METRÔ-REC informações e fotos


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

METRÔ-REC informações e fotos

Mensagem não lida por Landrail » 30 Jun 2008, 20:25

Imagem



Imagem

O Sistema de Trens Urbanos em Recife atua diretamente nos municípios do Recife, Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e indiretamente, através de sistema integrado ao transporte sobre pneus, aos demais municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR.

A Superintendência de Trens Urbanos de Recife - STU/REC opera com duas linhas, atendendo aos corredores centro e sul da RMR, sendo a Linha Centro, eletrificada e com padrão de trem metropolitano e a Linha Diesel, com tração a diesel e características de trem de subúrbio.

O Sistema de Recife encontra-se em processo de expansão, através da eletrificação de parte da Linha Sul (14,3 km). Foi inaugurado, em fevereiro de 2005, o trecho dessa expansão, que vai de Recife até Imbiribeira. Em 2002, a Linha Centro sofreu uma expansão de aproximadamente 4,7km,chegando até o município de Camaragibe.

A configuração atual da malha metroviária da Linha Centro define uma linha tronco, que parte da Estação Recife, no centro comercial da cidade e segue no sentido oeste até uma bifurcação próxima da Estação Coqueiral, onde se divide em dois ramais, o ramal Jaboatão e o ramal Camaragibe.

Com 20 estações e 29,3 km de extensão, o metrô do Recife transporta atualmente cerca de 190 mil usuários/dia. Com 45 linhas de ônibus interligadas atarvés de 6 terminais fechados do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que realizam integração física e tarifária: pagando uma única passagem o usuário percorre toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). Outras 30 linhas de ônibus fazem integração tarifária com o Sistema. O metrô do Recife opera em via dupla e exclusiva, com bitola de l,60m, eletrificada em 3.000 Vcc, alimentação por rede aérea, através de pantógrafo e com sistema de ATC com telecomando para o controle de tráfego e de potência. O material rodante é composto por 25 trens-unidade elétricos com 4 carros cada, que estão sendo submetidos à revisão geral e equipados com ar-condicionado.

A Linha Diesel opera com 8 estações entre Cabo, no município de mesmo nome e Curado, na Cidade do Recife. Circula em via compartilhada com o transporte de cargas, com 31,5km de extensão dos quais 7km em via dupla e 24km em via singela, todo o trecho com bitola métrica e com integração com o sistema elétrico na Estação Curado. Há 6 passagens em nível e o sistema de sinalização é manual (por talão). O material rodante é composto por 5 locomotivas diesel-elétricas e 34 carros.

VISÃO

Ser a melhor empresa de transporte de passageiros do País, com reconhecimento internacional.

MISSÃO

Transportar pessoas com rapidez, conforto e segurança, melhorando a qualidade de vida da sociedade, através de uma equipe capacitada e valorizada.

VALORES

ImagemHonestidade
ImagemCriatividade
ImagemDeterminação
ImagemEficiência
ImagemPerseverança
ImagemCooperação
ImagemQualidade de Vida
ImagemEficácia
ImagemTrabalho em equipe
ImagemExcelência
ImagemRespeito Humano
ImagemResponsabilidade Social
ImagemEspírito Empreendedor
ImagemLiderança
ImagemComprometimento


HISTÓRICO

Ao tomar a decisão de implantar o Metrô do Recife, o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou, em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. Esse consórcio deu início a construção do Metrô, em janeiro de 1983.

Em fevereiro de 1984, foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU que teve integrada, em janeiro de 1985, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife - STU/ REC, o METROREC.

Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência do Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE).

Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência do Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.

Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô do Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro-Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002.

DATAS MARCO

Imagem09/09/1982 - Assinatura do contrato EBTU/RFFSA, constituindo o Consórcio METROREC.
Imagem17/01/1983 - Início das obras do Metrô do Recife.
Imagem23/02/1984 - Criação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
Imagem25/10/1984 - Chegada do 1º trem (TUE) ao Recife.
Imagem02/01/1985 - Incorporação do METROREC à CBTU.
Imagem11/03/1985 - Inauguração do Metrô do Recife / 1º Trecho (Recife-Werneck).
Imagem08/08/1986 - Inauguração da segunda etapa do metrô / trecho Recife-Coqueiral.
Imagem24/09/1986 - Inauguração da terceira etapa do metrô / trecho Recife-Rodoviária.
Imagem30/01/1987 - Inauguração da Estação Barro.
Imagem11/03/1987 - Inauguração da Estação Alto do Céu.
Imagem29/08/1987 - Inauguração da quarta etapa do metrô / trecho Recife-Jaboatão.
Imagem27/05/1988 - Inauguração da Estação Curado.
Imagem17/06/1988 - Inauguração da Estação Engenho Velho.
Imagem29/12/1991 - Aprovação do projeto de expansão do metrô/ trecho Rodoviária-Camaragibe.
Imagem02/02/1993 - Início da licitação para o projeto do trecho Recife-Cajueiro Seco (Linha Sul).
Imagem19/09/1996 - Inauguração da 1º etapa do SEI.
Imagem06/03/1998 - Início das obras de expansão/ trechos Recife-Caj.Seco e Rodoviária-Camaragibe.
Imagem26/12/2002 - Inauguração da Estação Camaragibe.
Imagem26/02/2004 - Início da operação experimental do trecho Recife-Imbiribeira.
Imagem28/02/2005 - Início da operação do trecho Recife - Imbiribeira.




Imagem

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS DO METRÔ

ImagemNº de estações: 20
ImagemNº de terminais do SEI em operação: 7
ImagemHorário de operação: das 05h às 23h de segunda a Domingo
ImagemUsuários transportados por dia (TOTAL): 190.000
ImagemUsuários integrados (SEI) transportados por dia: 82.000
ImagemUsuários integrados (bilhete integrado) transportados por dia: 25.000
ImagemTarifa Unitária R$ 1,20
ImagemTarifas Integradas (A / B): R$ 1,60 / R$ 2,45
ImagemIntervalo entre trens (horário de pico e fora do pico): 5 min e 7,5 min
ImagemVelocidade máxima e média do trem: 80km/h e 40 km/h
ImagemVia - Tipo / Bitola (dist. entre trilhos) / Extensão dupla / 1,60m / 25,2 km
ImagemTempo de viagem Recife / Jaboatão: 24 min
ImagemTempo de viagem Recife / Camaragibe: 28 min
ImagemDistância média entre estações: 1,2 km


LINHA DIESEL

A partir de 1988, o Metrorec passou a gerenciar também os trens de subúrbio, antes conhecidos com Linha Sul, ainda com um sistema convencional de trens com tração a diesel.
Os trens de subúrbio operam numa linha compartilhada, com o transporte de carga no trecho CURADO / CABO.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS:

ImagemLinha: 31,5km
ImagemNº de estações: 08
ImagemVelocidade média: 35 km/h
ImagemIntervalo entre trens: 1 hora
ImagemTempo de viagem Curado / Cabo: 54 min
ImagemDistância média entre estações: 4 km
ImagemCada composição 1 locomotiva mais 3 carros de passageiros
ImagemFrota 7 locomotivas e 42 carros


Expansão

Imagem

A ampliação do METROREC consiste na eletrificação da Linha Sul ( 14,3 quilômetros ligando o Recife a Cajueiro Seco) e na construção do trecho Rodoviária / Camaragibe ( 4,7 km de extensão), já em funcionamento, além da implantação de novos terminais integrados e da duplicação das estações Recife e Joana Bezerra.

A construção do trecho Rodoviária / Camaragibe exigiu dos técnicos do METROREC uma atenção redobrada por atravessar uma reserva da Mata Atlântica. O METROREC teve uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente, aproveitando a faixa de servidão das linhas de transmissão já existentes da CELPE e da CHESF, que foram removidas para uma outra área, causando o menor impacto possível ao ecossistema, com a construção de passagens para animais e a substituição do muro de vedação por cercas vivas em algumas áreas.


Linha SUL

Na Linha Sul, estão sendo construídas dez novas estações, dentre as quais destacam-se, a Estação Aeroporto, que será a primeira no Brasil a ter interligação com o Aeroporto, através de passarela elevada com esteira rolante; a Estação Tancredo Neves, que abrigará o maior terminal de integração metrô-ônibus da região e contará com a maior demanda do sistema, estimada em 60 mil usuários/dia e a Estação Shopping, que estará interligada ao Shopping Center Recife, através de um aeromóvel. O trecho contempla ainda as estações Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Porta Larga, Monte Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco, além de pontes e elevados ferroviários, como o que sobrepassa a Avenida Sul e a Rua Imperial.


ImagemExtensão do trecho - 14,3 km ;
ImagemConstrução de 07 terminais integrados (SEI);
ImagemConstrução de 10 novas estações
ImagemMovimentação estimada - 225 mil usuários/dia;

Fonte: Metrorec

[center]
________________________________________________________________________________



Imagem

[SIZE="3"]Atualizações e Correções[/SIZE]

- O trecho Rodoviária-Camaragibe já está em funcionamento, mas a estação Cosme e Damião ainda não foi construída;
- Os terminais integrados (SEI) da estação Recife e da estação Camaragibe já estão em funcionamento;
- A estação Cavaleiro possui terminal integrado (SEI);
- Linha sul operando comercialmente até a estação Shopping.


Imagem


[SIZE="5"]HISTÓRICO[/SIZE]


Na década de 70 com a crise do petróleo são elaborados projetos de Trens Urbanos para
Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.


17 de janeiro de 1983 – Início das obras do metrô.


Imagem

Imagem

Imagem


23 de fevereiro de 1984 - Criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU.

25 de outubro de 1984 - Desembarca no porto do Recife, o primeiro Trem do METROREC.

Imagem

Imagem

Imagem

As Primeiras estações são concluídas.
O Primeiro trecho é energizado.
Os testes operacionais são iniciados.


11 de março de 1985 - Inicia-se a operação comercial do primeiro trecho: Recife / Werneck.

08 de agosto de 1986 - É inaugurado o trecho até a Estação Coqueiral.

24 de setembro de 1986 - Inaugura-se a Estação Rodoviária e o TIP entra em funcionamento.

Neste mesmo ano inicia-se a Integração Metrô / Ônibus.

Agosto de 1987 - É inaugurado o último trecho da 1ª fase do METROREC Recife/Jaboatão.

01 de janeiro de 1988 - Os trens de passageiros de subúrbio da RFFSA são absorvidos pelo METROREC.

19 de setembro de 1996 - Implantação da 1ª etapa do Sistema Estrutural Integrado – SEI

Inauguração dos terminais integrados de Joana Bezerra, Afogados e Barro.


[SIZE="5"]TUEs[/SIZE]


Imagem
Antes da reforma


Imagem
Depois da reforma


Imagem


Imagem



[SIZE="5"]ESTAÇÃO RECIFE[/SIZE]


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem



Estação Joana Bezerra

Imagem


Imagem



Estação Rodoviária

Imagem



Estação terminal Camaragibe

Imagem


Imagem



[SIZE="5"]LINHA SUL: algumas das novas estações[/SIZE]


Imagem
Estação Largo da Paz


Imagem
Estação Largo da Paz


Imagem
Estação Largo da Paz


Imagem
Estação Imbiribeira


Imagem
Estação Imbiribeira


Imagem
Estação Imbiribeira


Imagem
Estação Shopping


Imagem
Estação Porta Larga


Imagem
Estação Prazeres


Imagem
Estação Prazeres


Imagem
Estação terminal Cajueiro Seco

_____________________________________________________________
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Crédito das fotos: GPAA (grupo permanente de auto ajuda na área de manutenção metroferroviária)
Editado pela última vez por Landrail em 30 Jun 2008, 22:56, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 30 Jun 2008, 20:27

Tópico original por Nandus (SSC)!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 30 Jun 2008, 21:47

Parabéns Landrail pela iniciativa. Aliás eu achava que a gente devia convidar o Nandus para cá também!!! :wink:


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 30 Jun 2008, 23:07

HGPFILHO escreveu:Parabéns Landrail pela iniciativa. Aliás eu achava que a gente devia convidar o Nandus para cá também!!! :wink:

Concordo HGP, ficou muito bom o trabalho dele, com certeza só tem a somar!!! :wink:
As 5 fotos do tópico anterior foram adicionadas ao primeiro post e o tópico apagado!!!! :wink:
Editado pela última vez por Landrail em 26 Jul 2008, 17:12, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2507
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Jun 2008, 23:16

Esse ano devo ir a Olinda a trabalho... Espero trazer as primeiras fotos nossas do Metrorec... Tomara :D
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1540
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 04 Jul 2008, 01:52

Ave!!!!
As placas de sinalização são iguais a da linha Leste - Oeste!
as da linha azul, são parecidas com as do Prolongamento norte da Linha 1 de SP
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 06 Jul 2008, 00:12

Uma perguntinha, o metro de Recife tem algum páteo/oficina??
não vi nada parecido no GE!

Avatar do usuário

Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contact:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 06 Jul 2008, 17:37

Ele tem sim, chama-se Centro de Manutenção Cavaleiro, que fica ao lado da Estação Cavaleiro. Pelo que eu entendi olhando no Google Earth, também existe um estacionamento de trens na Estação Recife.


Nandus
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Jul 2008, 15:19

Mensagem não lida por Nandus » 26 Jul 2008, 15:27

cheguei :mrgreen:


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 26 Jul 2008, 15:48

Bem vindo nandus!!!!! :D :D :D :D :D :D
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2871
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 26 Jul 2008, 17:03

Nandus escreveu:cheguei :mrgreen:

AAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Agora o MetroREC decola aqui no TGVBR!!


Bem vindo Nandus, nosso primeiro Pernambucano... Não se esqueça de se apresentar no forum especifico para os demais foristas te conhecerem!!!

Avatar do usuário

Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2507
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Jul 2008, 08:33

É isso aeeeeeeee !!
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 28 Jul 2008, 21:52

Legal! 8)
É um Metrô BH nordestino! :lol:
Brincadeira, mas realmente o TUE parece ser o mesmo. :wink:


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 29 Jul 2008, 15:01

As estações são bonitas, será que a linha 4 vão ser tambem ?


Nandus
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Jul 2008, 15:19

Mensagem não lida por Nandus » 29 Jul 2008, 17:41

Inconfidente escreveu:Legal! 8)
É um Metrô BH nordestino! :lol:
Brincadeira, mas realmente o TUE parece ser o mesmo. :wink:


São parecidos. O modelo não é exatamente o mesmo.


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 29 Jul 2008, 17:59

O METROREC é Santa Matilde/T'TRANS
E o METRÔBH é francorail/ADTRANZ/ALSTOM
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 31 Jul 2008, 16:59

Lopes escreveu:Ave!!!!
As placas de sinalização são iguais a da linha Leste - Oeste!
as da linha azul, são parecidas com as do Prolongamento norte da Linha 1 de SP


Será que a nomeclatura das linhas também será
1 azul (norte-sul)
2 verde (paulista)
3 vermelha (leste-oeste)
4 amarela
5 lilas????

oh vontade de ser de São Paulo!!!!!!

Avatar do usuário

Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contact:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 31 Jul 2008, 20:43

Claro que não, rafa :lol:. Apesar de a sinalização visual ser praticamente a mesma da Linha 3 do Metrô-SP, ela também tem características próprias, como pictogramas (desenhos identificadores) para cada estação. Mas antes, ela não tinha os pictogramas, e era ainda mais parecida. Mas só porque a sinalização é parecida, não quer dizer que é uma coisa ruim, nem representa que o sistema é inferior. Pelo contrário, se eles implantaram uma sinalização que é muito boa, quer dizer que eles estão fizeram uma boa escolha. Aliás, seja bem vindo! E se apresente no subtópico de apresentação, para que os outros foristas possam conhecê-lo :D!


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2270
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 31 Jul 2008, 21:59

gospelrafa escreveu:
Será que a nomeclatura das linhas também será
1 azul (norte-sul)
2 verde (paulista)
3 vermelha (leste-oeste)
4 amarela
5 lilas????

oh vontade de ser de São Paulo!!!!!!

Não vejo problema algum, em BH é bem parecido.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Mensagem não lida por GospelRafa » 01 Ago 2008, 13:40

Tiago Costa escreveu:Claro que não, rafa :lol:. Apesar de a sinalização visual ser praticamente a mesma da Linha 3 do Metrô-SP, ela também tem características próprias, como pictogramas (desenhos identificadores) para cada estação. Mas antes, ela não tinha os pictogramas, e era ainda mais parecida. Mas só porque a sinalização é parecida, não quer dizer que é uma coisa ruim, nem representa que o sistema é inferior. Pelo contrário, se eles implantaram uma sinalização que é muito boa, quer dizer que eles estão fizeram uma boa escolha. Aliás, seja bem vindo! E se apresente no subtópico de apresentação, para que os outros foristas possam conhecê-lo :D!


O legal, é que parece ser bem organizado esse metro, assim como o de Belo Horizonte, são pequenos mais bonitos, queria ver mais fotos deles, principalmente dos trens...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - RECIFE (PE)”