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Terminais portuários fluminenses serão interligados por...

Enviado: 04 Jan 2012, 11:57
por Renanfsouza
Terminais portuários fluminenses serão interligados por ferrovia

03/01/2012 - 15:07h

Nova estrada de ferro poderá retirar até 700 caminhões diariamente das estradas

O governo estadual pretende revitalizar uma antiga estrada de ferro para conectar os principais portos de cargas do estado, como o Comperj e o SuperPorto do Açu, em contrução no Norte Fluminense. A Ferrovia EF-354, como será chamada, terá 350 quilômetros de extensão e permitirá trens de bitola larga e estreita.

O anúncio da construção vem de encontro à boa fase que o setor portuário brasileiro está passando. Segundo estimativas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos brasileiros devem movimentar um bilhão de toneladas de cargas, 12,3% a mais do que o volume verificado em 2011. E neste cenário, o Rio de Janeiro está sendo apontado como líder no ranking de cargas marítimas, especialmente graças aos portos do Sudeste, em Itaguaí, e Açu, no Norte Fluminense, além de outros projetos de empresas de mineração e petróleo para o Estado.

Segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, a nova linha facilitará o transporte de cargas e evitará uma sobrecarga das estradas fluminenses.

- Sem a estrada de ferro, teríamos uma média de 300 caminhões nas estradas a mais por dia, podendo chegar a até 700 caminhões diários em determinadas épocas. E nossos estudos mostram que, por exemplo, a cada 100 vagões, poderemos retirar mais de 200 caminhões nas rodovias – explica o secretário.

O novo projeto terá um investimento de R$ 1,650 bilhão e será a primeira do estilo no estado em décadas. O modelo está sendo estudado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e a ação já ganhou o apoio de diversas empresas que atuam no setor de cargas marítimas, como a Petrobrás.

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Fonte: SETRANS/RJ