Novo Trem do Metro - CAF


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 30 Jul 2011, 12:21

Os feitos na Espanha são o H59 e o H60. Os demais foram feitos em Hortolândia.


O projeto do Cobrasma é francês (do mesmo consórcio dos 5000 Paulistas e dos 900 Fluminenses); o Mafersa é brasileiro e o Metrô pediu para que fosse feito praticamente idêntico ao do Cobrasma.

O Milênio é baseado no Mafersa.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


ARS
USUÁRIO JR
Mensagens: 185
Registrado em: 10 Set 2010, 22:03

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por ARS » 30 Jul 2011, 14:53

Conversando com um funcionário do PAT, ele me informou que, no caso dos Budd Mafersa, o projeto e fabricação são nacionais, da própria Mafersa, a licença que a Budd deu foi para solda em aço inox, que, antigamente não tinha no Brasil. Tanto que o Mafersa da Leste Oeste não tem licença de ninguém, pois, conseguiram nacionalizar o trabalho de solda em aço inox, mas, a Mafersa faliu.

No caso do Cobrasma a situação é a mesma, porém a licença é Francesa.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Vicente » 30 Jul 2011, 21:14

A fabricação é nacional, da Mafersa e algumas adaptações do projeto.
O projeto, em si, é americano: o Budd da L1 é quase um clone do trem do BART, o metrô de San Francisco.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Francis » 02 Ago 2011, 11:02

ARS escreveu: ... a licença que a Budd deu foi para solda em aço inox, que, antigamente não tinha no Brasil.
A questão da licença da solda em inox não é porque ela não existia no Brasil: a Budd foi quem inventou o processo e registrou a patente (que tem prazo determinado). Portanto, qualquer trem feito em aço inox em qualquer lugar do mundo e que utilizasse o processo de solda patenteado pela Budd, enquanto a exclusividade da patente estivesse vigente, teria de ser licenciado por ela.

O que não tenho conhecimento é se foi desenvolvido algum outro processo de solda em inox ou se não é mais necessário licença da Budd pelo tempo expirado tnk


ARS
USUÁRIO JR
Mensagens: 185
Registrado em: 10 Set 2010, 22:03

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por ARS » 02 Ago 2011, 18:55

Francis escreveu: O que não tenho conhecimento é se foi desenvolvido algum outro processo de solda em inox ou se não é mais necessário licença da Budd pelo tempo expirado tnk
Acredito que não é mais necessário, pois, os Mafersas que também tem soldas em inox, não tem a licença da Budd, possívelmente o Brasil patentiou algum método.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 03 Ago 2011, 00:26

Ou comprou a licença da solda da The Budd Company


ARS
USUÁRIO JR
Mensagens: 185
Registrado em: 10 Set 2010, 22:03

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por ARS » 03 Ago 2011, 01:10

Também, pode ser.

Hoje eu andei no H666 e parecia que o OT não estava conseguindo alinhar o trem. Ele parava na estação e depois dava aquela acertadinha, andando um pouquinho mais e..... brecava de repente.... =o .....rs. Aconteu em 3 estações.

Por que isso acontece?

Avatar do usuário

Machado
USUÁRIO JR
Mensagens: 62
Registrado em: 26 Mai 2011, 19:47

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Machado » 03 Ago 2011, 20:30

^^ Vai ver que é o OT é novo, aí ele deve estar aprendendo a alinhar o trem.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 04 Ago 2011, 11:33

Vai ver nada. Esse trem eu despachei e em algumas estações ele estava parando antes do ponto e o OT tem que arrumar. Só que o CAF é uma porcaria, então tem que arrumar no tranco mesmo, não da pra arrumar suavemente que nem os outros.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Vicente » 05 Ago 2011, 20:16

Eles tem problema com o sinal da antena de parada, Gustavo? Ou é a curva de frenagem?
(everybody hates CAF... Um colega que é OT da 1 também comentou que eles dão alguns problemas bem chatos.)


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 06 Ago 2011, 00:20

Não é nem isso Vicente. O manípulo do CAF é ruim, assim como seu tempo de resposta. Você manda ele frear na segunda porta pra parar na primeira. Se você alinhar ele na mesma "manha" que os outros, passa o ponto de parada. Por isso que tem OT que mete emergência no bixo mesmo.


Igor
USUÁRIO JR
Mensagens: 117
Registrado em: 01 Fev 2009, 08:12

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Igor » 24 Set 2011, 17:51

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário

DNER
USUÁRIO JR
Mensagens: 257
Registrado em: 17 Jan 2009, 09:17
Localização: ZL DE SP

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por DNER » 25 Set 2011, 11:09

^^ Essa última foto ficou show de bola!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 25 Set 2011, 22:51

Pena que foi desse meliante a foto.


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 26 Set 2011, 12:22

E só falta ter sido de dentro de uma sala técnica, com câmera fazendo zoom e cortando o Viaduto fora.


O que o cambalacho não faz?? <_<
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Correia431M » 09 Out 2011, 14:48

Não sei ao certo se procede essa informação, mas tudo indica que todos os CAF, vão operar na Linha 1-Azul. Os Alstom Milênio estão sendo deslocados para a Linha 3-Vermelha, e os modernizados, para a Linha 2-Verde.

Dessa forma, a distribuição do material rodante pode ficar assim:

Frota E na Linha 3-Vermelha
Frota G na Linha 2-Verde
Frota H na Linha 1-Azul
Frotas I e J na Linha 2-Verde
Frotas K e L na Linha 3-Vermelha

Será que a Linha 1-Azul tecnicamente estaria em condições de operar com todos os 17 CAF?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Autor do tópico
GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por GospelRafa » 09 Out 2011, 21:18

Correia431M escreveu:Não sei ao certo se procede essa informação, mas tudo indica que todos os CAF, vão operar na Linha 1-Azul. Os Alstom Milênio estão sendo deslocados para a Linha 3-Vermelha, e os modernizados, para a Linha 2-Verde.

Dessa forma, a distribuição do material rodante pode ficar assim:

Frota E na Linha 3-Vermelha
Frota G na Linha 2-Verde
Frota H na Linha 1-Azul
Frotas I e J na Linha 2-Verde
Frotas K e L na Linha 3-Vermelha

Será que a Linha 1-Azul tecnicamente estaria em condições de operar com todos os 17 CAF?
que bom, na copa, os gringos vão para o estadio do "Curintia" de calhambeque!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Gustavodc » 09 Out 2011, 22:27

Correia431M escreveu:Não sei ao certo se procede essa informação, mas tudo indica que todos os CAF, vão operar na Linha 1-Azul. Os Alstom Milênio estão sendo deslocados para a Linha 3-Vermelha, e os modernizados, para a Linha 2-Verde.

Dessa forma, a distribuição do material rodante pode ficar assim:

Frota E na Linha 3-Vermelha
Frota G na Linha 2-Verde
Frota H na Linha 1-Azul
Frotas I e J na Linha 2-Verde
Frotas K e L na Linha 3-Vermelha

Será que a Linha 1-Azul tecnicamente estaria em condições de operar com todos os 17 CAF?
Rodrigo, o que a gente sabe é mais ou menos isso. Os Milênios virão como troca, o 210 já está entre nós pra treinamento e já rodou aqui.
A L1 eu não sei, tem que ver como estão os equipamentos, principalmente primárias e TT, pois o CAF consome um pouco mais de energia.
Ah, os K e L também irão para a L2.


Igor
USUÁRIO JR
Mensagens: 117
Registrado em: 01 Fev 2009, 08:12

Re: Novo Trem do Metro - CAF

Mensagem não lida por Igor » 13 Out 2012, 09:12

Mais fotos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


rodineisilveira
USUÁRIO JR
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

Série P (CAF), já na Linha 5 - Lilás

Mensagem não lida por rodineisilveira » 19 Ago 2014, 18:27

Alguém aí ja sabe que o Metrô-SP já comprou um lote de 26 trens novos da CAF (Série P) para a Linha 5 - Lilás?
Eu já vi fotos destes novos trens no site da CAF (http://www.caf.net).
Aproveitem para dar uma conferida.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes