Projetos antigos do Metrô

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Eduardo GJF
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 04 Abr 2009, 20:27

Ramos escreveu:Esse mapa é semelhante ao projeto do engenheiro Mário Lopes Leão, encomendado pela prefeitura de São Paulo em 1945, e que não saiu do papel por falta de verbas.

O projeto tinha 28 quilômetros de extensão, possuindo um anel de irradiação de 3,5 km , possuindo 7 estações mais uma estação de transbordo entre as estações da Luz e Júlio Prestes. Além do anel haveriam linhas radiais em direção a Pinheiros, Santo Amaro,Vila Mariana, Penha e Santana.

Imagem
Projeto do anel de irradiação de 3,5km proposto pelo engenheiro Mário Lopes Leão. Das 7 estações propostas, São Bento foi a única construída (mas várias décadas depois pelo consórcio HMD).

Interessante o esquema... o uso de um anel de irradiação poderia dar muito certo aqui, assim como deu no Metrô de Chicago (Y)

Enfim, o projeto de 1927 foi feito por ninguém menos que o então presidente da Light & Power Co., Sir Alexander MacKenzie (é, ele era cavaleiro real britânico). A Estação República já estava com as plantas prontas e ia ser desenhada por ninguém menos do que Ramos de Azevedo (o mesmo que fez o Teatro Municipal, a sede da Light, logo em frente, e o prédio ao lado da Estação Júlio Prestes onde hoje funciona a estação pinacoteca).
Como engenheiro, grande poeta.

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AGV
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por AGV » 06 Abr 2009, 11:56

:WUB: :WUB:



Este é o exemplo mais cabal da visão x falta dela. wll

Mas vejam que o projeto foi sendo reapresentado sucessivamente até ser implantado.
(Felizmente a visão venceu b ) )

Não duvido nem um pouco que este projeto, da década de 20, não foi levado em consideração pelo consórcio que construiu a L1.

Por isto que admiro o projeto e os idealizadores do Metrô: Projetam aqui, já deixando parte da infra ao longo da obra, pronta para expansão.

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HGP
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Uma outra versão do projeto HMD de 1968

Mensagem não lida por HGP » 09 Mai 2009, 22:37

Esse eu agradeço ao forista Pranda que o colocou no SSC e aqui publicamente agradeço a imensa colaboração


Imagem



Agora, qual era a inteção desse trecho Praça- Clóvis - Brooklyn -seria para a época a quinta linha do metrô de SP ou seria um grande ramal da linha Casa Verde-Vila Maria ( linha 3 Vermelha originalmente). Se for essa última, a linha 15 poderá ser a realização desse projeto com uma relativa pequena modificação meio século após ser projetado :UH: :WK:

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HGP
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por HGP » 09 Mai 2009, 22:39

Lipe, acha interessante buscarmos informações sobre os planos para esse trecho Brooklyn- Praça Clóvis???

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Pranda
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Pranda » 09 Mai 2009, 23:43

^^

Que legal, foi bem engraçado porque na minha cabeça este mapa já estava aqui, e depois vi que não.

O mapa foi postado lá no SSC originalmente no 1º post do thread principal do Metrô pelo forista de lá, RRC.

Ele também tem lá uma outra foto do mesmo mapa que o Lipe colocou aqui no 1º post, os com as linhas coloridas.

Mas quanto a linha Brooklin/Vila Maria, para mim tá na cara que ela é a ancestral da atual projetada L15, na verdade só muda o Praça Clovis (hoje Sé) para São Bento. Se vocês repararem a Brooklin original está mais ou menos onde hoje será a Aguas Espraiadas.
E o resto muito parecido.

E eu diria mais, que Casa Verde/Praça Clóvis é a anscestral de L6 só que mais a leste e norte, ou seja tem desenhos parecidos, indo de Noroeste para o Centro.
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Tiago Costa
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Mai 2009, 00:00

Na verdade, a linha Casa Verde-Vila Maria (era assim que era a linha) era o projeto original da Linha 3, que foi totalmente alterada. Mas a Linha 6 realmente segue um eixo parecido com o trecho Casa Verde-Praça Clóvis.

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HGP
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por HGP » 10 Mai 2009, 11:04

Tiago Costa escreveu:Na verdade, a linha Casa Verde-Vila Maria (era assim que era a linha) era o projeto original da Linha 3, que foi totalmente alterada. Mas a Linha 6 realmente segue um eixo parecido com o trecho Casa Verde-Praça Clóvis.
Minha dúvida era saber o que o consórcio HMD pensava sobre esse trecho Brooklyn-Clóvis : Nova Linha ou Ramal de alguma que existia?


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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 11 Mai 2009, 21:57

essa linha aparece em apenas uma pagina da biblia HMD, e nao vi nenhuma citaao de projeto.


aparentemente seria uma linha separada.
Imagem


GospelRafa
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por GospelRafa » 09 Jun 2009, 22:55

^^ fico imaginando, como seria a cidade de São Paulo, se fosse seguidos esses projetos, o desenvolvimento seria completamente diferente, principalmente na ZL, que se desenvolveu ao longo do ramal da linha 3...


Stormkamared
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Stormkamared » 10 Jun 2009, 16:24

Eu acho que a linha vermelha hoje poderia após a Barra Funda continuar se estendendo passando a Casa Verde e seguir o curso da Av Eng° Caetano Alvares em uma parte fazer a curva para a esquerda em direção a Brasilândia, moro nessas redondezas e a demanda ali é enorme do pessoal que vem desses lados, hoje você tem que ir até a Barra Funda ou até o trem na Lapa.

Sobre a linha que vem até o Broklin e segue pela 9 de Julho essa também seria uma linha muito movimentada, quem passa por essa avenida sabe o trânsito que é por lá, ali são bairros comerciais de mais, seria uma grande linha, aliviaria em muito o trânsito ali e na 23.

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Vicente
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Vicente » 10 Jun 2009, 16:49

^^
O problema, Stormkamared, é que não dá pra levar a L3 mais a oeste. Aí, ela explodiria de vez em demanda.
Seria muito bom se tivessem respeitado a ideia original da HMD, onde ela iria até a Casa Verde. Mas, os planos foram alterados, e estamos hoje nesse "mato sem cachorro", com os técnicos do metrô quebrando a cabeça com a rede saturada, a expansão-mais que necessária - ocorrendo, mas com a cidade quase em colapso...

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HGP
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por HGP » 10 Jun 2009, 17:01

Aproveitando o mapa da visão do HMD em 1968 para a "rede essencial" - um olhar mais atento para a linha da EFCB - atual 11 nos mostra as estações de Hipódromo, Falcão e Tuiuti ( algo próximo aos atuais Bresser, Belém e Tatuapé). A dúvida que fica é , se a linha 3 não tivesse sido mudado para acompanhar a ferrovia até Itaquera e se a CBTU ou RFFSA ( o responsável à época) tivesse melhorado as condições da linha, será que hoje estaríamos melhores ou piores??

Digo isso pois levou-se a linha 3 para Itaquera e deixou-se a linha da EFCB apodrecer até o "renascimento" e revitalização de pouco tempo atrás com a CPTM.

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Vicente
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Vicente » 10 Jun 2009, 17:20

Não só isso, Horácio. A ZL virou praticamente bairro-dormitório. Veja como ficam as linhas 3, 11 e 12 nos horários de pico. Os trens (e também os ônibus) tem lotação plena no sentido "bairro", e no centro, rodam bem vazios.
Também é visível que todo o deslocamento por trilhos, hoje, segue na direção do centro (Brás, Sé, Luz, Barra Funda). E também grande parte dos ônibus segue nessa linha. E isso, a meu ver, é um motivo pra cidade viver este caos.

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HGP
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por HGP » 10 Jun 2009, 17:35

Vicente, minha questão aqui é se tivessem melhorado a EFCB, a linha 3 poderia avançar para Guarulhos e o Ramal de Bertioga poderia avançar até S. Mateus - Teríamos possibilidades de novos deslocamentos, novas configurações, uma outra rede de transporte empregada.

Porém vemos linha 3, 11 e 12 bombando e tudo que for feito em termos de trilhos no sentido Leste vai vir cheio de gente, dada a demanda reprimida da parte Leste da cidade. Será que a se a estratégia fosse outra, não estariamos melhores???

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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Vicente » 10 Jun 2009, 21:51

Acho que é possível que estivéssemos melhor, sim.Temos que levar em conta que os eixos metroferroviários são fatores de desenvolvimento de sua região de entorno. E lembremos que, uma das ideias da L3 em Guarulhos,era possivelmente atender ao aeroporto (há uma piada em Guarulhos sobre uma placa no Aeroporto que indicava "futura estação do metrô".)Se essa possibilidade fosse contemplada, talvez tivéssemos maior geração de empregos naquela região, e deslocamentos mais equilibrados do que hoje.

Mas o que realmente faz falta são linhas perimetrais e integradoras fora do centro, ao meu ver. Todas as hoje existentes são radiais, e forçam um deslocamento para o centro para usar as integrações. A 2 vai tornar-se uma linha assim, e a 4 será um pouco disso, por ser integradora.

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Pranda
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Pranda » 11 Jun 2009, 02:58

^^

No fundo seguindo ou não os planos iniciais, o principal foi a falta de investimento nestes 40 anos, se tivéssemos feito uma média de 5 km/ano por exemplo, a meu ver nada demais, teríamos hoje + de 200 Km de linhas, acho que 140 Km a mais fariam uma brutal diferença.

Mas perdemos tempo investindo em obras viárias que apenas facilitaram a rápida comunicação entre congestionamentos. E ainda hoje continuamos na mesma toada.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Francis
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Francis » 11 Ago 2009, 20:13

HGPFILHO escreveu:Aproveitando o mapa da visão do HMD em 1968 para a "rede essencial" - um olhar mais atento para a linha da EFCB - atual 11 nos mostra as estações de Hipódromo, Falcão e Tuiuti ( algo próximo aos atuais Bresser, Belém e Tatuapé). A dúvida que fica é , se a linha 3 não tivesse sido mudado para acompanhar a ferrovia até Itaquera e se a CBTU ou RFFSA ( o responsável à época) tivesse melhorado as condições da linha, será que hoje estaríamos melhores ou piores??
Digo isso pois levou-se a linha 3 para Itaquera e deixou-se a linha da EFCB apodrecer até o "renascimento" e revitalização de pouco tempo atrás com a CPTM.
Quando resolveu-se levar a linha 3 para a ZL a intenção era justamente transformar em metrô a linha tronco até Suzano. Não ocorreu (creio eu) por falta de acordo entre estado e união (apesar de a união ter cedido a faixa ferroviária para o Metrô) e, principalmente, a visão de concorrência que existia, a ponto de se ter o absurdo de duas linhas de alta capacidade paralelas, concorrendo entre si. Analisando o próprio traçado original da linha 4, que passaria por Pedro II e seguiria em direção ao Sacomã em paralelo a linha 10 se vê como o planejamento era feito. É muito mais barato e rápido se aproveitar a estrutura ferroviária já existente. A transformação dos subúrbios em metrô que está em curso agora é idéia de 30 anos atrás.


Jorge Luis
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Jorge Luis » 12 Ago 2009, 18:35

Francis escreveu:Quando resolveu-se levar a linha 3 para a ZL a intenção era justamente transformar em metrô a linha tronco
O Francis tem razão, o que esta se fazendo hoje ja era projeto a exatos 40 anos quando a linha 1 ainda não funcionava, (eu ja estava la) a ideia do Metro era emcampar a CBTU e transformar as linhas desta empresa em Metro, infelismente não houve acordo porque a União queria passar ao estado todo o patrimonio inclusive os funcionarios ativos e aposentado, foi o que se comentou na epoca, como não houve acordo a União cedeu a faixa ao Metro e a Cbtu modernizaria os suburbios, ja no governo Collor é que o acordo foi feito da forma como é hoje.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Francis
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por Francis » 12 Ago 2009, 19:39

Jorge Luis escreveu:
Francis escreveu:Quando resolveu-se levar a linha 3 para a ZL a intenção era justamente transformar em metrô a linha tronco
Não houve acordo porque a União queria passar ao estado todo o patrimonio inclusive os funcionarios ativos e aposentado
É, e infelizmente por isso melou.

Sem nenhuma parcialidade, apenas como fato histórico, toda a implantação do Metrô foi pautada em se afastar da imagem da ferrovia, que à época era sinônimo de degradação (e ainda guarda muito dessa imagem, é só observar como o mesmo usuário se comporta nas dependências do Metrô e como ele se comporta na CPTM) e vícios e omissão no quadro funcional que persistem até hoje - excluindo-se aqui os bons profissionais que eram sufocados pela (falta de) cultura da ferrovia. Se o Metrô tivesse absorvido este pessoal ele não teria se tornado o que é hoje.

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DNER
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Re: Projetos antigos do Metrô

Mensagem não lida por DNER » 15 Ago 2009, 10:39

Jorge Luis escreveu:
Francis escreveu:Quando resolveu-se levar a linha 3 para a ZL a intenção era justamente transformar em metrô a linha tronco
O Francis tem razão, o que esta se fazendo hoje ja era projeto a exatos 40 anos quando a linha 1 ainda não funcionava, (eu ja estava la) a ideia do Metro era emcampar a CBTU e transformar as linhas desta empresa em Metro, infelismente não houve acordo porque a União queria passar ao estado todo o patrimonio inclusive os funcionarios ativos e aposentado, foi o que se comentou na epoca, como não houve acordo a União cedeu a faixa ao Metro e a Cbtu modernizaria os suburbios, ja no governo Collor é que o acordo foi feito da forma como é hoje.
Interessante esta parte de tentativa de encampação da CBTU/STU-SP pelo Metrô.Alguém saberia me dizer se existem livros ou algum vídeo falando sobre a mudança da L3 para Itaquera?
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!

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