[Linha 3] Será que ficará assim?

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Abu.EdL
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:43
Localização: São Gonçalo

[Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Abu.EdL » 03 Mai 2009, 15:43

Esta é a linha de metrô que está em construção em Richmond, Canadá. A cidade, apesar de desenvolvida, não aparenta ser muito grande pelas fotos, então é um pouco parecida com São Gonçalo.
A proposta é muitíssimo parecida com a da L3. Confiram as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem
*Achei essa idéia fantástica! Deixará a cidade mais verde e os pilares livres das pichações.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 03 Mai 2009, 16:57

Não só linha 03 mas linha 05, 06 etc...
Poderia ser também assim.

Imagem
Uma nova Paris. Postei uma vez em preto e branco mas no O Globo saiu esta muito boa.

Claro que o grande lance do metro canadense foi "revestir" os pilares com vegetação.


Autor do tópico
Abu.EdL
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:43
Localização: São Gonçalo

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Abu.EdL » 03 Mai 2009, 17:08

Po, Pablo! Eu tava sendo realista! hehe

Assim seria ideal em qualquer lugar do mundo! Sobre esse projeto, será que sai? Bom, é Paris, né...


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 03 Mai 2009, 22:52

Abu.EdL escreveu:Po, Pablo! Eu tava sendo realista! hehe

Assim seria ideal em qualquer lugar do mundo! Sobre esse projeto, será que sai? Bom, é Paris, né...
Putz é mesmo. É que quando começo a sonhar eu estrapolo.

:rl:


Autor do tópico
Abu.EdL
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:43
Localização: São Gonçalo

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Abu.EdL » 04 Mai 2009, 17:16

:lol: :lol:

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 05 Mai 2009, 20:00

Acho q o de Richmond ficará bem parecido com a L3,e vai trazer o benefício da urbanização o q para as regiões por onde ele passar é bem útil...

Só vejo na L3 a necessidade da construção da ligação Carioca-Araribóia,aí sim ficaria perfeito,mas se esta parte necessária do projeto nem fôra aprovada para ser construída vejo dedo das Barcas S.A.,q com ctz perderia muitos usuários pro Metrô,devido principalmente a má qualidade do serviço oferecido por esta concessionária...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Renanfsouza » 05 Mai 2009, 23:16

^^ André,

Mas do jeito que a Barcas SA anda com o filme queimado com o Governo do Estado, nem moral pra fazer lobby ela tem.

Mas sinceramente eu não acho que o túnel subaquático (Eurostar Carioca, como eu carinhosamente chamo o projeto ;)) seja prioritário pelo menos nos próximos anos. Sobre a L3, o trecho licitado é o mais importante na minha opinião. Depois, com a construção do pólo petroquímico em Itaboraí, acho mais importante investir neste último trecho, e quem sabe levar a L3 até Venda das Pedras.

Convenhamos......... O Eurostar Carioca custará fortunas. É uma obra faraônica que só se justificaria quando o transporte pelas barcas ficasse completamente obstruido o que não é verdade hoje em dia. O que nós vemos hoje nas barcas são intervalos de 30 minutos praticamente, por isso os constantes transtornos. Mas com barcas ágeis e em maior número, poderiam diminuir em muito os intervalos, possibilitando uma integração boa entre a L2 e a L3.

O raciocínio que estou querendo encadear é esse: talvez com a verba para se construir o Eurostar Carioca, possa-se investir nas barcas e de lambuja construir a L6 inteira. O que vale mais a pena ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Abu.EdL
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:43
Localização: São Gonçalo

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Abu.EdL » 06 Mai 2009, 01:20

^^ Se fosse pra construir a L6, eu nem ficaria chateado, mas eu acho que o túnel é sim muito importante, porque as barcas serão o novo e maior gargalo, juntamente com a ponte (sobrecarregadíssima).

Sem contar que, com o Comperj - e devidos investimentos -, deveremos contar com uma população pelo menos 30% maior no Leste Fluminense. Não sou muito bom de chutes, mas consideremos os seguintes saltos populacionais:

Niterói - 500 mil (2009) >> 600 mil (2020)
São Gonçalo - 1 milhão (2009) >> 1,3 milhão (2020)
Itaboraí - 250 mil (2009) >> 600 mil (2020)

Seriam mais 750 mil pessoas daqui a uns 10 anos utilizando a ponte, as barcas e o metrô. Deve-se pensar nisso.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Pablo ITT » 06 Mai 2009, 11:02

Se tiverem planejando mesmo a construção de um arco ferroviário em conjunto com o rodoviário, e se colocarem trem de passageiros rápidos, tipo duas linhas de paradores e duas de direto, com certeza ainda sairia mais barato que o túnel. Pena que só nós, simples mortais da esfera política, pensamos em progresso racional e não em votos.

:brv: nnoo :brrb:

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por AGV » 06 Mai 2009, 12:08

Renanfsouza escreveu:^^ André,

Mas do jeito que a Barcas SA anda com o filme queimado com o Governo do Estado, nem moral pra fazer lobby ela tem.

Mas sinceramente eu não acho que o túnel subaquático (Eurostar Carioca, como eu carinhosamente chamo o projeto ;)) seja prioritário pelo menos nos próximos anos. Sobre a L3, o trecho licitado é o mais importante na minha opinião. Depois, com a construção do pólo petroquímico em Itaboraí, acho mais importante investir neste último trecho, e quem sabe levar a L3 até Venda das Pedras.

Convenhamos......... O Eurostar Carioca custará fortunas. É uma obra faraônica que só se justificaria quando o transporte pelas barcas ficasse completamente obstruido o que não é verdade hoje em dia. O que nós vemos hoje nas barcas são intervalos de 30 minutos praticamente, por isso os constantes transtornos. Mas com barcas ágeis e em maior número, poderiam diminuir em muito os intervalos, possibilitando uma integração boa entre a L2 e a L3.

O raciocínio que estou querendo encadear é esse: talvez com a verba para se construir o Eurostar Carioca, possa-se investir nas barcas e de lambuja construir a L6 inteira. O que vale mais a pena ?
Nem moro aí mas sem dúvida gostaria de ver esse túnel pronto (e de preferência feito por um shield largo [2 vias] pra ir mais rápido e talvez com menor custo.

Mas por mais ágeis que fossem, não haveria comparação com o desempenho da L3 com o túnel. Torço para que saia também, e gostei muito do projeto.

Pode ser feito sim, tem também muito querer envolvido nisso. tnk

abs!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Mai 2009, 12:18

Abu.EdL escreveu:^^ Se fosse pra construir a L6, eu nem ficaria chateado, mas eu acho que o túnel é sim muito importante, porque as barcas serão o novo e maior gargalo, juntamente com a ponte (sobrecarregadíssima).

Sem contar que, com o Comperj - e devidos investimentos -, deveremos contar com uma população pelo menos 30% maior no Leste Fluminense. Não sou muito bom de chutes, mas consideremos os seguintes saltos populacionais:

Niterói - 500 mil (2009) >> 600 mil (2020)
São Gonçalo - 1 milhão (2009) >> 1,3 milhão (2020)
Itaboraí - 250 mil (2009) >> 600 mil (2020)

Seriam mais 750 mil pessoas daqui a uns 10 anos utilizando a ponte, as barcas e o metrô. Deve-se pensar nisso.
Beleza Abu... Eu entendo que por mais ágeis que as barcas fossem, elas engargalariam o metrô. Mas o meu questionamento é: acabar com esse gargalo é mais importante do que construir uma outra linha inteira em outra parte da cidade ?

Um dia esse túnel terá que sair, seja daqui a 10 ou daqui a 100 anos. Mas a questão é se ele é prioridade... Eu tenho minhas dúvidas.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Mai 2009, 12:26

E sobre como ficaria o trecho elevado da L3, o peoplemover de Miami foi construido sem grandes paisagismos, mas eu pessoalmente acho ele até bastante bonito. Não acho que a via elevada por si só empobreça o visual da cidade (exceto se ela passar em locais históricos):

Imagem

Imagem

De cima ele parece um ônibus :lol: mas na verdade é um pequeno trem de passageiros. Funciona com um ou dois carros acoplados.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por AGV » 06 Mai 2009, 12:49

Com pneus.... tnk


Quanto à questão da L3/barcas, tem de se penbsar em algo antes que haja um colapso...


Autor do tópico
Abu.EdL
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:43
Localização: São Gonçalo

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Abu.EdL » 10 Mai 2009, 18:45

Renanfsouza escreveu: Beleza Abu... Eu entendo que por mais ágeis que as barcas fossem, elas engargalariam o metrô. Mas o meu questionamento é: acabar com esse gargalo é mais importante do que construir uma outra linha inteira em outra parte da cidade ?

Um dia esse túnel terá que sair, seja daqui a 10 ou daqui a 100 anos. Mas a questão é se ele é prioridade... Eu tenho minhas dúvidas.

Tá aí... Não sei também qual seria mais importante. Aliás, nem tinha parado pra pensar isso...

Obviamente, uma linha de metrô nova é um grande avanço e faria com que aumentasse a integração na cidade e a diminuição do tempo de deslocamento.
Pelo mesmo motivo, este túnel é muito importante para áreas até então pouco habitadas (já me refiro às áreas mais distantes de São Gonçalo e também à Itaboraí) e que se expandirão rapidamente nos próximos 5 anos, com o Comperj.

Além disso, Renan, é importante lembrar que 90% da população de Niterói não vai utilizar a L3 enquanto não existir o túnel. Logo, a ponte e as barcas continuarão suportando todo este tráfego. A ponte sofrerá mais, pois o número de veículos em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí deverá aumentar absurdamente com o aumento do poder aquisitivo da população e não haverá para onde fugir. Não há outras formas de ir até o Rio sem ser por essas duas. Ir por Magé é inviável...

[A partir daqui, NÃO estarei menosprezando ou sendo agressivo de forma alguma.]
Diferentemente, o subúrbio do Rio não possui grandes perspectivas de crescimento em tão pouco tempo. Ok, a Barra deverá crescer bastante, mas é um bairro. No lado de cá, estamos falando de 3 ou 4 cidades, se ainda considerarmos Maricá.

Por fim, seria bem interessante se o Governo do Estado construísse, em conjunto com o túnel metroferroviário, o rodoviário também, para desafogar de uma vez por todas a Ponte Rio-Niterói.


Autor do tópico
Abu.EdL
USUÁRIO JR
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:43
Localização: São Gonçalo

Re: [Linha 3] Será que ficará assim?

Mensagem não lida por Abu.EdL » 10 Mai 2009, 18:54

Renanfsouza escreveu:E sobre como ficaria o trecho elevado da L3, o peoplemover de Miami foi construido sem grandes paisagismos, mas eu pessoalmente acho ele até bastante bonito. Não acho que a via elevada por si só empobreça o visual da cidade (exceto se ela passar em locais históricos):

Imagem

Imagem

De cima ele parece um ônibus :lol: mas na verdade é um pequeno trem de passageiros. Funciona com um ou dois carros acoplados.
Eu espero que o daqui também fique bonito, porque ele cortará uma área degradada, mas com muito espaço para jardins, ciclovias, alargamento de avenidas e etc. Os locais históricos da cidade ficam mais em áreas rurais, então quanto a isso não haverá problema! hehe

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - RIO DE JANEIRO (RJ)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes