[Notícia] Lula pede prioridade para metrô de Salvador


Autor do tópico
Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

[Notícia] Lula pede prioridade para metrô de Salvador

Mensagem não lida por Haiser » 17 Dez 2008, 16:18

Lula pede prioridade para metrô de Salvador

17/12/2008 - Correio da Bahia


O discurso transcorria dentro das formalidades habituais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falava sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) quando, repentinamente, mudou o tom. Aliás, eu não sei o que está acontecendo com as obras do metrô de Salvador. Eu não sei porque essa obra não sai. O que está havendo, João?.


A pergunta era direcionada ao prefeito João Henrique (PMDB), sentado entre ministros, senadores da República e outras autoridades. Em público, no meio do evento que marcaria a inauguração das obras do Sistema Viário 2 de Julho, o presidente cobrou de João Henrique mais agilidade na conclusão das obras do metrô de Salvador. No sabão, Lula exigiu que o assunto fosse tratado como prioridade. Você tem que determinar como prioridade essa coisa da obra do metrô, João. Você tem que tocar essa obra de vez em 2009.


Surpreso, visivelmente constrangido, e sem dizer uma palavra, João Henrique sequer soube responder ao presidente outra pergunta básica. Essa obra tá parada há quanto tempo, João? Com sorriso amarelo, João apenas deu com a cabeça para os lados quando indagado sobre as dificuldades financeiras da obra. Tá faltando dinheiro, João?. A intenção de Lula era claramente isentar o Governo Federal de qualquer responsabilidade pela demora na conclusão dos trabalhos, já que não falta verba para que o metrô comece a circular.


As obras do metrô de Salvador foram iniciadas há mais de dez anos, na administração Antônio Imbassay, ainda em 1997. De lá pra cá, sofreu um sem número de paralisações e embargos. Nesse momento, o projeto está novamente parado devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


Nesse, momento, Lula resolveu aliviar. O João não tem culpa. Muitas vezes o Tribunal de Contas toma algumas medidas que prejudicam o andamento de obras. Se há irregularidades, é preciso investigar. O que não pode é prejudicar a população. Não se pode parar uma obra se o dinheiro está em caixa, João. Me tenha como parceiro para resolver essa situação.


PLATÉIA


A saia justa foi presenciada pelo ministro Geddel Vieira Lima (Integração). E Lula não perdeu a oportunidade de, em tom de brincadeira, alertar o ministro sobre suas responsabilidades.


O povo baiano vai se cansar de ouvir falar em obras do PAC. Porque vocês não sabem a quantidade de dinheiro que o Geddel tem para investir em infra-estrutura. Na Bahia, as obras do PAC terão investimento total de R$ 27,7 bilhões, sendo que R$ 24,7 bi estão previstos para antes de 2010.


Nem mesmo a crise financeira mundial parece tirar o otimismo do presidente. Além de garantir que nenhum a obra do PAC será paralisada, Lula disse acreditar que o investimento em infra-estrutura ajuda a afastar as intempéries do momento.


Essa é a hora de investir cada centavo, sem fazer dívidas. Essas obras movem a indústria, e nós não queremos que a indústria pare. Hoje não tem nenhum país no mundo mais preparado para enfrentar a crise do que o Brasil”, avisou.



Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=2


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 17 Dez 2008, 17:46

Essa história de Metrosal também já virou novela... Pelo amor de Deus ! Salvador é a terceira capital mais populosa do Brasil e possivelmente uma das cidades com maior potencial turístico do país.

Não pode ficar mais tempo sem metrô !

Eu não entendo nada de legislação mas me parece meio irracional embargar uma obra como essa. Cada dia que os equipamentos e estruturas ficam expostos ao relento, mais eles se deterioram e menor fica o valor agregado. O TCU tem mais é que apurar que irregularidades são essas mas não me parece lógico embargar uma obra como essa com verbas em caixa.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SALVADOR (BA)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes