territorio paulista.
Atualmente a Cptm esta negociando os trem de Prata que estão a mais de 10anos encostado em Juiz de Fora para que sejam reformados como trens turistico esse trem vai passar por uma grande reforma a um custo muito alto se ao inves de adquirir este trem ela reformace os serie 5000 e adaptalos para atividades especificas talves fosse mais viavel do que pegar um trem desconhecido e sucateado.
Os serie 5000 poderiam por exemplo ser adaptado para rodar no turistico Aparecida do Norte, bastando para isso transfoma-los para esse tipo de atividade, sendo tracionado por locomotiva diesel, por ser uma composição de 12 carros poderiamos ter um carro para WC inclusive adaptado para deficiente e um outro carro para restaurante, bancos confortaveis, tambem poderiamos ter composiçoes fixas em outros roteiros.
Quanto a reforma acredito ser viavel uma vez que não havera necesidade de equipamentos eletronico carissimo ja que o mesmo sera tracionado por locomotivas diesel e em caso de peças sobressalente ulgumas composiçoes baixadas forneceriam essas peças
Tambem alguns forista que conheçam bem a malha paulista, poderiam sugerir outras alternativas ligando cidades com esses trens.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2063
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 30 Jun 2010, 22:38

De alguma forma a melhor solução seria vendê-lo a outras operadoras de trens de subúrbio,como a Trensurb,Metrô-BH,SuperVia,MetrôRec,caso não haja interesse de modernização pela CPTM.

Caso seja a única via a modernização,sou a favor de uma modernização para um sistema de tração/alimentação que seja comum a de outros trens da CPTM,podendo ser o IGBT,apesar de que acho eu uma modernização com tração IGBT sairia muito mais caro,mas futuramente traria benefícios...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Lopes » 01 Jul 2010, 04:47

Creio que as adaptações do 5000 para rodar em outros sistemas e até em outras linhas da CPTM seja muito custoso.
Foram projetados especialmente para a Fepasa...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Vineeh
USUÁRIO JR
Mensagens: 350
Registrado em: 22 Jul 2009, 03:11
Contact:

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Vineeh » 01 Jul 2010, 23:29

Eles foram projetados apenas para as linhas 8 e 9 (antigamente pertenciam a FEPASA, como o Lopes disse). Eles podem não atingir um bom desempenho em uma outra linha da CPTM (7,10,11 ou 12).
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 578
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Jorge Luis » 02 Jul 2010, 21:02

pessoal alguns postadores desta pagina antes de dar sua opinião leia primeiro o que esta escrito;O assunto é usar estas composiçoes para trem turistico movido por locomotiva a diesel, ao inves de pegar aqueles trem de prata sucateado em Juiz de Fora, usar os fepasoes nas linhas do metropolitano da grande são paulo, seria retrocesso, esse seria o objetivo da discussão,trem turistico prestem mais a atenção.

Walter escreveu:Gente é hora de vocês cairem na real, nao existira reforma para o fepasao, com a chegada de todos os 36 novos caf o destino do fepasão sera a sucata


Vineeh escreveu:Eles foram projetados apenas para as linhas 8 e 9 (antigamente pertenciam a FEPASA, como o Lopes disse). Eles podem não atingir um bom desempenho em uma outra linha da CPTM (7,10,11 ou 12


Ele voltou ffif
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2063
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Jul 2010, 21:11

^^ Mas tem muito mais apelo turístico os carros do Trêm de Prata,ou as Litorinas do que os carros dos Fepasões modificados...

A intenção do Expresso Turístico,pelo q vejo daqui do RJ,é a de remeter um pouco ao passado,por isso a reforma dos carros Budd...

Vejo somente duas soluções para o Fepasão:Ou repassar a outras operadoras ou modernizá-lo.Se não quiser modernizar e consequentemente nem manter,ou vende pra sucata ou vende para operar em outra ferrovia,não só no Brasil mas podendo ser em outro país da América Latina...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Souzadfs2000
USUÁRIO JR
Mensagens: 156
Registrado em: 11 Nov 2009, 15:04
Localização: Carapicuiba - SP

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Souzadfs2000 » 07 Jul 2010, 13:12

Boa tarde pessoal.

Bom na minha opnião, se eu fosse a CPTM, faria o seguinte:
- Faria um estudo sobre a possibilidade de implantar transporte metropolitano sobre trilhos, nas regiões de Sorocaba, Campinas, Santos, São José dos Campos, etc...
- Se houver possibilidade, (reforma de via férrea, reforma/reconstrução de estações, demanda, etc...) poderia escolher os Fepasões que estivessem em melhor estado, faria uma reforma, para rodarem mais alguns anos, e utilizaria em alguma/algumas destas regiões, rodando com 6 carros, até existir a possibilidade de substituí-los por trens novos. (CAF 7000, Alstom 2 mil e alguma coisa, etc...) tnk
Seria uma forma de os Fepasões ganharem uma sobrevida. okk

[]s
Carapicuiba<>Osasco
Osasco<>Cid. Jardim

Avatar do usuário

Vineeh
USUÁRIO JR
Mensagens: 350
Registrado em: 22 Jul 2009, 03:11
Contact:

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Vineeh » 07 Jul 2010, 19:19

O problema do 5000 com 6 carros é que se der algum problema e isolar um carro motor, já era.
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 578
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Jorge Luis » 07 Jul 2010, 21:12

as composiçoes não precisam ser eletricas podem ser tracionada por locomotivas DIESEL.se realmente o sistema der certo ai sim pode se pensar em eletrificar e colocar trens novos.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Souzadfs2000
USUÁRIO JR
Mensagens: 156
Registrado em: 11 Nov 2009, 15:04
Localização: Carapicuiba - SP

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Souzadfs2000 » 16 Ago 2010, 15:04

Boa tarde pessoal.

Vineeh escreveu:O problema do 5000 com 6 carros é que se der algum problema e isolar um carro motor, já era.


Também poderiam rodar com 8 carros, (2 tues de 4 carros, depois de remover os carros reboques centrais, como já vi sugerido aqui no fórum) assim teríamos 4 carros motores. okk

[]s
Carapicuiba<>Osasco
Osasco<>Cid. Jardim


Souzadfs2000
USUÁRIO JR
Mensagens: 156
Registrado em: 11 Nov 2009, 15:04
Localização: Carapicuiba - SP

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por Souzadfs2000 » 16 Ago 2010, 15:05

Boa tarde pessoal.

Jorge Luis escreveu:as composiçoes não precisam ser eletricas podem ser tracionada por locomotivas DIESEL.se realmente o sistema der certo ai sim pode se pensar em eletrificar e colocar trens novos.


Também. okk

[]s
Carapicuiba<>Osasco
Osasco<>Cid. Jardim


adrianocs
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 08 Ago 2010, 20:25

Re: Solução para o trem serie 5000 (Fepasão)

Mensagem não lida por adrianocs » 16 Ago 2010, 22:17

Souzadfs2000 escreveu:Boa tarde pessoal.

Vineeh escreveu:O problema do 5000 com 6 carros é que se der algum problema e isolar um carro motor, já era.


Também poderiam rodar com 8 carros, (2 tues de 4 carros, depois de remover os carros reboques centrais, como já vi sugerido aqui no fórum) assim teríamos 4 carros motores. okk

[]s

e então coloca lo como trem auxiliar(trem reserva) para dar apoio ah alguma linha

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”