Trensurb - Algumas informações e fotos

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Trensurb - Algumas informações e fotos

Mensagem não lida por cataclism2 » 05 Jun 2008, 16:39

Tópico original e agradecimentos ao Rafael
================================

Vou dar uma mão pros gauchos, hehe

Trensurb é o o nome do Metro de Porto Alegre, atualmente tem apenas uma linha elevada que liga a capital até a cidade de São Leopoldo, mas já foram anunciadas as obras para extende-lo até Novo Hamburgo. Há também planos e projetos da construção de uma segunda linha, subterrânea, que atenderia os bairros mais densos de Porto Alegre.

Apesar da linha não atender bem a cidade principal (POA), foi uma linha bem pensada, pois passa pela rodoviária, aeroporto e segue por algumas das principais cidades da RM, como Canoas e Novo Hamburgo, com uma linha 2 atendendo os principais bairros da capital ficara muito bom o sistema da RMPOA

Tem bastante informação também no site da empresa, que pra mim é um dos mais completos em relação a informações técnicas: http://www.trensurb.com.br

Imagem[..............Imagem


Inauguração:02 de março de 1985
Horários: Todos os dias, das 5h às 23h20min
Extensão: 33,8 km
Estações 14
Número de linhas em operação 1
Número de linhas em expansão 1, 9,3 kms (projeto, de S. Leopoldo até N Hamburgo, em verde no mapa)
Número de linhas em projeto: Linha 2, 20 kms
Passageiros Transportados:45.787.217
Headway Variável entre 5 min nos horários de pico até 15 min aos domingos
Frota: 25 Trens Unidades Elétricas (TUEs), cada um com quatro carros, em aço inoxidável
Thread do SSC: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=204985
Próximas inaugurações: ND
Cidades atendidas: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo

Informações e ilustrações retiradas do site da empresas.

===========================================

Citando posts do Aceshigh



POA
Imagem
Imagem
Imagem

estação Mercado
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

estação Rodoviária
Imagem

estação São Pedro
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

estação Aeroporto
Imagem
Imagem

Anchieta
Imagem
Imagem
Imagem


CANOAS
Niterói/UniRitter
Imagem
Imagem

Fátima
Imagem
Imagem

Canoas La Salle
Imagem
Imagem

Matias Velho
Imagem

São Luís/Ulbra
Imagem
Imagem
Imagem

Petrobrás
Imagem


ESTEIO
Esteio
Imagem
Imagem
Imagem


SAPUCAIA DO SUL
Luis Pasteur
Imagem
Imagem
Imagem

Sapucaia
Imagem
Imagem
Imagem



SÃO LEOPOLDO
Unisinos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

São Leopoldo (centro)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Bom, como vocês devem ter percebido, as melhores estações são as de São Leopoldo. As outras estações foram construídas TODAS de uma só vez quando construíram o metro no início dos anos 80... são de um mal gosto terrível. Deviam passar por reformas. As de São Leopoldo foram construídas no meio dos anos 90 e por isso são não só mais bonitas como também mais modernas.

Espero q quando o metrô chegar em Novo Hamburgo, em 2006, construam umas estações bonitas e modernas...




esse é o atual fim da linha 1 em São Leopoldo
Imagem

Dados gerais sobre a extensão a Novo Hamburgo:

• Extensão para Novo Hamburgo:
Trecho São Leopoldo - Novo Hamburgo: 9,3 km em elevado, quatro estações, com aporte total de recursos do Governo Federal.
• Valor global apresentado pelo Consórcio Nova Via (vencedor):
R$ 352 milhões (preço referente a janeiro de 2001).
• Custo médio por km praticado em obras metro-ferroviárias em elevado (preços internacionais):
U$ 30 milhões (trinta milhões de dólares)/km elevado.
• Custo médio por km para implantação do trecho São Leopoldo - Novo Hamburgo, totalmente em elevado, apresentado pelo Consórcio Nova Via (vencedor):
U$ 19,86 milhões (dezenove milhões, oitocentos e sessenta mil dólares)/km elevado.
• Custo médio por km praticado em obras metro-ferroviárias brasileiras em elevado:
- CPTM (SP) - Linha 5 (16% em superfície, 10% subterrâneo e 74% em elevado) = U$ 49,47 milhões/km
- Metrô Belo Horizonte (60% em superfície, 10% subterrâneo e 30% em elevado) = U$ 22,94 milhões/km
- Metrô de Salvador (54% em superfície, 13% subterrâneo e 16% em elevado) = U$ 21,28 milhões/km
• Orçamento:
Desde 2001, a Trensurb deixou de investir mais de R$ 50 milhões no projeto, recursos previstos no orçamento da União, o que permitiria a execução de 14,25% da obra. Recursos previstos nos orçamentos e não utilizados:
- R$ 23,3 milhões em 2001;
- R$ 18,9 milhões em 2002; e,
- R$ 12 milhões em 2003.
• Geração de empregos:
Com as obras em andamento pleno, estima-se que estariam contratados, diretamente, em torno de 1.200 trabalhadores.
• Terminal Rodoviário de Novo Hamburgo:
A Prefeitura Municipal reposicionou o Terminal Intermunicipal para integrá-lo fisicamente à futura Estação Fenac, atendendo solicitação da Trensurb que, por sua vez, comprometeu-se com a execução de obras viárias no entorno, visando um ordenamento do tráfego na região.
• Preço da tarifa:
Tarifa unitária praticada pela Trensurb atualmente: R$ 0,75.
Tarifa do ônibus semi-direto a Porto Alegre praticada atualmente: R$ 3,30.
Tarifa do ônibus direto a Porto Alegre praticada atualmente: R$ 4,70.
• Diminuição no tempo de viagem:
Previsão do tempo de viagem entre Novo Hamburgo e Porto Alegre é de 55 minutos. De ônibus, conforme o tráfego da BR116, este tempo pode chegar a 90 minutos.
• BR-116: Diminuição do número de ônibus circulando nesta via. Diminuição de tráfego. Mais segurança. Menos poluição.
• Nova travessia sobre o Rio dos Sinos: há previsão, no Edital de Licitação, de execução de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, no prolongamento da Avenida Mauá, facilitando a ligação São Leopoldo - Novo Hamburgo, desafogando as pontes existentes, hoje saturadas pelo intenso tráfego de veículos na região.
• Urbanização no entorno da linha metro-ferroviária:
Assim como em São Leopoldo, há previsão de urbanização do trecho sob elevado com a implantação de áreas de recreação, esportes, estacionamentos, etc.
Pavimentação de diversas vias públicas no entorno das estações.
Transferência de famílias carentes que vivem em áreas de risco ao longo do traçado para loteamentos próximos.
Execução de obras de drenagem pluvial e de saneamento básico próximo à via do trem.


Pelas fotos acho o Metro de Porto Alegre bastante parecido com a linha 3 do metrô de SP

==========================================

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 05 Jun 2008, 16:41

..a propósito, segue o que encontrei através do Google Earth: estação nova de São Leopoldo, mas com a reconstrução da antiga.
Imagem

Créditos da foto no link
http://www.panoramio.com/photo/6035846

Legal é que, se for no mapa da página ou no próprio Google Earth, dá pra ver o final da linha, conforme a foto no outro tópico.

Abraços!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 23:36

HGPFILHO escreveu:Rafael mais uma vez salvando o metrô de POA, :o

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 23:36

Inconfidente escreveu:Eu gostei bastante, não fica atrás dos outros metrôs de superfície. Valeu, pelas fotos e informações, Rafael! :o

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 23:37

Inconfidente escreveu:Eu gostei bastante, não fica atrás dos outros metrôs de superfície. Valeu, pelas fotos e informações, Rafael! :o

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 23:38

Bruno-NJ escreveu:muito bom, as estacoes sao excelentes e algumas delas sao bastante usadas pelo q percebi.

Deve ser o sistema de metro brasileiro mais 'abrangente', o q atende a maior area metropolitana no Brasil?!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 23:39

cataclism2 escreveu:Cara, MUITO legal esse teu tópico!

Mesmo aqui, meio perto e meio longe do Trensurb, nunca andei nele. Sempre vi ele correndo na beira da rodovia durante toda a minha vida quando passávamos de carro por ali.

Hora dessas vou dar um jeito de pegar um busão até POA e passear de TrensUrb 8) .

Esses dias foram anunciadas mais obras de ampliaçãoes e reformas pela região, mas aí se referem ao trecho da ALL, que atende ao carregamento de cimentos (Votoram, se não me engano).

Abraços!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 23:40

bs.eduardo escreveu:Gostei das fotos, não tinha visto algumas ainda.

O sistema de POA tem boa qualidade, assim como o de BH e Recife. Queria que outras capitais como Natal e João Pessoa tivessem sistemas no mesmo nível...


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 28 Jun 2008, 16:34

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Crédito das fotos: GPAA ( grupo permanente de auto ajuda na área de manutenção metroferroviária)
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 29 Jul 2008, 15:09

Precisamos de umas fotos mais atualizadas

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 29 Jul 2008, 16:26

Speedy128k escreveu:Precisamos de umas fotos mais atualizadas


Pois é, Speedy. Eu tinha me encarregado disso, mas minhas "férias" de uma semana em maio não saíram :x e não pude ir a POA. Ainda assim, nenhum dos meus contatos/amigos em POA quis se dar ao trabalho de mandar umas imagens, mesmo aqueles que tomam o Trensurb todo dia. Não falo por mal, mas parece que o pessoal só lembra deles quando eles pifam! :cry: .

De qualquer forma, eu sigo na luta pra poder descer a serra numa hora dessas! :oops: :wink:


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 02 Ago 2008, 11:34

Mais fotos que consegui no SSC de autoria do rodalvesdepaula

1) Dentro do TUE, indo para Canoas, onde visitei o Museu da ULBRA
Imagem


2) Na estação Matias Velho, em Canoas, quando eu voltei para Porto Alegre.:lol:
Imagem
Editado pela última vez por Landrail em 02 Ago 2008, 19:38, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 02 Ago 2008, 11:39

O interior dos carros é bem de trem metropolitano, mas as estações tem o "padrão metrô de superfície " :wink:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 02 Ago 2008, 18:41

Achei o interior parecido com os 1700 daqui
Imagem

Avatar do usuário

[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contact:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 02 Ago 2008, 19:22

E eu achei parecido com o do Hitachi S-500 daqui do Rio.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 05 Ago 2008, 16:13

Legal o "Fim da Linha" 8)
Rodrigo Lopes


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 06 Ago 2008, 00:28

Mais fotos: 8)
01-
Imagem
02-
Imagem
03-
Imagem
04-
Imagem
05-
Imagem
06-
Imagem
07-
Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 14 Set 2008, 18:56

Mais uma foto:
Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 15 Mar 2009, 15:07

Gostari dos dados técnicos desse Trem...

Apesa de ser "feinho" gosto dele...

Um dia andarei...
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Atualizando

Mensagem não lida por HGP » 30 Jun 2009, 00:48

Diagrama

Imagem


Trecho em obras da expansão da linha 1


Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - PORTO ALEGRE (RS)”