LINHA 3 - VERMELHA

Avatar do usuário

Nerilton
USUÁRIO JR
Mensagens: 208
Registrado em: 23 Abr 2010, 21:50
Localização: Vila Albertina São Paulo-SP

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Nerilton » 05 Out 2010, 22:27

Não seria uma boa idéia colocar mais um carro em cada trem da L3? tnk
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Lopes » 05 Out 2010, 23:26

^^ Como isso? =o
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Nerilton
USUÁRIO JR
Mensagens: 208
Registrado em: 23 Abr 2010, 21:50
Localização: Vila Albertina São Paulo-SP

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Nerilton » 05 Out 2010, 23:57

^^ Digo colocar mais um carro em cada trem da linha. Mesmo c/ o CTBC acredito eu que a altíssima demanda da L3 não seja sufiente. É como estão fazendo na L9 da CPTM aumentando a plataforma p/ comportar trens maiores. Em países europeus há sistemas de metrô que tiveram que alterar a formação do trem p/ que comportasse a demanda da linha. Acho que aqui c/ o CTBC e trens maiores resolveriam esse problema de superlotação.
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Lopes » 06 Out 2010, 06:19

Olha Nerilton, pra mim, a superlotação deve ser contida de outras maneiras.

Como na linha 3 por exemplo, como esta " consolidado " todo e qualquer tipo de obra demandaria muito tempo e inclusive dinheiro.

Para " combater " a superlotação do sistema, criam - se novas linhas, novas conexões, de modo que a população irá se distribuir pelo sistema.

Na linha 9 só construiram os prolongamentos das plataformas por que houveram fatores favoráveis a tal obra, como custo e pouco, eu diria nenhum, impacto ao funcionamento da linha; isso sem contar a questão do material rodante.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Vicente » 06 Out 2010, 08:01

Nerilton escreveu:^^ Digo colocar mais um carro em cada trem da linha. Mesmo c/ o CTBC acredito eu que a altíssima demanda da L3 não seja sufiente. É como estão fazendo na L9 da CPTM aumentando a plataforma p/ comportar trens maiores. Em países europeus há sistemas de metrô que tiveram que alterar a formação do trem p/ que comportasse a demanda da linha. Acho que aqui c/ o CTBC e trens maiores resolveriam esse problema de superlotação.
Nerilton, infelizmente não dá.

Nas estações de superfície, fácil. Mas as subterrâneas, pra ampliar as plataformas é extremamente difícil, pra não dizer impossível: teria, por exemplo, em Sé, que reacomadar itens como transformador, equipamentos de sinalização que estão colados da plataforma. Em Anhangabaú, tem um rio que corta a estação.
Teria que ser revista também na sinalização os pontos de parada dos trens, e isso é complicado...

Avatar do usuário

ExtremeX
USUÁRIO JR
Mensagens: 43
Registrado em: 18 Jul 2010, 03:29

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por ExtremeX » 06 Out 2010, 11:44

^^
Fora de cogitação isso...

A meu ver, deveriam dar prioridade para a linha 15-branca para desafogar um pouco a linha 3.

Mas como agora vão construir o monotrilho da verde, sair da linha 3 para a linha 2 é a msm coisa que sair de um rio de piranhas para outro de jacarés...

Ainda defendo a idéia de prolongar a 6-laranja até a 15-branca...

Com 3 linhas saindo da zona leste, n é possivel q o fluxo n irá se distribuir melhor...

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 06 Out 2010, 11:56

ExtremeX escreveu:Com 3 linhas saindo da zona leste, n é possivel q o fluxo n irá se distribuir melhor...
^^ Concordo com você ExtremeX... O fluxo diário de passageiros oriundos da Zona Leste fez a Linha 3 - Vermelha a linha de metrô mais carregada do mundo!!! o0

Estou com você nisso... Deveria-se priorizar a Linha 15 - Branca (nada mais é do que a extensão original da Linha 2 - Verde até Tiquatira) e estender a Linha 6 - Laranja.

Para mim, chamar o monotrilho Vila Prudente - Cidade Tiradentes de Linha 2 - Verde é brincadeira... :brrb: :ttn: Na verdade, essa linha sim é a Linha 15 - Branca (enquanto a Linha 15 - Branca Vila Prudente - Tiquatira é a verdadeira extensão da Linha 2 - Verde).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

ExtremeX
USUÁRIO JR
Mensagens: 43
Registrado em: 18 Jul 2010, 03:29

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por ExtremeX » 06 Out 2010, 12:23

^^

ah sim, no projeto antigo as linhas tinham essa nomenclatura, inverteram os nomes n sei pq...


Agora qto a linha 3, dá dó de ver os trens entupidos em 1 sentido, e no outro quase vazios...

E dá desespero quando você descobre que os poucos q pegam a linha no outro sentido na vdd estão negativando...

Já me disseram aki que isso é problema do plano diretor da cidade, que precisa desenvolver mais a ZL...

Eu concordo, mas isso n é responsabilidade do metrô, ele tem q atender onde tem demanda e ponto final...


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 06 Out 2010, 12:27

^^ Isso é fato! Enquanto não houver investimentos maciços na ZL para atração de empregos (e, por tabela, diminuindo um pouco a superlotação em um sentido, balanceando um pouco o movimento), a situação permanecerá assim.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Gustavodc » 06 Out 2010, 13:21

Vicente, o ponto de parada na estação não teria problema, pois ele é medido pelo carro líder, se você somente alongar, não tem problema...

E uma coisa eu digo, o CBTC é caro e INÚTIL!

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 06 Out 2010, 13:47

Gustavodc escreveu:E uma coisa eu digo, o CBTC é caro e INÚTIL!
^^ Tô me lembrando que uma vez eu lí um documento da CMW onde falava que o sistema de sinalização das Linha Leste/Oeste da Companhia do Metropolitano de São Paulo foi projetado prevendo um headway de, aproximadamente, 100 segundos, podendo ser "expremido" até 90 segundos (isso com blocos fixos, ATO e "sombra" de 150m).

Posteriormente ví a documentação da Alstom sobre o CBTC da Linha 3 - Vermelha, garantindo que o CBTC atualmente em implantação operará com um headway de 80 segundos (podendo ser "expremido" até 75 segundos). E, de acordo com esse mesmo documento, a "sombra" dos trens diminuirá de 150m para 10m.

Sei que a Linha 3 - Vermelha é a linha metroviária mais carregada do mundo, e que hoje operam no carrossel 42 trens (corrijam-me se estiver errado okk ). Assim, uma questào paira sobre meus pensamentos:

Existe a possibilidade de, com o sistema de sinalização atual, aumentar a quantidade de trens no carrossel? Se isso for possível, o limite mínimo de 90 segundos de headway pode ser atingido? Ou essa condição só poderá ser atingida EFETIVAMENTE com a implantaçào do CBTC? tnk
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


adrianocs
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 08 Ago 2010, 20:25

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por adrianocs » 06 Out 2010, 14:24

Gustavodc escreveu:Vicente, o ponto de parada na estação não teria problema, pois ele é medido pelo carro líder, se você somente alongar, não tem problema...

E uma coisa eu digo, o CBTC é caro e INÚTIL!
:ttn: :ttn: :ttn: :ttn: :ttn:

Como você pode dizer uma coisa dessa?
o CBTC que ja esta em vários sistemas de metrô como o muita, metrô de Madrid e ja esta em implantação no metrô de Budapest

Desculpa falar, mas você só não gosta do CBTC porque é um sistema da Alstom


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Francis » 06 Out 2010, 14:58

Nerilton escreveu:a altíssima demanda da L3 não seja suficiente.
A demanda da linha 3 não é altíssima; é quase a mesma que a da linha 1. O problema é o tipo de viagem que os usuários da linha 3 fazem - pendular, sem renovação de fluxo, como uma linha suburbana. É um problema urbanístico e social, não de transporte.

A solução (para o transporte) é o aumento de conexões, modificando os trajetos feitos hoje, já saturados. Mas a solução do problema em si, só com o desenvolvimento de novas centralidades e geração de empregos na própria ZL.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Francis » 06 Out 2010, 15:03

ExtremeX escreveu:ah sim, no projeto antigo as linhas tinham essa nomenclatura, inverteram os nomes n sei pq...
Porque o contrato da obra da linha 2 estava licitado até Oratório, e se queria entregar o monotrilho até Oratório em 2010 (tudo em 2010, se lembram? <_< ). Então, se uniu o útil ao agradável: usa-se um contrato que já está licitado, dispensando a nova licitação que atrasaria a outra obra. Aí, é só mudar o nome do trecho que ainda não está licitado. Esse é o mundo real... <_<

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Vicente » 06 Out 2010, 15:11

Complementando e reforçando: o que torna a demanda da 3 "altíssima" é justamente essa característica de pendularidade dela. Se todo mundo vai pra um lado só, lota mesmo.
ZL, infelizmente, sempre teve perfil de bairro-dormitório. Quem sabe uma industrialização no eixo da Jacu-Pêssego não possa amenizar?

Avatar do usuário

Nerilton
USUÁRIO JR
Mensagens: 208
Registrado em: 23 Abr 2010, 21:50
Localização: Vila Albertina São Paulo-SP

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Nerilton » 06 Out 2010, 18:49

É mais pelas pessoas que usam a linha que tive essa idéia. Além disso como disse o Francis mesmo o mais agravante é o investimento que se faria em sinalização e mudança de transformadores nas estações subterrãneas e fora o pó das obras (se houvesse). E como o Lopes disse,com certeza afetaria a operação da linha. Mas infelismsnte também essas linhas em projeto demorariam muito p/ ser concluídas e até lá não só o material rodante continuaria sofrendo c/ a superlotação como também as pessoas. Como esses governos não investem na Zona Leste vamos continuando a empurrar os probelmas c/ a barriga nnoo
Próxima estação Portuguesa Tietê,acesso ao Terminal Rodoviário :Y:


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Lopes » 06 Out 2010, 20:17

Essa idéia " de todos " que usam a linha segue o mesmo modelo de colocar mais ônibus na rua, sendo que a solução é remodelar o sistema e otimizar seu funcionamento.
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Tiago Costa » 06 Out 2010, 22:33

Francis escreveu:
Nerilton escreveu:a altíssima demanda da L3 não seja suficiente.
A demanda da linha 3 não é altíssima; é quase a mesma que a da linha 1. O problema é o tipo de viagem que os usuários da linha 3 fazem - pendular, sem renovação de fluxo, como uma linha suburbana. É um problema urbanístico e social, não de transporte.

A solução (para o transporte) é o aumento de conexões, modificando os trajetos feitos hoje, já saturados. Mas a solução do problema em si, só com o desenvolvimento de novas centralidades e geração de empregos na própria ZL.
Ou seja, a demanda não é altíssima, mas o carregamento (em um dos sentidos) sim, eheheh. Aliás, o carregamento da demanda da Linha 3 no pico é próxima dos 80.000 passageiros/hora/sentido, e a da Linha 1 é próxima de 65.000 passageiros/hora/sentido? Qual é a demanda estimada atual, atualizada?


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Francis » 06 Out 2010, 23:13

Tiago Costa escreveu:Ou seja, a demanda não é altíssima, mas o carregamento (em um dos sentidos) sim, eheheh. Aliás, o carregamento da demanda da Linha 3 no pico é próxima dos 80.000 passageiros/hora/sentido, e a da Linha 1 é próxima de 65.000 passageiros/hora/sentido? Qual é a demanda estimada atual, atualizada?
Ah, sim, com certeza o carregamento em um único sentido é imcomparável, pela própria pendularidade.
Não tenho os dados atualizados, preciso obtê-los amanhã. Mas a vantagem da linha 1 é que o carregamento (à exceção do trecho Sé-PSO) é bem distribuído nos dois sentidos, o dia todo. É nossa linha de metrô mais "metroviária" :lol:


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Mensagem não lida por Gustavodc » 07 Out 2010, 07:35

adrianocs escreveu:
Gustavodc escreveu:Vicente, o ponto de parada na estação não teria problema, pois ele é medido pelo carro líder, se você somente alongar, não tem problema...

E uma coisa eu digo, o CBTC é caro e INÚTIL!
:ttn: :ttn: :ttn: :ttn: :ttn:

Como você pode dizer uma coisa dessa?
o CBTC que ja esta em vários sistemas de metrô como o muita, metrô de Madrid e ja esta em implantação no metrô de Budapest

Desculpa falar, mas você só não gosta do CBTC porque é um sistema da Alstom
Podia ser Siemens ou qualquer outro. Uma coisa que será boa é a o fato de reduzir ATP's e ter uma melhor visualização de falhas do trem pelo CCO.
Só que serão 10 trens a mais, tudo bem que a oferta vai aumentar, só que isso não quer dizer que você terá seus 6 pass por m².
Ao meu ver, enquanto a moradia for aqui e o trabalho for no centro, e com o crescimento que vejo de prédios À BEIRA da linha, não adianta CBTC ou ATC ou CTC, isso vai ser INÚTIL de qualquer jeito. CBTC é paleativo. Engana-se quem pensa que isso será a solução. Eu ainda acho melhor linhas novas que tirem demanda, isso vai traze demanda. Fora que a Leste tá ficando sem vale já, assim como a Norte-Sul.

CBTC é bom? Sim, óbvio, mas resolve? Não.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes