Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Inconfidente » 08 Ago 2009, 00:17

Estas três fotos foram fruto do último encontro. São fotos do que pode ser visto pela via entre a Estação Central e a Estação Santa Efigênia. Outros foristas que tiverem fotos e/ou vídeos deste trecho fiquem à vontade para postar aqui também.

Imagem
Trecho

Imagem
Centro

Imagem
Prédio bonito no Santa Efigênia

Imagem
Idem


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Renanfsouza » 13 Ago 2009, 10:42

Interessante conhecer também os trechos. Legal Fred okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Inconfidente » 14 Ago 2009, 16:12

Eu tirei foto somente deste trecho mesmo. Mas seria legal tirar fotos de vários trechos para o pessoal ter uma noção de onde passa a linha.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Landrail » 14 Ago 2009, 17:31

Um bom trecho (pelo menos é o que mais gosto) primeiro de maio > Waldomiro lobo.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 31 Ago 2009, 14:09

Na última sexta-feira estive atravessando o viaduto da Avenida Francisco Sales entre os bairros Santa Efigênia e Floresta, na Área Central. Acabei flagrando um momento em que o TUE passava por baixo e com o skyline do Centro ao fundo.

Imagem

A luz do dia não estava muito boa, então me desculpem.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por HGP » 01 Set 2009, 17:28

A via do lado pertence a quem, é o que ??? tnk

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Inconfidente » 01 Set 2009, 20:01

HGPFILHO escreveu:A via do lado pertence a quem, é o que ??? tnk
Não sei de quem é, mas a composição de passageiros da Vitória Minas passa nela. Provavelmente várias outras empresas devem usar para transporte de carga também.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Tiago Costa » 02 Set 2009, 11:56

Creio que seja da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) esse trecho. Como BH é um entroncamento da FCA, Vale e MRS, as três empresas têm muito tráfego de trens de uma empresa nas linhas de outra.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por HGP » 02 Set 2009, 14:14

como a nossa linha 3, o Metrô de BH também aproveitou parte da faixa de domínio?


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Tiago Costa » 02 Set 2009, 14:40

Sim. O Metrô-BH foi concebido para utilizar somente a faixa ferroviária (não as vias, que são inteiramente novas e construídas para o Metrô-BH). O trecho implantado com essa concepção é o trecho entre as estações Eldorado e Horto. Mas houve mudanças significativas desde sua concepção, especialmente em 1991, quando houve uma reformulação de alguns conceitos. A partir daí, foi definido que ele seguiria até a Estação São Gabriel, e posteriormente até Vilarinho (não sei se isso já estava definido nessa época). O que se sente claramente dessa reformulação é uma mudança bastante significativa na arquitetura das estações (veja a Estação Santa Inês, a próxima depois da Estação Horto, e compare as duas).

Até a Estação São Gabriel, é utilizada uma faixa ferroviária de um ramal abandonado, cujos trilhos já não existiam mais. Mas foi quase como implantar uma linha inteiramente nova, pois várias obras tiveram que ser feitas antes da implantação da via permanente, inclusive a construção de um túnel, próximo do túnel da ferrovia abandonada (veja as fotos da Estação José Cândido da Silveira).

Da Estação São Gabriel em diante, a faixa é inteiramente nova, e corresponde ao trecho mais interessante do Metrô-BH, na minha opinião, onde ele passa por viadutos, trincheiras, túneis, trechos centrais de avenidas, etc.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por HGP » 02 Set 2009, 15:52

Interessante. As propostas para a linha 2 pelo visto " fogem" de antigos ou atuais ramais ferroviários??

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Inconfidente » 02 Set 2009, 18:53

HGPFILHO escreveu:Interessante. As propostas para a linha 2 pelo visto " fogem" de antigos ou atuais ramais ferroviários??
Na sua porção mais central sim. Mas na altura do bairro Gameleira passa a aproveitar o traçado de um ramal que era usado décadas atrás pelo trem suburbano e hoje em dia só cargas.

Já a linha 3, a mais importante para a Copa, não aproveitaria ramal algum. Passaria por trajetos de bastante desnível onde nunca foi tentada a construção de uma via férrea.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Set 2009, 07:20

Demorou, mas aí está o vídeo que eu fiz, que mostra esse trecho :D:



Confesso que antes de filmá-lo eu nunca tinha reparado, mas esse trecho não tem muito o que mostrar. Mas aos poucos a gente vai filmando o restante, eheheh.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Landrail » 03 Set 2009, 13:16

Exato, o trecho alí tem um headway de 50 minutos em média, quando está ná época da safra pode chegar até a 30 minutos.
Tiago, no aguardo de suas fotos.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 03 Set 2009, 20:19

Tiago Costa escreveu:Confesso que antes de filmá-lo eu nunca tinha reparado, mas esse trecho não tem muito o que mostrar. Mas aos poucos a gente vai filmando o restante, eheheh.
Sabe que eu acho que tem...
Se você reparar, vai ver nesta ordem, a atual estação ferroviária, o Viaduto Santa Tereza que é um marco arquitetônico/atração turística, boa parte dos prédios do centro e dois prédios interessantes, aquele redondo e um outro com partes metálicas.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Set 2009, 20:53

Isso é verdade. O problema, na verdade, são os galpões, aparentemente abandonados, que atrapalham a visão privilegiada que poderíamos ter do centro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Inconfidente » 03 Set 2009, 21:12

Tiago Costa escreveu:Isso é verdade. O problema, na verdade, são os galpões, aparentemente abandonados, que atrapalham a visão privilegiada que poderíamos ter do centro.
Ah sim. Eu acho até bem típico de vias férreas em trechos de grandes cidades terem estes imóveis industriais meio degradados beirando-as. É um clima bem de "caminho ferroviário". :lol:


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Set 2009, 21:20

Isso é o que tende a acontecer mesmo. Mas as cidades estão "redescobrindo" o potencial que essas áreas degradadas têm, e fazendo uma grande renovação dos tecidos urbanos. Espero que façam isso em BH um dia, assim como precisam fazer a mesma coisa no entorno da Linha 10 da CPTM, que se encontra em situação bem pior que essa em BH.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia

Mensagem não lida por HGP » 06 Set 2009, 09:00

Talvez uma operação urbana em que essa area abandonada seja revitalizada.... Há muitas opções do que se fazer de uma maneira bem legal


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Lembra muito a Linha 7 - Rubi da CPTM

Mensagem não lida por rodineisilveira » 05 Mai 2017, 13:43

Inconfidente escreveu:
08 Ago 2009, 00:17
Estas três fotos foram fruto do último encontro. São fotos do que pode ser visto pela via entre a Estação Central e a Estação Santa Efigênia. Outros foristas que tiverem fotos e/ou vídeos deste trecho fiquem à vontade para postar aqui também.

Imagem
Trecho

Imagem
Centro

Imagem
Prédio bonito no Santa Efigênia

Imagem
Idem


Este trecho lembra muito a Linha 7 - Rubi (linha norte da Santos-Jundiaí) da CPTM, mais precisamente no trecho entre a Estação da Luz e a Barra Funda.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - BELO HORIZONTE (MG)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante