Não se perca em Brasília! rsssss

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Não se perca em Brasília! rsssss

Mensagem não lida por AGV » 17 Abr 2009, 08:57

Pessoal brasiliense, o que significa essa numeração "102sul", "503 norte", etc, na cidade?

Parece até coisa de filme policial americano: "Atenção unidades, o fugitivo foge o0 pela 502 east side palácio do planalto..."
(periga ganhar exílio por aqui..... <_< )


Obrigado abss! okk


Espartano_bsb
USUÁRIO JR
Mensagens: 81
Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
Localização: DF

Re: Não se perca em Brasília! rsssss

Mensagem não lida por Espartano_bsb » 17 Abr 2009, 12:43

Ih cara!!! Isso é uma pergunta bem complexa!!! :lol:

Em resumo é o seguinte: As quadras são uma espécie de "quarteirão" gigante com comércio, residencias, escolas, etc. Brasília é uma cidade planejada. O projeto vencedor foi o do Lúcio Costa que projetou a cidade em forma de um avião (ver imagem abaixo). No "corpo" do avião ficaria toda a parte administrativa e o centro da cidade. E nas Asas (sul e norte) ficaria os bairros residenciais.

Para não ter que inventar milhares de nomes de ruas, avenidas, etc, eles numeraram tudo. Então as quadras residenciais foram numeradas horizontalmente de 1 a 16 e verticalmente de 100 a 900 (apenas as centenas ex 100, 200, 300, etc). São esses quadradinhos do mapa abaixo. Na verdade são espécies de coordenadas mesmo. Ex. 901, 902, 101, 102, 112, etc... E dependedo da Asa recebe o complemento "sul ou "norte".

Mas isso se aplica mais ao Plano Piloto. A cidade cresceu muito e ultrapassou os limites do avião. Na verdade o próprio avião já está desfigurado com o crescimento de outros bairros como o sudoeste e futuramente o noroeste. Nas cidades satélites (bairros de Brasília) existe uma mistura de nomes e números! o0 :WK: Mas depois de um tempo na cidade qualquer um acaba se acostumando, achando tudo bem fácil.

O Metrô-DF ainda não chegou na Asa norte. Ele liga a parte central da cidade (rodoviária do Plano Piloto) aos bairros mais populosos da cidade (que não estão nessa imagem). Mas já existem projetos de expansão como a 1ª estação da Asa Norte.

Em síntese é isso... Olha o mapa aí... Qualquer dúvida pode perguntar..

Imagem
CPDOC/FGV/Arquivo de Ernani do Amaral Peixoto - 1960
Projeto do Plano Piloto de Brasília mostra a cidade em formato de avião

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - BRASÍLIA (DF)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes