LINHA 5 - LILÁS


carloscr
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jul 2009, 22:45

Re: Linha 5

Mensagem não lida por carloscr » 01 Set 2009, 08:49

Pessoal,
Dia 29 estive na "central de relacionamento com a comunidade" da linha 5 bem próximo da futura estação Adolfo Pinheiro. O rapaz do atendimento afirmou que shield da linha 4 será usado nos trabalhos da linha 5. Afirmou que a vida útil média é de 20 km de um shield e como já foi dito por aqui ele foi usado por volta de 6km na L4. Passará por adaptações para atuar na linha 5.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 5

Mensagem não lida por AGV » 01 Set 2009, 13:45

^^ Se isto realmente ocorrer, então haverá uma alteração no método construtivo, que no caso da L5 previs o uso de 2 shields de menor diâmetro.

Mas se isto for possível melhor. Economiza dinheiro, tempo e muitas coisas. okk


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 5

Mensagem não lida por Tiago Costa » 01 Set 2009, 14:00

Na verdade, não haverá mudança do método construtivo, pois a expansão da Linha 5 prevê o uso de 2 shields singelos apenas no trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Água Espraiada. O shield da Linha 4 seria utilizado para o segundo trecho, entre a Estação Água Espraiada (na verdade, entre o Poço Bandeirantes) e a Estação Chácara Klabin, onde já estava previsto o uso de um shield duplo. Mas tem que ver se há compatibilidade entre o diâmetro do túnel do shield escavado pelo shield da Linha 4 e os trens da Linha 5, que pelo que eu entendi, são um pouco mais altos que os trens da Linha 4.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 5

Mensagem não lida por ArqPaulo » 01 Set 2009, 16:07

Em um dos videos do novo site do plano de expansao e' falado que o shield sera desmontado e vendido de volta para a fabrica na alemanha....

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 5

Mensagem não lida por HGP » 01 Set 2009, 16:31

Há essas dúvidas mesmo... O jeito é aguardar.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 5

Mensagem não lida por HGP » 06 Set 2009, 08:53

A prospecção do solo parece se dar em todo o trecho da linha. Há um espaço reservado no cruzamento Pedro de Toledo x Napoleão de Barros na Vila Clementino ( quadra do Hospital São Paulo). Essa é a linha 5 saindo!!! app okk

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 5

Mensagem não lida por AGV » 06 Set 2009, 09:26

Isto é de praxe, cueca, em qualquer obra enterrada.

Pode ser até uma galeria de esgotos. okk


Obras enterradas são as mais complexas que existem.

Pinheiros que o diga..... :ph34r:


abs!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 5

Mensagem não lida por HGP » 06 Set 2009, 14:15

AGV escreveu:Isto é de praxe, cueca, em qualquer obra enterrada.

Pode ser até uma galeria de esgotos. okk


Obras enterradas são as mais complexas que existem.

Pinheiros que o diga..... :ph34r:


abs!

O que chama a atenção é que não é no trecho da primeira etapa, mas todo o trecho está sendo pesquisado. isso é bom Athos. Aguardava isso mais para a frente, mas pelo visto, se houver empenho, podemos ter mais opções de mobilidade sobre trilhos de uma maneira mais precoce. Tomara que não existam empecilhos no subsolo da 5 como houve na 4 e não estou dizendo da queda do túnel...

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 5

Mensagem não lida por AGV » 06 Set 2009, 16:10

Mas estas sondagens são de praxe mesmo.

Lá pelos idos de 1991, quando eu trabalhana va região da Rua da Consolação, as sondagens para a agora L4 já estavam sendo feitas so longo de toda a Av. Ipiranga, a Consolação até quase a Paulista, isto a parte que eu ví. tnk

E depois, estas sondagens acabam sendo para qualquer finalidade também, ou seja, elas entram em uma espécie de "biblioteca" de geotécnica.
Por exempolo, uma empresa quer fazer uma galeria de esgoto, consulta pra ver se já não tem sondagem (pra não fazer outra e gastar $$) a não ser que seja específica (mas entra na "biblioteca" também).

Aliás, acho que está até meio "encima", do prazo.. tnk mas....

abss!


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 5

Mensagem não lida por ArqPaulo » 07 Set 2009, 12:01

quero ver as fotos do canteiro de obras de adolfo pinheiro em breve aqui no forum...quem pssar por la nao se esquece de tirar umas fotos....

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Metrô sem aperto em São Paulo, só na linha 'desconectada';

Mensagem não lida por HGP » 24 Set 2009, 11:37

Metrô sem aperto em São Paulo, só na linha 'desconectada'; estação em construção vive dias de agito


Haroldo Ceravolo Serezado
UOL Notícias Em São Paulo



in - http://noticias.uol.com.br/especiais/tr ... 48u68.jhtm


Sheila Felipe, 27 anos, gerente de mercado, define o que é metrô lotado: não tem lugar para sentar e não dá para ficar se mexendo. Mas ela nunca se sentiu "espremida".


Passageiros aguardam chegada de trem em estação da linha Lilás; veja mais fotosUsuária da linha Lilás (5) do Metrô de São Paulo, que liga o Largo Treze ao Capão Redondo, na zona sul de São Paulo, Sheila goza de um conforto sonhado, mas difícil de realizar, para quem pega as linhas Azul (1) e, principalmente, a linha Vermelha (3), nos horários de pico.


A linha 5 tem, no chamado horário de vale, uma média de 1 passageiro em pé por metro quadrado, enquanto, no horário de pico, a linha 3 transporta nove passageiros no mesmo espaço. Nos horários de menor movimento, até tem quem viaje em pé, mas, em boa parte das vezes, não é por falta de lugar para sentar.



Sheila pega o trem lotado, com uma média de 4 passageiros em pé por metro quadrado, quando entra pela manhã no serviço. Quando entra mais tarde, como nesta quarta-feira, depois do meio-dia, a viagem fica ainda mais tranquila.

Moradora de Taboão da Serra, Sheila pega o metrô para economizar R$ 3,35 por viagem. Se fosse de ônibus, teria de pagar duas passagens. Integrando ônibus, metrô e ônibus, sai do Taboão e vai para Itapecerica passando por São Paulo com R$ 3,35. Com a economia em dinheiro, perde de 20 a 30 minutos.

Um dos motivos do conforto da linha Lilás, no entanto, é um problema. Cortando uma região fortemente povoada, ela não leva o usuário até o centro. Pelo menos, não de um modo muito fácil.

Para chegar à Sé, por exemplo, sem usar ônibus, o passageiro que sai do Capão Redondo teria de passar por 4 estações de metrô até chegar à estação Santo Amaro, baldear para a linha 9 da CPTM, passar por 11 estações, baldear para a linha 8 dos trens, onde passaria por mais 4 estações, pegar o metrô novamente na Barra Funda e descer na sexta estação da linha Leste-Oeste, a 3.

Ainda assim, o número de usuários da linha 5 é significativo: são 125 mil pessoas por dia. Nos horários de vale, são 3.000 passageiros por sentido por hora, segundo levantamento do próprio metrô.

A chance de viajar sentado no sentido Largo Treze-Capão Redondo é altíssima por volta do meio-dia, como pôde verificar a reportagem do UOL Notícias.

Mas é provável que a família formada por Luís Roberto dos Santos, 35 anos, vigilante, Jéssica Maria da Silva, 35, agente de saúde, e a filha Dária Cristina, de 5 anos, que saia do Capão Redondo em direção à estação Santo Amaro, tivesse uma dificuldade um pouco maior para encontrar assento para todos.

Do Capão para o Largo Treze, havia uma concentração maior de passageiros nos trens, o que provavelmente se inverteria no horário de pico da tarde e da noite, que começa, para o metrô, às 17h e acaba às 20h.

"Pegamos o metrô toda vez que vamos para o centro", diz Luís Roberto. Ontem, eles iam levar a filha Dária Cristina para fazer um teste fotográfico perto do metrô Vila Madalena. No fim do dia, como boa parte dos usuários, sua família estaria voltando para casa.

Para chegar até a Vila Madalena, além do metrô, eles passariam pela linha 9 da CPTM e pegariam a ponte Orca, um ônibus gratuito para usuário do sistema de trens e metrô, da estação Pinheiros até a Vila Madalena.

O conforto do metrô é o principal motivo que faz o "corretor do zoológico" e "especialista em zootecnia" Edelmo Gomes, 72, morador do Parque Fernando, pegar o sistema para ir até o Largo Treze.

"Na lotação, pelo amor de Deus", diz. Ele conta que, dias atrás, ofereceram o lugar, por conta da idade. "Na lotação, não adianta nem brigar", completa. O melhor número para aposta, no dia, ele sugeriu: 64, do leão, portanto.

Se há certa tranquilidade na linha Lilás, há um forte agito na linha Verde, no lugar em que funcionará a futura estação Sacomã, entre as atuais Alto do Ipiranga (zona zul) e a futura estação de Vila Prudente (zona leste).

A estação Sacomã será próxima a ser inaugurada pelo metrô de São Paulo - a previsão é que ela seja entregue ao público até o final de dezembro.

Técnico contratado por uma das empreiteiras que tocam a obra, o estudante de engenharia Washington Tadeu Santana, 30 anos, contabiliza: "Do meu lado (sim, há outro), no meu turno, são 48 pedreiros, 59 ajudantes, 5 carpinteiros, 2 pintores, 2 eletricistas, 3 encarregados. Conheço cada um pessoalmente, se um falta, eu sei".



Imagem


Imagem



Imagem


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 5

Mensagem não lida por ArqPaulo » 24 Set 2009, 12:32

Quando chega em Santa Cruz e Chacara Klabin em 20xx....a moleza vai acaba rsrsrs

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Linha 5

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 24 Set 2009, 12:47

Sheila pega o trem lotado, com uma média de 4 passageiros em pé por metro quadrado, quando entra pela manhã no serviço. Quando entra mais tarde, como nesta quarta-feira, depois do meio-dia, a viagem fica ainda mais tranquila.
Isso é, no mínimo, contraditório!

Quem diz que a L5 é vazia e confortável, não sabe o que é a Santo Amaro no pico! E ela faz conexão com uma das linhas mais lotadas da CPTM e com vários terminais da EMTU. Portanto, dizer que ela é "desconectada" é assumir não entender bulhufas do sistema metropolitano!
Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 5

Mensagem não lida por HGP » 24 Set 2009, 14:39

Infelizmente EDu, para muitos, a CPTM não existe.... Linha desconectada foi foda..... :brrb:

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 5

Mensagem não lida por AGV » 24 Set 2009, 16:35

HGPFILHO escreveu:Infelizmente EDu, para muitos, a CPTM não existe.... Linha desconectada foi foda..... :brrb:
Desconectado e do mundo é quem escreveu isso..... :gr:


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Linha 5

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Set 2009, 18:08

o legal é que a noticia fala assim
Para chegar à Sé, por exemplo, sem usar ônibus, o passageiro que sai do Capão Redondo teria de passar por 4 estações de metrô até chegar à estação Santo Amaro, baldear para a linha 9 da CPTM, passar por 11 estações, baldear para a linha 8 dos trens, onde passaria por mais 4 estações, pegar o metrô novamente na Barra Funda e descer na sexta estação da linha Leste-Oeste, a 3.
Quer dizer que na linha 9 ele ainda tava no metro? A linha 8 não é a CPTM ?
De Capão até Altino ele não estava em trens? :lol:
Imagem

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 5

Mensagem não lida por HGP » 24 Set 2009, 18:25

é foda, e se bobear tem o reporter que também participa do SSC.. .Ai meu pai, deixai que nós fazemos essa reportagem melhor que muito jornalista. Surreal o povo e o seu preconceito com o que é "não-MetrÔ".

Só o tempo e muito trabalho para mudar isso....


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 5

Mensagem não lida por ArqPaulo » 24 Set 2009, 18:47

Até hoje não conheci um jornalista desses grandes jornais que use transporte publico pra ir trabalhar

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 5

Mensagem não lida por AGV » 24 Set 2009, 19:01

lipe_andreense escreveu:o legal é que a noticia fala assim
Para chegar à Sé, por exemplo, sem usar ônibus, o passageiro que sai do Capão Redondo teria de passar por 4 estações de metrô até chegar à estação Santo Amaro, baldear para a linha 9 da CPTM, passar por 11 estações, baldear para a linha 8 dos trens, onde passaria por mais 4 estações, pegar o metrô novamente na Barra Funda e descer na sexta estação da linha Leste-Oeste, a 3.
Quer dizer que na linha 9 ele ainda tava no metro? A linha 8 não é a CPTM ?
De Capão até Altino ele não estava em trens? :lol:
Só se for porque na 8 não tem trens......

Tem Fepasão. b )

















Mas no caso de quem escreveu, deve ser zong bong, não trem nem CPTM.





Quem quer andar de zong bong na 8 aí? :lol:























É rir pra não chorar......... wll


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 5

Mensagem não lida por Tiago Costa » 24 Set 2009, 21:55

Linha 5 sem aperto? Esse povo anda no vale e acha lindo conseguir sentar facilmente wll. Bem que poderiam acompanhar o pico da manhã, sentido Largo Treze e ver como é hiper confortável nnoo.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes