Monotrilho - parte 2


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Francis » 26 Fev 2011, 11:19

ANÁLISE

Incertezas sobre o projeto poderão explodir prazos e custos


--------------------------------------------------------------------------------
A METRÓPOLE ESTÁ EM CONTÍNUO PROCESSO DE EXPANSÃO, EXIGINDO FLEXIBILIDADE DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE
--------------------------------------------------------------------------------


SERGIO EJZENBERG
ESPECIAL PARA A FOLHA

O monotrilho da zona leste terá que transportar mais de 40 mil pessoas simultaneamente no pico da manhã, segundo o estudo de impacto ambiental do projeto.
Não resta dúvida de que na cidade de São Paulo, com o sistema de metrô mais lotado do mundo, o monotrilho suspenso já nasce saturado.
Os sistemas elevados leves operam com capacidade de até 25 passageiros por hora por sentido. Assim, o monotrilho, para atingir a demanda prevista, será uma aventura tecnológica sem similar.As incertezas e contingências decorrentes poderão explodir prazos (obra interminável aos olhos da população) e custos (já custando metade do que custaria o metrô convencional enterrado). Para nascer saturado.
Pensando em custo por passageiro transportado por quilômetro, o metrô, sistema testado e confiável, é imbatível perante altas demandas, como no caso presente.
O sistema de corredores de ônibus expressos com ultrapassagem custa, por quilômetro, 1/13 do sistema monotrilho suspenso -sem aventura tecnológica.
A metrópole paulistana está em contínuo processo de expansão da mancha urbana e aumento do número de viagens, exigindo flexibilidade dos sistemas de transporte.
Os sistemas de ônibus e mesmo o metrô atendem plenamente ao requisito de flexibilidade, ao contrário do sistema VLT (veículo leve sobre trilhos), que tem capacidade e dificuldade de integração com outras linhas de VLT (as estruturas das estações de transferência suspensas seriam monstruosas).
O impacto urbanístico deletério dos sistemas suspensos de transporte pode ser apreciado nos baixos do Expresso Tiradentes e do Minhocão.Os problemas e desvantagens dos sistemas suspensos de monotrilhos, aliados às vantagens de menor custo, menor tempo de implantação e maior capacidade dos corredores de ônibus, fez com que o Ministério das Cidades, nos projetos de mobilidade incluídos no chamado PAC da Copa, optasse por corredores exclusivos de ônibus em 9 das 12 cidades-sede do Mundial de 2014.
Além disso, o VLT consome recursos que deveriam ser alocados prioritariamente na ampliação do superlotado sistema de metrô, que tem muito maior capacidade de transporte de passageiros.

--------------------------------------------------------------------------------
SERGIO EJZENBERG é engenheiro e mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 26 Fev 2011, 20:43

Sinto atacar alguém que é mestre pela minha escola mas... comparar o ET e o Minhocão com monotrilho é forçar - e muito - a barra.
Um elevado de monotrilho é mais estreito do que o de metrô pesado e é vazado no meio. Ninguém vai construir barraco embaixo dele, não dá nem pra se esconder da chuva!

E outra: a solução é investir em em corredores de ônibus!? Estranho... :rl:
Como engenheiro, grande poeta.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Correia431M » 26 Fev 2011, 23:15

Eduardo, respeito totalmente a sua colocação opinativa, porém tenho que ressaltar que um corredor de ônibus, pela menor complexidade, é uma obra que acaba por ser concluida mais rapidamente que o monotrilho. Ainda mais quando se tem urgência por obras de infraestrutura, por estarmos a três anos da Copa.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 26 Fev 2011, 23:53

Minha estranheza vem do fato de os críticos do monotrilho ao mesmo tempo falarem que a demanda da região é de metrô pesado e que o monotrilho "já vai nascer saturado". E como solução, a proposta é priorizar a construção de corredores de ônibius :HH:

Sinceramente, tá sobrando corredor de ônibus, muitos precisam ser remodelados por terem sido feitos nas coxas ou desafogados por modos de capacidade média/alta decentes, como monotrilho, VLT ou metrô pesado. Agora, o que não dá pra continuar é ficar pintando faixas exclusivas aqui e ali, chamar de "corredor" e depois reclamar que não funciona direito.
Como engenheiro, grande poeta.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Correia431M » 27 Fev 2011, 00:08

Isso é bem verdade.

O que foi feito nas duas ultimas gestões municipais aqui em são Paulo, não da pra chamar de corredor nem aqui e nem na China. Ou melhor, é corredor de ônibus só pra inglês ver na teoria, porque na prática a coisa é bem diferente, e já está mais que provado que essa coisa de ficar pintando faixa aqui e ali, não funciona.

Corredor de ônibus de verdade, tem que ser segregado que nem o São Mateus-Jabaquara, não vou falar do Diadema-Brooklin, porque aquilo é outra porcaria que fizeram para politico dizer "ah, fizemos uma obra em nossa gestão".
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por GospelRafa » 27 Fev 2011, 02:23

Correia431M escreveu:Isso é bem verdade.

O que foi feito nas duas ultimas gestões municipais aqui em são Paulo, não da pra chamar de corredor nem aqui e nem na China. Ou melhor, é corredor de ônibus só pra inglês ver na teoria, porque na prática a coisa é bem diferente, e já está mais que provado que essa coisa de ficar pintando faixa aqui e ali, não funciona.

Corredor de ônibus de verdade, tem que ser segregado que nem o São Mateus-Jabaquara, não vou falar do Diadema-Brooklin, porque aquilo é outra porcaria que fizeram para politico dizer "ah, fizemos uma obra em nossa gestão".
Feito pelo município, o único que se pode dizer isso é um corredor de ônibus é o Expresso Tiradentes, que é segregado como o ABD... agora o resto, são tudo faixas exclusivas...


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 27 Fev 2011, 12:15

O Santo Amaro-Nove de Julho também era segregado em alguns pontos.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Correia431M » 28 Fev 2011, 21:19

Falou bem Rafael.

ERA

Agora é um lixo, como os demais feitos entre 2004 e 2010.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Monotrilho - parte 2

Mensagem não lida por Tiago Costa » 01 Mar 2011, 03:10

Ah vá, o Vereador José Diniz-Ibirapuera nem é tão ruim assim, hahaha :P. Agora falando do monotrilho, é interessante notar que as obras do pátio em breve vão começar.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes