Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

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André Vasconcellos
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Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Ago 2008, 09:26

Juntamente com o Rotem da Supervia,um dos trens mais bonitos que eu já vi,essa frente é show e o interior limpo e de bancos estofados show de bola.
:wink:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 15 Ago 2008, 01:23

A Bitola deles é 1.60m não é?
Assim como os Toshiba?
Se for, já temos destino pra eles se modernizarem o trecho Amador Bueno - Itapevi, fazerem a extensão Grajaú - Varginha (Vontade de Alkimin) ou daqui a uns 40 anos, mandarem pra Amador Bueno! :lol:
Rodrigo Lopes


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 15 Ago 2008, 01:55

Lopes escreveu:A Bitola deles é 1.60m não é?
Assim como os Toshiba?
Se for, já temos destino pra eles se modernizarem o trecho Amador Bueno - Itapevi, fazerem a extensão Grajaú - Varginha (Vontade de Alkimin) ou daqui a uns 40 anos, mandarem pra Amador Bueno! :lol:
Putz, camarada, tudo errado.....

Alstom Metropolis Série 5700: Bitola 1,435 m (internacional)
Toshiba Série 4800: Bitola 1,000 m (métrica)


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 15 Ago 2008, 02:15

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
Só que tenho a dizer...
Entendo de trens de passageiros de suburbio, mas essas especificações; ainda estou aprendendo e agradeço a contribuição de vocês! :wink:
Rodrigo Lopes


Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 15 Ago 2008, 15:01

Sergio Silva escreveu:
Lopes escreveu:A Bitola deles é 1.60m não é?
Assim como os Toshiba?
Se for, já temos destino pra eles se modernizarem o trecho Amador Bueno - Itapevi, fazerem a extensão Grajaú - Varginha (Vontade de Alkimin) ou daqui a uns 40 anos, mandarem pra Amador Bueno! :lol:
Putz, camarada, tudo errado.....

Alstom Metropolis Série 5700: Bitola 1,435 m (internacional)
Toshiba Série 4800: Bitola 1,000 m (métrica)

E Bitola Mista = 1.0m /1.6 m :P


Sergio Silva
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Mensagem não lida por Sergio Silva » 15 Ago 2008, 15:53

haiser escreveu:
Sergio Silva escreveu:
Lopes escreveu:A Bitola deles é 1.60m não é?
Assim como os Toshiba?
Se for, já temos destino pra eles se modernizarem o trecho Amador Bueno - Itapevi, fazerem a extensão Grajaú - Varginha (Vontade de Alkimin) ou daqui a uns 40 anos, mandarem pra Amador Bueno! :lol:
Putz, camarada, tudo errado.....

Alstom Metropolis Série 5700: Bitola 1,435 m (internacional)
Toshiba Série 4800: Bitola 1,000 m (métrica)

E Bitola Mista = 1.0m /1.6 m :P
Nazista, onde tu viu bitola mista no trem???

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Ramos
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Ramos » 30 Mai 2009, 18:59

Engraçado que o Metropolis possui frisos nas laterais dos carros:
Imagem

Esses frisos me lembram trens russos:

Imagem
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos

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VHarlamov
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por VHarlamov » 31 Mai 2009, 00:04

Sempre quis saber: pra quê servem esses frisos?
Imagem


[D.S.R] David SR
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 01 Jun 2009, 21:08

Acredito que tenham função estrutural na lateral da caixa do Trem, assim como os Trens dos Metrôs (das linhas de bitola 1,60m) de Rio e SP tem esses frisos nas laterais também, quase certeza de ser parte da estrutura lateral das caixas, seriam como os travessões das contruções de estrutura metálica, isto é, uma cinta acredito eu. (se a comparação estiver correta é claro.)
Teria função estética também é claro. :rl:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

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Vicente
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Vicente » 01 Jun 2009, 21:14

Realmente, David, as ondulações podem ter papel de reforço estrutural, sim (como em latas ou tambores inustriais, por exemplo. Já tem até bujão de gás com isso, mas são poucos), fazendo um aumento e resistência com diminuição de espessura de chapa. Mas para confirmar isso, só vendo o memorial de cálculo da caixa do trem...


carloscr
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por carloscr » 14 Ago 2009, 01:36

Olá Pessoal,

Alguém sabe o porquê daquele som caracterísco da partida desse trem? É interessante....


Autor do tópico
Tiago Costa
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Tiago Costa » 14 Ago 2009, 02:25

É por causa do sistema de controle de tração (eletrônica de potência com IGBTs). Os 2000, "2070" e 3000 (que ao invés de IGBTs têm GTOs) têm sons característicos desse tipo de tração. Os novos trens da Linha 2 também têm esse som. Bom, enfim, todos os trens novos, por terem o mesmo tipo de controle de tração, terão sons bastante interessantes, eheheh.


GospelRafa
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por GospelRafa » 27 Ago 2009, 14:58

esse trem é o mais bonito do metro...

não sei porque que não deram as devidas atenções para ele!

Será que virão mais deles, pois parece que começaram as obras de ampliação da L5...


ArqPaulo
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por ArqPaulo » 27 Ago 2009, 17:09

Acho que mais de 90% ou ate mais dos usuarios da linha 1,2 e 3 mal conhecem ou nunca viram esse modelo...so' irão conhece-lo pra valer quando a linha 5 chegar em santa cruz e chacara klabin.

e eu gosto muito do barulhao dele :D


Gustavodc
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Gustavodc » 17 Out 2009, 07:54

Ontem a tarde, após dar uma passada no Autódromo para dar uma de farofeiro e ouvir, apenas ouvir, os sons dos F1, eu e um amigo fomos até à L5 passear e encontrar um amigo.

Lá conheci o SL que é muito gente boa e mostrou muita coisa do tráfego (que seria a salinha que o pessoal passa o tempo antes de pegar o trem e etc).

O 503 (tu viu ele em Capão Redondo Tiago?) estava parado em Capão Redondo 1 e fomos fazer alguns testes nele. Bacana a alavanca e tudo mais. Há várias diferenças em alguns termos para os outros trens da frota, como por exemplo, se você soltar o manípulo em outro ponto que não seja frenagem máxima ele não entra em emergência na hora e tals.
Esse 503 foi para Largo Treze (Tu viu ele lá Tiago? Adivinha quem levou, hahaha!) levado pelo SL e eu e meu amigo fomos juntos. A cabine dele é muito bacana, várias informações, que são N vezes mais precisas e completas.

É emocionante entrar em STA no pico e ver aquele plataforma BEMM vazia. :P

Pena que ele não corre tanto, sempre no maldito código 68 e várias vezes mantivemos código 60 com um belo ND.
Não deu pra tirar fotos, mas prometo que da próxima...

Era só pra deixar registrado...

Abraços!

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Erick_UT440R
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Out 2009, 20:18

VHarlamov escreveu:Sempre quis saber: pra quê servem esses frisos?
Os frisos presentes na chapa lateral inferior realmente possuem uma função estrutural. Eles servem para estabilizar a chapa (assim como em barris, conforme citou o Vicente).

Antigamente, os carros possuiam perfis corrugados na parte inferior da lateral (como os trens das Linhas 1 & 3 do Metrô SP). Porém, quando do projeto do trem Milênio, a Companhia do Metropolitano de São Paulo solicitou a modificação dessa região do trem, com o intuito de facilitar a limpeza externa do trem.
Dessa forma, a Alstom desenvolveu um novo painel, onde no lugar dos perfis corrugados passaram a existir frisos para estabilizaçõa da chapa.

Alguns podem perguntar: a Alstom fez dois modelos de trem para o Metrô de Santiago (Linhas 1, 4 & 4A), onde o painel inferior da lateral é todo liso, sem esses frisos (tecnicamente denominados "nós"). Nesse caso, isso ocorreu porque o tamanho do painel inferior é menor, assim apenas os reforços internos garantem a estabilização do painel.

Bem, espero ter colaborado para sanar essa dúvida do pessoal. :D
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

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VHarlamov
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por VHarlamov » 24 Out 2009, 21:48

[/cri cri mode] :lol: :lol: :lol:

Erickão, valeu pela ótima explicação app app vv ! E só mais uma pergunta: os trens de aço-carbono têm esse tipo de reforço ou só os "inox", por serem mais pesados? Pois eu nunca (pelo menos, que eu me lembre) vi nenhum aço-carbono com nós.
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Erick_UT440R
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 25 Out 2009, 00:00

VHarlamov escreveu:[/cri cri mode] :lol: :lol: :lol:

Erickão, valeu pela ótima explicação app app vv ! E só mais uma pergunta: os trens de aço-carbono têm esse tipo de reforço ou só os "inox", por serem mais pesados? Pois eu nunca (pelo menos, que eu me lembre) vi nenhum aço-carbono com nós.
Na verdade Vadim, os trens de aço carbono são até mais pesados que um trem BEM FABRICADO em aço inox (quem me conhece sabe qual foi a melhor fábrica de trens que esse país já viu <O> ).

Mas, respondendo à sua pergunta, trens com caixa fabricada em aço inox não possuem esses frisos por causa da espessura da chapa. Pra você ter uma idéia, os trens em aço inox (os fabricados pela Alstom desde o milênio até hoje) possuem reforços internos ao painel, denominados "stiffeners", que servem para estabilizar a peça.

Entretanto, não há a necessidade de utilizar os frisos. Isso foi uma "exigência" da Companhia do Metropolitano de São Paulo (razões estéticas), isso no caso do novo trem da Linha 2 - Verde. Tanto é que os trens COFESBRA da Série 2000 Fase II não possuem frisos na lateral.
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Eduardo GJF
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 02 Nov 2009, 18:15

Passeio pela L5 hoje rendeu bastante:

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Bônus: Mapinha "atual" que eu encontrei dentro deles
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Como engenheiro, grande poeta.


Rafael Lopes
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Re: Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 02 Nov 2009, 19:07

Eduardo GJF escreveu:Bônus: Mapinha "atual" que eu encontrei dentro deles
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A L2 só ia até Ana Rosa, a L9 (ou C, no mapa) só até Jurubatuba, e mandavam as linhas 10 e 11 para Barra Funda e 7 e 8 para BAS. =o

E destaque para a extensão de Paranapiacaba!! :(
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

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