MetroREC News


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 14 Nov 2008, 00:00

O MetroRec é o sistema que eu mais espero ver fotos, parece ser um dos melhores sistemas da CBTU.

Essa estação Tancredo Neves parece seguir o exemplo das estações mais novas de BH, limpa, clara, iluminada e bastante simples, porem não menos bonita e funcional.
Imagem


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 14 Nov 2008, 01:15

A cobertura da plataforma lembra muito a estação Eldorado. :beer:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 14 Nov 2008, 11:08

lipe_andreense escreveu:O MetroRec é o sistema que eu mais espero ver fotos, parece ser um dos melhores sistemas da CBTU.
Pois é... Se o paper que enviei em setembro for aceito, em novembro de 2009 estarei lá batendo várias fotos :beer:
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 14 Nov 2008, 20:05

Tiago Costa escreveu:Infelizmente, hoje não :(. A Linha Sul está funcionando em caráter experimental, e rodando com apenas 2 trens, com intervalo de 16 minutos (antes era 27 :O), não tem como ser utilizada por muita gente nnoo. Acho que só quando o trecho até Cajueiro Seco for inaugurado, e o sistema de sinalização estiver completo, é que eles vão entrar em operação comercial pra valer, acho que no início de 2009.
ah entendi agora ;)


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 15 Nov 2008, 00:41

Pior que eu li recentemente em uma dessas notícias que a Linha Sul vai ser inaugurada com intervalos de 15 minutos. Acho que o intervalo mínimo dela não vai ser de menos de 10 minutos, em 2009, porque a licitação para a compra de mais trens só vai ser lançada no início do ano que vem, e os trens só devem chegar em 2010 nnoo. Até lá, a Linha Sul vai ter que compartilhar a frota da Linha Centro, que é de 25 trens.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 20 Nov 2008, 12:27

Governo quer reestruturar transporte no Recife
18/11/2008 - Webtranspo


A cidade de Recife (PE) prepara uma reestruturação em seu transporte urbano até o ano 2020. No conjunto de ações a serem executadas no período citado estão investimentos do PAC na CBTU-Metrorec, elaboração de um PDTU (Plano Diretor de Transportes Urbanos) e a criação de um consórcio de transporte.

Esse novo perfil do transporte foi tema de palestra apresentada na 22ª Alamys (Assembléia Geral da Associação Latinoamericana de Metrôs y Subterrâneos), que aconteceu na capital pernambucana na segunda-feira, 17.

Os governos federal, estadual e municipal elaboraram o PDTU, cuja função é orientar o transporte público da região metropolitana do Recife, e o Grande Recife - Consórcio de Transporte, que fará as intervenções para adequar a área ao novo perfil previsto.

No processo de adequação dos meios de transporte público da cidade, o metrô aparece como um dos principais modais. De acordo com Roberto Melo Maranhão, diretor do Departamento de Transporte do metrô pernambucano, além da conclusão da expansão da Linha Sul, a CBTU-Metrorec também implantará o Veículo Leve sobre Trilhos.

"Com isso estaremos prontos para aumentar a demanda que deve saltar dos atuais 195 mil passageiros/dia para 374 mil até 2010", completou Maranhão.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 22 Nov 2008, 14:00

Siemens realiza modernização dos trens do Metrô do Recife

Os passageiros do metrô do Recife já começam a experimentar o conforto da climatização em nove dos 25 trens que estão sendo modernizados pela Siemens do Brasil. Foi o que afirmou o gerente do Consórcio que realiza os trabalhos no metrô, Luiz Antônio Taulois da Costa, na Seção 9: Atualização Tecnológica, da XXII Assembléia Geral da Associação Latinoamericana de Metrôs y Subterrâneos (Alamys), no dia 19 de novembro, no Recife.
O contrato da CBTU/Metrorec com a Siemens traz duas inovações: a primeira é que os serviços nos Trens-Unidade Elétricos (TUEs) estão sendo realizados nas instalações do metrô, na capital pernambucana, e a segunda é a implantação de ar condicionado nos carros para melhor atender ao usuário.

Segundo Luiz Antônio Taulois da Costa, com essas inovações, os custos dos serviços foram reduzidos, o que também garante a pontualidade na entrega. Para efetuar a execução dos serviços estruturais e todo o processo de modernização, a Siemens conta com um quadro de 140 colaboradores e pretende entregar um trem por mês. O 10º encontra-se em fase final, na linha de testes estáticos.

KNORR-BREMSE
O diretor comercial da empresa Knorr-Bremse, Everton Pereira, apresentou uma palestra sobre Sistemas modernos de freios e suas arquiteturas para metrôs. Durante sua explanação, ele revelou a história da empresa centenária e da atuação no segmento de peças nos setores metroferroviário e veículos rodoviários. Pereira também exibiu as novidades produzidas pela Knorr-Bremse no mundo e que podem ser utilizadas por vários fabricantes de metrôs.

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 11108a.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 22 Nov 2008, 14:03

Superintendente da CBTU/Metrorec destaca a importância da Alamys no Recife


O superintendente de Trens Urbanos da CBTU/Metrorec, Elias Silva, avaliou a XXII Assembléia Geral da Associação Latinoamericana de Metrôs y Subterrâneos (Alamys) como um fórum que trouxe várias inovações na área técnica e apresentou novas tecnologias para o metrô que proporcionarão mudanças de paradigmas no que diz respeito à mobilidade urbana.
“Foi uma satisfação muito grande, não só para a CBTU/Metrorec, mas para todos os pernambucanos em receber os participantes e palestrantes da XXII Alamys no Recife. Quero externar o meu agradecimento ao Ministério das Cidades, aos patrocinadores e a todos que trocaram experiências, apontaram alternativas para o setor metroferroviário, e com certeza, teremos muitas melhorias”, afirmou Elias Silva.

O superintendente disse ainda que em 2009 o Metrô do Recife terá o grande desafio de concluir toda a Linha Sul, entregar 15 novas composições para melhorar o serviço, reduzir o headway e oferecer um transporte com mais qualidade e, assim, poder dobrar o número de passageiros transportados.


Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 11108c.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 17 Dez 2008, 12:42

Licitação serviços de pesquisas origem, destino e avaliação nas linhas

A Superintendência de Trens Urbanos do Recife (STU/REC), da CBTU, divulga licitação referente ao nº 046-2008/CBTU/STU/REC contratação de empresa para prestação de serviços de realização de pesquisas origem e destino e avaliação dos serviços nas linhas Centro, Sul e Diesel desta STU/REC. A data limite para entrega das propostas é 18/12/2008 até às 09:30hs, no Departamento de Licitações e Compras, situada a rua José Natário 478, 3º andar, Areias-Recife-PE. O edital encontra-se a disposição dos interessados no endereço acima, podendo ser adquirido no horário das 08:30 ás 11:30 e das 13:30 às 15:15h, ao custo de R$ 15,00.
Maiores informações pelo telefone (81) 2102-8520.

Fonte:CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 08 Jan 2009, 21:28

Polícia Militar realiza treinamento no metrô do Recife

Na tarde do dia 05 de janeiro, policiais do Grupo de Operações Especiais-GOE realizaram um treinamento na Estação Recife com o objetivo de combater incidentes envolvendo infrações policiais no sistema metroviário, inclusive ação de sequestro nos trens do metrô.

Cerca de 21 policiais de diversos estados brasileiros puderam receber informações básicas sobre o sistema metroviário, o que possibilitou a organização de uma simulação de sequestro. Esse foi o primeiro encontro realizado em Recife, onde foram abordados temas que envolvem assuntos como: isolamento de pessoa suspeita e simulação de resgate de refém no trem. "Já fizemos esse treinamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Espero que possamos nos aperfeiçoar bem mais em sequestros deste tipo", disse o tenente da corporação, João Bosco.

A iniciativa do treinamento nos trens do Metrô veio do próprio grupo de operações especiais, onde procura especializar melhor os militares e é mais uma ação para melhor servir aos usuários do metrô. "Embora o metrô do Recife nunca tenha registrado caso de sequestro, essa ação preventiva. O gerente de segurança Joelson Chaves, foi o responsável pela articulação dessa atividade que transcorreu de forma muito positiva", afirmou o Chefe de Segurança Operacional, da CBTU-Metrorec, Paulo Chaves.

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 60109b.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 11 Jan 2009, 09:27

CBTU-Metrorec tem novo Sistema de Alarme de Incêndio

Foi inaugurado no dia 8 de janeiro pelo superintendente d CBTU-Metrorec – Elias Silva, um novo e moderno sistema de alarme de incêndio, no edifício sede da Companhia e no Centro de Manutenção de Cavaleiro-CMC. A coordenadoria de Obras foi responsável pela gestão dos serviços que garantirá mais segurança no ambiente de trabalho.

Na ocasião Elias ressaltou a importância da implantação do novo sistema, respeitando-se as novas normas de acessibilidade. “O investimento realizado foi de R$ 1,3 milhão e possibilitou a ampliação e modernizar dos sistemas de prevenção e combate a incêndios que inclui, detecção e alarme de incêndio, iluminação, sinalização de emergência, implantação do sistema sprinklers (chuveiros automáticos), corrimões nas escadarias, sistema de extintores e automatização das portas corta-fogo”.


Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 90109c.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 27 Fev 2009, 16:01

Metrô de Recife inaugura sistema de segurança

26/02/2009 - Webtranspo

Visando o aumento da segurança dos usuários, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) acaba de implantar no Metrô de Recife (PE) um novo sistema de Circuito Interno de Televisão - CFTV nas estações.

Os equipamentos permitirão um monitoramento detalhado da movimentação de pessoas em toda a malha do Metrô na capital pernambucana.

“Com o sistema de CFTV os técnicos, conseguem verificar de imediato se existe a necessidade de aumentar ou não o número de trens no sistema de acordo com o número de pessoas nas plataformas”, informou André Melibeu, coordenador de operação.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Fev 2009, 16:10

Bom, ao menos nesses sistemas menos conhecidos notícias estão aparecendo....


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: MetroREC News

Mensagem não lida por Landrail » 19 Mar 2009, 11:40

CBTU/METROREC realiza pesquisas nas estações

Nos dias 17 e 19 de março pesquisadores, devidamente identificados, estão aplicando pesquisas, que são realizadas anualmente, com o objetivo de nortear as ações para melhorias na prestação dos serviços. Foram realizadas as pesquisas de Origem/Destino, Satisfação do Cliente e Hábitos de Consumo dos Usuários.
Durante todo o dia 17 de março, no horário das 5:00 às 23:00h, foi aplicada a Pesquisa OD (Origem/Destino), que identifica os deslocamentos realizados pelos usuários do sistema, possibilitando assim, dimensionar a quantidade de trens e ônibus integrados a serem colocados em circulação e estabelecer o quadro horário de acordo com o fluxo de usuários em cada estação/terminal. A aplicação desta pesquisa se dá através da abordagem a todos os usuários no momento do embarque no sistema, quer seja pelos terminais de integração ou pelos bloqueios das estações, para entrega de senhas que são devolvidas na estação de destino.

Já a pesquisa de Satisfação dos Usuários e Hábitos de Consumo que está sendo aplicada hoje (19), faz uma abordagem de parte dos usuários, para medição do grau de satisfação com relação aos serviços prestados pela CBTU/METROREC, e também da identificação do perfil socioeconômico e dos hábitos de consumo dos clientes.


Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 90309b.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: MetroREC News

Mensagem não lida por Landrail » 19 Mar 2009, 12:00

Recife aguarda Lula para inaugurar novo trecho

13/03/2009 - PE 360 Graus


O último trecho da Linha Sul do Metrô do Recife está perto de ser concluída. A linha, com pouco mais de 14 quilômetros de extensão, liga o Recife ao bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Mas até que o presidente Lula consiga um espaço na agenda para vir à cidade, os passageiros só podem seguir viagem até a estação Tancredo Neves, na Imbiribeira.


O superintendente do Metrorec, Elias da Silva, afirmou que o início da operação da parte final do novo trecho depende da agenda presidencial. De acordo com o superintendente, a inauguração das estações e a liberação dos trilhos para circulação de trens com passageiros só vão ocorrer com a presença do presidente.


"Os teste foram realizados e tudo está correto. Depois do dia 20, está tudo regular, mas vamos esperar pelo presidente Lula. Pretendemos entregar esse serviço à população tão logo concluirmos esses testes'', afirmou o superintendente.


Apesar das estações Aeroporto, Porta Larga, Monte dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco estarem prontas, os trens ainda não podem transportar passageiros sobre os trilhos até que todas as sinalizações sejam checadas e o fornecimento de energia elétrica passe por testes.


De acordo com o Metrorec, a previsão é que o trabalho seja concluído até o dia 20 de março. “A gente vai iniciar o serviço com três trens operando nesse trecho. Mantendo os intervalos normais até que os terminais de integração sejam concluídos. A partir daí nós teremos mais linhas em circulação”, afirmou o coordenador de operações do Metrorec, André Melibeu.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... 6&pagina=1
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - RECIFE (PE)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes