Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Jun 2008, 22:35

Inicialmente chamados de série 5700 pela CPTM, os Alstom Metropolis foram designados "Série 500" pelo Metrô-SP.

Nova Série 5700, mais modernidade à Linha 5 lilás do Metrô

O trem Série 5700, que entrou em operação na nova Linha 5 lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo 13) em 2002, é o mais moderno da frota do Metrô-SP. O seu motor de corrente alternada proporciona redução em consumo de energia e nos custos de manutenção. Os itens de conforto são os mesmos da Série 3000, em operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com alguns diferenciais: vidros panorâmicos com filtro UV e displays eletrônicos que indicam as estações e os lados de abertura das portas.

No interior da composição, dispositivos especiais permitem a intercomunicação entre condutor e usuário, e o ar-condicionado terá taxa de renovação de ar e temperatura adequados ao clima brasileiro.

A avançada Série 5700 é a única composição da frota com bitola internacional de 1,435 mm, possibilitando ao Metrô-SP ingressar na economia de escala mundial e renovar o material rodante de modo mais dinâmico e rápido. A condução automática e os sensores localizados nos rodeiros evitam descarrilamento, com o acionamento prévio dos freios pneumáticos a disco.

O novo trem da Linha 5 lilás do Metrô comporta cerca de 1500 passageiros e poderá alcançar velocidade de 80 Km/h. A aceleração desse trem é a mais suave e rápida da frota - 1,2 m/s².

Os comandos de controle e o sistema de tração foram fabricados pelas Alstom francesa e inglesa. Truques e engates são da CAF, da Espanha, e motores e conversores auxiliares, da Siemens.

Texto adaptado, retirado de: http://web.archive.org/web/200408180528 ... a/5700.asp

Ficha técnica dos trens:

Características

Fabricante: ALSTOM / SIEMENS / CAF
Origem: Brasil
Ano Operação: 2002
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,435 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas em Operação: Linha 5-Lilás do Metrô


Dimensões

Altura Carro: 3,771 m
Altura Pantógrafo Abaixado: 3,860 m
Altura Pantógrafo Levantado: 4,260 m
Largura Carro: 2,8 m
Largura Portas: 1,60 m
Comprimento MC: 22,160 m
Comprimento M: 22,000 m
Peso MC: 40.500 Kg
Peso M: 40.500 Kg


Capacidade e desempenho

Força de Arranque / Motor de Tração: 20.500 kN
Velocidade Máxima: 80 Km/h
Aceleração Máxima: 1,2 m/s²
Freio de Serviço: 1,2 m/s²
Freio Emergência: 1,3 m/s²
Raio Mín. Curv. Horiz.: 100 m
Lotação MC: 42+262 (6 passageiros/m²)
Lotação M: 47+282 (6 passageiros/m²)

M: carro motor
MC: carro motor com cabine de condução


Fotos

Exterior

1 -
Imagem

2 -
Imagem

3 -
Imagem

4 -
Imagem

5 -
Imagem

6 -
Imagem

7 -
Imagem

8 -
Imagem



Interior

Fotos tiradas por cruisespeed

1 - Painel dinâmico
Imagem


2 -
Imagem


3 - Painel indica estação seguinte e lado do desembarque
Imagem

Fotos tiradas por Tiago Costa

4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem



Cabine

Fotos tiradas por lipe_andreense

1 - Painel
Imagem


2 - este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
Imagem


3 -
Imagem


4 - As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem
Editado pela última vez por Tiago Costa em 17 Ago 2008, 01:23, em um total de 3 vezes.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Jun 2008, 23:05

Graças ao lipe, agora temos fotos de todos os itens! Mas é claro, quanto mais fotos, melhor. Por isso, estamos aceitando mais fotos :D!
Editado pela última vez por Tiago Costa em 17 Ago 2008, 01:26, em um total de 1 vez.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Jun 2008, 23:11

Tiago, as suas fotos ficaram lindas. Parabéns. Esse trem é belíssimo.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Jun 2008, 23:29

Obrigado, Vinicius :D! Vou ver se tiro fotos do interior também (sempre esqueço de tirar, pois sou "viciado" (usuário freqüente) na linha, então sempre procuro ângulos novos do entorno. Outros usuários, como o lipe e o cruise também têm fotos, e tenho certeza de que em breve elas estarão aqui.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 11 Jun 2008, 08:45

parabens Tiago
nao vejo a hora desses trens chegarem nas outras linhas, acredito que os trens da linha 4, como os novos da linha 1,2 e 3 deverão ser iguais a esse!

acho eles muito bonito por dentro e por fora, bancos estofados, painel eletronico de estação e o barulhao dele e' muito legal!

abçs :D

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 11 Jun 2008, 13:27

O Metropolis para mim é o mais bonito dos existentes no metrô e um dos melhores do sistema todo, incliuindo a CPTM!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 13 Jun 2008, 01:54

Parabéns Tiago, ótimo trabalho!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 13 Jun 2008, 15:07

Valeu, Landrail :D! Viu que eu coloquei algumas fotos mostrando o pantógrafo só pra você ver :mrgreen:?

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 13 Jun 2008, 15:44

Cara, é uma nave! :shock: Até o pantógrafo tá bonito, novinho, brilhando, quase! :lol:

Belas fotos, guri!

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Mensagem não lida por Inconfidente » 13 Jun 2008, 16:12

Muito bonito! :P


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 14 Jun 2008, 01:19

Tiago Costa escreveu:Valeu, Landrail :D! Viu que eu coloquei algumas fotos mostrando o pantógrafo só pra você ver :mrgreen:?
Ví sim,a rede aérea é mais baixa que os demais sistemas bem interessante, o pantógrafo é bem diferente também!!!!! :D :wink:
É tudo de primeiro mundo!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 14 Jun 2008, 01:57

Acho muito estranho a altura do pantógrafo levantado.....
Ainda mais se for comparar com a altura do patrógrafo do carro líder do Fepasão chegando na Júlio Prestes :shock: :shock:


Cruisespeed
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 16 Jun 2008, 13:54
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Cruisespeed » 01 Jul 2008, 10:37

edit
Tiago, fique à vontade para mover as fotos para o seu tópico, aliás, está muito bom, gostei muito da breve "história" do trem da linha 5. Parabéns!
Editado pela última vez por Cruisespeed em 01 Jul 2008, 17:15, em um total de 1 vez.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 01 Jul 2008, 11:50

Suas fotos foram passadas :D!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 19 Jul 2008, 17:46

Algumas fotos da Cabine


Painel
Imagem


este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
Imagem



Imagem


As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
Imagem



Imagem



Imagem
Imagem


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 19 Jul 2008, 23:03

muito bom...

eu me esqueci completamente disso... queria ter ido, mas nem a pm pro Francis mandei
achava que 19/07 estava longe ainda...nas ferias perco sempre a referencia dos dias :x


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 21 Jul 2008, 10:54

Poste mais fotos do passeio


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 30 Jul 2008, 20:32

Acho eles mais bonitos que os "novos" metrópolis que hoje chegam...
Legal também é o painel indicativo das estações que piscam...
Por que nos Metrópolis da CPTM não há esse dispositivo, eles não serão mais utilizados ou é uma exclusividade dos Metrópolis da CPTM não terem?
Rodrigo Lopes


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 01 Ago 2008, 15:13

Prefiro esses Metrópolis! 8)
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 01 Ago 2008, 16:40

Lopes escreveu:Acho eles mais bonitos que os "novos" metrópolis que hoje chegam...
Legal também é o painel indicativo das estações que piscam...
Por que nos Metrópolis da CPTM não há esse dispositivo, eles não serão mais utilizados ou é uma exclusividade dos Metrópolis da CPTM não terem?
Praticamente todos os itens que compõem o layout interno do trem são personalizáveis. Se os "2070" não têm indicadores luminosos nos mapas de linha, é porque a CPTM não incluiu esses itens na hora de fazer o pedido. Nos 40 novos trens da CAF e nos 8 trens que estão em licitação, as especificações me fizeram achar que eles vão ter esses painéis, mas não sei se eles se referem aos painéis que ficam nos carros com lugares para deficientes, que apenas indicam mensagens variáveis.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 4 visitantes