Trensurb - Metrô de POA -News

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Trensurb - Metrô de POA -News

Mensagem não lida por cataclism2 » 05 Jun 2008, 16:43

Notícia original trazida pelo HPGFILHO

======================================

TRENSURB VISTORIA LOCAIS ONDE SERÃO CONSTRUÍDAS AS NOVAS ESTAÇÕES DA LINHA 1, ENTRE SÃO LEOPOLDO E NOVO HAMBURGO
Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Um grupo de técnicos das Gerências de Projetos (Gepro) e de Mobilidade Urbana (Gemob) da Trensurb, formado para levantar as necessidades das futuras estações da conclusão da Linha 1, realizou uma visita de campo na quinta-feira, 7, para conhecer os espaços onde elas serão construídas, em São Leopoldo e Novo Hamburgo. A visita foi acompanhada por técnicos do Setor de Operações (Seope), Setor de Segurança do Trabalho (Seset), Gerência de Informática (Gecin) e Gerência de Sistemas (Gesis). O roteiro incluiu o local onde ficará a Estação Rio dos Sinos, ainda em São Leopoldo; e as estações no município de Novo Hamburgo: Santos Dumont, Fenac e Novo Hamburgo.

Este trabalho de acompanhamento iniciou dia 12 de janeiro, quando os técnicos examinaram a situação atual da contratação dos serviços para a obra e a importância da mobilização das Unidades Operacionais (UOs) para essas discussões. Nessa reunião, além da divulgação da metodologia do trabalho, foi apresentado um vídeo institucional sobre a extensão do metrô com o objetivo de situar os participantes sobre a localização e abrangência das futuras estações.

Nos próximos encontros, os participantes deverão preencher um questionário onde são apresentados itens referentes as estações para a avaliação técnica das áreas, de acordo com as suas vivências práticas. Conforme a engenheira da Trensurb, Rita Zignani, "a contribuição das Unidades Operacionais da empresa não terminará com a conclusão do programa de necessidades, pois essas discussões continuarão na fase de elaboração do projeto".

A expansão da Trensurb até Novo Hamburgo prevê a construção de mais 9,3 quilômetros de linha. Para não dividir o município, o trecho será construído totalmente em via elevada, a exemplo do que já ocorre entre as estações Unisinos e São Leopoldo. O investimento previsto é de R$ 642 milhões para obras civis e sistemas operacionais, num tempo estimado de quatro anos.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 23:31

LANDRAIL escreveu:ótimo, o metrô de Porto Alegre é bastante abrangente e vai ficar mais abrangente ainda!!!! :) :o


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 06 Ago 2008, 13:34

EXPOSIÇÃO FUTEBOL GAÚCHO – UMA PAIXÃO EM DOIS TONS FICA ATÉ O DIA 10 NA GALERIA MARIO QUINTANA, ESTAÇÃO MERCADO

Segunda-feira, 04 de Agosto de 2008

Exposição de fotos Futebol Gaúcho – Uma paixão em dois tons poderá ser apreciada pelos usuários da Trensurb até o dia 10 de agosto próximo, na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado, logo após o bloqueio de acesso à plataforma. A mostra homenageia o Dia Nacional do Futebol, comemorado a 19 de julho, estava, inicialmente, programada para ficar na galeria até o dia 5 de agosto, mas teve sua permanência prorrogada até o dia 10. São 25 quadros com fotos do fotógrafo Felipe Ramalho, 22, que retratam o universo de competição e rivalidade existente na dupla Gre-Nal. As fotos trazem detalhes, como cenas de torcidas, os dribles e lances em campo, destacando a beleza e a arte do futebol, em jogos da dupla Gre-Nal entre si e contra outros adversários. O fotógrafo disse que "a exposição representa momentos, emoções e expressões de jogos da dupla Gre-Nal. A intenção era captar emoções e todo clima de rivalidade que existe no futebol gaúcho, em comemoração ao Dia Nacional do Futebol". A exposição fica em cartaz até o dia 5 de agosto, com horário de visitação das 5h às 23h35min.

Muitos usuários da Trensurb pararam para apreciar a exposição. O auxiliar de transporte, morador de Canoas e colorado, Gilberto Saldanha, 22, disse que "é muito bom à cultura do nosso estado poder ter esse tipo de exposição com o tema do futebol aqui no trem". O office boy, morador de Sarandi e gremista, Leonardo Batista Salvador, 17, afirmou que "vou freqüentemente ao estádio e poder ver o meu time aqui nesse espaço é muito bom". A profissional de Educação Física, moradora de Canoas e gremista, Cintia Jung, 28, disse que "esse tipo de exposição tem um valor enorme. As pessoas, muitas vezes, não têm tempo para ir ao estádio ou a uma galeria, e embora a rapidez com que passam por aqui seja grande, sempre dão uma olhada; por isso é que é importante esta mostra ". A aposentada, colorada e moradora de Sapucaia, Geni Oliveira de Lima, 72, afirmou que "me encantei com a exposição. É muito bom quando a empresa põe essas mostras para nós. Costumo acompanhar sempre que passo por aqui".

O fotógrafo também destacou a importância de divulgar o seu trabalho neste tipo de espaço dizendo que "um dos objetivos principais do artista consiste em divulgar seu trabalho, torná-lo público. E poder expor na Estação Mercado é garantia de de uma grande divulgação. Fico muito grato e feliz".

O Dia do Futebol - 19 de julho - foi estabelecido no Brasil pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, para homenagear o clube em atividade mais antigo do País, o Sport Clube Rio Grande, fundado nesta data, no ano de 1900. Outros clubes, mais antigos, que existiam em São Paulo, já tinham fechado nesta época, não merecendo, por isso, o destaque.

Internacionalmente, entretanto, o Dia do Futebol é comemorado a 26 de outubro. Foi nesta data, em 1863, que a liga londrina de futebol, que já contava com 11 clubes e escolas, se reuniu para organizar as regras do novo jogo que, até então, podia ser disputado com as mãos e com os pés, e estabeleceu que a modalidade deveria ser jogada com 11 jogadores de cada lado e com os pés.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 09 Ago 2008, 20:43

FEIRA DO DIA DOS PAIS VAI ATÉ DOMINGO NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB

Imagem

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2008


FEIRA DO DIA DOS PAIS VAI ATÉ DOMINGO NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB A Feira do Dia dos Pais nas Estações da Trensurb começou dia 1º de agosto, permanecendo até o próximo dia 10, em 15 das 17 estações do metrô - Rodoviária, São Pedro, Farrapos/IPA, Aeroporto, Anchieta, Niterói/UniRitter, Fátima, Canoas/LaSalle, Mathias Velho, São Luis/Ulbra, Petrobras, Esteio, Luís Pasteur, Sapucaia e São Leopoldo. Este ano, são 43 expositores, entre artesãos, micro e pequenos empresários e associações.
Os espaços, destinados a artesãos, micro e pequenos empresários, têm por objetivo possibilitar que os 170 mil usuários diários da Trensurb poupem tempo de ir até um shopping fora de seu itinerário e adquiram os produtos disponíveis na feira. Além disso, o evento é uma grande oportunidade de geração de emprego e renda, atraindo para dentro do metrô um público não freqüentador do sistema.

Na Estação Esteio, estão participando com espaço gratuito as associações Novo Esteio, AACRA, Amizart, ExpoArte, Mãos de Fada, As Arteiras, Grafuer, AEPSOLE, Mil Artes e Belíssima.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Ago 2008, 15:16

TRENSURB PREPARA OPERAÇÃO ESPECIAL PARA A EXPOINTER 2008
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008
Imagem

TRENSURB PREPARA OPERAÇÃO ESPECIAL PARA A EXPOINTER 2008Nos dois fins-de-semana de realização da feira, haverá maior oferta de trens para atender quem optar pelo metrô para visitar a Expointer. Ao longo do período de realização da feira, empresa disponibilizará uma série de serviços de apoio aos usuários junto à Estação Esteio. Para evitar filas, empresa recomenda que os visitantes comprem os bilhetes de ida e volta.

A Trensurb prepara a Operação Expointer 2008 para atender os usuários que irão à Feira, em Esteio, utilizando o metrô. Em sua 31ª edição, que inicia neste sábado, 30 de agosto, e vai até o domingo da semana seguinte, 7 de setembro, o metrô vai operar durante a semana no horário normal, das 5h às 23h20min, mas com uma tabela diferenciada de horários nos dois finais de semana. Além de ampliar a oferta de trens, aumentará, também, o número de agentes de segurança nas estações.

O público que se deslocar de metrô para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com um atendimento diferenciado. Serão tomadas medidas especiais, como o reforço no efetivo de funcionários de estações e de segurança metroviária e a instalação de cordões de isolamento, orientadoras do fluxo dos usuários para o acesso à Estação Esteio. Um convênio firmado com a empresa Risco Zero e a Polícia Federal garante pronto-atendimento aos usuários em casos de emergências, através de duas ambulâncias que estarão estacionadas na Estação Esteio, à disposição, para o atendimento de eventuais emergências.

Em 2007, a Trensurb registrou um aumento de 175.024 (16,94%) de passageiros durante a realização da Expointer, comparativamente aos dias normais.

HORÁRIOS ESPECIAIS PARA OS SÁBADO E DOMINGOS, DURANTE A EXPOINTER 2008

Sábados, dias 30 de agosto e 06 de setembro
Sentido Estação Mercado à Estação São Leopoldo:

5h06 às 7h19 - 15 minutos
7h30 às 16h50 - 10 minutos
16h56 às 19h08 - 6 minutos
19h16 às 20h06 - 10 minutos
20h21 às 22h51 - 15 minutos
23h08 às 23h25 às - 17 minutos

Sentido Estação São Leopoldo à Estação Mercado:

5h01 às 6h31 - 15 minutos
6h41 às 16h01 - 10 minutos
16h09 às 20h03 - 6 minutos
20h14 às 21h02 - 12 minutos
21h17 às 22h32 - 15 minutos
22h46 às 23h25 - 13 minutos

Domingos, dias 31 de agosto e 07 de setembro
Sentido Estação Mercado à Estação São Leopoldo

5h06 às 8h19 - 15 minutos
8h30 às 16h50 - 10 minutos
16h56 às 19h08 - 6 minutos
19h16 às 20h06 - 10 minutos
20h21 às 22h51 - 15 minutos
23h08 às 23h25 - 17 minutos

Sentido Estação São Leopoldo à Estação Mercado

5h01 às 8h46 - 15 minutos
9h01 às 16h01 - 10 minutos
16h09 às 20h03 - 6 minutos
20h14 às 21h02 - 12 minutos
21h17 às 22h32 - 15 minutos
22h46 às 23h25 - 13 minutos

HORÁRIOS NOS DIAS ÚTEIS PARA A SEMANA DA EXPOINTER 2008

Segunda a Sexta-feira, de 1º a 5 de setembro
Sentido Estação Mercado à Estação São Leopoldo:

5h06 às 5h34 - 14 minutos
5h34 às 6h04 - 15 minutos
6h04 às 6h18 - 14 minutos
6h18 às 6h30 - 12 minutos
6h30 às 6h40 - 10 minutos
6h40 às 7h25 - 5 minutos
7h25 às 7h31 - 6 minutos
7h31 às 8h11 - 8 minutos
8h11 às 16h51 - 10 minutos
16h51 às 17h07 - 8 minutos
17h07 às 17h13 - 6 minutos
17h13 às 18h03 - 5 minutos
18h03 às 18h23 - 4 minutos
18h23 às 18h43 - 5 minutos
18h43 às 19h39 - 8 minutos
19h39 às 19h48 - 9 minutos
19h48 às 20h18 - 10 minutos
20h18 às 20h30 - 12 minutos
20h30 às 22h01 - 13 minutos
22h01 às 23h01 - 10 minutos
23h01 às 23h25 - 12 minutos

Sentido Estação São Leopoldo à Estação Mercado:

5h01 às 5h16 - 15 minutos
5h16 às 6h26 - 10 minutos
6h26 às 6h51 - 5 minutos
6h51 às 7h15 - 4 minutos
7h15 às 8h10 - 5 minutos
8h10 às 8h16 - 6 minutos
8h16 às 8h32 - 8 minutos
8h32 às 8h41 - 9 minutos
8h41 às 17h01 - 10 minutos
17h01 às 17h49 - 8 minutos
17h49 às 18h04 - 5 minutos
18h04 às 18h42 - 8 minutos
18h42 às 18h49 - 7 minutos
18h49 às 20h19 - 10 minutos
20h19 às 20h31 - 12 minutos
20h31 às 21h49 - 13 minutos
21h49 às 22h00 - 11 minutos
22h00 às 23h00 - 10 minutos
23h00 às 23h12 - 12 minutos
23h12 às 23h25 - 13 minutos

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

MINISTRO DAS CIDADES ENCAMINHA SOLUÇÃO PARA CONCLUSÃO DO ACE

Mensagem não lida por cataclism2 » 03 Set 2008, 10:59

www.trensurb.com.br

MINISTRO DAS CIDADES ENCAMINHA SOLUÇÃO PARA CONCLUSÃO DO ACESSO NORTE DO PORTO SECO
Terça-feira, 02 de Setembro de 2008

Ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, presidiu reunião do Conselho de Administração da Trensurb, reuniu-se com empresários do Transporte de Cargas para encaminhar conclusão do Acesso Norte do Porto Seco e à tarde visitou a 31ª Expointer.

Ao receber um grupo de empresários de Porto Alegre, que reivindica a conclusão do Acesso Norte do Complexo Logístico do Porto Seco, nesta terça-feira, 2, ao meio dia, na sede da Trensurb, o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, determinou que o assunto seja encaminhado junto ao ministério para orientação e acompanhamento da elaboração do projeto e determinação de fontes de financiamento. O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, ficou encarregado de marcar nova reunião com os empresários e o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno, para orientação, discussão e atualização do traçado do projeto já existente, orçado em R$ 26 milhões de reais. O projeto corresponde a um trecho de 1,8 quilômetro de via, em mão dupla, prolongamento da Avenida Plinio Kroeff, até a rotatória das Avenidas Assis Brasil e Bernardino Silveira Amorim.

Ao dar encaminhamento para a reivindicação dos empresários, Marcio Fortes disse que "eu não faço obras. Nós selecionamos, analisamos e priorizamos os projetos. Este é importante, tem que ser atualizado, detalhado, para que possamos encaminhar a sua viabilização dentro do orçamento, que está para aprovação no Congresso Nacional. Para um valor de R$ 26 milhões o Governo Federal entraria com R$ 20,8 milhões, e o restante, R$ 5,2 milhões, deverá ser a contrapartida da Prefeitura de Porto Alegre ou do Governo do Estado". Participaram da audiência com Marcio Fortes o coordenador do Conselho de Infra-estrutura da Federação das Indústrias (Fiergs), Ricardo Portella; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga (Setcergs), Sérgio Neto; o presidente da Porto Seco - Logística e Transporte, Afrânio Rogério Kieling; os vereadores Adeli Sell (PT), Maria Celeste (PT) e João Carlos Nedel (PP), além de empresários que atuam no Porto Seco.

Segundo a vereadora Maria celeste, "no ano passado, a Câmara aprovou emenda de R$ 1,5 milhão para a obra, mas a Prefeitura não liberou recursos". Nedel diz que "há um pré-projeto que prevê a construção de apenas uma pista" no trecho, mas Afrânio entende que "isto é uma solução para durar apenas cinco anos. Ali passam, por ano, 400 mil caminhões com carga pesada e este número logo vai dobrar. Estamos ficando ilhados e em seguida vamos ser acusados de estar atrapalhando a comunidade, no local que, quando começou, era a solução para a retirada dos caminhões do Centro da cidade, Os caminhões trafegam e estragam as ruas do bairro, que não foram construídas para agüentar este tipo de tráfego, ruas feitas com piso para veículos leves. Até o fim do ano, seremos quase cem empresas de transporte na região, trabalhando sem infra-estrutura adequada". Afrânio salienta que "o setor de transportes emprega mais de 3.700 pessoas, direta e indiretamente, no Porto Seco, e precisa de melhores condições para trabalhar".

Adeli também defende "uma solução efetiva para o problema, com a elaboração de um projeto para a construção das duas vias, com uma discussão que conte com a participação da comunidade", já que há áreas no trajeto com ocupações irregulares por famílias que terão que ser removidas. Maria Celeste destaca que a obra é importante também como desaguadouro do tráfego para o município de Alvorada. Sérgio falou das dificuldades que são enfrentadas atualmente no Porto Seco, com os constantes acidentes envolvendo caminhões e carros, ocasionando até mortes, o que "poderá ser evitado com um acesso adequado, que evitará a circulação dos caminhões pelas ruas do bairro". Portella critica as administrações da cidade que "nunca se preocuparam com projetos para a Capital e, quando encaminham, o fazem de maneira errada".

VISITA À EXPOINTER
O ministro das Cidades, Marcio Fortes, presidiu pela manhã reunião do Conselho de Administração da Trensurb e, à tarde, visitou a 31ª Expointer, sendo recebido na Casa de Esteio pela prefeita Sandra Silveira e o vice Gilmar Rinaldi, de onde saiu para uma visita à feira, acompanhado também pelos diretores de Administração e Finanças, Ernani da Silva Fagundes, e de Operações da Trensurb, Paulo Renato Amaral.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

COOPERAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO VIADUTO na BR116

Mensagem não lida por cataclism2 » 03 Set 2008, 11:00

www.trensurb.com.br

TRENSURB ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA CONSTRUÇÃO DO VIADUTO QUE UNIRÁ BR 116 À BR 386
Terça-feira, 02 de Setembro de 2008


A cooperação técnica se dará nas atividades que envolvem a construção das estruturas, deslocamento de materiais e transposição de alças que fazem parte do viaduto, que passará sobre a via permanente da Trensurb. Essa colaboração visa garantir a segurança dos usuários que utilizam o metrô.

A Trensurb firmou Termo de Cooperação Técnica com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT), para acompanhamento das obras do viaduto que fará a ligação da BR 116 com a BR 386, nos dois sentidos, e que estarão sendo realizadas sobre as linhas férreas da empresa. O termo foi assinado com prazo de vigência de 12 meses, prevendo a transposição do viaduto sobre a via no prazo de 90 dias. A obra está a cargo do engenheiro civil do consórcio M. Martins-Beter, Mauro Oliveira, e tem como gerente do contrato Paulo Pedroso. Pedroso disse que "faremos uma alça para cada viaduto dentro da linha da Trensurb, tanto do sentido interior/capital, como também capital/interior. Além disso, realizaremos a duplicação do viaduto que já existe no local. Passada a fase de construção das vigas, o restante da construção será todo feito em concreto pré-moldado".

A obra tem previsão de conclusão em 18 meses, com investimentos no total de R$ 49,9 milhões, e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que ainda prevê a construção de dois viadutos, além da duplicação do viaduto atual, com o objetivo de regularizar todos os movimentos dos fluxos de tráfego na área. O ponto de cruzamento desta elevada está localizado entre o km 445,1 ao km 446,1 em Canoas, e irá colaborar no desafogamento dos atuais 130 mil veículos que diariamente utilizam a BR-116.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 08 Set 2008, 17:45

www.revistaferroviaria.com.br
Incidentes causam colapso recorde à Trensurb

04/09/2008 - Zero Hora (RS)


A Trensurb calcula prejuízos de R$ 58 mil com os incidentes ocorridos entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira. Nesta manhã, um veículo desgovernado invadiu os trilhos impedindo o trem de circular durante uma hora entre as estações Sapucaia e São Leopoldo.

Na terça-feira, o problema foi o rompimento dos cabos da rede elétrica de alta tensão entre as estações São Luís - Ulbra e Mathias Velho, em Canoas, que causou a interrupção da circulação dos trens até a manhã do dia seguinte.

Os incidentes causaram o maior colapso nos serviços da companhia em 23 anos de operações. Foram sete horas de paralisações parciais, atrasos de viagens, estações fechadas e transbordos de passageiros para trens e ônibus, transtornando a vida de 90 mil usuários — de um total de 170 mil que utilizam o trem diariamente.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 08 Set 2008, 17:46

Trensurb sediará curso sobre trens urbanos

05/09/2008 - Webtranspo


Neste ano, a Trensurb será a sede para a realização do 8º Curso Internacional de Treinamento em Sistemas de Trens Urbanos. De 13 de outubro a 13 de novembro, a empresa receberá representantes de Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, República Dominicana e Venezuela, que obterão informações sobre a área técnica operacional de trens urbanos.

“O objetivo do curso é proporcionar aos engenheiros e técnicos uma visão teórica e prática das principais técnicas atualmente utilizadas no gerenciamento da manutenção, planejamento, construção e operação metroferroviária”, declarou Ricardo Hessel, engenheiro e coordenador do curso pela Trensurb.


Para Marco Arildo Cunha, diretor-presidente da empresa, as aulas também proporcionarão aos participantes “conhecimentos específicos nas áreas de via permanente, sinalização, material rodante, rede aérea, energia de tração e sobre custos operacionais”, destacou.

Durante última semana do curso, apoiado pelo governo japonês por meio da JICA (Japan International Cooperation Agency), um perito japonês visitará a empresa para debater as mais modernas técnicas metroferroviárias, segundo a coordenação.

A pauta do curso é propiciar a melhoria dos conhecimentos da operação metroferroviária em todos os países da América Latina e da África de língua portuguesa, informou Cunha.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 09 Set 2008, 16:06

www.revistaferroviaria.com.br

Trem Ambiental recolhe materiais recicláveis
08/09/2008 - Jornal Correio de Notícias

Região Metropolitana - Em 14 meses de trabalho do trem ambiental, 50.505 quilos de resíduos recicláveis foram recolhidos nos pátios Industrial e Administrativo e nas estações da Trensurb. No mês de agosto, foram coletados 3.140 quilos de materiais por funcionários da empresa terceirizada responsável pelos serviços de limpeza. Os trabalhos são feitos duas vezes por semana, e todos os resíduos coletados são posteriormente encaminhados às associações de catadores de Porto Alegre, Canoas, Esteio e São Leopoldo.

De junho de 2007 a agosto de 2008 a Trensurb recolheu, em 14 meses, 50.505 quilos de resíduos recicláveis através do Trem Ambiental. Os dados foram divulgados no Relatório de Controle de Resíduos, nesta sexta-feira, 5. Em agosto, as estações de Porto Alegre tiveram o total de 852 quilos de material coletado; as estações de Canoas somaram 615 quilos; as de Esteio tiveram 312 quilos e as que fazem parte de São Leopoldo recolheram 590 quilos. Além disso, foram coletados 771 quilos no Pátio Industrial e Administrativo da Trensurb. O trabalho é desenvolvido pelo funcionário e coordenador do Grupo de Trabalho em Gestão Ambiental, Dirceu Nunes Fernandes. Este lixo, que antes do projeto ser implantado era destinado a aterros sanitários, agora ganhou outra dimensão. Cinqüenta toneladas de lixo estão deixando de virar passivos ambientais para gerar trabalho e renda, diz Dirceu.

O Trem Ambiental faz recolhimento do lixo reciclável duas vezes por semana, terças e quintas-feiras, nas estações, após o encerramento da operação comercial do metrô, e o material é entregue pelos serviços de limpeza urbana dos municípios às associações de homens e mulheres que trabalham com lixo reciclável, gerando trabalho e renda. Em Porto Alegre, é entregue à Unidade de Triagem da Ilha Grande dos Marinheiros; em Canoas, para a Cooperativa Aterro Renascer; em Esteio, para a Associação dos Recicladores e Catadores (Arca); e em São Leopoldo, para as Unidades de Triagem Vitória, Uniciclar e Coopernorte.

A Trensurb atende ao decreto que estabelece regras para o destino do lixo que pode ser reciclado, e os demais órgãos federais, estaduais e municipais devem cumprir, também, essa regulamentação. Dirceu afirmou que esta iniciativa da empresa tem gerado melhorias econômicas para os trabalhadores de associações recicladoras, benefícios ambientais e adequação da empresa ao Decreto 5940. O projeto começou coletando 2,5 toneladas por mês e nos últimos quatro meses esta média subiu para 3,7 toneladas por mês. No mês de junho deste ano, um ano após o início do projeto, coletamos 4,5 toneladas de lixo seco, e esperamos que esta taxa cresça.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 24 Set 2008, 08:33

NOVO DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS TOMA POSSE NA TRENSURB
Terça-feira, 23 de Setembro de 2008
Imagem
NOVO DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS TOMA POSSE NA TRENSURB Arte TerraApós a posse no Gabinete da Presidência, Michelucci foi apresentado ao quadro de gestores da Trensurb, no auditório da empresa.

Imagem
Em reunião de diretoria da Trensurb, tomou posse na manhã desta terça-feira, 23, o novo diretor de Administração e Finanças da empresa, economista Ney Michelucci Rodrigues, 54. Michelucci, formado pela PUCRS, é agente fiscal do Estado e já desenvolveu atividades públicas em diversas áreas, tendo sido presidente da União de Seguros, diretor financeiro da CEEE, presidente da Banrisul Arrendamento Mercantil, diretor técnico de Informática do Banrisul e, ultimamente, diretor de Operações da Procergs.

Michelucci, que substitui no cargo ao funcionário e assessor técnico da direção da Trensurb, economista Ernani da Silva Fagundes, foi apresentado, após a posse, pelo diretor-presidente, Marco Arildo Cunha, ao quadro de gestores, em reunião no auditório da empresa. Participaram também do ato o diretor de Operações, Paulo Renato Amaral, e o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Humberto Kasper. "Tenho exercido vários cargos públicos e venho para a Trensurb para dar continuidade, integrado com a atual administração, ao trabalho que já está sendo realizado, de modernização da empresa, com a implantação do Planejamento Estratégico. Quero colaborar, com a minha experiência profissional, para o aprimoramento da gestão da empresa", disse Michelucci, que exercerá o cargo até o final da atual gestão, que encerra a 26 de setembro de 2010.

Fotos: Emílio Martins, da Trensurb

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 12:56

FEIRA DO DIA DAS CRIANÇAS VAI ATÉ DIA 12 NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008



Imagem
A Feira vai até 12 de outubro, Dia das Crianças. São 45 espaços de produtos artesanais e industrializados, em sete estações.

A Feira do Dia das Crianças nas estações do metrô vai até 12 de outubro, com 45 espaços de venda de produtos artesanais e industrializados nas estações Rodoviária, Farrapos/IPA, Aeroporto, Canoas/LaSalle, Mathias Velho, São Luiz/ Ulbra e São Leopoldo, por micro empresários, artesãos, Associações e instituições de Economia Popular Solidária. Entre os artesãos, a expectativa é de que o movimente supere as edições anteriores da feira. Como diferencial para esta feira, o Setor de Marketing Comercial (Semac) da Trensurb realizou a inscrição dos interessados na Central de Atendimento ao Usuário, localizada na Estação Aeroporto. A coordenadora das Feiras nas Estações, Maria Tereza Gonçalves Sechi, disse que "esta forma como foram feitas as inscrições, facilitou muito o trabalho dos comerciantes, evitando um maior deslocamento, e a expectativa é muito boa para as vendas".

Lúcia Helena e Paulo Emílio, 55 anos, trabalham na Estação Rodoviária, ela como artesã e ele é o contabilista. "Trabalho com isso a minha vida inteira, há mais ou menos uns 30 anos, e antes eu expunha na Redenção e no Gasômetro. Por opção, vim para cá", comenta Lúcia, que confecciona bonecas de pano, puxa-sacos, pesos de porta e bichos de pelúcia, e espera que até o final da Feira do Dia da Criança "o movimento aumente bastante". Paulo Emílio comenta que "tem alguns dias em que a gente não vende nada, mas, em outros, vende tudo o que não vendeu nos outros dias". O casal mora em Viamão e se desloca todos os dias até a Estação Rodoviária, chegando, normalmente, às 7h30min, e voltando só às 19h.

O horário é, oficialmente, das 8h às 19h, mas alguns vendedores chegam antes e outros vão embora depois. Edilaine, 21 anos, artesã, chega às 9h e só sai às 19h30min. "Eu moro em Guaíba, é difícil ter um horário certo", diz. Normalmente, ela, que trabalha no local com a mãe, faz móbiles, borboletas e toalhinhas. A mãe faz panos de prato e, para a Feira do Dia das Crianças, produziu especialmente caixinhas decoradas com biscuit e porta-fotos. Edilaine revela que adora fazer móbiles, que são "os que mais vendem, porque são originais, nós que inventamos", salienta. Há móbiles de borboletas, de sapos e, até mesmo, de mini-torcedores dos times Internacional e Grêmio. "Os do Inter estão vendendo bastante, agora que o time venceu", comenta.

Rafaela, 15 anos, é estudante, e ajuda a tia na venda na feira quando não está na aula. "Faço isso há sete meses, mas não é muito difícil, porque a gente só revende", fala. A tia compra os produtos, que vão de bichos de pelúcia a carteiras e brincos, e a garota cuida da banca. "Na sexta e no sábado tem muita gente procurando. O movimento é maior nos dias de semana, mas as pessoas estão sempre correndo, atrasadas pro trabalho, e só param no fim de semana", afirma. O faturamento é de, em média, R$ 40,00 por dia, "mas depende muito, pois os bichinhos e os brincos são os que mais vendem. Os bichos, por serem bonitinhos, e os brincos, porque são baratos, R$ 1,00", ressalta.

Os produtos, para serem comercializados nas estações, têm que ser de artesanato ou industrializados, e não podem ser de origem duvidosa. A Trensurb, todos os anos, cede espaços gratuitos a instituições governamentais e entidades assistenciais sem fins lucrativos legalmente reconhecidas. Este ano, cinco espaços na Estação São Leopoldo foram destinados à Economia Popular Solidária e à Associação Mãos Unidas.

Ocupação dos espaços nas estações
Rodoviária - 17 espaços (14 micro empresários e três artesãos).
Farrapos/IPA – quatro espaços (dois micro empresários e dois artesãos)
Aeroporto – dois espaços (um artesão e um micro empresário)
Canoas/LaSalle – dois espaços (dois artesãos)
Mathias Velho – oito espaços (cinco micro empresários e três artesãos)
São Luiz – três espaços (dois artesãos e um micro empresário)
São Leopoldo – nove bancas (oito artesãos e um micro empresário)

Foto: Edgar Maciel, da Trensurb

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 13:01

PROGRAMA FUTURO USUÁRIO DA TRENSURB RECEBE VISITA DE 33 ALUNOS DE ESCOLA DA CIDADE DE IJUÍ
Sexta-feira, 03 de Outubro de 2008


Imagem
Arte TerraAlunos de escola de Ijuí, que nunca tinham viajado de trem, fizeram passeio da Estação Aeroporto até a Estação Mercado da Trensurb e aprenderam como funciona o sistema e os cuidados que têm que ter para usá-lo.
Imagem

O Programa Futuro Usuário da Trensurb recebeu a visita de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Ijuí. Ao todo, 33 crianças da terceira série, acompanhadas pela diretora, dois professores e duas funcionárias da escola viajaram no metrô da Estação Aeroporto à Estação Mercado. O passeio foi acompanhado por estagiários do Setor de Relações Comunitárias (Serel) da Trensurb, responsável pela organização destas atividades junto às escolas do Estado. A diretora da escola, Beatriz Garay, 46, ressaltou o benefício que as crianças têm com este tipo de atividade. “As crianças adoram os passeios e é fantástico observar quando seus olhos brilham diante da experiência. Eles também aprendem a assumir responsabilidade, cuidando de si e do outro colega”, diz.

A escola, com cerca de 800 alunos, é a mais antiga de Ijuí, e já teve como alunos ilustres o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Caetano Bledon Verri, mais conhecido como Dunga. Conduzindo o grupo, a professora Salete Goedecke, 29, disse que “nesse tipo de atividade, vejo uma construção de conhecimento através de novas formas de se relacionar num grupo. É inesquecível para eles”. Outro professor, Cristiano Zimmerman, 30, destacou a junção do conteúdo apreendido em aula, com aquilo que se agrega numa visita dessas. Ele disse que “o que mais vale é sair do cotidiano. O que é visto e palpável, é mais fácil de ser guardado, além da parceria e convivência que acontece entre eles”. O aluno Mathias Baloissera, 9, surpreso com o trem, afirmou que “percebi que anda muito rápido e que leva bastante gente”. Sua colega, Jordana Barros Falcão, 9, disse que “estou achando divertido e legal este passeio. Nunca tinha vindo aqui”.

Coordenando o grupo de visitantes, a estagiária de Pedagogia do Serel, Ana Paula Roza, que participa destas atividades há mais de um ano, disse que “esta visita é importante, principalmente para as escolas do interior, quando seus alunos nunca viram o trem e não têm contato com este tipo de estrutura”. Além de Ijuí, conhecida como a "Colméia do Trabalho” e afastada 410 quilômetros de Porto Alegre, outras cidades e municípios, como Lajeado e Cidreira, tiveram a oportunidade de participar do Programa Futuro Usuário, que começou em 1984 e até hoje já teve a participação de mais de 200 mil alunos. Só no ano passado foram 5.403 alunos, de 45 escolas, que visitaram o sistema e viajaram de metrô, enquanto 3.663 assistiram a palestras.

Na visita, escolas agendam uma viagem de metrô, quando é mostrado aos alunos, ao vivo, como funciona o sistema, desde a compra dos bilhetes no guichê e a colocação do mesmo no bloqueio de acesso às estações e de como devem comporta-se nas escadas fixas e rolantes, até os cuidados de segurança que devem ter para embarcar e desembarcar nos trens. Qualquer escola de ensino fundamental pode participar do programa. Interessadas devem ligar para o telefone 51-2129-2126 ou enviar e-mail para sserel@trensurb.gov.br ou www.trensurb.gov.br.

Foto: Rodrigo Brandão

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/php/noticias ... Destaque=0
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 13:06

FEIRA LATINO-AMERICANA DE ARTESANATO ABRE NESTA SEXTA-FEIRA, 3
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008


Imagem
Com a participação de 128 artesãos e artesãs do Brasil, Cuba, Argentina e Uruguai, e com 250 estandes, abre nesta sexta-feira, às 13h, a 18ª Feira Latino-americana de Artesanato, na Usina do Gasômetro. A ONG Voluntárias Maria José, de Esteio, que realiza cursos com apoio da Trensurb, estará participando do evento.

Com oficinas interativas e de demonstração de técnicas e um concurso para escolha da melhor peça produzida durante o evento, começa nesta sexta-feira, 3, às 13h, na Usina do Gasômetro, a 18ª Feira Latino-americana de Artesanato, com a participação de 128 artesãos do Brasil, Cuba, Argentina e Uruguai, que ocuparão as 250 estandes. A feira é realizada pelo Sindicato dos Artesãos do RS e tem apoio, entre outros, da Prefeitura de Porto Alegre e da Trensurb. A ONG Voluntárias Maria José, de Esteio, que ministra cursos de fuxico e artesanato com apoio da Trensurb nas cidades por onde passa o metrô, estará expondo seus trabalhos na feira, que funcionará das 13h às 21h, aos sábados e domingos, e das 10h às 21h nos outros dias da semana, até o dia 13 de outubro. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 7 de outubro, às 9h30min.

A ONG Voluntárias Maria José participará do evento com cinco artesãs e mais voluntárias, que serão divididas nos 12 dias da feira. A presidente e fundadora da ONG, Maria Elizabeth di Pietro, destacou ser muito importante a participação nesse tipo de evento "que agrega diferentes culturas e formas de artesanato". Ela disse que "levaremos produtos que confeccionamos na ONG, principalmente aqueles produzidos em Fuxico. Também vamos realizar oficinas para quem quiser fabricar e vender seus produtos. Será muito interessante, pois vamos poder conhecer e aprender formas de artesanato de outros países, além de trocar experiências com outros colegas de profissão". A participação da ONG na feira foi organizada pelo Setor de Marketing Comercial (Semac) da Trensurb.

A Trensurb, através do Setor de Relações Comunitárias (Serel) está desenvolvendo, atualmente, junto à comunidade de Novo Hamburgo, o projeto Fuxicando na Comunidade, anteriormente realizado também em São Leopoldo, onde se formaram 24 pessoas, que depois de três meses de curso estão aptas a produzir e vender artigos confeccionados em fuxico, outros tipos de artesanato e também a cozinhar. Os cursos são orientados por Maria di Prieto e, para a confecção dos fuxicos, são utilizados retalhos de roupas inservíveis doadas à Campanha do Agasalho da Trensurb.

MELHOR PEÇA

Um dos destaques da feira é o concurso que escolhe a melhor peça produzida pelos artesãos durante a realização do evento. Neste concurso, poderão inscrever-se artesãos de todos os países que estejam participando da feira. As inscrições estarão abertas para os interessadas nesta sexta-feira, 3, e no sábado, 4. Uma comissão, escolhida pelo Sindicato, fará uma pré-seleção dos trabalhos inscritos. As peças escolhidas serão expostas, a partir de domingo, 5, em uma vitrine no mezanino do Espaço Cultural Usina do Gasômetro, cada um com o nome de quem o produziu e um número que o identifique.

A escolha final da melhor peça artesanal do evento será feita pelo público. Os visitantes poderão preencher um cupom, onde deverão colocar seu nome, endereço e o número da peça artesanal que elegeu como sua preferida. Ao lado da vitrine onde estarão os trabalhos concorrentes, será colocada uma urna, para serem depositados os cupons preenchidos. Os ganhadores do concurso serão os três profissionais cujas peças alcançarem maior número de votos. Do conjunto total de cupons colocados na urna, serão sorteados cinco e os visitantes que o preencheram receberão, cada um, uma sacola contendo peças artesanais e uma camiseta comemorativa da 18ª Feira Latino-americana de Artesanato. Os artesãos cujos trabalhos forem escolhidos como os três melhores do concurso, receberão como prêmio pela escolha, cada um, estande de 4m² na 19ª Feira Latino-americana de Artesanato.

OFICINAS

As oficinas da 18ª Feira Latino-americana de Artesanato serão realizadas no andar térreo e no mezanino do Espaço Cultural Usina do Gasômetro e ocuparão um espaço de aproximadamente 60m². Serão executados dois tipos de oficinas durante a realização do evento: Oficinas de demonstração de técnicas e Oficinas interativas.

As Oficinas Técnicas são aquelas onde o visitante terá oportunidade de ver o artesão oficineiro confeccionando peças artesanais. Estas oficinas serão realizadas em cinco estandes da Feira. Os expositores destes estandes estarão, durante todo o período do evento, confeccionando seus trabalhos, possibilitando ao público conhecer o processo de elaboração destas peças.

Nas Oficinas interativas, os oficineiros ensinarão para os participantes os princípios de algumas técnicas artesanais. Serão realizadas 12 oficinas deste tipo, onde serão usadas várias matérias primas. Estas oficinas terão duração de duas horas e delas poderão participar grupos de 15 pessoas. Será dada preferência nestas oficinas, para crianças da rede pública municipal ou estadual de ensino e não será cobrada nenhuma taxa de participação.

Os dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo) serão dedicados às crianças. Haverá apresentação de Banda Marcial , Coral e muitas oficinas interativas dedicadas às crianças

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/php/noticias ... Destaque=0
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 04 Out 2008, 13:09

CAMPANHA DO AGASALHO 2008 DA TRENSURB ENTREGA MAIS 1.350 QUILOS DE ROUPAS E CALÇADOS E 60 QUILOS DE ALIMENTOS
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008


Aconteceram esta semana mais quatro entregas referentes à Campanha do Agasalho 2008 da Trensurb, que terminou no dia 18 de setembro e arrecadou um total de 28. 945 quilos de roupas e calçados. No dia 14 de outubro, às 15h30min, no auditório do prédio Administrativo da empresa, a Trensurb apresentará uma prestação de contas detalhada da campanha deste ano.

Esta semana foram feitas mais quatro entregas de 1.350 quilos de roupas e calçados, da Campanha do Agasalho 2008 da Trensurb, que encerrou no dia 18 de setembro, arrecadando um total de 28.945 quilos para uma meta estabelecida de 25 toneladas. O Setor de Relações Comunitárias (Serel) da empresa fez a triagem dos últimos 900 quilos de agasalhos e roupas para a entrega em instituições sociais da Grande Porto Alegre, que também receberam 60 quilos de alimentos não-perecíveis. No dia 14 de outubro, às 15h30min, no auditório do prédio Administrativo da empresa, a Trensurb apresentará uma prestação de contas detalhada sobre a Campanha do Agasalho 2008. Desde 1994, quando começou, a campanha já arrecadou e distribuiu 178.956 quilos de material.


A primeira instituição beneficiada foi o Lar Amar é Viver, da cidade de Sapucaia do Sul, que recebeu 450 quilos de agasalhos e calçados. Em São Leopoldo , a Creche Nova Geração recebeu 450 quilos de roupas e calçados e 30 quilos de alimentos arrecadados no Painel do Trabalhador. A Creche Geração do Amanhã Dona Regina, de Porto Alegre, recebeu 30 quilos de alimentos, e o Albergue Municipal de Canoas, 450 quilos de agasalhos.

A Campanha do Agasalho é coordenada pelo Serel, cuja responsável, Maria Cristina Pinto, diz que "todos os alimentos são oriundos de doações das empresas que anunciam vagas de trabalho no Painel do Trabalhador da Trensurb. Temos mais roupas ainda para serem triadas para entrega ao longo deste mês." As próximas doações serão destinadas para as Associações que participam do projeto da Trensurb "Fuxicando na Comunidade", em Novo Hamburgo. Atualmente existem sete representantes das associações no Fuxicando.

Maria Cristina destaca que mesmo com o término da edição de 2008, os usuários da Trensurb continuam mostrando seu sentimento de solidariedade. "As caixas nas estações continuam recebendo doações. Todas elas estão pela metade com roupas e calçados", diz. Os 18 postos de doações (17 nas estações e um na sede Administrativa da empresa) seguem disponíveis para a entrega de agasalhos. Antes da distribuição, as roupas são separadas por tamanho e consertadas. As peças inservíveis passam por uma lavagem e são transformadas em retalhos para serem utilizadas nos cursos de artesanato do Projeto Fuxicando na Comunidade.

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/php/noticias ... Destaque=0
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 04 Out 2008, 13:23

^^Q legal!!! :lol: :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 20 Nov 2008, 11:37

TRENSURB REPASSA À PREFEITURA INFORMAÇÕES SOBRE AS OBRAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014

Terça-feira, 18 de Novembro de 2008



Secretaria de Planejamento Municipal recebeu informações completas sobre o andamento dos três projetos elaborados pela Trensurb com vistas à Copa do Mundo: extensão da linha de São Leopoldo até Novo Hamburgo; construção da primeira fase do Metrô de Porto Alegre; e ligação, por Aeromóvel, da Estação Aeroporto com o Aeroporto Salgado Filho.

A Trensurb entregou, nesta terça-feira, 18, à Secretaria de Planejamento Municipal (SPM) da Prefeitura de Porto Alegre, a documentação referente a situação em que se encontram os três projetos que a empresa está desenvolvendo no sentido de garantir a Capital gaúcha como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil. Em ofício ao diretor de Desenvolvimento Urbano da SPM, Newton Paulo Bagio, o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, encaminhou todas as informações a respeito do andamento da conclusão da Linha 1, de São Leopoldo a Novo Hamburgo; implantação da primeira fase do Metrô de Porto Alegre; e implantação da ligação, por Aeromóvel, do Aeroporto Internacional Salgado Filho com a Estação Aeroporto da Trensurb.

Sobre o Metrô de Porto Alegre, a Trensurb informa que o Ministério das Cidades propôs sua execução através do Plano de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC da Mobilidade), a ser lançado pelo Governo Federal. Integra o Plano Integrado de Transportes e Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre, elaborado em conjunto com o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre. A Modelagem Econômica e Financeira do Projeto já foi encomendada à Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), que tem 180 dias, a contar de outubro de 2008, para conclusão. Através do mesmo contrato, a CPD elabora, e tem 120 dias para a entrega, os projetos finais de engenharia. A Trensurb prevê a contratação e execução das obras de 2010 a 2013. Serão construídos 13 quilômetros, com 15 estações, com um investimento previsto total de U$ 817 milhões.

A expansão do metrô de São Leopoldo até Novo Hamburgo, numa distância de 9,3 quilômetros, com quatro novas estações (uma em São Leopoldo e três em Novo Hamburgo), com acessibilidade universal, investimento de R$ 652 milhões (cálculos de janeiro de 2008), com recursos do Governo Federal, tem cronograma de implantação previsto para até 2011. Obra também prevista no PAC da Mobilidade e que está com projeto contratado e ordem de início de serviços já emitida. Trata-se de uma obra essencial dentro do processo para desafogar o tráfego de veículos na BR-116. Vai melhorar a infra-estrutura de transporte público da Região Metropolitana.

Com uma extensão de 800 metros, e duas estações, a ligação por Aeromóvel entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Aeroporto Salgado Filho poderá ser construída em um ano, a partir da data em que for assinada a ordem de início dos serviços. O investimento previsto é de R$ 24,4 milhões. A proposta também está incluída no PAC da Mobilidade, pelo Ministério das Cidades. A Trensurb tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia para implantação do projeto, que já está em condições de contratação, com termo de referência e orçamento de referência elaborados. Dará acesso rápido ao Centro de Porto Alegre aos turistas que chegam, através do Metrô

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 20 Nov 2008, 11:43

TRENSURB ENCERRA VIII CURSO INTERNACIONAL DE TREINAMENTO EM SISTEMAS DE TRENS URBANOS, QUE TEM APOIO DO GOVERNO JAPONÊS.


Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008


Imagem
Em cerimônia com a apresentação dos Hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, shows musicais e de um vídeo sobre o Brasil, a Trensurb encerrou, na manhã desta quinta-feira, 13, o VIII Curso Internacional de Treinamento em Sistemas de Trens Urbanos, realizado com o apoio do Governo Japonês, através da Japan International Cooperation Agency (JICA). Participaram 15 engenheiros e técnicos de países da América Latina e africanos de Língua portuguesa.
Imagem

A Trensurb realizou hoje, 13, pela manhã, a cerimônia de encerramento do VIII Curso Internacional de Treinamento em Sistemas de Trens Urbanos, que trouxe a Porto Alegre 15 bolsistas (engenheiros e técnicos) ligados à função metroviária em países latino-americanos e africanos de língua portuguesa. Eles passaram 35 dias no Brasil, conhecendo também o sistema em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os bolsistas receberam os certificados de conclusão e um brinde oferecido pela loja Churrasco a Cavalo. O curso tem o apoio do Governo Japonês, através da Japan International Agency (JICA), e das empresas GetNet Tecnologia, Procempa, Ativa Tecnologia, Consórcio Nova Via, Trends Engenharia e Tecnologia, Grupo MPE e Techdec Informática.

O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, disse que “eu não tenho a menor dúvida de que o que vocês viram aqui da tecnologia japonesa acaba sendo uma verdadeira propaganda, porque tudo realmente funciona muito bem. Tenho certeza que vocês nunca vão esquecer os 35 dias que passaram aqui. E nós também. Esperamos que essa experiência dê frutos, assim como aquela árvore que vocês plantaram” - antes da cerimônia de encerramento os bolsistas descerraram uma placa alusiva ao curso no prédio do Setor de Treinamento (Setre) e plantaram uma árvore (jaqueira) no pátio da empresa. "Quando planta uma árvore, você está acreditando no futuro. A amizade dessas pessoas vai estar representada nesta planta e em nossos corações”, concluiu Marco Arildo. Falando pelos bolsistas, o mexicano Jorge Carreño Diaz ressaltou a importância do crescimento profissional que cada um terá com a participação no curso. “Tivemos a oportunidade de conhecer diversas empresas, como a Trensurb, a Carris e o Aeromóvel, além dos metrôs do Rio e de São Paulo, descobrindo como funcionam. E foi como se tivéssemos voltado à época da faculdade com esse grupo, com as brincadeiras, a amizade, o futebol. Vão nossos corpos, mas os nossos corações ficam com vocês”.

O representante da JICA no Brasil, Kan Bito, disse que espera que "esse curso dê frutos no futuro para vocês, e que a amizade entre vocês continue”. O cônsul japonês Haruyoshi Miura afirmou que "me alegro muito de ver todos felizes, assim, e espero que retornem aos seus países com algo diferente de como vieram e que transmitam por lá o que aprenderam aqui”. O venezuelano José Alí Villegas Sanchez prestou homenagem aos colegas do curso, cantando o bolero “La Barca”. No encerramento da cerimônia, a cantora Cláudia Quadros cantou a música “Canção da América” e o Hino Rio-grandense, enquanto eram projetadas numa tela fotos mostrando vários momentos do curso.

O bolsista e gerente de Planejamento de Transporte da CBTU-MetroRec, de Recife, Florêncio Absalão Filho, afirmou que “todas as ações que fizemos aqui têm um grande sentido, e o plantio de uma muda de árvore simboliza tudo isso”. Para o gerente de Controle de Tráfego da Metrofor, Antonio Chalita, que estudou agronomia por três anos, disse que “no plantio da muda de jaqueira está presente a questão da natureza, como da própria simbologia da JICA”. O supervisor de Restabelecimento da Companhia do Trem Metropolitano de São Paulo, Sérgio Barbosa, agradeceu a receptividade do povo gaúcho. “Ontem, fomos ao DTG Trilhos da Tradição jantar, e lá as pessoas, mais uma vez, nos acolheram de uma forma emocionante. Foi comovente”, afirmou.

A oitava edição do curso da JICA teve a coordenação geral do engenheiro eletricista da Gerência de Sistemas (Gesis), Ricardo Souza Hessel; a coordenação adjunta do engenheiro eletrônico da Gerência de Projetos (Gepro), David Samuel Levenfus; e o secretariado executivo de Clésia Maria Novelly Vieira, da Superintendência de Desenvolvimento e Expansão (Sudex).

Participaram da cerimônia também o engenheiro coordenador do Departamento de Material Rodante do Metrô de Tóquio, Hiroshi Sameshima; o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Ney Michelucci Rodrigues; o diretor de Operações, Paulo Renato da Rosa Amaral; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Humberto Kasper; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Ernani da Silva Fagundes; o professor coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, João Hermes Nogueira Junqueira; e o supervisor do Departamento Comercial da Procempa, Marcos Bein.

Fotos: Emilio Martins, da Trensurb

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/php/noticias ... Destaque=0
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Dez 2008, 00:54

DIRETORIA DA TRENSURB REALIZA VISTORIA NAS OBRAS DA ESTAÇÃO MERCADO
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2008

Imagem

Imagem

A Diretoria da Trensurb realizou, na manhã da última sexta-feira, a vistoria das obras da Praça Revolução Farroupilha e da biblioteca Livro Sobre Trilhos, localizadas na Estação Mercado. A inauguração da biblioteca será hoje, às 15h, e a Praça ocorrerá na quinta-feira, 18. Na vistoria, o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha ressaltou a importância desses dois espaços à população. “São dois presentes de Natal aos cidadãos de Porto Alegre. A Praça representa a grandeza deste povo e sua criação é fruto do trabalho em parceria feita com a Prefeitura da Capital. Já a biblioteca, é uma iniciativa impar no Estado que mais lê, e estes são dois monumentos à cultura gaúcha”, diz.
Na vistoria realizada na Estação estiveram presentes, além do diretor-presidente, o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Humberto Kasper; o supervisor da obra pela empresa Sultepa, Auri Tartari; e o fiscal de obras da Trensurb, José Francisco F. dos Santos. Eles observaram os acabamentos que estão sendo feitos no Painel Epopéia Rio-Grandense, de Danúbio Gonsalves; as paredes que estão sendo retiradas na plataforma de desembarque da Estação; e a base que receberá os mastros onde serão hasteadas as bandeiras. Tartari ressaltou que o andamento das obras estão dentro do prazo estabelecido, e que “estamos trabalhando para liberar o acesso total da Praça ao público. Este era um anseio da Trensurb, que agora está se efetivado”. Sobre a etapa posterior, Tartari destaca que “terminaremos o túnel de desembarque na saída junto ao Mercado Público”.

Fonte: http://www.trensurb.gov.br/php/noticias ... Destaque=0
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 17 Dez 2008, 01:40

TRENSURB INAUGURA PRIMEIRA BIBLIOTECA DO METRÔ HOJE NA ESTAÇÃO MERCADO

Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2008

A capital dos gaúchos vai receber uma nova alternativa de cultura e lazer. Hoje, às 15h, a Trensurb, o Instituto Brasil Leitor e a VisaNet Brasil, por meio da marca Visa, inauguram a primeira biblioteca Livros sobre Trilhos na Estação Mercado, em Porto Alegre. Para o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "com a biblioteca na Estação Mercado agregaremos mais um atividade cultural à rotina de nossos usuários, fortalecendo a visão da empresa comprometida com ações na área da responsabilidade socioambiental". O diretor geral do Instituto Brasil Leitor, William Nacked, criador e gestor do projeto, diz que “as bibliotecas instaladas dentro do metrô provam que o brasileiro quer e gosta de ler. Facilitar o acesso aos livros era o que faltava para incentivar a leitura em um mundo moderno e apressado”, explica

Na última sexta-feira, 12, a Trensurb organizou uma ação de divulgação e incentivo à leitura. Cerca de cem livros forão distribuídos na Estação Mercado, da Trensurb, dentro dos vagões do metrô. O acervo inicial da nova biblioteca contará com mais de 2,3 mil livros dos mais diversos estilos: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história. A estimativa do projeto é chegar a dois mil usuários nos primeiros quatro meses de funcionamento.

A biblioteca Livros sobre Trilhos da Estação Mercado funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.

Sobre o Instituto Brasil Leitor
O Instituto Brasil Leitor é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação. Entre seus projetos, encontram-se as bibliotecas instaladas dentro da rede metroviária. O IBL mantém unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e em Recife. A biblioteca mais antiga é a “Embarque na Leitura”, instalada na Estação Paraíso do Metrô, em São Paulo. Criada em 2004, reúne hoje cerca de 16.700 sócios e mais de 148 mil empréstimos. Depois foram abertas as das estações Tatuapé, Luz, Largo Treze e Santa Cecília, todas na capital paulista. Juntas somam mais de 33.500 associados, que já pegaram emprestados mais de 302 mil livros. O IBL tem ainda Livros & Trilhos nas Estações Central e Siqueira Campos do MetrôRio, no Rio de Janeiro, e “Leitura nos Trilhos”, no Metrô de Recife.

Sobre a VisaNet Brasil
A Companhia Brasileira de Meios de Pagamentos (VisaNet) é a empresa responsável pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais afiliados ao Sistema Visa e pelas transações realizadas com cartões Visa no Brasil. Com esta biblioteca, a VisaNet já totaliza o patrocínio de 6 bibliotecas em metrôs: duas no Rio de Janeiro, uma em Recife e duas em São Paulo.

Sobre a Trensurb
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, vinculada ao Ministério das Cidades, foi criada em 1980, opera uma linha de trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e atende as populações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Nos 23 anos de operação comercial tem se preocupado em incentivar ações culturais em suas estações e trens, buscando dessa forma, alterar a rotina dos usuários. Na Estação Mercado, desde março de 2006, está localizada a Galeria Mario Quintana, onde já foram realizadas mais de 20 exposições fotográficas. Em parceria com a Secretaria de Cultura de Porto Alegre a frota de trens apresenta desde 2004 o projeto Poema nos Trens. O apoio a arte popular rendeu a pintura de um trem, através da parceria com a ONG Trocando Idéias, valorizando a arte do grafite. Em 2000 a empresa restaurou o Mural de Clébio Sória, na Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, de frente para a Avenida Mauá. Ali a população pode apreciar um dos maiores murais artísticos do Estado, retratando a História e o Folclore do Rio Grande do Sul. Como precursor das ações culturais da Trensurb, de 2001 a 2004, foi realizado o Projeto Arte nos Trilhos, projeto retomado em dezembro de 2008, tendo sido apresentado na principais estações do metrô 30 peças de teatro, 25 shows musicais e 37 apresentações de dança. Destaca-se, também, como projetos importantes no incentivo a cultura, em 2002, Cotidiano – Intervenções na Trensurb, do artista plástico Leandro Selister e, durante o ano de 2001, Estações em Foco, que reuniu uma mostra fotográfica com oito fotógrafos profissionais e culminou com um concurso fotográfico e a publicação de um livro.

---

Fonte: Site da Trensurb
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - PORTO ALEGRE (RS)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante