LINHA 2 - VERDE


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

LINHA 2 - VERDE

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 11 Jun 2008, 14:41

HGPFILHO escreveu:Idealizada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, a Avenida Paulista simbolizou a modernidade e a riqueza de São Paulo na virada do século. Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, ia da Consolação ao Paraíso e ostentava surpreendentes 30 metros de largura, projetada para abrigar, em faixas distintas, bondes puxados por burros, carruagens e elegantes cavaleiros.

Dotada de uma excelente infra-estrutura (iluminação pública a gás, água e esgotos) era o símbolo da cidade e nela, rapidamente, começaram a ser erguidos os palacetes dos tradicionais fazendeiros de café ou de ricos industriais, na sua maioria imigrantes chegados recentemente.

Mas a ampla avenida, que abrigava democraticamente sobrenomes quatrocentões paulistanos e sobrenomes estrangeiros, começava a sofrer mudanças graduais. Em 1930, construíam-se os primeiros prédios de apartamentos. Vinte anos depois, já funcionavam cinemas, escolas, hospitais, teatros e empresas de rádio e televisão. Em 1962, a Paulista foi transformada em centro comercial. Mais vinte anos e quase todos os antigos casarões tinham sido destruídos e, em seu lugar, surgiam imponentes edifícios sedes de bancos, empresas públicas e empresas multinacionais. A Avenida Paulista passou a ser símbolo da modernidade e riqueza de uma cidade que começava a ser cosmopolita.

Em 1973, estudos de viabilidade realizados pelo Metrô levaram à alteração do projeto inicial da Linha 2-Verde passando a ser considerada uma prioridade. Entre as alternativas de traçado apresentadas, foi escolhido o trecho Paraíso-Sumaré, com 4,75 Km de extensão e seis estações.

Mudanças no governo e a tumultuada construção do Trecho Leste da Linha 3-Vermelha, que concentrava as discussões e as atenções, fizeram com que as várias alternativas da Linha 2-Verde tivessem que aguardar dias melhores, que só chegaram em 1979, quando o desenvolvimento urbano exigiu a aceleração da expansão da rede metroviária.

Assim, em 1982, o Metrô anunciava o início dos processos de desapropriação e ocupação temporária da Paulista. Em 1985, o projeto passou por ajustes com o acréscimo de duas estações na direção Oeste: Vila Madalena e Sumaré.

Se, na superfície, a intenção do Metrô era ser o máximo possível invisível, nos subterrâneos suas estações e trens foram invadidas pela cores quentes e frias que se alternavam nas cerâmicas das paredes, nos granitos dos pisos e pelas obras de artistas consagrados, como Cícero Dias, Tomie Ohtake, Geraldo de Barros, Francisco Brennand e outros.

O Trecho Paulista da Linha 2-Verde foi inaugurado em 25 de janeiro de 1991, com 2,9 km de extensão e 4 estações. Estava pronto para servir ao mais importante eixo do centro expandido de São Paulo, com grande concentração de instituições financeiras, hospitais, escolas, hotéis, consulados, Secretarias de Estado, emissoras de rádio e televisão, teatros e museus.

No ano seguinte, foram inauguradas as estações Ana Rosa e Clínicas, ampliando o trecho para 4,7 Km.
Duas estações -Vila Madalena e Sumaré- foram concluídas em 1998, acrescentando mais 2,3 Km de extensão.
Em 2006, foram inauguradas as estações Imigrantes e Chácara Klabin, elevando para 10 o número de estações dessa linha.
Em 2007, foi inaugurada a Estação Alto do Ipiranga e a Linha 2-Verde passou a contar com 11 estações e 10,7 km de extensão

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Linha 2 em Obras 2009

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 27 Jan 2009, 15:24

Estava procurando um tópico dedicado à linha e não encontrei wll
Bom, depois os admins movem/editam/organizam o tópico se necessário.

Aqui vão as fotos que eu tirei das obras da linha 2 no trecho Tamanduateí - Vila Prudente:

1 - (já postada em outro tópico) Obras na futura estação Tamanduateí:
Imagem

2 - Contrastes - Favela do Tamanduateí e Shopping Central Plaza:
Imagem

3 - Verticalização intensa que já se percebe nas proximidades da estação Tamanduateí:
Imagem

4 - Obras do outro lado da Avenida do Estado, já na transição elevado-subterrâneo:
Imagem

5 - Obras no trecho de transição:
Imagem

6 - Obras na Rua Ibitirama, início do túnel que irá até a Vl. Prudente:
Imagem

7 - Construção da Estação Vila Prudente:
Imagem

Por mais que isso não seja muito divulgado, as obras estão aceleradas, há canteiros de obras e operários por toda parte na Vl. Prudente. Além das obras do metrô, existem muitos prédios de apartamentos sendo construídos (inclusive um condomínio de 8 prédios vai começar a ser feio exatamente ao lado da minha casa). O clima aqui é de progresso <O> (vamos ver até quando...)

