Que voltem os trens

Discussões sobre transporte ferroviário brasileiro em geral.

Autor do tópico
Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Que voltem os trens

Mensagem não lida por Isaias » 02 Nov 2010, 00:14

Há muito que se fala na volta dos trens, principalmente nesta fase eleitoral, cuja circulação se anuncia por todos aqueles que o preferem como meio de transporte, para o percurso de grande distância. Também esperamos com ansiedade a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em nossa capital, o que muito beneficiará nossa cidade, além de contribuir para a atividade turística de Maceió.

Todos sabemos que o VLT é conhecido nas cidades europeias como bonde, que nos deixou muita saudade. Maceió deverá ser a primeira capital deste País a ter o VLT. Em seguida, João Pessoa e Natal. Ainda bem.

Voltando ao trem que é um veículo evidentemente aconselhado para os países continentais. Daí a razão pela qual os Estados Unidos, logo após sua Independência, adotaram sistematicamente comboio ferroviário, cujas linhas cortam o País em todas as direções, levando o progresso a toda a Nação, como um todo geográfico. Naturalmente, que aconteceram protestos, surdos, contra a preferência estadunidense ao ser adotado o transporte ferroviário, ligando as partes estratégicas da jovem Nação.

Não tivesse o governo norte-americano, à época, agido energicamente contra o abuso dos proprietários retrógrados que conspiravam contra as ferrovias, a Nação americana não teria atingido o grau de progresso que hoje desfruta. De forma que as estradas de ferro estadunidenses constituem uma espécie de espinha de peixe, ligando o oeste com o leste americano.

Além dos Estados Unidos da América, a Europa também é hoje percorrida em toda a sua extensão por caminhos de ferro que constituem um sistema de ligação por inúmeros rios que percorrem alguns países da Europa, sem falar nas suas excelentes auto-pistas que cruzam o todo o continente europeu.

Vale mencionar, também, aquele extraordinário túnel sob o Canal da Mancha, que é percorrido por cerca de 24 horas de viagem, entre a França e a Inglaterra.

No Brasil já se fala na instalação do trem-bala, fazendo o percurso entre o Rio-São Paulo e Campinas.

Os trens de carga que circulam pela China têm a velocidade de aproximadamente 200 km/h.

Se verdadeiro, esperamos que sim, temos motivo de júbilo, ao saber que os trens estão para voltar ao Nordeste brasileiro, resolvendo, em grande parte, nossos tradicionais problemas de transporte, quando sabemos que o nosso País, com uma extensa costa marítima, os governos teimam em não aproveitá-la.

Daí a razão por que não evitamos proclamar os transportes ferroviários como base fundamental das viagens, principalmente, entre Alagoas e Pernambuco, os quais foram retirados inoportunamente. Que voltem os trens.

Avatar do usuário

rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 229
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Isto também vale para o estado de São Paulo

Mensagem não lida por rodineisilveira » 31 Ago 2011, 17:52

Isto também vale para os trens de longo percurso que, até 2000, iam daqui de São Paulo para diversas cidades do interior paulista.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ARTIGOS, NOTÍCIAS E TEXTOS”