Metrô de Brasília [Notícias]


David!bsb
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por David!bsb » 04 Jun 2009, 20:51

<O> ótimo, mais uma estação õ/

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olhaotrem!
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por olhaotrem! » 05 Jun 2009, 09:20

Continuando assim, Brasília terá um belo e moderno sistema metroviário.
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OLHA O TREM!

EFVM eu fui!


Tiago Costa
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Jun 2009, 11:53

Ué, já não tem um belo e moderno sistema metroviário?


David!bsb
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por David!bsb » 22 Jun 2009, 22:12

Guará terá nova estação de metrô

Obra prevista para ser concluída em março de 2010 antederá às necessidades do Guará I e II

Os usuários de transporte coletivo no Guará vão receber em breve mais uma estação do metrô. Está prevista para março de 2010 a conclusão das obras da nova parada, localizada na altura da QE 24.

A Estação Guará vai ser um ponto de fácil acesso tanto para os moradores do Guará I quanto para os do Guará II. Ela fica a 900 metros da Estação Feira, uma das mais movimentadas do metrô. Com a inauguração da obra, o fluxo de passageiros será diluído entre os dois pontos de metrô do Guará e facilitará o acesso aos moradores de outras áreas da cidade.

A expectativa inicial é de que a Estação Guará atenda a um público de 10 mil usuários por dia.
A obra é orçada em R$ 30 milhões e está na fase de escavação e fundação, a etapa mais complexa. A estação será totalmente subterrânea e em um ponto onde a linha do metrô opera normalmente, o que demanda mais tempo de obra. De acordo com informações do Metrô/DF, o andamento da construção está em 25%.

Além da estação, está prevista a criação de um centro de comércio e serviços nos arredores, conforme definido no Plano Diretor Local do Guará. O projeto prevê também a melhoria das condições de acessibilidade e do tratamento paisagístico, com a construção de acessos em vidro, bicicletários e outros benefícios. Segundo a assessoria do Metrô/DF, a região será totalmente renovada após o término da estação.

Outra melhoria para o transporte será a adaptação da Via Interbairros, que passará ao lado da linha do metrô e facilitará ainda mais o deslocamento dos moradores.

Para o administrador do Guará, Joel Alves Rodrigues, a expansão do transporte coletivo deve acompanhar o crescimento inevitável da cidade. “É importante que ações de melhoria para a questão do trânsito sejam implementadas para que o transporte possa atender ao aumento natural da demanda”, afirma. Segundo ele, com a nova estação, mais usuários poderão ser atendidos o que contribuirá com a redução do fluxo de veículos na cidade.

O GDF está investindo na expansão e modernização do metrô e até 2011 deve concluir a Linha 1, com 49,2 km de extensão, 34 estações e frota de 32 trens, podendo atender a 300 mil passageiros por dia.

Além das melhorias no transporte urbano, o metrô emprega atualmente mais de mil trabalhadores com previsão de 150 novos postos de trabalho até 2011.

Com informações da Administração do Guará e do Metrô/DF

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Estação do metrô na QE 24 está orçada em R$ 30 milhões e promete acelerar a vida da população

Foto: Acacio Pinheiro


David!bsb
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por David!bsb » 22 Jul 2009, 19:04

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GDF assina contrato de financiamento para compra de trens do Metrô-DF

Financiamento será para a compra de 12 trens de quatro carros cada e a modernização do sistema de sinalização e controle da frota atual, composta por 20 trens. Investimento total será de R$ 325 milhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concederá empréstimo de R$ 260,3 milhões para o Governo do Distrito Federal executar a expansão e a modernização da frota do Metrô-DF, que receberá, no total, um investimento de R$ 325 milhões. O contrato será assinado quinta-feira (23), na sede da empresa fabricante dos trens, a Alstom, em São Paulo.

O financiamento será para a compra de 12 trens de quatro carros cada e a modernização do sistema de sinalização e controle da frota atual, composta por 20 trens. A aquisição integra o Plano de Expansão do Metrô do Distrito Federal para o período 2009/2011, que prevê a conclusão da Linha 1, atualmente com 42km de extensão e 23 estações operacionais.

Além dos 12 trens, está prevista a substituição do atual sistema de sinalização e controle denominado Automatic Train Control (Sistema de Controle Automático de Trem – ATC) pelo Automatic Train Operation (Operação Automática de Trem – ATO) nos 20 trens da frota em circulação. Com isso, estima-se uma redução no intervalo entre um trem e outro, nas plataformas, dos atuais 4 minutos e 30 segundos para 3 minutos.

A expansão do sistema prevê um aumento para 49,2 km de extensão, 34 estações e frota de 32 trens, podendo atender a uma demanda de 300 mil passageiros por dia, o dobro da atual. Na fase atual, o Metrô-DF emprega cerca de 1.050 trabalhadores. A previsão é que até 2011 sejam gerados 150 novos postos de trabalho. Durante a implantação do projeto, serão gerados 350 empregos diretos e mil indiretos.

A expansão consolida o sistema metroviário e promove um grande avanço no transporte público da capital federal, contribuindo para reduzir graves problemas de circulação urbana. O crescimento do serviço ofertado permitirá maior acessibilidade aos bens e aos serviços públicos, a redução dos custos operacionais, além de um ganho em qualidade de vida, a partir da redução do tempo de viagem.

O metrô é um meio de transporte de deslocamento rápido, além de ter tração elétrica, o que gera ganhos ambientais. Reduz a circulação de ônibus e de automóveis, resultando também na diminuição da contaminação ambiental, da poluição sonora e visual e da redução de emissões de CO2.

Com informações da Secretaria de Transportes

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Investimento de R$ 325 milhões servirá para compra de 12 trens de quatro carros cada


David!bsb
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por David!bsb » 23 Jul 2009, 20:05

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Parceria entre BNDES e GDF põe fim à superlotação do metrô

Nesta quinta-feira (23), o governador José Roberto Arruda assinou contrato para a compra de 12 novos trens para o metrô do DF. Com isso, metrô passará de 23 para 30 estações e terá 32 trens para atender a população

A superlotação nos horários de pico no metrô do DF vai ter fim. O Governo do Distrito Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram parceria no valor de R$ 260,3 milhões para a compra de 12 novos trens para o metrô e para a modernização do sistema de sinalização e controle da frota atual. Os primeiros carros devem chegar no ano que vem.

Com esse empréstimo, o GDF dá continuidade ao Plano de Expansão do Metrô do DF que prevê a conclusão da Linha 1, aumentando de 42 km para 49,2 km de extensão, 30 estações e 32 trens. Atualmente, o Metrô-DF conta com 20 trens e 23 estações operacionais. Dessa forma, atenderá cerca de 300 mil passageiros por dia, o dobro do atual.

O contrato foi assinado na sede da empresa fabricante dos trens, a Alstom, em São Paulo, com a presença do governador José Roberto Arruda, o presidente da Alston no Brasil, Philipe Deleur, dos ministros das Cidades, Márcio Fortes, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, do governador de São Paulo, José Serra, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário de Transportes, Alberto Fraga, do presidente do Metrô, José Gaspar, do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Com o novo sistema, o intervalo entre um trem e outro passará de 4min30s para 3 minutos. “Isso resolve a superlotação do sistema por pelo menos mais 10 anos e viabiliza levar o metrô até a Asa Norte e Setor O, que é o próximo desafio”, disse o governador Arruda, que recebeu dos funcionários da fábrica uma maquete do trem que será fabricado para rodar em Brasília.

Na Asa Norte, o projeto é construir uma estação nas proximidades do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), no valor de R$ 140 milhões. Já para o Setor O, o investimento será de R$ 120 milhões para a construção de um trecho de 2 km e duas nova estações. Há ainda a proposta de construção de mais duas estações em Samambaia, que custarão R$ 150 milhões.

Em discurso, o presidente do BNDES elogiou a iniciativa do DF em comprar trens fabricados no Brasil, incentivando o desenvolvimento da indústria nacional e a criação de empregos. Durante as obras, a estimativa é que sejam criados três mil empregos diretos e indiretos. Após a conclusão, outros 150 funcionários serão contratados e se juntarão aos 1.050 que hoje trabalham no sistema.

Melhorias

Depois de 13 anos paralisadas, as obras do metrô foram retomadas em 2007 e em 13 meses cinco estações foram concluídas. Hoje, o metrô transporta 160 mil passageiros por dia, funcionando das 6h às 23h30 de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

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Em visita à fábrica, o governador Arruda e o secretário de Transportes, Alberto Fraga, conheceram os trens que serão fabricados para rodar em Brasília
Foto: Gaspar Nobrega


David!bsb
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por David!bsb » 27 Jul 2009, 12:46


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André Vasconcellos
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 22 Dez 2009, 08:11

Mensalão do DEM pode paralisar uma das principais obras de Brasília

O escândalo de corrupção, de onde surgem novas denúncias a cada dia, atingiu em cheio o projeto da capital para a Copa do Mundo. A construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma obra que pode resolver parte dos problemas do trânsito de Brasília, pode ser paralisada.A Agência Francesa que vai financiar a construção exige uma mudança no contrato. Só vai liberar o empréstimo se não houver nenhum processo na Justiça contra os gestores investigados por corrupção.

O vice-presidente da República, José Alencar, falou sobre o escândalo em Brasília: “Eu fiquei surpreso com aquilo que aconteceu, que eu nunca podia esperar que acontecesse aquilo. É uma dinheirama enorme".A "dinheirama" foi recebida pelo governador do Distrito Federal e por deputados distritais. Rendeu processos de cassação e pedidos de impeachment do governador. Todos parados por conta das férias na Câmara Legislativa. Mas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou na Justiça para suspender o recesso. Quer rapidez.
“A Câmara Legislativa criou realmente uma manobra para que você pudesse vincular, atrelar, ter uma condição de uma CPI para só depois uma análise para o processo de impeachment”, diz a presidente da OAB-DF Estefânia Viveiros.As denúncias, agora, chegam à primeira-dama do governo do Distrito Federal. Em depoimento há 15 dias, Durval Barbosa, ex-secretário de governo que denunciou o esquema, disse também que o governador Arruda mandou repassar parte de propina arrecadada com empresas para uma entidade presidida pela mulher dele, Flávia Peres Arruda.Barbosa revelou também que deputados distritais da base aliada teriam recebido, cada um, R$ 420 mil para aprovação da lei que abriu novas áreas para o mercado imobiliário em Brasília. Segundo Durval, foram arrecadados R$ 20 milhões com as construtoras.

As denúncias de corrupção podem atrapalhar os planos para a Copa de 2014. Brasília vai sediar parte dos jogos e uma das obras previstas é a implantação de trens para ligar o aeroporto a uma das principais avenidas da cidade. Mas, a agência francesa de desenvolvimento, que financia parte do projeto fez novas exigências. Não quer assinatura de ninguém sob suspeita.Por isso os contratos terão que ser refeitos em nome do governo do Distrito Federal, que passaria a ser o gestor do negócio.
“Diante da crise, é verdade que a agência pediu para dar uma revisada”, confirma o secretário de Transportes-DF Alberto Fraga.
Revisão também quer a Controladoria Geral da União, mas em obras já realizadas. Na do metrô de Brasília foi identificado um superfaturamento de 125%. A CGU está fazendo um levantamento para checar os contratos dos últimos quatro anos.
''Vamos identificar se houve verba federal envolvida nos contratos onde há suspeita de crime e de fraude com aquelas determinas empresas. Havendo isso, haverá o aprofundamento da auditoria de cada um desses contratos e consequências da lei”, informa o Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União Jorge Hage.


A direção do instituto presidido pela primeira-dama Flávia Arruda divulgou nota em que diz que é absurda a informação de que teria recebido recursos indevidos e que vai entrar com uma ação judicial, contra, diz a nota, essas afirmações caluniosas.

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL ... SILIA.html
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por HGP » 22 Dez 2009, 21:02

wll wll wll


Rafael Lopes
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 01 Jul 2010, 16:44

[Notícia] Metrô DF recebe o primeiro trem da nova frota
Com a presença do governador Rogério Rosso, da vice-governadora Ivelise Longhi e do secretário de transportes, Gualter Tavares, o diretor-presidente do Metrô-DF, Divino Alves dos Santos apresentou, nesta quarta-feira (30), o primeiro dos 12 trens da nova frota do Metrõ-DF. Com quatro carros cada, o trem que chegou à Brasília na segunda-feira será acoplado e testado no Pátio de Manutenção de Águas Claras, na sede do Metrô-DF e entrará em operação em 30 dias.

A nova frota possui uma tecnologia avançada: um sistema de tração moderno, que diminui as falhas técnicas dos trens e reduz o tempo de espera nas estações. Atualmente, o Metrô-DF transporta cerca de 160 mil passageiros/dia. Com todos os novos carros em operação, a capacidade será praticamente duplicada, chegando aos 300 mil usuários/dia.

Automatização

Cada trem será equipado com os sistemas de controle e operação automáticos, o ATC/ATO. Em conjunto, serão responsáveis por executar, sem atuação do piloto, funções de alinhar, parar, fechar/abrir portas e emitir avisos sonoros. Com o avanço, o piloto assume a função de monitorar todo o sistema ATC/ATO e fazer manobras nas áreas necessárias.

Esse sistema trará mais comodidade à população, pois diminuirá o tempo de espera nas estações e consequentemente das viagens. Toda a frota antiga será modernizada, passando a operar sob controle e operação automáticos até junho de 2011.

Informação

Para a melhor comunicação com os usuários, a sinalização interna contará com um painel display informativo. Com isso, mensagens de segurança e cidadania serão transmitidas aos passageiros durante toda a viagem. Os painéis eletrônicos também emitirão um alerta de fechamento de portas antes de partir. A medida previne acidentes.

O sistema de áudio dos trens será automático e gravado, permitindo que os avisos sonoros sejam emitidos com maior freqüência.

Cronograma

Todos os trens passarão por um período de acoplamento e testes dinâmicos, onde todos os componentes de tração, frenagem, sinalização e comunicação serão avaliados. Por isso, são necessários 30 dias até a efetiva operação destes carros.

Em agosto de 2010, chega o segundo trem da nova geração. A partir de setembro, serão entregues dois por mês. A previsão é de que em março de 2011, os 12 trens estejam em operação, permitindo a duplicação da capacidade atual de transporte do Metrô-DF.

Ao todo, serão investidos R$ 325 milhões na compra dos trens, modernização da frota antiga, e compra de peças sobressalentes (leia detalhamento), dos quais R$ 260 milhões financiados pelo BNDES. A diferença foi paga pelo GDF.

Extensão do horário

A partir do próximo sábado (3), a operação no Metrô-DF será ampliada, das 7h às 19h, para 6h às 23h30. Aos domingos, o funcionamento não será alterado. A modificação visa atender às demandas atuais, principalmente do comércio e dos trabalhadores com jornada noturna.

O Metrô-DF estuda ainda aumentar a segurança dos passageiros do sistema. Por isso, serão realizados estudos de viabilidade para instalação de uma Delegacia de Polícia na Estação Shopping para prestar atendimento rápido às ocorrências registradas nas estações e nos trens.

RAIO-X:

Cada trem é composto por quatro carros;

Serão 12 novos no total;

20 trens é o número atual de trens. Chegará a 32 até 2011, com as novas aquisições;

Haverá redução no intervalo entre trens dos atuais 4min30seg (menor tempo) para 3min;

Os novos carros possuem sistema de controle e de operação automatizados, ou seja, mais segurança, rapidez e confiabilidade.

Um trem pesa 240 toneladas e transporta mais 1,3 mil passageiros (188 sentados);

30 dias é o prazo para que o trem novo entre em operação;

2 trens serão entregues por mês, a partir de setembro;

Junho de 2011 é o prazo final para que renovação seja completada;

R$ 325 milhões é o valor total do investimento na modernização e ampliação da frota do Metrô;

INVESTIMENTO:

Compra dos 12 trens: R$ 260 milhões

Modernização da frota antiga: R$ 50 milhões

Compra de peças sobressalentes: 15 milhões

Total: R$ 325 milhões

Fonte de recursos: BNDES e GDF

OPERAÇÃO AMPLIADA:

Aos sábados, domingos e feriados, o Metrô-DF funciona das 7h às 19h, com tarifa promocional de R$ 2. Com a mudança, os sábados terão funcionamento igual ao da semana: das 6h às 23h30. A tarifa permanece promocional, de R$ 2.
http://www.metro.df.gov.br/003/00301015 ... AVE=101339
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Rafael Lopes
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 01 Jul 2010, 16:46

Duas fotos:

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O irmãozinho dos nossos A96! okk
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

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André Vasconcellos
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 01 Jul 2010, 17:12

Será q só fui eu q percebi uma leve semelhança do design do parabrisa com o dos A96?
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Lopes
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Lopes » 01 Jul 2010, 21:14

do para brisa e do interior...
Rodrigo Lopes


Landrail
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Landrail » 01 Jul 2010, 21:51

Na minha opnião novos trens no Brasil deveriam ter obrigatoriamente ar condicionado.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

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André Vasconcellos
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Jul 2010, 06:52

Landrail escreveu:Na minha opnião novos trens no Brasil deveriam ter obrigatoriamente ar condicionado.
Concordo em número e grau.
O amor nos conecta...

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Erick_UT440R
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 02 Jul 2010, 07:21

André Vasconcellos escreveu:Será q só fui eu q percebi uma leve semelhança do design do parabrisa com o dos A96?
^^ Se fosse só o para-brisas tava bom... :P :lol:
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Tiago Costa
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Tiago Costa » 02 Jul 2010, 11:36

Pois é, ahaha. Tudo neles remete aos A96, o que é perfeitamente esperado.

Para mim, a "família" Metropolis no Brasil (e Santiago) é bastante marcante:

-A48 (Linha 5-Lilás)
-AS-2002 (Metrô de Santiago)
-2000 Fase II (CPTM) - Caixa e design foram feitos pela Alstom (e alguns sistemas também)
-A96
-Metropolis do Metrô-DF

Todos eles guardam muitas semelhanças.

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Nerilton
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Nerilton » 02 Jul 2010, 23:25

Bonito esse tremdo Metrô-DF mas é pouca coisa diferente dops A96 de SP :D
Espero que os usuários da nossa capital federal saiba usufluir bem desses novos trens.
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:

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André Vasconcellos
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Jul 2010, 23:45

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Separados no nascimento :P
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Rafael Lopes
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Re: Metrô de Brasília [Notícias]

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 03 Jul 2010, 20:53

Ou esse irmãozinho aqui:

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<O>
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

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