Metrô de Recife - Informações Rápidas

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HGP
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Metrô de Recife - Informações Rápidas

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:56

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HISTÓRICO

Ao tomar a decisão de implantar o Metrô do Recife, o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou, em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. Esse consórcio deu início a construção do Metrô, em janeiro de 1983.

Em fevereiro de 1984, foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU que teve integrada, em janeiro de 1985, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife - STU/ REC, o METROREC.

Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência do Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE).

Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência do Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.

Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô do Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro-Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002.

DATAS MARCO

09/09/1982 Assinatura do contrato EBTU/RFFSA, constituindo o Consórcio METROREC.
17/01/1983 Início das obras do Metrô do Recife.
23/02/1984 Criação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
25/10/1984 Chegada do 1º trem (TUE) ao Recife.
02/01/1985 Incorporação do METROREC à CBTU.
11/03/1985 Inauguração do Metrô do Recife / 1º Trecho (Recife-Werneck).
08/08/1986 Inauguração da segunda etapa do metrô / trecho Recife-Coqueiral.
24/09/1986 Inauguração da terceira etapa do metrô / trecho Recife-Rodoviária.
30/01/1987 Inauguração da Estação Barro.
11/03/1987 Inauguração da Estação Alto do Céu.
29/08/1987 Inauguração da quarta etapa do metrô / trecho Recife-Jaboatão.
27/05/1988 Inauguração da Estação Curado.
17/06/1988 Inauguração da Estação Engenho Velho.
29/12/1991 Aprovação do projeto de expansão do metrô/ trecho Rodoviária-Camaragibe.
02/02/1993 Início da licitação para o projeto do trecho Recife-Cajueiro Seco (Linha Sul).
19/09/1996 Inauguração da 1º etapa do SEI.
06/03/1998 Início das obras de expansão/ trechos Recife-Caj.Seco e Rodoviária-Camaragibe.
26/12/2002 Inauguração da Estação Camaragibe.
26/02/2004 Início da operação experimental do trecho Recife-Imbiribeira.
28/02/2005 Início da operação do trecho Recife - Imbiribeira.

ATUALIDADE

O Metrô do Recife é formado por duas linhas distintas, a Linha Centro e a Linha Sul. Ainda a partir de 1988 também passou a administrar o Trem Sul.
Devido ao índice de analfabetismo na região (cerca de 10,55% segundo o censo de 2000 do IBGE), dentro das estações há um cuidado para se criar diversas formas de identificação. Além do serviço de som anunciando o nome da parada, há uma cor diferente nas paredes de cada uma delas e os respectivos letreiros das estações apresentam um desenho ao lado do nome que sempre o acompanha nos mapas espalhados pelos prédios.
Os trens da Linha Centro, que partem da Estação Recife, possuem dois destinos distintos: a estação de Camaragibe e a de Jaboatão. Isso acontece devido às Linhas Centro - 1(Camaragibe) e Centro - 2(Jaboatão) compartilharem a mesma via e estações no trecho entre as estações Recife e Coqueiral, graças ao traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído. Há um projeto de duplicação da via e estações para tornar estas duas linhas independentes.
Nas Linhas da Metrorec a distância média entre as estações é de 1,2 km, conseqüentemente a velocidade comercial é de 40 km/h e a velocidade máxima dos trens é de 80 km/h. A bitola é 1600 mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas. Na Linha Trem Sul a distância média entre as estações é de 4 km, a velocidade comercial dos trens é de 31,5 km/h, a bitola é métrica e os trens utilizados possuem tração a diesel.

O sistema possui atualmente um total de 25,2 km de extensão e após a conclusão da expansão de sua rede que já vem ocorrendo desde meados de 2005 o sistema obterá uma extensão total de 39,5 km.[1]

Este sitema também conta com várias linhas de ônibus interligadas aos terminais de integração ônibus/metrô


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS DO METRÔ

Nº de estações: 20
Nº de terminais do SEI em operação: 7
Horário de operação: das 05h às 23h de segunda a Domingo
Usuários transportados por dia (TOTAL): 190.000
Usuários integrados (SEI) transportados por dia: 82.000
Usuários integrados (bilhete integrado) transportados por dia: 25.000
Tarifa Unitária R$ 1,20
Tarifas Integradas (A / B): R$ 1,60 / R$ 2,45
Intervalo entre trens (horário de pico e fora do pico): 5 min e 7,5 min
Velocidade máxima e média do trem: 80km/h e 40 km/h
Via - Tipo / Bitola (dist. entre trilhos) / Extensão dupla / 1,60m / 25,2 km
Tempo de viagem Recife / Jaboatão: 24 min
Tempo de viagem Recife / Camaragibe: 28 min
Distância média entre estações: 1,2 km

LINHA DIESEL

A partir de 1988, o Metrorec passou a gerenciar também os trens de subúrbio, antes conhecidos com Linha Sul, ainda com um sistema convencional de trens com tração a diesel.
Os trens de subúrbio operam numa linha compartilhada, com o transporte de carga no trecho CURADO / CABO.



CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS:

Linha: 31,5km
Nº de estações: 08
Velocidade média: 35 km/h
Intervalo entre trens: 1 hora
Tempo de viagem Curado / Cabo: 54 min
Distância média entre estações: 4 km
Cada composição 1 locomotiva mais 3 carros de passageiros
Frota 7 locomotivas e 42 carros

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