Minha Impressão : Metrô de Brasília

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Minha Impressão : Metrô de Brasília

Mensagem não lida por HGP » 26 Jun 2008, 13:50

Oi galera, de volta a SP....

Com algumas horas livres na tarde de ontem resolvi ter um dia de Lipe Andreense e me propus a conhecer o sistema do metrô de Brasília.
Foi muito interessante para entender o funcionamento do sistema, que alterna trens ora sentido Ceilândia, ora Samambaia, sendo a Estação Águas Claras a que divide o que poderiamos chamar de "ramais" verde e laranja. Infelizmente, tirei série de fotos de algumas estações, outras uma ou outra e algumas não pude parar para fotografar pois estava sem muito tempo hábil. Optei então por conhecer a linha laranja e a linha verde numa viagem de Ida e Volta:
Embarquei na Estação Central, num trem com destino a Samambaia. Retornei até a estação Shopping, aonde fui ao Park Shopping Brasilia comer algo. Retornando a estação, peguei um trem com destino à Terminal Ceilândia e de lá retornei à estação Central.
Bom, o intervalo entre os trens chegou a ser entre 10 a 15 minutos durante a tarde, mas nunca vi nenhuma estação as moscas completamente.
Os trens são o design dos trens do metrô carioca, com unidades feitas pela Mafersa e uns mais novos pela Alstom. Em relação ao de SP tem um espaço interno ligeiramente maior, mas também contam com bancos solitários. As portas são maiores do que as nossas . Unidades limpas e muitissimo bem conservadas.
As estações mais novas são de um aspecto muito bonito, arrojadas , mas a planta de algumas mais novas segue a original dos anos 90. Quando eu postar, comparem as estações de Samambaia com a nova Terminal Ceilândia.
A comunicação visual é pequena, não poluidora, tanto um aspecto mais clean.
Oito estações ainda estão para ser entregues. Algumas tem alguma obra bruta já feita, outras estão praticamente prontas para entrar em operação. Para mim foi uma prévia do que teremos aqui em Sampa com a linha 4.
Um grande ponto é o conceito de metropolitano destes trens: saem do planto piloto em direção às satélites. Uma pena que a área nobre do plano piloto - esplanada, congresso - não estão contemplados.

Enfim, um sistema eficiente, que não fica nada a dever aos primeiros metrôs do Brasil.
Em breve, alguns novos tópicos para dinamizar esse subforum.

É o TGVBR chegando à capital federal!!! :wink:


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Jun 2008, 14:08

Aêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê!!!!!!!!!!!!!!!!

Finalmente fotos do metro de Brasilia, ao "Estilo TGVBR"




Por que "dia de Lipe Andreense" ??? :shock: :lol:
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 26 Jun 2008, 14:16

lipe_andreense escreveu:Aêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê!!!!!!!!!!!!!!!!

Finalmente fotos do metro de Brasilia, ao "Estilo TGVBR"




Por que "dia de Lipe Andreense" ??? :shock: :lol:
Por que será,rsrsrsrsr. Pena que se eu tivesse o dia inteiro livre não ia sobrar estação sem ser coberta,rsrsrsrsr.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 26 Jun 2008, 14:18

Ah, ia esquecendo, de segunda a sexta o funcionamento é das 6h as 23h30, variando ao final de semana. O Bilhete custa 2,00 e não há modalidade de multiplos ( vou até scanear o sobrevivente da aventura,rsrsr), além de ser um bilhete relativamente maior. Não há nada semelhante ao uso de cartões como em SP e RJ.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 26 Jun 2008, 14:23

HGPFILHO escreveu:Ah, ia esquecendo, de segunda a sexta o funcionamento é das 6h as 23h30, variando ao final de semana. O Bilhete custa 2,00 e não há modalidade de multiplos ( vou até scanear o sobrevivente da aventura,rsrsr), além de ser um bilhete relativamente maior. Não há nada semelhante ao uso de cartões como em SP e RJ.
Pelo que já vi, parece ingresso de jogo.
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 26 Jun 2008, 14:26

lipe_andreense escreveu:
HGPFILHO escreveu:Ah, ia esquecendo, de segunda a sexta o funcionamento é das 6h as 23h30, variando ao final de semana. O Bilhete custa 2,00 e não há modalidade de multiplos ( vou até scanear o sobrevivente da aventura,rsrsr), além de ser um bilhete relativamente maior. Não há nada semelhante ao uso de cartões como em SP e RJ.
Pelo que já vi, parece ingresso de jogo.
.

Bem por ai, tipo tiquete destacavel! :mrgreen:


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 26 Jun 2008, 14:36

estou super ansioso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :o
Quero MUITO ver!!!!
Editado pela última vez por Landrail em 26 Jun 2008, 15:43, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 26 Jun 2008, 14:56

Aliás, eu ainda vou rever algumas coisas nas fotos, que eu tive a impressão: as plataformas são menores se comparadas as daqui de SP e se não estiver enganado, as composições são de 4 carros.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 26 Jun 2008, 15:27

Bem vindo de volta Horácio !

Confesso que bateu aqui uma ponta de inveja hehehe

Mas já vai dar pra conhecer um pouco mais do Metrô-DF com as suas fotos :wink:
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 26 Jun 2008, 15:50

Que legal, Horácio :D! Espero ver as fotos em breve! Estou ansioso para ver fotos das novas estações que foram inauguradas recentemente. Valeu por tirar parte do seu tempo para fazer isso, todos nós agradecemos!

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 26 Jun 2008, 16:35

Tiago Costa escreveu:Que legal, Horácio :D! Espero ver as fotos em breve! Estou ansioso para ver fotos das novas estações que foram inauguradas recentemente. Valeu por tirar parte do seu tempo para fazer isso, todos nós agradecemos!

Ah Tiago, não podia deixar de aproveitar o momento, rsrsrsrsr


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 26 Jun 2008, 20:02

Parece que a medida das plataformas é 90 metros de comprimento, são mesmo 4 carros que formam os Trens.
Se comparada com as plataformas do Metrô SP a diferença seria de 45 metros, já na Linha 2 do Metrô do Rio a diferença seria de 100% já que tem capacidade para Trens de 8 carros. (extensão da plataforma da L2 do Rio é de 180 metros, somente algumas estações)

Pela demanda e a capacidade máxima do Metrô DF ele é considerado Metrô Leve, isto porque transporta menos de 60 mil passageiros/hora por sentido.
Não confundamos Metrô Leve com Pré-Metrô ou VLT pois a capacidade do Metrô Leve é maior.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 26 Jun 2008, 21:53

David, que eu saiba, metrô leve é um metrô que é implantado utilizando VLTs, mas com segregação total e com sinalização que permite intervalos pequenos com segurança (de 60 a 120 segundos). O Metrô-DF é diferente dessa definição porque utiliza veículos metroviários comuns, e sua sinalização permite intervalos bem menores que os de hoje, portanto, sua capacidade de transporte é alta, ainda que não seja alta como a do Metrô-SP. Por fim, na verdade, sistemas de metrô leve carregam de 10.000 a 25.000 passageiros/hora/sentido. A partir daí, não é possível carregar mais passageiros sem um sistema de metrô "clássico". Mas 60.000 passageiros/hora/sentido só um sistema de muita capacidade consegue. A maioria dos metrôs do mundo carrega entre 30.000 e 50.000 passageiros/hora/sentido.

Pré-metrô e metrô leve parecem ser a mesma coisa, ou pré-metrô pode também ser um nível abaixo de metrô leve: um sistema de VLTs parcialmente segregado.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 26 Jun 2008, 22:52

Pelo que eu li Tiago, Metrô leve se caracteriza em sistemas em que se transporta por hora até 30 mil passageiros, em projeto o Metrô DF é Metrô pesado mas como não mostrou sua capacidade plena até hoje pessoas de dentro o consideram como Metrô Leve pela demanda.

Seguindo o exemplo do Pré-Metrô da Linha 2 do Metrô do Rio, digo que o Pré-Metrô seria como um misto de Trem Metropolitano com composições de menos carros e gabarito reduzido, vias podendo ser cruzadas por ruas e avenidas (PNs), intervalos relativamente altos (10 a 25 minutos) e uma capacidade de Transporte quase que ridicula (Não achei outro termo para definir, desculpem) que seria bem inferior ao Metrô Leve que na prática é um Metrô Pesado (nome pelo qual conheço o Metrô Clássico) no gabarito das vias e Trens só que com a subutilização projetada, isto é, já é planejado para baixa demanda, o Metrô DF foi de certa forma (na minha visão) projetado para ser de baixa demanda involuntariamente quando se concebeu estações com plataformas curtas.
Eu as vezes até ouso dizer que na forma operacional a Linha 2 do Metrô do Rio é Metrô-Pesado, mas na capacidade atual seria um Metrô-Leve.

Metrô Leve poderia ser descrito como uma espécie de Pré-Metrô (Pré-Metrô que seria um provisório para implantação de um Metrô-Leve ou Pesado no futuro) só que com Trens de gabarito intermediário, entre o tamanho de um VLT e o tamanho de um Trem do tipo Metrô-Pesado, seria um meio termo entre os dois sistemas.

Se eu interpretei errado o que aprendi tenha a liberdade de me corrigir Tiago, estou sempre aberto a sugestões e correções, e o mais importante, não quero passara informações equivocadas aqui no fórum. :oops:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 26 Jun 2008, 23:11

Imagine, David! Na verdade, só estou te passando que eu aprendi, que pode ser diferente do que você aprendeu pelo fato de as definições variarem mesmo, é normal. Pode me corrigir também, caso eu fale algo equivocado :D. Não existe só uma definição. Bom, mas como aqui não é o tópico certo pra isso, vamos discutir isso em outro lugar. Existe um tópico relacionado a isso na seção técnica. Voltando ao Metrô-DF, ele pode sim ter uma boa capacidade de transporte, só não vai ter uma capacidade máxima como a dos metrôs no Rio e em São Paulo, pois o tamanho dos trens lá é menor. Mas isso não impede que eles tenham intervalos curtos (até mais curtos que os metrôs no Rio e em São Paulo, por terem trens menores), daí a possibilidade de o Metrô-DF se caracterizar como metrô "clássico" (para você, pesado - essa definição também é utilizada normalmente), segundo o meu conceito. O Metrô de Paris, por exemplo, tem plataformas de 70 metros de comprimento em algumas linhas, e carros bem estreitos, mas tem boa capacidade de transporte devido aos baixos intervalos (e olha que nem são tão baixos assim!).


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 27 Jun 2008, 01:02

Eu estive em Brasília em maio e pude andar pela segunda vez no metrô de lá, a primeira foi em 2003. Como o Caco, eu achei os trens limpos e muito bem conservados. Eles lembram os trens do metrô do Rio, principalmente as laterais, mas a parte interna é totalmente diferente dos daqui. A disposição dos bancos me pareceu bem estranha, ainda mais com esses bancos solitários, fora que é um pouco desconfortável andar em carros sem isolamento acústico, principalmente nos túneis. Dessa vez eu conheci a Linha Verde inteira, que na epóca em que eu fui ia somente até a estação Ceilândia Sul (duas semanas depois seria inaugurada a expansão até a estação Ceilândia). Falando em estação, só pude conhecer mesmo duas: Central e Shopping (essa em 2003). Eu achei as estações muito bonitas e como os trens, muito limpas e bem conservadas. Duas coisas que me chamaram a atenção: as plataformas pequenas, que somente comportam quatro carros e as estações fantasmas ao longo da Asa Sul, bem interessantes de se ver. Ao meu ver, os únicos pontos negativos do sistema são: os intervalos entre os trens e a distância entre algumas estações, principalmente nos trechos em superfície. Mas com certeza o Metrô-DF é um belíssimo sistema, que cumpre muito bem a sua função e que em breve, com os planos de expansão e melhorias já anunciados, ficará cada vez melhor.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Jun 2008, 01:07

Vinicius escreveu:Eu estive em Brasília em maio e pude andar pela segunda vez no metrô de lá, a primeira foi em 2003. Como o Caco, eu achei os trens limpos e muito bem conservados.
Você quis dizer Horacio ? :mrgreen:
Imagem


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 27 Jun 2008, 01:23

^^

Sim. Eu me confundi. :lol:

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Jun 2008, 07:25

Opa, que bom que tem mais gente falando dos seus relatos no metrô de Brasília. Bom, na minha visão leiga o metrô de Brasília se aproxima mais ao modelo de RJ e SP, ele tende a bombar nos horarios de pico, mas o vale realmente é muito maior se comparado aos outros dois sistemas. Apesar dos 4 carros, a sensação que dá é que o espaço interno é maior, o que talvez aumente a capacidade de transporte de passageiros por unidade. também é com terceiro trilho. Não esqueçamos que ele está inserido num universo de no máximo 3 milhoes de usuarios como a população do DF, que é bem menos que SP e RJ tem cada uma sozinha como população.
O sistema passa a impressão de servir exclusivamente a população residente, ligando as cidades satélites à Rodoviária de Brasília ( aonde está a Estação Central), o que priva um pouco seu uso por turistas e uma maior parcela de funcionários públicos, por não se aproximar do centro clássico da capital federal, mas isto não quer dizer que seja ruim.
Talvez no futuro, com expansão e também com o maior desenvolvimento das cidades satelites o sistema possa atingir maior capacidade de transporte, que ele tem de sobra como reserva.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 27 Jun 2008, 13:06

^^

HGP, a boa notícia é que já estão planejando construir um sistema de VLT em Brasília, e uma das linhas cruzará o Eixo Monumental, ligando a Esplanada dos Ministérios à Rodoviária. Isso fará com que a demanda aumente consideravelmente. Eu tenho aqui um mapa mostrando os projetos de expansão do metrô e a as futuras linhas de VLT. Depois eu o posto em um thread separado. Aliás, uma coisa que eu achei ruim é que o acesso à estação Central fica meio que escondido na rodoviária. Eu não me lembro de ter visto muitas placas indicando a presença de uma estação de metrô no local e confesso que demorei um tempo para achá-la. Isso é uma das coisas que eles precisam melhorar.

E aproveitando, as únicas fotos que eu tirei do Metrô-DF:

Imagem

Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - BRASÍLIA (DF)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes