Energização de composição em PVS (Pátio Vila Sônia)

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Vicente » 04 Fev 2010, 19:47

^^
Nossa!
Eu achava que catenária rígida era um barramento, no lugar de um cabo wll

Avatar do usuário

Vineeh
USUÁRIO JR
Mensagens: 350
Registrado em: 22 Jul 2009, 03:11
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Vineeh » 04 Fev 2010, 19:51

Lipe, catenário rigida seria um "Fio mais grosso"?
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Lopes » 04 Fev 2010, 19:55

Catenária rígida seria algo comparável a um terceiro trilho no teto.
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 04 Fev 2010, 20:00

Não, é um fio rigido de cobre igual o da rede aérea convencional, a diferença é que ele fica preso em um suporte contínuo

Imagem


Imagem





Transição de rígida para convencional:
Imagem
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Lopes » 04 Fev 2010, 20:06

Achei que pelo fato de justamente ser suspenso por um suporte contínuo, fosse algo semelhante a um terceiro trilho no teto.
Até por que, nunca vi como é um terceiro trilho no local de contato com as sapatas coletoras do trem.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Vineeh
USUÁRIO JR
Mensagens: 350
Registrado em: 22 Jul 2009, 03:11
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Vineeh » 04 Fev 2010, 20:13

Entendi Lipe, agradeço a explicação.
Mas ai surge uma outra duvida, ela não tem uma manutenção mais dificil do que a convencional?
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 04 Fev 2010, 20:17

O 3º trilho é uma barra mesmo.



Esse eu acho que é como o de SP, com contato por baixo

Imagem




Mas existem com contato por cima também. Em alguns lugares realmente é um trilho (com alma, patim, boleto).
Imagem
Imagem


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 04 Fev 2010, 20:23

Vineeh escreveu:Entendi Lipe, agradeço a explicação.
Mas ai surge uma outra duvida, ela não tem uma manutenção mais dificil do que a convencional?
Não sei dizer, mas imagino que não seja mais dificil, uma vez que há menos itens envolvidos (não há suspensorios, cabo mensageiro, e outros itens da rede aérea convencional)

Me lembro de ter visto uma vez um video de instalação de catenaria rigida, e uma maquina realizava o serviço rapidamente e sem problemas. Mas não estou certo desse video.
Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Vicente » 04 Fev 2010, 20:23

Eu achava que era diferente, que era uma uma barra mesmo. :TW:

Avatar do usuário

PrpPedro
Mantenedor
Mensagens: 282
Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
Localização: São Paulo (Capital)
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por PrpPedro » 04 Fev 2010, 21:15

Esse trilho com contato por cima é usado muito na inglaterra, pelo que parece. E que também é uma forma de energização existente desde o começo do século, antes da catenária e tal. Muito interessante. Aqui no Brasil a gente acha que TT é sinônimo de Metrô e catenária de Trens mesmo. Lá na inglaterra parece que existem ferrovias inteiramente em TT. Assim como vários lugares do mundo tem Metrôs com catenária, e agora o nosso vai ter :Y: (Bom, já temos a L5 :UH: )
Editado pela última vez por PrpPedro em 05 Fev 2010, 00:17, em um total de 1 vez.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Lopes » 04 Fev 2010, 23:38

Mas para falar a verdade, já temos uma linha de metrô com Catenária.

é a linha 5, Capão Redondo - Largo 13.
:P
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

PrpPedro
Mantenedor
Mensagens: 282
Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
Localização: São Paulo (Capital)
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por PrpPedro » 05 Fev 2010, 00:16

É, pode crer <O>.

Lembrei de lá como Linha G :p... Que diz que na verdade a linha é da CPTM. tnk


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Fev 2010, 00:24

A Linha 5 é do Metrô-SP, assim como o trecho Corinthians-Itaquera - Guaianazes é da CPTM. Não é porque uma empresa construiu que a linha ficará sendo dela para sempre.

Avatar do usuário

PrpPedro
Mantenedor
Mensagens: 282
Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
Localização: São Paulo (Capital)
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por PrpPedro » 05 Fev 2010, 00:54

Não sabia... Valeu pela info :beer:

Lembrei agora que alguém tinha me falado que isso era em troca do EL. (Não tenho certeza, capaz de eu estar falando outra besteira).


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Jorge Luis » 05 Fev 2010, 20:17

prppedro escreveu:Lembrei agora que alguém tinha me falado que isso era em troca do EL. (Não tenho certeza, capaz de eu estar falando outra besteira).
não falou besteira não,basta voce tirar uns 5 minutos do tempo em voce esta no forum e ler as mensagens anteriores que voce vai se surpreender.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Gustavodc » 06 Fev 2010, 08:02

Jorge Luis escreveu:
prppedro escreveu:Lembrei agora que alguém tinha me falado que isso era em troca do EL. (Não tenho certeza, capaz de eu estar falando outra besteira).
não falou besteira não,basta voce tirar uns 5 minutos do tempo em voce esta no forum e ler as mensagens anteriores que voce vai se surpreender.
Se você for em Itaquera, vai ver que os dormentes do EL têm o símbolo do Metrô.


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Francis » 07 Fev 2010, 12:55

Tiago Costa escreveu:A Linha 5 é do Metrô-SP, assim como o trecho Corinthians-Itaquera - Guaianazes é da CPTM. Não é porque uma empresa construiu que a linha ficará sendo dela para sempre.
Tiago, a propridade continua sendo das empresas construtoras, nos dois casos.
A operação das linhas se dá através de convênios assinados entre as partes. O Metrô não pode fazer nada na linha 5 sem autorização da CPTM, assim como a CPTM não pode fazer no EL sem autorização do Metrô. ;)


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Fev 2010, 22:20

Ah, sim, ehehe. Em questão de patrimônio, cada empresa com o que construiu, e apenas na operação (e portanto, na prática, enquanto durarem os convênios que foram firmados) ficam trocadas. É isso?


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por Francis » 09 Fev 2010, 09:04

^^ Exato, Tiago. Cada empresa é responsável por operar e manter o patrimônio conveniado, mas a propriedade continua sendo das construtoras. Qualquer tijolinho que tenha de ser mudado, tem de se ter a anuência da proprietária. Mas na prática a linha 5 nunca mais será da CPTM; o que pode acontecer é do Metrô incorporar o EL.


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia

Mensagem não lida por GospelRafa » 09 Fev 2010, 10:18

uma dúvida... na linha 5, como está sendo discutido, o trecho Capão Redondo / Largo Treze, pertence a CPTM, sob concessão do metro... mais e o novo trecho da linha 5, que se extendera até a Chacara Klabim, vai ser da CPTM ou do Metro?

E sobre o EL, com os projetos que se ve hoje de se estender o EL até Suzano, ou algumas discussões que vi, de se extender até Mogi, creio que o metro não vai mais incorporar o mesmo, sendo que o Metro é uma Cia que só opera linhas dentro dos limites da Capital, enquanto a CPTM é a responsável pelos trens "intermunicipais"... por isso de ela existir....

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 17 visitantes