APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"
Enviado: 05 Jun 2008, 13:36
Senhores, posto aqui esta apresentação do TGVBR - ProTrem, fruto de estudos e levantamentos feitos por mim, de forma bem preliminar mesmo, para este novo trecho do Metrô-SP, e que decidi fazer algo mais detalhado, inclusive para visualizar como poderia ser na realidade, e que ao meu ver, essencial para a região e o sistema, pois interligará um grande "buraco negro" logístico e viário entre estas duas regiões.
LINHA OLIVA/AZUL
Esta proposta de linha, tem por objetivo integrar os sistemas de transporte, Metro/ônibus ferroviários como um todo, bem como, criar um importantíssimo elo de ligação com a zona Sul, localizadas mais ao sul da cidade, que não são suficientemente interligadas com meios de massa, como o metroferroviário, pois, por exemplo, atualmente a estação/bairro do Jabaquara, não conta com com nenhuma ligação direta por vias arteriais, ou de acesso mais direto, e sim através de um “labirinto” de pequenas, estreitas e sinuosas ruas,e alguns trechos com grandes aclives/declives, com considerável volume de tráfego local por ser densamente povoada e com intenso comércio, como a Av. Sta. Catarina/ Rua Alba, para citar as principais.
Porém, não são suficientes para atender à ligação de tráfego entre Jabaquara e as regiões de Jd consórcio, Pedreira, Jd. Marajoara, Interlagos, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros, e outras que são grandes e tradicionais “clientes” que se dirigem à Jabaquara, para então, acessar a Linha Azul, visando, não somente atingir ao centro da cidade, mas o comércio/empresas ao longo desta linha.
Como dito acima, Jabaquara não possui nenhuma ligação por vias principais ao restante citado da ZS. Possui atualmente, uma avenida (Eng. Armando de Arruda Pereira) que vai até a idade de Diadema, avenida esta que possui um corredor de ônibus da EMTU, que serve ao terminal de ônibus desta cidade vizinha. Assim, esta extensão ou nova linha Jabaquara/Jurubatuba, não só antingiria importantes vias de acesso, como centros comerciais e pontos de interesse, como
descrito nas Estações propostas abaixo:
OBSERVAÇÃO: Devido a falha no link das fotos as imagens com o detalhamento do traçado e estações estão nos posts abaixo
Vila Campestre:
Atende a uma grande região residencial, e às proximidades do hospital Municipal “Artur Sabóia” ficando localizada após o páteo Jabaquara;
Cupecê: Importantíssima via de acesso entre Diadema e a Marginal Pinheiros e virtual ponto de embarque/desembarque de passageiros da região, que, mesmo esta avenida estando a 2000m. de Jabaquara, não possui nenhuma interligação viária “arterial” entre os dois bairros;
Vila Joaniza Localizada na avenida de mesmo nome, bairro com grande densidade demográfica, sem acesso a um sistema de grande capacidade;
Jd. Consórcio: Localiza-se em um grande centro comercial (Shopping center) localizado na Av. Interlagos(outra grande via arterial), aonde inclusive existem grandes varejistas e um grande hospital público estadual. (HGP);
Campo Grande: Localizada no cruzamento entrte as avenidas Interlagos e Nossa Senhora do Sabará, sendo esta última o acesso a bairros como Eldorado e Pedreira;
Mãe de Deus: Neste ponto, temos, não só grandes indústrias, mas também está em construção, um grande Santuário Católico que irá abrigar mais de cem mil pessoas, aonde será essencial um transporte de massa eficaz para atender a esta demanda, além da atual, pelas características locais.
Jurubatuba: Estação da CPTM, da Linha 9 - Esmeralda, que se interligará futuramente com as linhas 4 e 5 do Metrô, além da linha A em Osasco/Pres. Altino, e passageiros vindos de/para Grajaú;
Cenários possíveis:
Atualmente, quem vem das regiões do extremo Sul, em direção à Estação Jabaquara, necessariamente, precisa passar por ruas de pequena vazão de trânsito, como anteriormente dito.
Com a conclusão das obras das linhas 4 e 5, e mais esta linha proposta, teríamos os seguintes cenários:
Passageiros embarcam em Grajaú, em direção às linhas 4, 5 e ”Oliva”/extensão, Azul em direção ao Centro, ou: Embarque em Grajaú, em direção aos centros comerciais e empresas localizados ao longo de cada uma das citadas linhas, pois, por exemplo, não faria sentido, embarcar de Grajaú, tomar um Metrô em Santo Amaro, ir até Santa Cruz para então retornar para as estações, como Saúde, ou Jabaquara.
Esta nova ligação Jabaquara/Jurubatuba, irá retirar boa parte de ônibus e carros pois cria uma inédita ligação direta entre as regiões “cliente” e “destino”; permite aos proprietários de veículos deixarem seus carros em casa, pois haveria um excelente meio de transporte à disposição, ao longo do trajeto, em direção ao centro ou bairros ao longo da nova linha.
Outra grande vantagem desta ligação metroviária esta na extensão, relativamente curta entre as duas estações propostas (cerca de 8000 metros), literalmente seu custo, em função ao enorme benefício, seja logístico, seja ambiental (pela redução da circulação de veículos entre as regiões ao longo da linha), seria extremamente vantajoso, face ao investimento necessário, sem contar em ganhos com tempo, eliminação com prejuízos, decorrentes de acidentes automobilísticos e trânsito lento, além de interligar a Estação Jabaquara e Jurubatuba e todos os benefícios aqui expostos desta interligação, que seria impossível descrever aqui, sem se alongar demasiadamente.
LINHA OLIVA/AZUL
Esta proposta de linha, tem por objetivo integrar os sistemas de transporte, Metro/ônibus ferroviários como um todo, bem como, criar um importantíssimo elo de ligação com a zona Sul, localizadas mais ao sul da cidade, que não são suficientemente interligadas com meios de massa, como o metroferroviário, pois, por exemplo, atualmente a estação/bairro do Jabaquara, não conta com com nenhuma ligação direta por vias arteriais, ou de acesso mais direto, e sim através de um “labirinto” de pequenas, estreitas e sinuosas ruas,e alguns trechos com grandes aclives/declives, com considerável volume de tráfego local por ser densamente povoada e com intenso comércio, como a Av. Sta. Catarina/ Rua Alba, para citar as principais.
Porém, não são suficientes para atender à ligação de tráfego entre Jabaquara e as regiões de Jd consórcio, Pedreira, Jd. Marajoara, Interlagos, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros, e outras que são grandes e tradicionais “clientes” que se dirigem à Jabaquara, para então, acessar a Linha Azul, visando, não somente atingir ao centro da cidade, mas o comércio/empresas ao longo desta linha.
Como dito acima, Jabaquara não possui nenhuma ligação por vias principais ao restante citado da ZS. Possui atualmente, uma avenida (Eng. Armando de Arruda Pereira) que vai até a idade de Diadema, avenida esta que possui um corredor de ônibus da EMTU, que serve ao terminal de ônibus desta cidade vizinha. Assim, esta extensão ou nova linha Jabaquara/Jurubatuba, não só antingiria importantes vias de acesso, como centros comerciais e pontos de interesse, como
descrito nas Estações propostas abaixo:
OBSERVAÇÃO: Devido a falha no link das fotos as imagens com o detalhamento do traçado e estações estão nos posts abaixo
Vila Campestre:
Atende a uma grande região residencial, e às proximidades do hospital Municipal “Artur Sabóia” ficando localizada após o páteo Jabaquara;
Cupecê: Importantíssima via de acesso entre Diadema e a Marginal Pinheiros e virtual ponto de embarque/desembarque de passageiros da região, que, mesmo esta avenida estando a 2000m. de Jabaquara, não possui nenhuma interligação viária “arterial” entre os dois bairros;
Vila Joaniza Localizada na avenida de mesmo nome, bairro com grande densidade demográfica, sem acesso a um sistema de grande capacidade;
Jd. Consórcio: Localiza-se em um grande centro comercial (Shopping center) localizado na Av. Interlagos(outra grande via arterial), aonde inclusive existem grandes varejistas e um grande hospital público estadual. (HGP);
Campo Grande: Localizada no cruzamento entrte as avenidas Interlagos e Nossa Senhora do Sabará, sendo esta última o acesso a bairros como Eldorado e Pedreira;
Mãe de Deus: Neste ponto, temos, não só grandes indústrias, mas também está em construção, um grande Santuário Católico que irá abrigar mais de cem mil pessoas, aonde será essencial um transporte de massa eficaz para atender a esta demanda, além da atual, pelas características locais.
Jurubatuba: Estação da CPTM, da Linha 9 - Esmeralda, que se interligará futuramente com as linhas 4 e 5 do Metrô, além da linha A em Osasco/Pres. Altino, e passageiros vindos de/para Grajaú;
Cenários possíveis:
Atualmente, quem vem das regiões do extremo Sul, em direção à Estação Jabaquara, necessariamente, precisa passar por ruas de pequena vazão de trânsito, como anteriormente dito.
Com a conclusão das obras das linhas 4 e 5, e mais esta linha proposta, teríamos os seguintes cenários:
Passageiros embarcam em Grajaú, em direção às linhas 4, 5 e ”Oliva”/extensão, Azul em direção ao Centro, ou: Embarque em Grajaú, em direção aos centros comerciais e empresas localizados ao longo de cada uma das citadas linhas, pois, por exemplo, não faria sentido, embarcar de Grajaú, tomar um Metrô em Santo Amaro, ir até Santa Cruz para então retornar para as estações, como Saúde, ou Jabaquara.
Esta nova ligação Jabaquara/Jurubatuba, irá retirar boa parte de ônibus e carros pois cria uma inédita ligação direta entre as regiões “cliente” e “destino”; permite aos proprietários de veículos deixarem seus carros em casa, pois haveria um excelente meio de transporte à disposição, ao longo do trajeto, em direção ao centro ou bairros ao longo da nova linha.
Outra grande vantagem desta ligação metroviária esta na extensão, relativamente curta entre as duas estações propostas (cerca de 8000 metros), literalmente seu custo, em função ao enorme benefício, seja logístico, seja ambiental (pela redução da circulação de veículos entre as regiões ao longo da linha), seria extremamente vantajoso, face ao investimento necessário, sem contar em ganhos com tempo, eliminação com prejuízos, decorrentes de acidentes automobilísticos e trânsito lento, além de interligar a Estação Jabaquara e Jurubatuba e todos os benefícios aqui expostos desta interligação, que seria impossível descrever aqui, sem se alongar demasiadamente.