Metrô de Brasília : guia 2008

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Metrô de Brasília : guia 2008

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:18

HGPFILHO escreveu:Imagem




Administração
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Emp. Pública)
Extensão
42 km
Tipo
Misto (Subterrêneo/ Superfície)
Linhas
2
Passageiros transportados
80.000 / dia (recorde: / dia)
Estações
16
Site
http://www.metro.df.gov.br/
Inauguração
2001

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:24

renanfsouza escreveu:42 quilômetros - é bem razoável.

Precisamos de alguém de Brasília pra bater umas fotos hehe

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:25

[D.S.R] David SR escreveu:Que curioso, tem o mesmo tamanho do Metrô do Rio. :shock:

E os Trens são iguais aos da Linha 2 do Rio também.
Só não posto a foto dos Trens porque não sei como se posta. :wink:

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:26

renanfsouza escreveu:Nessa janela onde você escreve a resposta ao thread, você põe

[img]link-da-foto[/img]

onde link da foto deve ser algo tipo htpp://www.site.com.br/blablabla/imagem.jpg

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:27

HGPFILHO escreveu:
[D.S.R] David SR escreveu:Que curioso, tem o mesmo tamanho do Metrô do Rio. :shock:

E os Trens são iguais aos da Linha 2 do Rio também.
Só não posto a foto dos Trens porque não sei como se posta. :wink:

David, pode tirar o da sua assinatura, aparece como link direto. :o

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:28

quote="[D.S.R] David SR"]Demorei pra aprender a postar fotos... :wink: mas tá ai, meu acervo da net :o
Eu não sou do DF, então não me pergunte de onde são as fotos, quem souber me fala que eu edito. :oops:
Imagem

Imagem

Truck de um Trem
Imagem

O interior do trem.
Imagem

Vários trens estacionados no Pátio de Manutenção em Águas Claras.
Imagem

O trem sendo rebocado no pátio de manutenção
Imagem


É isso, tudo que eu tenho. :o[/quote]

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:29

[D.S.R] David SR escreveu: Estação Ceilândia/ fotos inéditas

Imagem

Imagem

Estação Ceilândia Centro
Imagem

Estação Guariroba
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:34

HGPFILHO escreveu:Porra David, que achado legal! quase não temos nada do Metrô de Brasília, já é um grande avanço, valeu!

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:34

LANDRAIL escreveu:gostei do metrô de brasilia, os trens são bem modernos!!!!
42km deve cobrir as principais cidades satéletes :)

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:35

Inconfidente escreveu:Muito bom esse metrô aí! 8)

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:36

cara.Brasília escreveu::o Excelentes imagens David, procurei bastante algumas fotos dessas novas estações do trecho da Ceilândia e até hoje não havia encontrado nada.
A Estação Ceilândia será a última da linha verde, por enquanto, pois já existem estudos para uma expansão do metrô na Ceilândia. Ela possui o mesmo projeto arquitetônico da Estação Samambaia, mas o acabamento parece bem melhor. A estação parce praticamente pronta, pelo visto só faltam aguns detalhes e as escadas rolantes, estou achando que vão inaugurar a estação sem estas, o que também ocorreu nas últimas inaugurações, somente depois foram instaladas (se não me engano por serem obrigação da companhia e não da construtora).
A Estação Cilândia Centro será uma das mais interessante entre as nova, em virtude da estrutura metálica e da cobertura, quem acompanha o SSC já viu alguns renders dela. Espero que utilizem a cor azul como nos renders.
A Estação Guariroba é igual a Estação Ceilândia Sul, pelo jeito está pronta.
Muito bom ver o metrô chegando na região mais populosa de Brasília, a partir do dia 7 de abril começa a operação de testes nessas 4 novas estações em Ceilândia, assim que eu puder ir lá tiro algumas fotos e posto aqui e no SSC. E dia 12 inaugura a estação 108 Sul, na Asa Sul.
Uma foto das obras das plataformas, quase prontas, da Estação 108 Sul:

Imagem

Possuo um acervo relativamente grande de imagens do metrô DF, mas a faculdade + estágio estão acabando com o meu tempo, aos poucos vou postando-as por aqui.



@Landrail,
Esses 42 Km de metrô atendem sim às regiões mais populosas do DF, mas não integralmente, Brasília é muito horizontalizada e o impacto desses 42 km certamente é menor do que seria em outras cidades.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:37

LANDRAIL escreveu:com certeza estamos anciosos por mais fotoss do METRÔ-DF :o

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:38

HGPFILHO escreveu:Abril chegando, tempo do aniversário de Brasília e de expansão do metro!!!!

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:38

HGPFILHO escreveu:Aliás Davi e carabsb, vocês poderiam se programarem para fazermos um tópico oficial do metrô Brasília, com fotos como já fizemos para BH, RJ e SP, que tal o desafio? :roll: :P

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Atualizando

Mensagem não lida por HGP » 06 Jul 2008, 00:42

Estrutura atual


O Metrô-DF opera atualmente com 20 trens. Tem 42 quilômetros de linha em funcionamento, que liga a Rodoviária do Plano Piloto a Ceilândia Sul e Samambaia, passando pelo eixo rodoviário sul e pelas cidades de Guará, Águas Claras e Taguatinga.

Dos 42 quilômetros de extensão, 33 interligam a Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) até a Ceilândia. Outros dez quilômetros compreendem o ramal que parte de Águas Claras, via Taguatinga Sul, até Samambaia.

O sistema transporta cerca de 100 mil passageiros por dia, de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Em forma de ‘Y’, a linha total do Metrô é composta por 29 estações. Destas, 16 estão em pleno funcionamento. A previsão é que dez delas passem a funcionar como terminais de integração metrô/ônibus.

Totalmente subterrâneo entre a Rodoviária e o fim da Asa Sul, o Metrô-DF percorre o Eixinho W e o Eixo Rodoviário. As estações subterrâneas permitirão, no futuro, o acesso entre as quadras 100 e 200, sob os Eixinhos W e L, além do Eixão.

Em seguida, são dez quilômetros de viagem da Feira do Guará até Taguatinga, passando em trincheira (área subterrânea sem cobertura) pela região de Águas Claras. Neste trecho do Metrô, o usuário encontra estações integradas a espaços comerciais e terminais rodoviários, para tornar possível a integração com o ônibus.

É na região de Águas Claras que tem início o ramal de nove quilômetros com destino a Samambaia. Novamente em superfície, o ramal cruza a Estrada Parque do Contorno (EPCT, Pistão Sul de Taguatinga) até chegar ao centro de Samambaia, que possui quatro estações, uma delas com integração.

O último trecho atende a população de Taguatinga e Ceilândia, alternadamente em superfície, trincheira e túnel, em estações distribuídas de forma a atender a demanda dos passageiros e manter preservadas as características urbanas e funcionais.






Rapidez


A operação comercial (paga) funciona com intervalos de 5’30 entre um trem e outro entre as estações Águas Claras e Central, embora exista a possibilidade de reduzir este intervalo para até 3 minutos, no futuro.

Entre a ponta da Asa Sul e a Feira do Guará, a linha metroviária foi construída na superfície, num percurso total de 5,7 quilômetros. As estações previstas neste trajeto serão integradas a terminais rodoviários, inclusive interestaduais, atendendo a passageiros do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Áreas Octogonais, Sudoeste e Cruzeiro.







Raio-x

Quantidade de trens: 20

Extensão da linha: 42 km

Número de passageiros/dia: 140 mil

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30h / sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Quantidade total de estações: 29

Estações em funcionamento: 21






[/b]

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - BRASÍLIA (DF)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes