As cidades clamam por transporte público

Discussões sobre transporte ferroviário brasileiro em geral.

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Pablo ITT » 21 Abr 2009, 12:40

As cidades clamam por transporte público -Jornal do Brasil 21/04/09
Marcus Quintella

engenheiro

As cidades brasileiras precisam urgentemente oferecer melhor qualidade de transporte público em suas regiões metropolitanas, pois a insatisfação com a péssima mobilidade das pessoas é quase uma unanimidade e atinge toda a população, desde quem usa o automóvel, até os pedestres e usuários dos ônibus, trens e metrôs.

Os recentes episódios de revolta ocorridos com os usuários das barcas Rio–Niterói e a greve dos ferroviários da SuperVia comprovam que os nervos da população carioca estão à flor da pele, especialmente em relação ao precário, insuficiente e negligenciado transporte público oferecido no Rio. O descontentamento não é diferente nas demais grandes cidades brasileiras, que também apresentam gravíssimos problemas em virtude da falta de transporte público de qualidade.

Para que haja uma inversão desse quadro, as cidades precisam investir na modernização e expansão de seus sistemas de trens urbanos e metrôs, na construção de novas linhas de metrôs e VLTs e na implantação de corredores exclusivos de ônibus, além de transformação das linhas de ônibus urbanos em sistemas alimentadores de terminais de integração modal. É imperativo que essas ações sejam apolíticas e tenham uma conotação social e humanística. As populações das grandes cidades brasileiras sofrem pela falta de um transporte público abrangente, integrado, econômico e competente, pois não suportam mais os congestionamentos diários e os seus malefícios consequentes, que trazem infelicidade, transtornos e baixa qualidade de vida a todos.

As grandes cidades brasileiras não podem fugir da opção ferroviária de passageiros para resolver seus problemas de mobilidade urbana. Engatinhamos no setor metroferroviário, cuja participação na matriz brasileira de transporte urbano é ridícula. Os investimentos nesse setor são irrisórios e levam anos para sair do papel. Enquanto isso, os congestionamentos aumentam significativamente e as pessoas perdem saúde e tempo de vida.

Atualmente, são transportados em todos os trens e metrôs brasileiros apenas cerca de 6 milhões de passageiros, diariamente, em média, distribuídos da seguinte forma: 2,4 milhões no Metrô-SP, 1,95 milhão nos trens da CPTM-SP, 550 mil no Metrô-Rio, 480 mil nos trens da SuperVia-RJ, 180 mil no Metrô de Recife, da CBTU, 170 mil no Metrô de BH, da CBTU, 160 mil no Metrô de Porto Alegre, 130 mil no Metrô de Brasília, 25 mil nos trens de Fortaleza, 12 mil nos trens de Salvador e 30 mil nos três sistemas da CBTU no Nordeste, Natal, João Pessoa e Maceió. Na realidade, esse total deveria ser a quantidade de passageiros transportados diariamente apenas na região metropolitana de São Paulo, que possui quase 18 milhões de habitantes e ostenta um dos trânsitos mais engarrafados do planeta, com velocidade média entre 7 e 15 km/h, dependendo do dia.

Volto a repetir que os benefícios sociais do transporte público baseado em sistemas metroferroviários são absurdamente grandes, tais como: economias de tempo de viagem, redução de poluição atmosférica e sonora, redução de acidentes de trânsito, economia com manutenção de vias urbanas, economia energética, maior conforto e segurança, valorização imobiliária, estruturação urbana, desenvolvimento econômico, entre outros.

Na prática, as populações das grandes cidades brasileiras precisam se mobilizar para convencer seus governantes e políticos sobre os lucros sociais, econômicos e ambientais de um transporte público de qualidade, que beneficiará democraticamente a todos. Outro apoio importante seria a grande mídia, que poderia apadrinhar o transporte público e passar a promover debates técnicos e políticos sobre o tema, exibir programas e documentários sobre os sistemas de transportes nacionais e internacionais e cobrar intensamente soluções definitivas e competentes.

Terça-feira, 21 de Abril de 2009 - 00:00


--------------------------------------------------------------------------------
A mobilidade (ou morbidade) urbana no Brasil continua enforcada tal qual Titadentes foi, só falta esquartejar e salgar o sistema, aliás salgar eles já fazem no preço das passagens e esquartejar já está feito pelo loteamento das áreas da cidade pelas companhias de ônibus (implantação de corredores exclusivos de ônibus, além de transformação das linhas de ônibus urbanos em sistemas alimentadores de terminais de integração modal).


Espartano_bsb
USUÁRIO JR
Mensagens: 81
Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
Localização: DF

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Espartano_bsb » 21 Abr 2009, 12:48

Realmente a péssima mobilidade das pessoas é quase uma unanimidade no Brasil!! O pior de tudo são os avanços tímidos que temos no setor. Talvez tirando São Paulo que está investindo grandes somas no transporte sobre trilhos, acho que todas as outras cidades ainda estão devendo nesse aspecto.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Pranda » 22 Abr 2009, 20:11

Sem dúvida São Paulo está investindo, mas é ainda um investimento muito aquem da real demanda :(
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por AGV » 23 Abr 2009, 09:06

^^ É, Pranda, aida assim há "áreas de sombra" aonde insistem em enfiar goela abaixo da sociedade, meios ineficazes de "transporte". :gr:

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Pranda » 27 Abr 2009, 12:15

^^
Vide nossos "pseudo corredores" feitos por todos os Prefeitos desde que Mario Covas o foi, e por todos prometido como solução, quando nem "paleativo" é ....

Até eleição ganharam com essa empulhação :gr:
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por HGP » 28 Abr 2009, 01:01

O duro é que a situação do transito em Sampa tá tão deteriorado que eu acho que mesmo a linha 4 não vai conseguir aliviar o corredor Francisco Morato-Rebouças-Consolação... Ao menos haverá a opção de se pegar um transporte coletivo eficiente.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Pranda » 28 Abr 2009, 01:39

^^
O transito com certeza não, mas depois de implantada a Fase II, terá fim o tormento de quem precisa do ônibus naquele corredor, e no horário de pico se formam filas intermináveis deles na Francisco Morato.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

Nogueiraf
USUÁRIO JR
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Nogueiraf » 04 Mai 2009, 08:47

Seria sensacional se os responsáveis pelo transporte público no nosso país compartilhassem dessa ótica. Infelizmente, o que há é uma grande valorização do lucro, sendo esse o único objetivo dos que estão à frente dos transportes no país.

Aqui no Rio sei que existem trechos onde a ferrovia não recebe investimentos significativos ou sequer é operada e dizem que é devido a influência das empresas de ônibus, que monopolizam o transporte na região e não querem, evidentemente, nenhuma forma de concorrência, e a ferrovia seria uma fortíssima concorrente! Uma pena, pois enquanto um pequeno grupo lucra e enriquece cada vez mais, a grande parte da população sofre com sistemas de transporte ineficazes e caros. A questão das ferrovias é, antes de mais nada, social.
Amanda


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Jorge Luis » 04 Mai 2009, 14:51

Nogueiraf, quandoo se tem vontade e autoridade para se fazer, as coisas são feitas, aqui em São Paulo a Sptrans criou o sistema de consorcio das empresas de onibus, foi um Deus nos acuda na epoca, hoje a EMURB tambem copíou e implantou esse sistema porque viu que é gerenciavel.

O que nos falta é gestores da coisa publica com autoridade e liberdade para trabalhar.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Nogueiraf
USUÁRIO JR
Mensagens: 46
Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Nogueiraf » 04 Mai 2009, 15:30

Jorge Luis, pois é... Se a gente procurar, encontramos bons exemplos... Aqui no Rio eu acho que a coisa ainda "engatinha". Na verdade, eu sou cética quanto a determinadas promessas que fazem por aqui, mas enfim, o jeito é torcer para que dê certo.

Eu concordo com você, o que nos falta é gestores que tenham a capacidade de conduzir o sistema.
Amanda


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Jorge Luis » 04 Mai 2009, 15:41

Quando eu trbalhava no metro, so existia a linha 1, os treens viam até jabaquara, e trocavam de linha no X00 que fica no patio, e a plataforma 1 ficava lotada no pico, um dia conversando com um inspetor de trem, disse a ele porque não se alternava os trens com as plataforma e a coisa foi feita, hoje é comum este procedimento
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Vicente » 04 Mai 2009, 15:52

^^
Olha só, Jorge... agora sei de quem é a culpa pelo "suspense do Jabaquara" (a gente só sabe em qual plataforma vai parar no último AMV - ou desvio- antes da plataforma) :lol:

Brincadeiras à parte, só posso concordar com vocês.
Transporte, assim como qualquer tema, é tratado pelos governos como questão política: se vai render (muitos) votos, investe-se. E com muita propaganda pra alardear aos quatro ventos que "o governo XPTO está levando benefício a uma população de N pessoas".
Que bom que levam. Só cumprem seus deveres de Estado, nada além disso!

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Pranda » 04 Mai 2009, 18:28

Jorge Luis escreveu:Quando eu trbalhava no metro, so existia a linha 1, os treens viam até jabaquara, e trocavam de linha no X00 que fica no patio, e a plataforma 1 ficava lotada no pico, um dia conversando com um inspetor de trem, disse a ele porque não se alternava os trens com as plataforma e a coisa foi feita, hoje é comum este procedimento
Me lembro muito deste tempo no Jabaquara e em Santana ! E de estar na plataforma em Santana e olha maravilhado a troca de Via, rsrsrsrsr.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por Jorge Luis » 05 Mai 2009, 17:38

Beleza: O que eu quis dizer com isso é que pequenas idéias resolvem grandes problemas. :D
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: As cidades clamam por transporte público

Mensagem não lida por HGP » 06 Mai 2009, 15:22

Mas o que temos hoje para ajudar? De maneira mais imediata é o investimento nos sistemas e compra de trens para baixar headway. Mas enquanto a malha não for hipertrofiada em todas as grandes cidades teremos esse quadro por muito tempo...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ARTIGOS, NOTÍCIAS E TEXTOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 8 visitantes