APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.
Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 05 Jun 2008, 13:36

Senhores, posto aqui esta apresentação do TGVBR - ProTrem, fruto de estudos e levantamentos feitos por mim, de forma bem preliminar mesmo, para este novo trecho do Metrô-SP, e que decidi fazer algo mais detalhado, inclusive para visualizar como poderia ser na realidade, e que ao meu ver, essencial para a região e o sistema, pois interligará um grande "buraco negro" logístico e viário entre estas duas regiões.




LINHA OLIVA/AZUL

Esta proposta de linha, tem por objetivo integrar os sistemas de transporte, Metro/ônibus ferroviários como um todo, bem como, criar um importantíssimo elo de ligação com a zona Sul, localizadas mais ao sul da cidade, que não são suficientemente interligadas com meios de massa, como o metroferroviário, pois, por exemplo, atualmente a estação/bairro do Jabaquara, não conta com com nenhuma ligação direta por vias arteriais, ou de acesso mais direto, e sim através de um “labirinto” de pequenas, estreitas e sinuosas ruas,e alguns trechos com grandes aclives/declives, com considerável volume de tráfego local por ser densamente povoada e com intenso comércio, como a Av. Sta. Catarina/ Rua Alba, para citar as principais.

Porém, não são suficientes para atender à ligação de tráfego entre Jabaquara e as regiões de Jd consórcio, Pedreira, Jd. Marajoara, Interlagos, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros, e outras que são grandes e tradicionais “clientes” que se dirigem à Jabaquara, para então, acessar a Linha Azul, visando, não somente atingir ao centro da cidade, mas o comércio/empresas ao longo desta linha.

Como dito acima, Jabaquara não possui nenhuma ligação por vias principais ao restante citado da ZS. Possui atualmente, uma avenida (Eng. Armando de Arruda Pereira) que vai até a idade de Diadema, avenida esta que possui um corredor de ônibus da EMTU, que serve ao terminal de ônibus desta cidade vizinha. Assim, esta extensão ou nova linha Jabaquara/Jurubatuba, não só antingiria importantes vias de acesso, como centros comerciais e pontos de interesse, como
descrito nas Estações propostas abaixo:

OBSERVAÇÃO: Devido a falha no link das fotos as imagens com o detalhamento do traçado e estações estão nos posts abaixo

Vila Campestre:
Atende a uma grande região residencial, e às proximidades do hospital Municipal “Artur Sabóia” ficando localizada após o páteo Jabaquara;

Cupecê: Importantíssima via de acesso entre Diadema e a Marginal Pinheiros e virtual ponto de embarque/desembarque de passageiros da região, que, mesmo esta avenida estando a 2000m. de Jabaquara, não possui nenhuma interligação viária “arterial” entre os dois bairros;

Vila Joaniza Localizada na avenida de mesmo nome, bairro com grande densidade demográfica, sem acesso a um sistema de grande capacidade;

Jd. Consórcio: Localiza-se em um grande centro comercial (Shopping center) localizado na Av. Interlagos(outra grande via arterial), aonde inclusive existem grandes varejistas e um grande hospital público estadual. (HGP);

Campo Grande: Localizada no cruzamento entrte as avenidas Interlagos e Nossa Senhora do Sabará, sendo esta última o acesso a bairros como Eldorado e Pedreira;

Mãe de Deus: Neste ponto, temos, não só grandes indústrias, mas também está em construção, um grande Santuário Católico que irá abrigar mais de cem mil pessoas, aonde será essencial um transporte de massa eficaz para atender a esta demanda, além da atual, pelas características locais.

Jurubatuba: Estação da CPTM, da Linha 9 - Esmeralda, que se interligará futuramente com as linhas 4 e 5 do Metrô, além da linha A em Osasco/Pres. Altino, e passageiros vindos de/para Grajaú;



Cenários possíveis:
Atualmente, quem vem das regiões do extremo Sul, em direção à Estação Jabaquara, necessariamente, precisa passar por ruas de pequena vazão de trânsito, como anteriormente dito.

Com a conclusão das obras das linhas 4 e 5, e mais esta linha proposta, teríamos os seguintes cenários:

Passageiros embarcam em Grajaú, em direção às linhas 4, 5 e ”Oliva”/extensão, Azul em direção ao Centro, ou: Embarque em Grajaú, em direção aos centros comerciais e empresas localizados ao longo de cada uma das citadas linhas, pois, por exemplo, não faria sentido, embarcar de Grajaú, tomar um Metrô em Santo Amaro, ir até Santa Cruz para então retornar para as estações, como Saúde, ou Jabaquara.

Esta nova ligação Jabaquara/Jurubatuba, irá retirar boa parte de ônibus e carros pois cria uma inédita ligação direta entre as regiões “cliente” e “destino”; permite aos proprietários de veículos deixarem seus carros em casa, pois haveria um excelente meio de transporte à disposição, ao longo do trajeto, em direção ao centro ou bairros ao longo da nova linha.

Outra grande vantagem desta ligação metroviária esta na extensão, relativamente curta entre as duas estações propostas (cerca de 8000 metros), literalmente seu custo, em função ao enorme benefício, seja logístico, seja ambiental (pela redução da circulação de veículos entre as regiões ao longo da linha), seria extremamente vantajoso, face ao investimento necessário, sem contar em ganhos com tempo, eliminação com prejuízos, decorrentes de acidentes automobilísticos e trânsito lento, além de interligar a Estação Jabaquara e Jurubatuba e todos os benefícios aqui expostos desta interligação, que seria impossível descrever aqui, sem se alongar demasiadamente.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 30 Out 2008, 19:24

Eu também acho importante uma ligação assim. Para saber que tipo de transporte seria realizado por essa linha (se seria VLT ou metrô), só precisaria quantificar os deslocamentos atuais e ver a projeção para os deslocamentos futuros. Mas o mais importante é o Metrô-SP avaliar essa ligação. Para isso, precisamos entregar algum documento a eles. Mais importante de tudo é dar legitimidade ao documento. Uma quantidade razoável de assinaturas de moradores da região beneficiada a favor dessa ligação é o que eu considero mais importante.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 30 Out 2008, 22:11

Importante mesmo , A regiao de Jurubatuba, Interlagos é cheio de linhas de onibus que vai para o Terminal Jabaquara, Alias a região ainda carece de eficiencia , tem linha que vai de Interlagos até o Brás o0 o0


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 31 Out 2008, 00:00

haiser escreveu: tem linha que vai de Interlagos até o Brás o0 o0
5630-10 Terminal Grajaú - Metrô Brás
passando pela praça da Sé o0
Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 31 Out 2008, 00:06

Detalhe: sempre vi articulados nessa linha. Demanda, tem...

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 31 Out 2008, 09:55

Tiago Costa escreveu:Eu também acho importante uma ligação assim. Para saber que tipo de transporte seria realizado por essa linha (se seria VLT ou metrô), só precisaria quantificar os deslocamentos atuais e ver a projeção para os deslocamentos futuros. Mas o mais importante é o Metrô-SP avaliar essa ligação. Para isso, precisamos entregar algum documento a eles. Mais importante de tudo é dar legitimidade ao documento. Uma quantidade razoável de assinaturas de moradores da região beneficiada a favor dessa ligação é o que eu considero mais importante.
Um já foi enviado:

Senhor Athos:

Encaminhamos sua manifestação para a área responsável pelo assunto abordado em eu relato e fomos informados que a atual proposta de rede futura do Metrô não prevê a ligação de Jabaquara com Jurubatuba.

Esta rede, entretanto, deverá ser revista até dezembro de 2009, com base nos dados da Pesquisa Origem - Destino 2007.

Fomos informados, ainda, que a sua proposta poderá ser analisada na ocasião.

Agradecemos sua iniciativa e permanecemos à disposição para outras informações.

VERA MELO
Ouvidora
Atend. 1308/08


Clique aqui para avaliar a atuação da Ouvidoria.

Agora poderemos elaborar outra apresentação, com mapas, assinaturas, até uma página só da llinha Oliva/Azul na nossa home, para acesso ao público.

Assinaturas seriam muito bem vindas, mas esta parte já é outra estória, o buraco é (bem) mais embaixo. tnk

Até porque, segundo a ouvidoria, a proposta poderá ser analisada em Dez/2009. Já é alguma coisa.


Obs.: Esta é a respósta da STM (mais "tímida", rs) :
Prezado Athos,

Agradecemos o envio de sugestões e informamos que sua manifestação foi
redirecionada a Coordenadoria de Planejamento e Gestão objetivando
conhecimento e viabilidade.

Atenciosamente,
Ouvidoria
Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
ouvidoria@stmexecutivo.sp.gov.br
http://www.sp.gov.br
tel 3291 2178
fax 3291 2177

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 30 Ago 2009, 17:04

Com a possibilidade de VLT ou monotrilho, porque não né?? Aliás , o mono ligando linhas que não se integram é uma boa ( a proposta da prefeitura para o monotrilho entre Capão e Vila Sônia é muito boa!)

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 02 Set 2009, 14:03

^^ É, mas são modais de categorias diferentes que atendem regiões diferentes.

Este trecho proposto aqui atende tranquilamente como sistema de Metrô.

As regiões atendidas são altamente adensadas.

Avatar do usuário

Fabrício Moretti
USUÁRIO JR
Mensagens: 251
Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
Localização: Sâo Bernardo do Campo

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Fabrício Moretti » 03 Set 2009, 22:31

Essa Estação Mãe de Deus recebeu um nome aleatório?! Ou realmente tem a ver com o bairro?!

É que achei engraçado!
:DD :lol:!
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Vicente » 07 Set 2009, 13:08

É uma referência ao santuário católico próximo.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 07 Set 2009, 13:43

Esta proposta é uma sugestão à Companhia do Metropolitano de São Paulo e ao STM, para literalmente dar a idéia, fazer pensar sobre as vantagens e viabilidade da linha.

O resto é com eles!


Obs.: Estou detalhando uma a uma as estações propostas. Nada tão extremo. Simples, aliás, de acordo com o que uma proposta destas pede, nada tão complexo, mas, o mais completo possível.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Jorge Luis » 07 Set 2009, 16:45

apresente sua idéia a comissão de transporte da camara de vereadores ou a da assembleia legislativa do estado, para ter um peso politico, se for o caso criamos um grupo de forista e vamos com voce la, e de quebra mostramos como funciona o tgvbr.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 07 Set 2009, 19:06

Acredito que esta proposta é capaz de dar uma mobilidade e uma área de coberturá formidável aos moradores das adjacências da linha, ao sistema como um todo, teria um custo menor (+- 9,2km de extensão) poderia se aproveitar o PAT (economizaria "um páteo") e poderia ser, conforme a possibilidade técnica ou estender a L1 até JUB ou, ser uma nova linha que de repente poderia se encontrar em algum ponto com a linha 2 verde, além de ajudar muito a tirar vepiculos do viário servido pela linha e manter os passageiros no sistema, no trecho, com ganhos de tempo, beneficia a cidade toda. tnk


okk


E vamos dar sequência sim, esta proposte é seria. Conforme já postei, já a enviei para a ouvidoria do Metrô e para a STM.

Abss! okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 09 Set 2009, 18:52

Aqui temos as Estações, detalhadas:

CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO:
Anexos
8Jub.jpg
Estação Jurubatuba, em elevado, integrando com a linha 9.
Poderia prosseguir em direção à Av. Robert Kennedy em uma outra etapa.
7Mãe.jpg
Estação Mãe de Deus.
Em Elevado.
Atende a uma grande região industrial, às proximidade da Av. Miguel Yunes e um Santuário Católico que abrigará cerca de 100 mil pessoas.
6Sab.jpg
Estação Campo Grande, em elevado.
Na Junção das avenidas Nossa Senhora do Sabará e Interlagos.
5JdC.jpg
Estação localizada na Avenida Interlagos, junto de um grande shopping center e centros comerciais.
Estação subterânea.
4Joan.jpg
Estação Vila Joaniza, também em elevado, após cruzar outro trecho em túnel entre Cupecê e esta estação.
3Cupc.jpg
Após atravessar o trecho entre Vila Campestre e Cupecê (trecho este que é um morro, cortado por um túnel), chega em Cupecê.

Estação em elevado.
2VCam.jpg
Vila Campestre.
É possível aprovaitar terrenos vazios (e baldios)
Estação em elevado.
1Jab.jpg
Jabaquara.

Conforme a opção, poderia ser ou a própria estação, com a linha sendo construída após a estação, adaptando o acesso ao PAT, ou, uma estação embaixo de Jabaquara, se fosse configurada como outra linha, que de qualquer forma, poderia se utilizar do mesmo páteo.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 09 Set 2009, 19:01

Agora falta "apenas" o perfil topográfico. :HH:

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 11 Set 2009, 17:49

Fabrício Moretti escreveu:Essa Estação Mãe de Deus recebeu um nome aleatório?! Ou realmente tem a ver com o bairro?!
Vicente A.O.Junior escreveu:É uma referência ao santuário católico próximo.


Que abrigará "apenas" 100 mil pessoas.

Aonde tanta gente vai tomar ônibus? :HH:

Sem falar, por exemplo em eventos no Autódromo de Interlagos.

Se o cara vem de Tietê em direção ao evento, desembarcaria pela linha proposta em Jurubatuba e seguiria para Autódromo.

Isso sem esquecer das desapropriações e dos espaços vazios, que este trecho tem de forma bastante peculiar, acredito que bem mais simples do que áreas como as da L4 e L5.

Em Cupecê (que aliás integraria com o corredor da EMTU) a estação proposta seria numa praça, que está sem uso definido, a PMSP poderia ceder a área;

Em Joaniza, há um clube com grande área aberta;

Em Mãe de Deus, há um grande espaço vazio ao lado do Santuário, isso sem falar do enorme espaço deixado Pela Villares. Antes que vire condomínio ali, poderia se usar aárea até para fazer um páteo, se fosse o caso tnk

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Vicente » 11 Set 2009, 21:59

A ideia é interessante, mas você tem as estimativas de demanda atualizadas, Athos?
No "feeling", tem demanda alta, porque tem articulados a rodo por esses lados.
E onde seriam os túneis (emboque/ desemboque)?
Essa linha tem um trecho coincidente com a "ouro", no começo perto de JAB?

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 11 Set 2009, 23:29

É, o trecho concide sim (coincidência, né? o0 )

Quanto à topografia e etcs, esta linha tem:

- Topograficamente falando, o trajeto (mais curto) menos acidentado seria este;

- Atenderia áreas muito populosas aonde os moradores Vão muito Para Jab, afinal de contas é caminho para ocentro da cidade;

- Cortaria avenidas "alimentadoras" da Linha, como Cupecê, Yervant Kissajikian, Interlagos, N.S do Sabará, aonde vêm um bom afluxo de pessoas.

Em termos Gerais, se fosse extensão da L1, teria de haver um rearranjo no par pra linha prosseguir - elevada - até V. Campestre. Se fosse outra linha, poderia ser uma outra estação debaixo de JAB (utilizaria-se o mesmo páteo) saindo também em elevado até V. Campestre, também elevada.

Aí começaria um emboque sentido Cupecê.

Cupecê seria elevada, entrando novamente num emboque até Joaniza.

Joaniza seria elevada (a topografia varia bem) e, logo a frente um novo emboque rumo Jd Consórcio.

Jd Consórcio seria subterrânea, seguindo em curva descendente à esquerda rumo Campo grande, em elevado, seguindo assim até Jurubatuba, passando por Mãe de Deus, fazendo curva para a direita na Av. Nãções Unidas, depois à esquerda, chegando em JUB.

E poderia numa "2a fase" terminar na Av Robert Kennedy, pois Jurubatuba é isolada do outro bairro, do outro lado do canal do Rio Pinheiros e já existe projeto, velho, da PMSP para ligar a estaçso da CPTM ao bairro no outro lado do rio, só que não saiu ainda.

Em resumo, poderiamos ter um impacto be menor nas desapropriações, devido a possíveis espaços disponíveis ou que poderiam ser desapropriados sem maiores dificuldades, além de não der uma região mais valorizada.

Por esta razão não coloquei a linha num mapa e sim em foto de satélite aonde se pode visualizar estas áreas.
tnk

Acredito não estarmos defronte a uma "mina de ouro", mas pelo menos diante de alguns detalhes estratégicos que podem fazer a diferença nao momento de uma implantação.

Diria que valeria a pena pelo menos um estudo técnico por parte da STM/Metrô. tnk

E digo Metrô, pelo fato de se pensar no aproveitamento do PAT, uma vez que ele não abrigará em breve os trens da L2, pois se a CPTM tivesse um páteo em Jurubatuba, diria que a cia poderia operar, uma vez que penso na infra estrutura da Companhia do Metropolitano de São Paulo que esta linha utilizaria (páteo, etc)

É tudo uma questão de tentar reduzir ao máximo o custo e tornar o mais dinâmico o possivel, demonstrar o quanto esta linha poderia ser implantada. Esta é a idéia. okk

Aliás o Governo do Estado de São Paulo bem que poderia desapropriar o antigo terreno da Villares para construir um futuro páteo ali. mudando ligeiramente de assunto.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Tem gente lendo esse tópico

Mensagem não lida por AGV » 18 Set 2009, 12:37

HGPFILHO escreveu:sobretudo apos as idéias do athos e do Lopes


Vejam o mapa



Imagem





LINHA 15 MAGENTA DO VLT LIGANDO SÃO JUDAS A SACOMÃ? :O =o :ph34r:

Nossa!

Mas esta "perna" da 17 não atende em praticamente nada a proposta aqui em tela. O “grosso” das regiões:
(Cupecê e todo o ABC, aonde recebe o pessoal também do ABC, além da região de Americanópolis/Cidade Ademar, tem Vila Joaniza, Jd Consórcio, para não falar em Campo grande, que recebe todo o povo de Pedreira/Eldorado, além das regiões lindeiras da estação. Sem esquecer da Região da Av Nações Unidas (Fábricas e grandes novos empreendimentos imobiliários, templo regilioso, que, se um estádio merece ter uma linha muito mais um templo, ou qualquer outro local que abrigue, principalmente, milhares de pessoas, como no caso em tela. tnk)
As duas linhas não tem a menor comparação pois atendem locais e perfis totalmente diferentes.
É como comparar 1 metro com 1 litro. tnk

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 18 Set 2009, 16:09

não falei que a linha é "ipsiliteri" a sua proposta!!! :gr: :gr: :gr: :gr:





:lol:









mas vemos trechos pequenos mas coincidentes da parte final de sua proposta ( entorno do Jabaquara) e o que o Lopes havia falado de levar uma provável extensão JUB-JAB até Sacomã da linha 2 ( também alguns trechos).


O lance agora é ver a pesquisa OD que o Vicente passou e tentar ter uma estimativa de demanda . também você tem que considerar propostas de MetrôLeve ou mesmo Monotrilho - Não estou desmerecendo sua proposta de uma ligação pesada, mas provavavelmente seja mais fácil e barato nessa região fazer uma link 9-1 com Monotrilho em elevado ou VLT. Não fica caro, tem poucas paradas e tem a extensão perfeita para esse tipo de sistema ( <10 km)- acho que como um monotrilho unindo linhas que não se conectam diretamente ( a prefeitura já está pensando nisso nos projetos dos monotrilhos que ligarão linha 4 e 5) a proposta aumenta consideravelmente a chance de sair...


Não feche a porta para discussões possiveis amigo Athos, pense no trecho comparando um busão normal, um corredor de ônibus, um Monotrilho, um VLT e o próprio metrô pesado. Não esqueça também de considerar que há boatos sobre a proposta de construçaõ de uma estação Campo Grande, na curva do Aterro , n a linha 9. Se houver porem indicativo de grande demanda - como esta-se esperando para o VLT-Linha2 para Cidade Tiradentes, aí é a questão de se defender um modal mais pesado mesmo

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes