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ARS
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Mensagem não lida por ARS » 06 Jan 2011, 00:14

Quero compartilhar com todos os colégas do fórum a resposta da Cia do Metropolitano de São Paulo a uma sugestão dada por mim:

Prezado sr. ANDERSON

Agradecemos o contato e o envio das suas sugestões.

Em resposta à sua manifestação, esclarecemos que a preservação da memória dos
trens e estações, bem como de eventos importantes da nossa história é uma
preocupação do Metrô de São Paulo. Ela vem sendo feita por meio de registros em
fotos, filmes, jornais, revistas etc., desde o início de sua Operação Comercial.


Para mais informações, inclusive, recomendamos a consulta à nossa Biblioteca
pelo endereço eletrônico - bibli@metrosp.com.br ou pelos telefones: 3371-7232 e
3371-7259.

A consulta pode, ainda, ser realizada pessoalmente na Rua Augusta, 1626 -
térreo, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

Por outro lado, a questão da nossa identidade está intimamente relacionada à
modernização, à atualização - dos nossos equipamentos, sempre visando a
prestação de serviços com mais conforto e rapidez; instalações, a exemplo das
novas estações Sacomã, Vila Prudente, Tamanduateí, que têm uma arquitetura
arrojada e dispõem de tecnologias inovadoras. Da mesma forma, os nossos trens
passam, periodicamente, por um processo de modernização e atualização,
conferindo ao Metrô uma identidade que inclui, de maneira marcante, a
consonância com as novas tendências de design e de tecnologias existentes no
mercado - para aumentar a eficiência dos nossos serviços.

Salientamos, no entanto, que não se trata de descaracterização e, sim, de
renovação - a partir do que já existe - visando a melhoria, contribuindo para
que possamos atender os usuários que utilizam os nossos serviços e cujo número
vêm crescendo ano a ano: atualmente, transportamos mais de três milhões e meio
de usuários, todos os dias.

Assim, informamos, a seguir, a sequência histórica de mudança dos nossos trens:

A primeira linha do Metrô, a Linha 1-Azul, contou com uma frota de trens com uma
janela frontal pequena. Na linha seguinte - Linha 3-Vermelha - os trens já
apresentaram uma janela mais generosa, de lado a lado da sua máscara, melhorando
bastante as condições operacionais de condução dos trens.

O terceiro tipo de trem, chamou-se "Milenium" e estreou rodando na Linha
3-Vermelha e, posteriormente, passou a rodar na Linha 2-Verde.

O quarto tipo de trem surgiu quando da inauguração da Linha 5-Lilás e já com um
parabrisa bem maior que os demais e com formas mais arredondadas na sua base.

Devido ao aumento da quantidade de estações e, consequentemente, de usuários,
novos trens tiveram que ser comprados para prestar serviço na Linha 2-Verde,
surgindo o quinto tipo, já com outras novidades como mapas de linha eletrônicos,
sistema de som digital e ar condicionado, conforme os novos trens adquiridos
para rodar na Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha, estes com a máscara de ângulos
mais proeminentes.

Somado a tudo isso, informamos que os trens mais antigos, da Linha -Azul e Linha
3-Vermelha, vêm sendo totalmente reformulados, com novos componentes e
instalações em geral, revestimento interno, piso e bancos novos, justificando o
desenvolvimento de novas máscaras pelas empresas contratadas e que devem somar
quatro novos tipos, de trens, mantendo-se apenas as caixas de aço originais.

Dessa maneira, dentro em breve, o Metrô de São Paulo vai ter frotas de 10
diferentes tipos, sem contar com o trem da Linha 4-Amarela, que apesar de ser de
metrô, é administrada pela empresa ViaQuatro, responsável pelo design do seu
trem.

Por fim, informamos que a sua sugestão de realização de filme ou documentário
sobre o Metrô foi encaminhada para a área responsável.

Esperamos ter respondido às suas preocupações e nos colocamos à disposição para
mais esclarecimentos.
Editado pela última vez por ARS em 05 Out 2012, 11:00, em um total de 1 vez.


Gustavodc
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Gustavodc » 06 Jan 2011, 00:24

Nossa, isso foi uma piada?
Da mesma forma, os nossos trens
passam, periodicamente, por um processo de modernização e atualização
Antigamente o Metrô fazia uma RG de tirar o chapéu em toda a frota, por isso rodaram tantos anos e ainda me vêm com essa de frequencia?Não é assim não!
A administração anterior suspendeu as RG's com o advento da "modernização". Talvez isso tenha aumentado as falhas demais.
E por que não tem mais porta lateral na cabine? Por que lacraram o que tinha?


Lopes
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Lopes » 06 Jan 2011, 01:19

Sacanagem, chamaram o Milênio de " milenium "...


Tá errado, pô! :lol: :@:
Rodrigo Lopes


Jorge Luis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Jorge Luis » 06 Jan 2011, 07:54

resposta eletronica pronta, eles nunca vão responder da forma que a gente espera. :P
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Rafael Lopes
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 06 Jan 2011, 10:55

Da mesma forma você recebe respostas da SPTrans sobre linhas seccionadas.

"Caro Zé

Em resposta à sugestão da reativação da linha XXXX/10, informamos que racionalizamos a linha devido ao alto grau de sobreposição, beneficiando a população. Com isso reforçamos o pedido de utilizar a linha XXYY/10, fazer o transbordo no Terminal Mané e pegar a YYYY/10, ao custo de uma tarifa."

Claro que não com essas palavras mas o entendimento é esse. :HH:

E, muitas vezes, esses seccionamentos em nada ajudam a população. <_<
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


GospelRafa
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por GospelRafa » 06 Jan 2011, 15:25

Uma típica resposta da SPTrans em caso de reclamação de alguma linha de ônibus
Em atenção à reclamação, informamos que em fiscalização realizada recentemente, constatou-se descumprimento de partidas, razão pela qual o consórcio responsável foi autuado. Contudo, diante da reclamação e visando o cumprimento das disposições determinadas por esta Gestora, estaremos intensificando a fiscalização, tanto no desempenho da operação, quanto no comportamento dos operadores e, na constatação de quaisquer anormalidades, que possam comprometer a qualidade dos serviços prestados, serão aplicadas as penalidades cabíveis, conforme legislação vigente.
E o problema, continua!


Francis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Francis » 06 Jan 2011, 20:34

^^ Se você quer algo bem feito, faça você mesmo. Esse ditado é velho e válido.
A SPTrans sempre vai fiscalizar (ela fiscaliza mesmo), mas nunca conseguirá estar em todos os lugares ao mesmo tempo. O interesse das empresas de ônibus é que ele ande cheio, não cumprir horários.


Jorge Luis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Jorge Luis » 07 Jan 2011, 08:40

a questão não é o que eles dizem, mas o que eles não dizem, certa vez cansado de receber respostas prontas resolvi entrar no portal do governo, sabe o que fizeram;ao invez de me responderem mandaram pra Cptm, ja que o assunto era sobre ela e ai veio a mesma resposta padrão que a Cptm havia me dado, quando escrevemos para alguem, parte do principio que e um dialogo entre duas pessoas, como fazemos aqui no forum um escreve o outro responde e assim vai, resposta padrão é so pra jornalista, imagine uma criança perguntando pro pai, pai como eu nasci, e o pai com uma resposta pronta diz. :Filho foi a cegonha que te trouxe. :@:
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Autor do tópico
ARS
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por ARS » 20 Jan 2011, 15:29

Pois é, infelizmente é assim mesmo que o sistema funciona.


Francis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Francis » 20 Jan 2011, 15:36

É isso mesmo. Seja qual for a instância procurada, a resposta virá da empresa reclamada. Aqui chega carta de município, Estado e União.


Autor do tópico
ARS
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por ARS » 20 Jan 2011, 15:49

Isso é ruim, pois, dá a impressão de que não estão interessados em você, fica algo mecânico eu diria, não como eles pregram, que, tratam o indivíduo como alguém especial.


Francis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Francis » 20 Jan 2011, 15:59

Depende do que você está falando, Mnireis tnk

Se você mandar uma reclamação da CPTM ou do Metrô para o governador, você acha realmente que ele vai saber responder? Só a CPTM ou o Metrô saberão responder, pois as respostas são dadas pelos técnicos. Não é questão de descaso, é questão de alçada e competência. Quanto à linguagem, é meio que uma "norma". Na verdade, a resposta mais fácil (e o que se quer dizer é isso) "não vou fazer o que você está pedindo", na lata, não pode ser dada, por isso a resposta pronta.
E, desculpem, não dá (e nem deve) se responder tudo que perguntam, ou ficar revelando planos antes de eles estarem concluídos ou licitados.


Jorge Luis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Jorge Luis » 20 Jan 2011, 19:28

JORGE LUIZ MARTINS


Nº da Manifestação: 2011/000326

Agradecemos por seu contato e pela oportunidade de conhecer suas ponderações.

Informamos que a CPTM vem colocando em prática algumas obras de melhorias em seu sistema, como a construção e reforma de várias estações e aquisição de novos trens, entre outras.

Sendo assim, sua sugestão de levar a Linha 12 Safira até a estação Suzano é válida e está em estudos de viabilidade.

Com os nossos cumprimentos, permanecemos à disposição.

Atenciosamente

Equipe de Atendimento as Usuário
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
0800 055 0121
dc




so nã o esteja satisfeito com resposta, favor clicar no link abaixo para prosseguir com a Manifestação.

http://www.cptm.sp.gov.br/e_atendimento ... C%DB%AE%AE


Descrição da Manifestação Nº 2011/000326
VENHO ACOMPANHANDO ALGUNS FORUM SOBRE A CPTM E A UMA CONSTATE PREOCUPAÇÃO SOBRE A EXTENÇÃO MOGI LINHA 11 COM OS TRENS QUE PARTEM DIRETO LUZ/ MOGI;CONHEÇO TOOS OS PLANOS DA CPTM, POIS FAÇO PARTE DE UM FORUM (TGVBR/PROTREM) ´E QUERO SUGERIR SUGERIR A EXTENSÃO DE UMA COMPOSIÇÃO ATÉ SUSANO PELA LINHA 12 ASSIM OS USUARIOS TERIAM A OPÇÃO DE TER UM DIRETO, ISSO PODERIA SER FEITO ENQUANTO NÃO FOR CONCLUIDA A MODERNIZAÇÃO DE SUSANO, E PARA CIA SERIA UM TESTE PARA VER O COMPORTAMENTO DO USUARIO.


se observarem eu pedi uma composição ate Susano e não a estensão da limha
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Jorge Luis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Jorge Luis » 20 Jan 2011, 19:34

bastava responder que uma composição pela linha 12 ate Susano no momento não é vaivel, ate concordo com o Francis, mas perguntar uma coisa e te responder outra, é resposta pronta :P
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Gustavodc
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Gustavodc » 21 Jan 2011, 00:03

Não escreva em MAIÚSCULO o tempo todo, isso representa gritar.

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Vicente
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Vicente » 21 Jan 2011, 09:57

O sistema da CPTM devolve tudo em maiúsculo, Gustavo... Não é nada com o Jorge.


Jorge Luis
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Jorge Luis » 21 Jan 2011, 15:25

obrigado Vicente, estava preocupado uma vez que não é do meu perfil este tipo de procedimento.
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ARS
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por ARS » 04 Out 2012, 18:04

Pessoal eu não sabia que o Metrô cobrava valores para fotografar os trens e as estações. Escrevi ao site para esclarecer essa dúvida se pode ou não fotografar nas dependências do Metrô e se há alguma autorização para isso. O Metrô me respondeu o seguinte:

"04/10/2012

Em atenção a sua manifestação esclarecemos que realmente a autorização é necessária e para maiores esclarecimentos solicitamos entrar em contato com o funcionário Flávio, telefone: 0000-0000 ou envie e-mail para: *@metrosp.com.br Agradecemos seu contato e colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos, através do mesmo canal."


Eu ocultei os dados da pessoa, como telefone e email, pois, não vem ao caso. Eu escrevi para o Sr. Flávio e obtive a seguinte resposta:

"Anderson, boa tarde!

Seguem as informações para a realização das fotos no Metrô:

Primeiro Passo: análise do conteúdo/roteiro do filme/foto pela Companhia do Metrô, estando sujeitos à aprovação ou não.

Em caso de aprovação, seguem os valores, condições e orientações:

Valores:

1. valor mínimo para realização de fotos e filmagens: R$ 7.954,56;

2. valor referente ao direito de uso da marca Metrô (totem/logo): R$ 15.909,11;

3. custo para disponibilização de um trem para fotos e filmagens:R$ 7.945,72;


OBS: Os valores acima registrados referem-se ao direito de uso das imagens por um período de 12(doze) meses para fotos e 06(seis) meses para filmagens, devendo ser renovados para cada período de concessão mediante o pagamento do valor mínimo.

Os preços acima informados estão sujeitos à alteração sem prévio aviso.

Passo a Passo para Realização Fotos e Filmagens

1) Solicitar a Ação:

A produtora deve encaminhar à Companhia do Metrô , Gerência de Negócios - Rua ****** ou por fax (11) 0000-0000, correspondência de Solicitação de Filmagem/Foto, com 15 dias de antecedência, expondo suas intenções. Esta solicitação deve ser assinada pelo responsável legal da produtora e deve conter as seguintes informações:

* roteiro completo e bem detalhado, destacando todas as cenas que pretendem realizar no metrô;
* finalidade de utilização das imagens (por exemplo, campanha publicitária, festival de cinema, etc);
* forma de veiculação das imagens tomadas (por exemplo, TV aberta, jornais de grande circulação, etc);
* dia, período, estação ou local preferido para a realização dos trabalhos e detalhamento das áreas e equipamentos do Metrô que pretendem utilizar (por exemplo: escada rolante, bloqueios, etc). Informar também, se há intenção de utilizar um trem;
* tempo estimado para a realização dos trabalhos;
* razão social, CNPJ, endereço completo e nome do representante legal da produtora;
* estimativa do número de profissionais da equipe técnica e atores que executarão o trabalho;
* previsão dos equipamentos que serão utilizados (por exemplo, câmeras, tripés, gerador, etc).

Obs.: As filmagens/fotos com trem somente são autorizadas de sábado para domingo durante a madrugada das 2h às 04h30 (a confirmar).

A produtora deve informar se há necessidade de percorrer a via (definir o trecho) ou se há necessidade apenas de iluminação e abertura das portas na plataforma.

2) Análise das Informações pelo Metrô:

A Companhia do Metrô analisará o roteiro e as informações fornecidas e poderá aprovar ou não. Ou ainda, poderá solicitar alterações no roteiro, que caso não seja possível atender, a filmagem/foto não poderá ser realizada nas dependências do Metrô de SP.
O roteiro e as informações aprovadas, não poderão ser alterados em prejuízo aos procedimentos operacionais estabelecidos pelo Metrô.

3) No caso de aprovação, a produtora deverá:

a) Confirmar a solicitação
Encaminhar a confirmação via e-mail (10 dias de antecedência), autorizando a emissão do Termo de Compromisso e boleto para pagamento;

b) Informar dados operacionais
Encaminhar via e-mail com 02 (dois) dias úteis de antecedência, os nomes e RG´s dos profissionais que participarão dos trabalhos nas dependências do Metrô ( técnicos, atores figurantes, fotógrafos, etc.)

OBS: Sem estes dados no prazo acima citado não será autorizada a realização da filmagem/foto

4) Emissão de Termo de Compromisso e Boleto:

A companhia do Metrô emitirá um Regulamento e Termo de Compromisso para Realização de Trabalhos Fotográficos e/ou Filmagens por Terceiros nas Dependências da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô e um Boleto Bancário a ser pago em até 24 hs de antecedência à data prevista para início dos trabalhos. Os referidos documentos deverão ser retirados e assinados na Rua *******.

- Assinatura do Termo pela Empresa Solicitante:

O Termo deve ser assinado pelo responsável legal da produtora em 3 vias e devolvido para o Metrô antes da data da ação. O Representante da Companhia do Metrô irá assinar e uma via será posteriormente devolvida à produtora.

- Pagamento do Boleto:

O boleto deve ser pago com dois dias de antecedência da ação e o comprovante do pagamento deverá ser encaminhado via fax (11) 0000-0000, também um dia útil antes da realização, entre às 9hs e 16hs.
A não apresentação do comprovante de pagamento no horário e data estipulados, implicará automaticamente no cancelamento da ação.

5) Fornecimento de material para análise antes da Veiculação:
Ao final do trabalho a produtora deverá fornecer ao Metrô, uma cópia dos cromos de todo o material fotográfico, e no caso de filmagens, uma cópia em DVD de todo o material gravado e editado para verificação e arquivo do Metrô.

Lembretes importantes:

* Um funcionário do Metrô acompanhará e fiscalizará a execução das fotos/filmagens;
* É proibida a utilização das dependencias do Metrô tais como, banheiro, copa, etc.
* É proibida a utilização de energia elétrica do Metrô. Se necessário, a empresa deverá providenciar gerador portátil;
* No caso de utilização de trens, a ação deverá ser confirmada pela produtora ao Metrô com até 10 dias de antecedência da data firmada.

As regras para a realização de fotos e filmagens estão no Regulamento e Termo de Compromisso para Realização de Trabalhos Fotográficos e/ou Filmagens por Terceiros nas dependências da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô em anexo.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Flávio"


Então respondi a ele:


"Olá Flávio!

Agradeço muito seu contato e suas explicações. Sou um colecionador de itens antigos do Metrô e as fotos serão apenas para uso pessoal e para minha coleção. São fotos aleatórias dos trens e estações que eu faria com minha máquina digital comum, nada profissional.

Neste caso as informações abaixo também são válidas? Peço desculpas se eu não expliquei de forma mais clara minha solicitação e estou a disposição para quaisquer dúvidas.

Grato por sua atenção.

Atenciosamente,
Anderson Reis"


E obtive outra resposta:

"Caro Anderson, mesmo assim as informações abaixo são válidas. Cobramos a autorização e disponibilizamos um empregado para acompanhar as fotos.

Atenciosamente,
Flávio"


Realmente não sabia que funcionava assim, não conheço os procedimentos do Metrô, mas vejo tantas fotos na internet. Será que todas essas pessoas pagaram também? o0

Bom, eu acho chato estar fotografando, aí vem um funcionário e diz: "Não pode fotografar aqui Senhor...". E depois tentar tirar umas fotos na clandestinagem, não gosto disso, por isso eu nem me arrisco. nnoo

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Vicente
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Re: Sugestão respondida.

Mensagem não lida por Vicente » 04 Out 2012, 22:18

Anderson, pelo que eu sei, é assim:
-fotografia AMADORA (com máquina simples) pode, desde que não pegue imagem de funcionário e não jogue flash no operador do trem ao entrar na plataforma.
- fotografia PROFISSIONAL, é cobrado.

Nas visitas "conheça seu metrô" é liberado. Se puder, aliás, inscreva-se no próprio site do Metrô.

Esse procedimento que recebeu, não sei. Vou me informar (volto ao serviço domingo) e posto aqui.


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ARS
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Re: Fale Conosco

Mensagem não lida por ARS » 05 Out 2012, 11:02

Então Vicente, foi exatamente o que eu disse a ele, veja:

"Olá Flávio!

Agradeço muito seu contato e suas explicações. Sou um colecionador de itens antigos do Metrô e as fotos serão apenas para uso pessoal e para minha coleção. São fotos aleatórias dos trens e estações que eu faria com minha máquina digital comum, nada profissional.

Neste caso as informações abaixo também são válidas? Peço desculpas se eu não expliquei de forma mais clara minha solicitação e estou a disposição para quaisquer dúvidas.

Grato por sua atenção.

Atenciosamente,
Anderson Reis"


E obtive outra resposta:

"Caro Anderson, mesmo assim as informações abaixo são válidas. Cobramos a autorização e disponibilizamos um empregado para acompanhar as fotos.

Atenciosamente,
Flávio"


Mas agradeço se você verificar essa informação okk

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