Material Rodante do Metrô BH

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Material Rodante do Metrô BH

Mensagem não lida por Inconfidente » 06 Jun 2008, 18:52

O Material Rodante da STU/BH é um TREM UNIDADE ELÉTRICO (TUE),formado por dois carros motores e dois carros reboques, os carros motores estão posicionados nas cabeceiras e cada um deles tem sua própria cabine de comando.
Cada carro possui dois truques de dois eixos, sendo os truques motores equipados com dois motores de tração de potência unitária, de 242 kW, cada um.

As caixas dos carros são fabricadas em aço inoxidável, revestidas internamente com lâminas de alumínio e mecanismo de isolamento termo-acústico no teto. Os bancos anatômicos são fabricados em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro. Há também pega-mãos em dois níveis em tubos de aço inoxidável e piso de manta de borracha antiderrapante, com quatro portas, em cada lateral do carro.

As janelas possuem vidros de segurança com leve coloração, tendo caixilho fixo na parte inferior e caixilho basculante na parte superior.

O salão de passageiros e a cabine de comando dispõem de um sistema de ventilação forçada, com ventiladores e exaustores, em dois níveis de velocidade, podendo atingir até 160 (cento e sessenta) renovações de ar por hora.

A iluminação interna é feita com lâmpadas fluorescentes com um nível de iluminação que permita a leitura de emergência nos vãos das portas laterais, permanecem acesas em caso de falta da energia de tração do TUE e garantem mais segurança nas estações de risco.

A alimentação da energia de tração é obtida através de pantógrafos instalados nos tetos dos carros motores, sendo dois por carro há sempre um em operação, em cada carro motor.


. Comprimento do TUE completo entre faces de engates: 91.565 mm
. Largura externa máxima: 2.978 mm.
. Altura externa máxima da cobertura ao boleto dos trilhos: 3.910 mm.
. Altura máxima do pantógrafo ao boleto do trilho: 4.600 mm.
. Massa do TUE (tara): 201,8 Ton.
. Tensão nominal: 3.000 V.
. Bitola: 1.600 mm.
. Desempenho unihorário: 2.520 kw.
. Velocidade máxima de projeto: 90 km/h.
. Velocidade máxima de serviço: 80 km/h.
. Velocidade média comercial: 46 km/h.
. Lotação por carro motor:
. Assentados: 59;
. Em pé: 189;
. Total: 243;
. Lotação por carro reboque:
. Sentados: 72;
. Em pé: 198;
. Total: 262;
. Lotação total por TUE: 1026.


Fonte: Metrô BH

01.
Imagem

02.
Imagem

03.
Imagem

04.
Imagem

05.
Imagem

06.
Imagem

07.
Imagem
Editado pela última vez por Inconfidente em 26 Jun 2008, 19:41, em um total de 6 vezes.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 08 Jun 2008, 16:28

Finalmente eu descobri qual é a série dos trens do metrô de Belo Horizonte, a série é 200!!! :lol:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 14 Jun 2008, 19:03

Francorail 200? É esse o nome completo do modelo?


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 15 Jun 2008, 23:11

Inconfidente escreveu:Francorail 200? É esse o nome completo do modelo?
Na verdade o trens são conhecidos como MAN, não faço a mínima idéia porque, mas foi assim que a COBRASMA chama, outra dúvida é quanto a fabricação dos trens, eu tenho certeza que a COBRASMA fabricou os TUE's 01 ao 14, mas sos TUE's 15 ao 25 eu acho que foi a ALSTON empresa francesa dona do TGV francês, e fabricante e "reformadora" de trens em geral.
Os primeiros trens do metrô de BH por incrivel que pareça são parentes do trem série UI-5000 de São Paulo o popular "FEPASÃO", apesar de parecer com os trens série 8000 do Rio e do METRÔ-REC de Recife, estes ultimos foram fabricados pela SANTA MATILDE hoje a Santa Matilde se chama T'TRANS e tem filial em Conselheiro Lafaiete ou pelo menos tinha :P :mrgreen:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 25 Jun 2008, 13:51

Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 26 Jun 2008, 15:13

LANDRAIL escreveu:Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!
Desculpa Land, eu realmente eu esqueci o que você pediu, ( :oops: )

quê que você quer que faça? Coloque no primeiro post?

Pode falar que eu faço! :wink:


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 26 Jun 2008, 15:19

Inconfidente escreveu:
LANDRAIL escreveu:Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!
Desculpa Land, eu realmente eu esqueci o que você pediu, ( :oops: )

quê que você quer que faça? Coloque no primeiro post?

Pode falar que eu faço! :wink:
É isso, coloque no primeiro post, eu procurei na net algumas fotos e postei as fotos do Tiago. (nada comparado ao seu trabalho!!! É apenas uma pequena contribuição :roll: :oops:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 26 Jun 2008, 15:26

LANDRAIL escreveu:
Inconfidente escreveu:
LANDRAIL escreveu:Inconfidente, cadê você ????
Estou aguardando para você editar as fotos que postei. Okay!!!
Desculpa Land, eu realmente eu esqueci o que você pediu, ( :oops: )

quê que você quer que faça? Coloque no primeiro post?

Pode falar que eu faço! :wink:
É isso, coloque no primeiro post, eu procurei na net algumas fotos e postei as fotos do Tiago. (nada comparado ao seu trabalho!!! É apenas uma pequena contribuição :roll: :oops:
Mas para isso vou ter que deletar seu post. Para que não fique fotos repetidas. As fotos desta maneira serão movidas para o primeiro post e o seu post será deletado.

Tem certeza que quer que eu faça isso? Por mim tudo bem.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 26 Jun 2008, 15:31

PODE APAGAR TUDO!!!! :twisted:
Editado pela última vez por Landrail em 26 Jun 2008, 19:01, em um total de 2 vezes.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 26 Jun 2008, 15:33

LANDRAIL escreveu:PODE APAGAR TUDO!!!! :twisted:
uhauhauhauhauh

É pra já! Vou mover antes pro primeiro post depois apago (por segurança).


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 26 Jun 2008, 15:59

Em tamanho maior fica melhor, né? :mrgreen:

Continuei a numeração contando com as fotos do Railbuss.

13.
Imagem


14.
Imagem


15.
Imagem


16.
Imagem


17.
Imagem

As fotos que não ficarem boas, podem ser retiradas sem nenhum problema. Também pode deletar meu post depois de copiá-las :D!

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 26 Jun 2008, 18:29

Xi...

Mas agora pensando achei meio "feio" colocar fotos de diferentes tamanhos e tipos no primeiro post. :shock:

Vou colocar as fotos de novo no post do Land! :roll:

Tiago,

renumera as suas aí de acordo com a numeração que eu vou colocar nas fotos postadas pelo Land. :P


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 26 Jun 2008, 18:55

posta somente as fotos do Tiago e retire as minhas (todas)!!!
Não vão contribuir em nada no fórum!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 26 Jun 2008, 18:59

Todas as fotos são importantes! :P


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 26 Jun 2008, 20:08

LANDRAIL escreveu:posta somente as fotos do Tiago e retire as minhas (todas)!!!
Não vão contribuir em nada no fórum!!!
É isso aí, Landrail, por mim as fotos do Railbuss podem ficar sim! Se você encontrar outras, não vejo nenhum problema em postar!


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 26 Jun 2008, 20:40

LANDRAIL escreveu:
Inconfidente escreveu:Francorail 200? É esse o nome completo do modelo?
Na verdade o trens são conhecidos como MAN, não faço a mínima idéia porque, mas foi assim que a COBRASMA chama, outra dúvida é quanto a fabricação dos trens, eu tenho certeza que a COBRASMA fabricou os TUE's 01 ao 14, mas sos TUE's 15 ao 25 eu acho que foi a ALSTON empresa francesa dona do TGV francês, e fabricante e "reformadora" de trens em geral.
Os primeiros trens do metrô de BH por incrivel que pareça são parentes do trem série UI-5000 de São Paulo o popular "FEPASÃO", apesar de parecer com os trens série 8000 do Rio e do METRÔ-REC de Recife, estes ultimos foram fabricados pela SANTA MATILDE hoje a Santa Matilde se chama T'TRANS e tem filial em Conselheiro Lafaiete ou pelo menos tinha :P :mrgreen:
O interior é beeeeeeeem mais parecido com os trens das Linhas 2 e 3 do metrô paulista (Cobrasma/Mafersa/Alstom)! :wink:

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 26 Jun 2008, 20:52

Tiago Costa escreveu:
LANDRAIL escreveu:posta somente as fotos do Tiago e retire as minhas (todas)!!!
Não vão contribuir em nada no fórum!!!
É isso aí, Landrail, por mim as fotos do Railbuss podem ficar sim! Se você encontrar outras, não vejo nenhum problema em postar!
Pois é.

Vale ressaltar que voltei atrás e reinseri as fotos no post do Land apenas por uma questão de diagramação mesmo.

Todas as fotos são importantes porque sempre há um novo ângulo que revela detalhes ainda não observados. :wink:


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jun 2008, 11:08

Mais uma no PSG ( pátio de São Gabriel )

Imagem
Crédito da foto GPAA (grupo permanente de auto ajuda na área de manutenção metroferroviária)

Fotos do Railbuss MAIORES:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jun 2008, 15:48

Agora acho que está de bom tamanho!!!! :mrgreen:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 28 Jun 2008, 17:52

LANDRAIL escreveu:Imagem
Esse adesivo nas portas dos TUEs são o quê?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - BELO HORIZONTE (MG)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 11 visitantes