Queria ter tirado mais fotos, mas os canteiros de obras encontram-se muito bem isolados de olhos curiosos, e com segurança reforçada :ph34r: (não sei porquê).

Algo me veio à cabeça: o metrô vai passar em elevado por cima de uma favela, estou com medo de ver trens apedrejados :(

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 27 Jan 2009, 16:41

Belo relato. okk

Na foto de onde será a Estação Vila Prudente aparecem alguns prédios.

Já fiz projetos de cabeamento de rede (internet) para aquele condomínio cor de "tijolo" a esquerda e os amarelos a direita. :lol:

Agora, quanto a aprdrejar o trem, acho difícil, pois oa composição estará em uma posição elevada e depois, atualmente existem aqueles dispositivos acústicos,
que impedem que se veja o trem (e quem está dentro não pode ver lá fora. <_< )

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 27 Jan 2009, 18:03

Edu , editei o titulo para o pessoal compreender

Sobre a linha 2, temos este topico que fala da historia


http://tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=745

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 27 Jan 2009, 21:18

AGV escreveu:Belo relato. okk

Na foto de onde será a Estação Vila Prudente aparecem alguns prédios.

Já fiz projetos de cabeamento de rede (internet) para aquele condomínio cor de "tijolo" a esquerda e os amarelos a direita. :lol:

Agora, quanto a aprdrejar o trem, acho difícil, pois oa composição estará em uma posição elevada e depois, atualmente existem aqueles dispositivos acústicos,
que impedem que se veja o trem (e quem está dentro não pode ver lá fora. <_< )
Obrigado. Tenho amigos que moram neles :lol:
Então, melhor mesmo que nenhum vagabundo consiga jogar pedra :(
Ah, só uma coisa: as fotos 2 e 3 foram tiradas do mesmo lugar.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 28 Jan 2009, 07:56

o legal da linha 2 chegando na linha 10, é que terei...porque nao duas alternativas pra voltar pra casa....se eu for mais pro lado do sacoma, ao invez de voltar pra linha 1, posso muito bem pegar a linha 10...descer na luz e seguir pra santana.....parecido com o que faço na linha 3, quando estou na barra funda...pego a linha 7 e vou direto pra luz, um belo "atalho" :D

teremos boom imobiliario nessa regiao...so' o que tem de galpão!!! nessa regiao vai virar tudo condominio!!


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 28 Jan 2009, 11:14

arqpaulo escreveu:o legal da linha 2 chegando na linha 10, é que terei...porque nao duas alternativas pra voltar pra casa....se eu for mais pro lado do sacoma, ao invez de voltar pra linha 1, posso muito bem pegar a linha 10...descer na luz e seguir pra santana.....parecido com o que faço na linha 3, quando estou na barra funda...pego a linha 7 e vou direto pra luz, um belo "atalho" :D

teremos boom imobiliario nessa regiao...so' o que tem de galpão!!! nessa regiao vai virar tudo condominio!!
Espero que eles invistam em galerias e escoamento do solo...

Ou então em botes e um cais para os moradores :lol:
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 28 Jan 2009, 15:47

arqpaulo escreveu:teremos boom imobiliario nessa regiao...so' o que tem de galpão!!! nessa regiao vai virar tudo condominio!!
Isso as construtoras já querem faz tempo, Paulo. O problema é que tem de mudar o zoneamento :gr: , já que aqueles galpões são zona industrial... Tem o projeto de uma operação urbana, a diagonal sul (acho que já postaram aqui no fórum), o que poderia mudar o perfil da região (mais ou menos o que está acontecendo na região de Jurubatuba, que também era zona industrial).


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 28 Jan 2009, 16:56

O problema desse "boom imobiliário" é a demanda que o Metrô terá que absorver.
Será que os Alstoms vão aguentar? :rl:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 28 Jan 2009, 19:35

A linha 2 deve atingir com o trecho AIP-VPT algo em torno de 600 a 800.000 passageiros segundo estimativas...


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 28 Jan 2009, 19:48

Os 27 trens dariam conta dessa demanda?


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 28 Jan 2009, 19:50

Haiser.

Creio que sim. Pois pelo tamanho, ela vai ter um pouco mais da metade da L3 e com um pouco mais ta metade da quantidade de trens.
E sendo a L3 a com mais demanda nesse mundão, acho que aguenta.
Agora temos que saber se os Alstoms vão aguentar a demanda, porque eles não aguentaram na L3, lembra-se?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Linha 2 em Obras 2009

Mensagem não lida por Lopes » 15 Abr 2009, 19:28

Acabei de ver as fotos das obras na Linha 2.

Sacomã sai logo logo!

As outras também, mas vejo Sacomã pronta antes da Linha 4 :lol: wll
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Um domingo em 2009 na linha 2

Mensagem não lida por HGP » 17 Mai 2009, 18:37

Hoje, dia de domingo, esse que vos escreve trabalhou pela manhã e precisou usar a linha 2 para isso. Foi interessante por algumas coisas que observei e vou relatar para vocês amigos:

1. Estações em obras - na verdade , pequenos reparos. É sabido por todos das goteiras atuais que temos nas estações sob a avenida Paulista, com maior destaque para Cachoeira Trianon-Masp. Pois bem, encontrei Brigadeiro com andaimes no seu interior nas escadas de acesso à plataforma, pra ver se arrumam essas goteiras e dão um jeito nas tubulações à vista. Fiquei na dúvida se iriam por mais uma escada rolante para acesso as plataformas na Brigadeiro.
Algumas placas de sinalização que eram no padrão antigo verde bicolor escuro/claro foram trocadas por um tom verde, bem como a colocação de novas indicações das ruas próximas até 2 quadras após as estações.
Trianon Masp que apresenta as pioras goteiras, o mezanino e acessos que estão quase esquina com a Pamplona estão ficando fechados aos fins de semana para as intervenções, que pelo visto vai muito além de tapar goteiras.
Nem preciso dizer que as 4 estações entre Brigadeiro e Clinicas apresentam acessos com vidros quebrados/trincados. Tem momentos que eu tenho vergonha do povo que habita essa cidade.....
Na estação Clínicas, o piso tátil está sendo colocado através do mezanino e do acesso ao HC. Outro detalhe que notei em Clinicas e Consolação é que a borda da plataforma foi esmerilhada, raspada, não sei se para colocação de antiderrapantes ( borda?) ou outra coisa ( trens novos raspando????? acho que não)

2) Trens novos. Na volta, o meu presente : Descendo as escadas de Clínicas, notei que partia um trem e pelo som diferente julguei tratar-se de um dos novos. Cheguei na plataforma sentido AIP, ele havia partido para Vila Madalena, então resolvi que esperaria ele na volta.

Eis a minha surpresa que prontamente surge no sentido AIP o nosso amigo 213, ou também o nº1 da entrega. Fiquei feliz de poder entrar nele e conferir sua claridade, ar condicionado entre outros. Porém , um dos outros 2 novos estaria em sequência deste. Desci do 213 na Consolação e aguardei por mais 5 minutos e eis que surge nosso amigo 214 ou número 3 na cola do 213. Feliz peguei-o e desci na Trianon Masp. Porém, esqueci do acesso interditado e comecei a andar pela plataforma, meio que fazendo hora quando olho no túnel da via sentido Vila Madalena um clarão e um som diferente, notei - o número 2 está vindo... E não é que acertei - o 215 (número 2) chegava a Trianon sentido Vila Madalena. Não tive dúvidas, entrei nele em viagem negativa mas prazeirosa de novo para Consolação - o ar condicionado estava mais forte que os outros 2, provavelmente pois o 215 estava carregado de gente... O clarão no túnel é algo que chama a atenção quando o trem passa e quando ele passa na outra via....

Feliz por ter andado na sequencia nos 3 novos trens, desci na Consolação para que um Alstom Milênio me devolvesse à Trianon.

Pois é amigos, o Governo do Estado de São Paulo tem que levar as mãos para o céu que é por enquanto ainda na linha 2 que a população sente o investimento do Plano de Expansão e está o aprovando. E também que as estaçoes "antigas" da linha 2 merecem receber um banhinho de loja, pois estão chegando já a 20 anos e tem que acompanhar a "mudernidade" que chega ...


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 2 Verde do Metrô

Mensagem não lida por ArqPaulo » 17 Mai 2009, 21:51

HGP, espero também que sejam mais escadas rolantes.
Por falar em obras, abaixo o % das obras da linha 2, estava num link do site do metro da linha 2, não tinha visto antes e coloquei abaixo

SAO - Linha 2-Verde

O Sistema de Acompanhamento de Obras Informa:

Os % físicos obtidos no fechamento do mês de Março/2009

Empreendimento Linha 2-Verde - Alto do Ipiranga a Vila Prudente

Unidades do lote 4 (km 26,858 ao km 28,025) Porcentagem
Poço de ventilação e saída de emergência Padre Roser 51,03%
NATM duplo (km 26,855 a estação Sacomã) - 704m 82,08%
Poço de serviço Arroio Hondo 96,42%
NATM duplo (estação Sacomã ao km 28,025) - 327m 100%
estação Sacomã (VCA 136m) 83,66%
Acabamento e Urbanização 0,00%
Via Permanente 1,60%

Unidades do lote 5 Porcentagem
VCA (3x4) - 155m 76,09%
VCA singelo x2 e seção U - 226m 48,97%
NATM singelo x2 - 393m 32,84%
VCA duplo - 197m 56,60%
Pátio Tamanduatei 43,52%
Acabamento e Urbanização 0,00%
Via Permanente 0,00%

Unidades do lote 6 (km 28,025 ao km 29, 284) Porcentagem
Poço de ventilação e saída de emergência Cipriano Siqueira 46,70%
NATM duplo (km 28,025 ao P.C.Siqueira) - 89m 96,33%
NATM duplo P.C. Siqueira ao VCA - 196m 84,33%
NATM singelo - 143m 97,47%
VCA entre o túnel NATM e o entrocamento para o pátio Tamanduatei 73,99%
Elevado entre a seção "u" e a estação Tamanduatei 81,29%
Acabamento e Urbanização 0,00%
Via Permanente 0,00%

Unidades do lote 7 (km 29,284 ao km 30,445) Porcentagem
Estação Tamanduatei 29,00%
Elevado entre a estação Tamanduatei e seção u - 381m 26,47%
VCA - 395m

45,31%
Poço de ventilação e saída de emergência Pedro Godoi 22,29%
Passarela 17,73%
NATM duplo (poço Pedro Godoi ao km 30,445) - 274m 23,70%
Acabamento e Urbanização 0,00%
Via Permanente 0,00%

Unidades do lote 8 (km 30,445 ao km 31,146) Porcentagem
NATM duplo (km 30,445 a estação Vila Prudente) - 93m 3,22%
Estação Vila Prudente 50,16%
Poço de acesso Cavour 92,55%
NATM singelo estação Vila Prudente ao km 31,146 - 115m 32,59%
Acabamento e Urbanização 0,00%
Via Permanente 0,00%

http://www.metro.sp.gov.br/expansao/ver ... co09.shtml

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Linha 2 em Obras 2009

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 22 Mai 2009, 15:36

Fiz um novo vídeo mostrando o andamento das obras.

O elevado até a estação já está com a estrutura básica pronta até uns 50m antes de onde será o corpo da estação.
A estação em si está cada vez mais "alta", aparenta estar no segundo nível.
O pátio está com algumas estruturas que não consegui identificar sendo erguidas.
Há homens trabalhando por toda parte, as obras parecem estar bem adiantadas.

-Edit-
O vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=0ESUKVDzLp8
Editado pela última vez por Eduardo GJF em 25 Mai 2009, 13:17, em um total de 2 vezes.
Como engenheiro, grande poeta.


Ravelli
USUÁRIO JR
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Mai 2009, 13:56
Localização: São Paulo

Re: Linha 2 em Obras 2009

Mensagem não lida por Ravelli » 22 Mai 2009, 17:46

A Sacomã tah qse lá, sempre quando eu entro em AIP pra PSO vejo uma nevoa dentro do tunel sentido Sacomã, e por uma fresta você consegue ver as luzes do tunel do outro lado do madeirão que cobre o tunel.
Budd + L2 = :D

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Linha 2 Verde do Metrô

Mensagem não lida por Pranda » 22 Mai 2009, 20:43

Não sei se é o melhor tópico para isto, mas como é um retrato da frota em um determinado momento, estou colocando aqui, se for para mudar, sem problemas.

Como hoje 22/05/2009, sexta-feira, passei muito tempo na plataforma (5:00 até 6:00) à espera dos novos trens para fotografa-los, pude notar que o carrossel deste horário do dia estava composto de todos os 11 Milenio (do 201 ao 211), 2 novos, 214 e 215 (213 hoje deve ter descasando) e 3 Budd`s (12,19 e 29) :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Linha 2 em Obras 2009

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 25 Mai 2009, 13:17

Upei o vídeo ^^
Como engenheiro, grande poeta.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 2 em Obras 2009

Mensagem não lida por ArqPaulo » 25 Mai 2009, 16:10

Valeu Eduardo, parabens! já o site do metro tem o video de setembro de 2008 ainda em
tgvbr mais atualizado :D

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes