[Notícia] Transporte público e a candidatura do Rio

Discussões sobre transporte ferroviário brasileiro em geral.
Avatar do usuário

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

[Notícia] Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 19 Mai 2009, 11:02

JB de Hoje.

_______________________________________________________________________________
Transporte público e a candidatura do Rio
Marcus Quintella
engenheiro

Os dois quesitos mais importantes para o sucesso da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016 são segurança pública e transporte público. Vou comentar um pouco sobre esse último, cujas dificuldades para a implementação de projetos sustentáveis e duradouros são notórias e cumulativas. Além disso, existe a histórica escassez de recursos para investimentos em infraestrutura de transporte público, que tem provocado uma acentuada redução da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, especialmente o Rio de Janeiro, que não é contemplado com novos projetos de transporte público há muito tempo.

Para ser indicada como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Ministério dos Esportes precisa apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) um dossiê com as melhores opções de transporte público para a cidade do Rio de Janeiro. A palavra-chave para a vitória é legado, ou seja, os projetos devem ser consistentes, exequíveis, economicamente viáveis, integrados, socialmente justos e com grande vida útil, para que possam servir à população carioca por muitos e muitos anos.

Estamos no meio de 2009 e faltam apenas sete anos e meio para a época da Olimpíada de 2016, tempo suficiente para a execução de grandes projetos de transporte público, desde que sejam iniciados, no máximo, no começo de 2010. Cabe lembrar que o Rio de Janeiro ainda não conta com um sistema de transporte público de qualidade e terá que construir novos projetos e, ao mesmo tempo, melhorar e modernizar a infraestrutura atual para suportá-los.

Antes dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro sediará outros eventos internacionais importantes, como os V Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa das Confederações, em 2013 e, provavelmente, a final da Copa do Mundo de futebol, em 2014. Esses eventos poderão servir como teste para os projetos olímpicos que estiverem prontos.

Quanto aos projetos que devem integrar o dossiê olímpico, entendo que as opções de transporte deverão atender às necessidades de longo prazo da cidade do Rio de Janeiro e estar de acordo com os planos de desenvolvimento viário do município. Os projetos devem priorizar os corredores Barra–Deodoro, Barra–Penha e Barra–Zona Sul, sempre privilegiando o transporte de massa para atender a demanda da população e dos espectadores dos Jogos Olímpicos. Entendo como transporte de massa as opções sobre trilhos, ou seja, trens, metrô e VLT, que, por definição, representarão um legado importante para a cidade, por longo tempo. Esses projetos sobre trilhos devem vir acompanhados por soluções para a infraestrutura viária e o trânsito da cidade, como sinalização moderna e controle de tráfego inteligente. Nos corredores com menor demanda, pode-se adotar o transporte sob pneus em faixas exclusivas, como o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Em complemento, devem ser sugeridos projetos de transporte alimentadores desses corredores, sobre pneus, e o plano de reorganização do atual sistema de ônibus urbano da cidade.

O Rio de Janeiro precisa de um sistema de transporte público de verdade, há décadas, independentemente dos Jogos Olímpicos. Esse sistema deve ser competente, abrangente e integrado, com veículos, vias, terminais e todas as partes necessárias para proporcionar a mobilidade da população com segurança, conforto, velocidade e modicidade. Isso é um direito do cidadão e um dever do estado.

Por fim, vale a pena lembrar o fracasso do Pan 2007, no quesito do transporte público, que nenhum legado deixou para o Rio de Janeiro, a não ser as faixas coloridas pintadas nas principais vias da cidade e que servem para nada. Penso que a dimensão dos Jogos Olímpicos é muito maior do que os Jogos Pan-Americanos e as exigências do COI não devem ser desprezadas ou mitigadas. Agora não haverá espaço para erros, pois o negócio é sério e envolverá milhões de reais de dinheiro público, que devem ser aplicados para o sucesso da Olimpíada na cidade e ter como objetivo maior o legado de importantes benefícios sociais e de melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro. Boa sorte, Cidade Maravilhosa!

Terça-feira, 19 de Maio de 2009 - 00:00


--------------------------------------------------------------------------------

Não faltam alertas para evitar o caos não só no Rio mas como em todas as capitais.

Avatar do usuário

Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2507
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Mai 2009, 10:42

Creio que os quesitos prioritários para as Olimpíadas são a L4, o Ramal da Ilha e o TAV. Com esses três imensos empreendimentos as Olimpíadas serão um sucesso.

De quebra até lá suponho que o primeiro trecho da L3 esteja pronto e devidamente integrado às barcas e a polêmica L1A vai estar operando há muito tempo, além da extenção da L1 até a Rua Uruguai. Manguinhos estará modernizada em linha elevada, e quem sabe o teleférico do Complexo do Alemão saia do papel integrado à estação de Bonsucesso... Os trens chineses já estarão operando pela Supervia e metro...

É... Em 7 anos muita coisa pode mudar. Vamos torcer !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 20 Mai 2009, 12:43

^^ ^^
Concordo com voce, mas acrescento um modal ligando aeroporto do Galeão - Barra via Linha Amarela acho também muito importante. Não sou morador da Barra mas vejo a quantidade de gente que dos subúrbios necessitam chegar lá. As estações do Engenho de Dentro, a nova e desativada Wall Mart e Bonsucesso na Supervia e Del Castilho no metro dariam uma ótima integração. Não sei se só o corredor T-5 em BRT vai dar conta de tudo. Vi recentemente que o Expresso Tiradentes em SP vai adotar trilhos pois os ônibus não estão mais comportando, creio que aqui devido ao atraso em que estamos se fizerem como está programado vai ocorrer a mesma situação.

Seria bom aproveitar a maré para pelo menos deixar o assunto em evidência, porque começar tudo e não terminar nada não é legal.

Quando sou "assaltado" :P pelos meus filhos que levam o carro, uso muito a ligação Del Castilho - Alvorada, tá sempre cheia e é bem rápida.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 20 Mai 2009, 13:23

^^ ^^ ^^ ^^
Achei esta montagem que saiu em um jornal.
Estação de Bonsucesso.

Imagem

Só me preocupa esta quantidade de vidro toda, ou vira uma sauna o vira tiro ao álvaro no vrido. :lol:

Avatar do usuário

Roberto
USUÁRIO JR
Mensagens: 122
Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
Localização: Uberlândia/MG

Re: Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Roberto » 23 Mai 2009, 18:22

O protótipo sobre os trilhos, estão com uma carrinha francesa....será?
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.

Avatar do usuário

Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 24 Mai 2009, 15:07

Je ne saber pas....
:P


Lescaut
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Abr 2009, 01:45

Re: Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Lescaut » 28 Mai 2009, 19:13

Eles já se comprometeram a levar o que chamam de Linha 4 (que eu chamaria de "Linha 1C" wll ) APENAS ATÉ A GÁVEA.

Isso me preocupa porque político costuma fazer promessas acima do realizável. Se dizem que vão fazer apenas até a Gávea, até as Olimpíadas, adeus chance de metrô na Barra em 2016.

A política de transportes do Cabral é um DESASTRE.

E, que piada estação de vidro em Bonsucesso, hein? No máximo deveria ser um bunker. :P

Avatar do usuário

Elmo
USUÁRIO JR
Mensagens: 47
Registrado em: 05 Jun 2009, 04:01
Localização: Contagem - MG

Re: Transporte público e a candidatura do Rio

Mensagem não lida por Elmo » 12 Jun 2009, 01:45

espero que o Rio ganhe
Imagem
Visite: Construction Family

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ARTIGOS, NOTÍCIAS E TEXTOS”